Bendito seja um mundo com heróis

mandela

Minha juventude foi cheia de heróis.

Os de verdade, não os dos quadrinhos e seriados.

Ho-Chi-Min, o cozinheiro de navio que escrevia poesias e enfrentava o maior exército do mundo no Vietnã.

Fidel e Che Guevara – mataram Guevara, todos sussurravam, eu fantasiava a dúvida de que aquilo pudesse ser verdade…

Depois vieram o Arafat, o Samora Machel, o Agostinho Neto, todos guerreiros sensíveis, capazes de baixar a pistola e pegar o ramo de oliveira ou a pena de poeta.

Havia – não se podia falar seu nome, exceto na casa de meu avô – o Prestes, sim o Velho, o  Cavaleiro lendário.

O cárcere – escutem isso, meus amigos mais jovens – era uma espécie de privação sagrada, os 40 dias de Cristo no deserto …

E havia Nelson Mandela, o estóico Nélson Mandela, preso há uma década, decada e meia, duas décadas, quase três…

Duro, silencioso, invencível.

Nos tempos de maturidade, vocês não sabem que privilégio foi o de ver alguns dos meus heróis  em carne e osso, a oportunidade que tive por estar ao lado de outro “maldito”, Leonel Brizola.

Os que viviam, encontrei.

É  estranho encontrar-se com uma figura mítica.

Estar com Mandela, mais estranho do que com qualquer outra, porque era inevitável, mesmo a um ateu encardido como eu, deixar de ter um comportamento reverencial, um impulso de abaixar a cabeça teimosa e algum medo de olhar os olhos apertados e brilhantes.

Brecht podia, como europeu, dar-se ao luxo de dizer que era triste um povo precisar de heróis.

Os povos oprimidos, dominados, escravizados, negros ou mestiços como nós, precisamos deles, sim.

Eles são uma bússola, um Norte que alinha milhares, milhões de forças minúsculas como um imã, tornando-as imensas.

E quando eles se vão, continuam em nós, por nós, por todos.

Que bom poder perder seus heróis, porque esse é o preço do imenso privilégio de tê-los tido.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

144 respostas

  1. Notável é perceber que nem mesmo a tristeza da despedida tira o brilho de uma vida como foi a de Mandela e de todos nominados aqui e outros que não foram citados. Bom saber que fomos contemporâneos desses heróis. A gente entende herói como alguém que avançou além de seus limites e além de si mesmo. Demasiados humanos foram esses homens.A Mandela, com carinho.

  2. Falando do FHC e a notícia da morte do grandíssimo Mandela:

    Brasil, o Apartheid continua aqui. Em pleno século 21.

    Mandela nunca guardou rancor. Já o FHC e o Joaquim Barbosa são um poço de mágoas, ódio pessoal e RESSENTIMENTOS… O Joaquim Barbosa envergonhou a raça; o outro (Mandela) libertou a raça. FHC guarda um puta RESSENTIMENTO do Lula, já o Mandela PERDUOU aqueles que o mantiveram preso por 27 anos!! O Brasil continua sendo a verdadeira África do Sul do século 21!!

    Carlos MT

  3. Muito, muito bonito! Grande privilégio de ter estado com gente dessa grandeza. Belíssima homenagem.

  4. Também já sou maduro,velho,digamos pois me escuso aceitar Idoso,que se refere ao que está indo,e eu,pretendo ficar por mais um tempo!Também tenho meus heróis,que são quase os mesmos do autor dessa bela crônica,contudo também cometi pecados ao longo da adolescência e juventude.Quais sejam,aplaudi John Waine matando índios,espiões estadunidenses,matando russos,e por ai se vai…Entretando o que mais pesa,é ir vivendo com heróis do tipo,constatar que os de hoje,que heróis tem?Constatar que nossos heróis se vão indo,e as coisas não prosperam da direção que eles propunham,que a lusitana roda,como sitam os blogs,e a canalha,que não tem além do lucro individual,seu herói único,continuam dando as cartas,e pra todos nos outros,do lado de cá,somente conseguimos pegar,as mais baixas do baralho dos acontecimentos.Parabéns contudo,sr.Britto…linda evocação…

  5. Alguém teve que dar aula de hombridade para todos.
    Mas deve ter lavado a boca, para falar de Mandela.
    Desculpe eu deveria só estar homenageando.
    Mas não aguento…o papo frouxo da direita.

  6. enquanto a Midia mundial e a ocidental manipuladora ‘celebra’ o passamento do lider Mandela…
    tres fatos ha que ela NAO mostra nem foram televisionados.
    a- Nelson era amigo e cúmplice no bom sentido de M.Khadafi, que construiu um pais em 30 anos, ao qual bastaram meses para o Ocidente reduzir a poeira.
    b-nos poucos anos de F.deKlerk, 1990 ja com Mandela livre houve conflitos em todo o pais, com mortes e massacre de negros em quantidade -apesar dos acordos feitos – e só nao houve a explosão por o lider nelson impediu.
    c-O antecesssor pieter botha , ja sob pressao mundial para libertar o cara, fez secretamente uma oferta ao prisioneiro mandela: te damos a liberdade se assinas aqui um documento renunciando a Luta armada como
    opçao de luta no CNA (conselho nacional africano, partido de mandela)
    O cara pediu um dia pra pensar. Ao fim dele, ja com + de 20 anos preso
    Mandela deu a resposta que dimensionava sua grandeza: NAO.
    Entao coloque-se isso na manchetes de hoje.

  7. Por que só os comentários q apenas o primeiro comentário “contra” os artigos do tijolaço são postados. Por que o Fernando Britto nao dá direito de resposta nas discussões que se seguem?

  8. A força do seu texto vale livros e livros sobre o tema. Parabéns pela sua alma de muito dizer em poucas palavras.

  9. “Brecht podia, como europeu, dar-se ao luxo de dizer que era triste um povo precisar de heróis.”

    Frase brilhante, texto magnífico.

  10. Dessa vez eu concordo com o Virgílio. E olha que nunca fui com a cara dele. A Inglaterra não tem de ter “escolhas” coisa nenhuma! Tem de aceitar aquilo que lhe é oferecido. A Inglaterra não é melhor que nenhum uotro país, como a França, o Japão ou um país africano!! Ainda temos complexo de vira-lata e temos de baixar a cabeças pro súdidos de Sua Majestade? Quer dizer então que a Inglaterra “prefereria” jogar lá em Porto Alegre, quem sabe contra os adversários mais fracos e ter um caminho bem leve e bem suave verso a final… Ora, por favor!! O Virgílio dessa vez falou tudo certo!! Aliás, se pudesse, teria dado à Inglaterra as PIORES condições. Se quer campeã do Mundo que SE ESFORCE!!! Nada de regalias aos reis do Mundo!

  11. pelo que se conhece do “método serra de eliminar adversários” (será que ele já patenteou?), o episódio aeroentorpecente foi apenas uma amostra. o golpe definitivo deixará o aécio sem condições de chamar quem quer que seja pra conversar. tudo foi tentado contra Dilma em 2010 e a internet foi decisiva para antecipar e desmanchar manobras e mentiras. 2014 vamos ter muito mais trabalho.

  12. Aqui no Hospital Estadual Mário Covas em Santo André virou rotina as enormes filas para se conseguir os remédios de graça pela população carente. E, às vezes, após tanto tempo de espera, o coitado do doente é informado que acabou o medicamento do qual precisa e que precisa voltar outro dia para ver se há disponibilidade do mesmo. É urgente que se faça uma investigação para se apurar essas denúncias desses funcionários da FURP pois a população não pode ficar a mercê desse descaso do governo do estado de SP.

  13. Aqui no Hospital Estadual Mário Covas em Santo André virou rotina as enormes filas para se conseguir os remédios de graça pela população carente. E, às vezes, após tanto tempo de espera, o coitado do doente é informado que acabou o medicamento do qual precisa e que precisa voltar outro dia para ver se há disponibilidade do mesmo. É urgente que se faça uma investigação para se apurar essas denúncias desses funcionários da FURP pois a população não pode ficar a mercê desse descaso do governo do estado de SP.

  14. Aqui no Hospital Estadual Mário Covas em Santo André virou rotina as enormes filas para se conseguir os remédios de graça pela população carente. E, às vezes, após tanto tempo de espera, o coitado do doente é informado que acabou o medicamento do qual precisa e que precisa voltar outro dia para ver se há disponibilidade do mesmo. É urgente que se faça uma investigação para se apurar essas denúncias desses funcionários da FURP pois a população não pode ficar a mercê desse descaso do governo do estado de SP.

  15. Os movimentos sociais de base trabalhista e de outras bases, representadas por meio de sindicatos e associações, sempre se manifestaram e desfilaram suas reivindicações. Só havia esse tipo de corre e corre e apedrejamento na época da ditadura, porque tudo era proibido. Vivemos a plena democracia e não tem justificativa alguma o tipo de vandalismo e agressões que ocorreram em junho. A sensação que tenho é de algo organizado de forma provocativa (não confessada) e o caso dos governos federal e estaduais terem inteligência funcionando.

  16. Dessa vez eu concordo com o Virgílio. E olha que nunca fui com a cara dele. A Inglaterra não tem de ter “escolhas” coisa nenhuma! Tem de aceitar aquilo que lhe é oferecido. A Inglaterra não é melhor que nenhum uotro país, como a França, o Japão ou um país africano!! Ainda temos complexo de vira-lata e temos de baixar a cabeças pro súdidos de Sua Majestade? Quer dizer então que a Inglaterra “prefereria” jogar lá em Porto Alegre, quem sabe contra os adversários mais fracos e ter um caminho bem leve e bem suave verso a final… Ora, por favor!! O Virgílio dessa vez falou tudo certo!! Aliás, se pudesse, teria dado à Inglaterra as PIORES condições. Se quer campeã do Mundo que SE ESFORCE!!! Nada de regalias aos reis do Mundo!

  17. Estou confiante que esta investigação vá até o fim. Não é possível conviver com tanta rapinagem do dinheiro público e não haver justiça que os atinja. Por enquanto só houve justiça contra pobre, negro, trabalhador e petista.

  18. “Lula fala sobre o helicóptero do pó. Acusa imprensa de proteger políticos envolvidos no tráfico e só fala contra o PT”. Em qualquer lugar do mundo se alguém ouvisse esta frase diria, o Lula tá exagerando, tá querendo atenção. O país passa por uma situação de falta de decoro e de honestidade tão grave, que não será mais possível conviver com este desatino, sem que se tome uma atitude radical, sob pena de entrarmos numa espiral de terror institucional contra o povo.

  19. Roberto Azevedo você é “O Cara”. Você é motivo para que nós brasileiros tenhamos muito orgulho de nosso País. Deixo aqui a minha indicação para que você receba dois prêmios Nobel o da Paz e de Economia.

  20. Roberto Azevedo você é “O Cara”. Você é motivo para que nós brasileiros tenhamos muito orgulho de nosso País. Deixo aqui a minha indicação para que você receba dois prêmios Nobel o da Paz e de Economia.

  21. Caro Miguel:
    Como você bem sabe, o problema é saber que parte do governo prevalecerá, ao fim e ao cabo. Muito desse trabalho de doutrinação da classe média, que vem sendo desenvolvido por essa irmandade que se articula no Instituto Millenium, entre outros aparelhos, onde despontam os Marinho, os Civita, os Sirotsky, corporatocratas financistas como Armínio Fraga, Gustavo Franco, Paulo Guedes, olavetes como Rodrigo Constantino, et caterva,
    tem contado com o apoio do governo e de importantes figuras do PT posicionados em órgãos onde o governo tem participação decisiva. Veja por exemplo o apoio que o SESI, que tem como presidente do Conselho de Administração, há quase 11 anos, o Jair Meneguelli, tem dado ao Paulo Guedes, ao Nelson Sirotsky, aos Civita, etc., nas suas incursões predatórias no ensino privado em todo território nacional, sempre com a contratação de serviços e plataformas multimídias da Totvs, promovendo cursos de formação de lideranças, etc. O resultado desse apoio do governo ao ensino particular pode-se constatar, por exemplo, no ranking do ENEM 2012, onde das 20 escolas melhor colocadas nacionalmente, apenas 2 são públicas, ambas colégios de aplicação de universidades federais. São esses colégios particulares que estão formando os corações e mentes dos filhos da classe média que lê esses instrumentos da propaganda fascista. Quanto ao Ministro da Justiça, estarei aguardando paciente para ver se está realmente “mordido”, ou se tudo não passa de jogo de cena. Vendo suas aparições em TV, seja em entrevista coletiva, seja em audiência no Congresso, fico sempre com a sensação de estar diante de uma representação teatral, mas ao mesmo tempo torcendo para que eu esteja errado. Enfim, o medo é que o fisiologismo, a que se referiu brilhantemente o Wanderley Guilherme dos Santos, cada vez mais galopante no governo e no PT, acabe por concluir sua ação corrosiva no PT e no governo, antes que tenhamos tempo de encontrar alternativas para defender a nossa democracia. Por falar nisso, é bom começar a prestar atenção no que o Vaccarezza anda aprontando naquela comissão de reforma política: o que um impronunciável colunista de um impronunciável jornal vem relatando, como a proposta golpista de “distritalização do voto proporcional” é extremamente preocupante.

  22. Minha senhora tenha vergonha nessa cara. Vá visitar qualquer presídio desse país afora, vá no Maranhão e veja como as coisas funcionam. Só Genoino então tem esse direito? Vá te catar. Ora bolas, pq então o nobre condenado nunca falou a verdade, pq nunca disse a fonte dos 4 milhões repassados a Roberto Jefferson?

  23. Minha senhora tenha vergonha nessa cara. Vá visitar qualquer presídio desse país afora, vá no Maranhão e veja como as coisas funcionam. Só Genoino então tem esse direito? Vá te catar. Ora bolas, pq então o nobre condenado nunca falou a verdade, pq nunca disse a fonte dos 4 milhões repassados a Roberto Jefferson?

  24. Crimes assim acontecem aos borbotões nos ricões do sertão nordestino, apesar de já ter diminuído muito a força dos velhos coronéis, mas está surgindo os novos coronéis disfarçados de amigos do povo, quando na verdade, roubam esse povo na maior cara lisa. Sertão cearense, potiguar, paraibano, pernambucano, etc.

  25. Quando a imprensa deixar de ser parcial e não partidária. ai sim ela terá seu papel de informativa. mostrando somente a realidade política e Econômica do Brasil.

  26. Uma ombudswoman num jornal, é apenas figura de retórica. Dá ao meio uma aparência de imparcialidade de jornalismo, só isso. Triste fim para a jornalista Singer.

  27. O famigerado Romeu Tuma jr. nao nega ao pai. Este, protetor de bandidos e sonegadores, cobriu de vergonha a policia federal, quando foi seu diretor. O filho, agora, surge das trevas direto para a treva da Oia, tambem conhecida como Veja. O que sera que sente o Mino CArta ao ver no que se transformou uma revista que ele proprio criou com tanto carinho e competencia, nas maos dos Civita? Só num pais com o Brasil, aonde impera a falta de escrupulos na midia, sem freios, sem justiça que a alcance, pode existir pessoas tao nefastas, que denigrem a torto e a direito, reputações. A Veja, em estado comatoso, sem chegar perto do que ja foi, em tiragem e credibilidade, um esgoto a ceu aberto, pode fazer materias sem nenhum compromisso com ética e veracidade dos fatos. Nao precisa provar nada, nao precisa nenhuma restia de seriedade. Embora seja exatamente esse seu maior pecado, a falta total de credibilidade, ainda assim nos deixa boquiabertos e assustados. São um bando de bandidos, gangsters do nivel do chines a que Tuma se associou.

  28. O famigerado Romeu Tuma jr. nao nega ao pai. Este, protetor de bandidos e sonegadores, cobriu de vergonha a policia federal, quando foi seu diretor. O filho, agora, surge das trevas direto para a treva da Oia, tambem conhecida como Veja. O que sera que sente o Mino CArta ao ver no que se transformou uma revista que ele proprio criou com tanto carinho e competencia, nas maos dos Civita? Só num pais com o Brasil, aonde impera a falta de escrupulos na midia, sem freios, sem justiça que a alcance, pode existir pessoas tao nefastas, que denigrem a torto e a direito, reputações. A Veja, em estado comatoso, sem chegar perto do que ja foi, em tiragem e credibilidade, um esgoto a ceu aberto, pode fazer materias sem nenhum compromisso com ética e veracidade dos fatos. Nao precisa provar nada, nao precisa nenhuma restia de seriedade. Embora seja exatamente esse seu maior pecado, a falta total de credibilidade, ainda assim nos deixa boquiabertos e assustados. São um bando de bandidos, gangsters do nivel do chines a que Tuma se associou.

  29. O famigerado Romeu Tuma jr. nao nega ao pai. Este, protetor de bandidos e sonegadores, cobriu de vergonha a policia federal, quando foi seu diretor. O filho, agora, surge das trevas direto para a treva da Oia, tambem conhecida como Veja. O que sera que sente o Mino CArta ao ver no que se transformou uma revista que ele proprio criou com tanto carinho e competencia, nas maos dos Civita? Só num pais com o Brasil, aonde impera a falta de escrupulos na midia, sem freios, sem justiça que a alcance, pode existir pessoas tao nefastas, que denigrem a torto e a direito, reputações. A Veja, em estado comatoso, sem chegar perto do que ja foi, em tiragem e credibilidade, um esgoto a ceu aberto, pode fazer materias sem nenhum compromisso com ética e veracidade dos fatos. Nao precisa provar nada, nao precisa nenhuma restia de seriedade. Embora seja exatamente esse seu maior pecado, a falta total de credibilidade, ainda assim nos deixa boquiabertos e assustados. São um bando de bandidos, gangsters do nivel do chines a que Tuma se associou.

  30. O Min. Joaquim Barbosa declarou, e está gravado, que não concorda com o sistema judiciário brasileiro. Ou seja, ele quer fazer o “seu” judiciário. Do seu jeito. Então, não poderia ser Juiz. Muito menos do STF, aonde foi colocado para defender a CFB.

  31. “Brasileiros e chineses colocam em órbita na segunda-feira (9) o quarto satélite de sensoriamento remoto produzido pelos dois países. À 1h26, horário de Brasília, será lançado o satélite que vai mapear e registrar os territórios e atividades agrícolas, desmatamento, mudanças na vegetação e expansão urbana.”

  32. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA TEM DE AGIR RÁPIDO. PF TEM DE PRENDER AUTORES E INVESTIGAR PROFUNDAMENTE QUE JÁ É CONSEQUÊNCIAS DO COVARDE ASSASSINATO DE EDINALDO FILGUEIRAS. UMA RESPOSTA RÁPIDA COM JUSTIÇA E DIREITO CONTRA ASSASSINOS E OS MANDANTES. VALEU ZUMBI. DEUS SEJA LOUVADO.

  33. O famigerado Romeu Tuma jr. nao nega ao pai. Este, protetor de bandidos e sonegadores, cobriu de vergonha a policia federal, quando foi seu diretor. O filho, agora, surge das trevas direto para a treva da Oia, tambem conhecida como Veja. O que sera que sente o Mino CArta ao ver no que se transformou uma revista que ele proprio criou com tanto carinho e competencia, nas maos dos Civita? Só num pais com o Brasil, aonde impera a falta de escrupulos na midia, sem freios, sem justiça que a alcance, pode existir pessoas tao nefastas, que denigrem a torto e a direito, reputações. A Veja, em estado comatoso, sem chegar perto do que ja foi, em tiragem e credibilidade, um esgoto a ceu aberto, pode fazer materias sem nenhum compromisso com ética e veracidade dos fatos. Nao precisa provar nada, nao precisa nenhuma restia de seriedade. Embora seja exatamente esse seu maior pecado, a falta total de credibilidade, ainda assim nos deixa boquiabertos e assustados. São um bando de bandidos, gangsters do nivel do chines a que Tuma se associou.

  34. O famigerado Romeu Tuma jr. nao nega ao pai. Este, protetor de bandidos e sonegadores, cobriu de vergonha a policia federal, quando foi seu diretor. O filho, agora, surge das trevas direto para a treva da Oia, tambem conhecida como Veja. O que sera que sente o Mino CArta ao ver no que se transformou uma revista que ele proprio criou com tanto carinho e competencia, nas maos dos Civita? Só num pais com o Brasil, aonde impera a falta de escrupulos na midia, sem freios, sem justiça que a alcance, pode existir pessoas tao nefastas, que denigrem a torto e a direito, reputações. A Veja, em estado comatoso, sem chegar perto do que ja foi, em tiragem e credibilidade, um esgoto a ceu aberto, pode fazer materias sem nenhum compromisso com ética e veracidade dos fatos. Nao precisa provar nada, nao precisa nenhuma restia de seriedade. Embora seja exatamente esse seu maior pecado, a falta total de credibilidade, ainda assim nos deixa boquiabertos e assustados. São um bando de bandidos, gangsters do nivel do chines a que Tuma se associou.

  35. Graças a Deus logo logo esses jornais de papel farão parte da história do mundo, duplo benefício, não se mata mais árvores para confeccionar papel e o mundo fica livre de imbecilidades como essas.

  36. Essa turma devia estudar os números do SAEB, sistema criado pelos tucanos que mostra o tanto que eles foram ruins para a educação brasileira, com a honrosa exceção do Piauí, único que elevou o escore absoluto entre 1996 e 2002.

  37. O famigerado Romeu Tuma jr. nao nega ao pai. Este, protetor de bandidos e sonegadores, cobriu de vergonha a policia federal, quando foi seu diretor. O filho, agora, surge das trevas direto para a treva da Oia, tambem conhecida como Veja. O que sera que sente o Mino CArta ao ver no que se transformou uma revista que ele proprio criou com tanto carinho e competencia, nas maos dos Civita? Só num pais com o Brasil, aonde impera a falta de escrupulos na midia, sem freios, sem justiça que a alcance, pode existir pessoas tao nefastas, que denigrem a torto e a direito, reputações. A Veja, em estado comatoso, sem chegar perto do que ja foi, em tiragem e credibilidade, um esgoto a ceu aberto, pode fazer materias sem nenhum compromisso com ética e veracidade dos fatos. Nao precisa provar nada, nao precisa nenhuma restia de seriedade. Embora seja exatamente esse seu maior pecado, a falta total de credibilidade, ainda assim nos deixa boquiabertos e assustados. São um bando de bandidos, gangsters do nivel do chines a que Tuma se associou.

  38. Essa turma devia estudar os números do SAEB, sistema criado pelos tucanos que mostra o tanto que eles foram ruins para a educação brasileira, com a honrosa exceção do Piauí, único que elevou o escore absoluto entre 1996 e 2002.

  39. O famigerado Romeu Tuma jr. nao nega ao pai. Este, protetor de bandidos e sonegadores, cobriu de vergonha a policia federal, quando foi seu diretor. O filho, agora, surge das trevas direto para a treva da Oia, tambem conhecida como Veja. O que sera que sente o Mino CArta ao ver no que se transformou uma revista que ele proprio criou com tanto carinho e competencia, nas maos dos Civita? Só num pais com o Brasil, aonde impera a falta de escrupulos na midia, sem freios, sem justiça que a alcance, pode existir pessoas tao nefastas, que denigrem a torto e a direito, reputações. A Veja, em estado comatoso, sem chegar perto do que ja foi, em tiragem e credibilidade, um esgoto a ceu aberto, pode fazer materias sem nenhum compromisso com ética e veracidade dos fatos. Nao precisa provar nada, nao precisa nenhuma restia de seriedade. Embora seja exatamente esse seu maior pecado, a falta total de credibilidade, ainda assim nos deixa boquiabertos e assustados. São um bando de bandidos, gangsters do nivel do chines a que Tuma se associou.

  40. Meu pai foi um homem de direita. Se estivesse vivo, hoje estaria completando 108 anos. Mas de uma coisa eu me orgulho: ele tinha horror do Carlos Lacerda.

  41. ESSE É O VIGARISTA TUMA, O HERÓI DA REVISTA VEJA:::

    Até a mídia conhece a Veja e não acredita nela…
    8 de Dezembro de 2013 | 17:16 Autor: Fernando Brito
    tuminhali2A revista Veja tem um mérito.
    Ninguém se engana com ela.
    Nem a sofrível imprensa brasileira, sempre ávida por um escândalo que envolva Lula ou Dilma.
    Este final de semana ela publica uma longa matéria sobre o que chama de “livro-bomba” do delegado Romeu Tuma Júnior, filho do falecido delegado, também, Romeu Tuma.
    Tuma descreve o que seria uma “fábrica de dossiês” no Ministério da Justiça do governo Lula, no qual foi, por composição política, secretário.
    A revista o apresenta como um herói e até o episódio em que o chinês Li Kwok Kwen, o Paulo Li, foi preso pela Polícia Federal por contrabando, ação na qual foram gravados telefonemas comprometedores seus àquele que seria um dos chefes da “máfia chinesa”, que traficava mercadorias e pessoas é mencionado assim, en passant.
    Os jornais não deram muita bola à matéria da Veja, que repercutiu mais nos seus próprios blogs: Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e Ricardo Setti.
    Por curiosidade, ao ver Tuma, que saiu escorraçado do Governo, ser tratado como herói, fui ver, pela tag do seu blog, o que falava antes sobre ele. Um trechinho:
    Se Tuma Jr. tivesse sido flagrado apenas a debater a compra de traquitanas eletrônicas justamente com um contrabandista de traquitanas eletrônicas, a coisa já não cheiraria bem. Mas há mais do que isso: visivelmente, os dois — leia post com trecho de reportagem do Estadão — se mostram muito interessados na regularização de vistos dos chineses no Brasil. E-mails indicam que a estrutura do próprio ministério foi contaminada por essa relação muito especial.
    Você é amigo do contrabandista Paulo Li? Não é!
    Eu sou amigo do contrabandista Paulo Li? Não sou!
    Tuma Jr. é amigo do contrabandista Paulo Li? É!
    De nós três, quem é que não poderia ser, no que concerne à política de estado, amigo do contrabandista Paulo Li? Ora, Tuma Jr!!! Afinal, leitor, eu e você não temos a obrigação funcional de combater Paulo Li. Tuma Jr. tem. Em vez disso, franqueou-lhe as salas do poder. Apresentava-se como assessor do delegado.
    E não é que Tio Rei tem razão? Achei a imagem do cartão de visitas fajuto de Paulo Li, se apresentando como assessor do Secretário Nacional do MJ. Só isso já daria cana por falsa qualidade. Mas Li foi assessor, sim, de Tuma. Antes, na Assembleia paulista.
    Mas quando este tipo resolve se apresentar com um livro cheio de acusações ao Governo, a Lula e a Gilberto Carvalho, sem nenhuma prova que não o que diz que é sua memória e o “testemunho” post-mortem de seu pai – leia aqui o ótimo artigo de Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, sobre o assunto – a revista encampa sua história sem mais nem menos.
    Uma armação tão evidente que a única coisa concreta em que vai resultar é em processos muito justos de indenização a todos aqueles que o delegado Tuminha calunia. A começar pelo que Gilberto Carvalho já está preparando para ajuizar.
    O ministro deveria acionar também a Veja. E usar o Reinaldo Azevedo como testemunha de

  42. A realidade de hoje com os seus valores mostram claramente que temos ainda e sempre necessidade de heróis e em todas as fases da vida. Bonito e significativo o texto. Parabéns.

  43. Dessa vez eu concordo com o Virgílio. E olha que nunca fui com a cara dele. A Inglaterra não tem de ter “escolhas” coisa nenhuma! Tem de aceitar aquilo que lhe é oferecido. A Inglaterra não é melhor que nenhum uotro país, como a França, o Japão ou um país africano!! Ainda temos complexo de vira-lata e temos de baixar a cabeças pro súdidos de Sua Majestade? Quer dizer então que a Inglaterra “prefereria” jogar lá em Porto Alegre, quem sabe contra os adversários mais fracos e ter um caminho bem leve e bem suave verso a final… Ora, por favor!! O Virgílio dessa vez falou tudo certo!! Aliás, se pudesse, teria dado à Inglaterra as PIORES condições. Se quer campeã do Mundo que SE ESFORCE!!! Nada de regalias aos reis do Mundo!

  44. Dessa vez eu concordo com o Virgílio. E olha que nunca fui com a cara dele. A Inglaterra não tem de ter “escolhas” coisa nenhuma! Tem de aceitar aquilo que lhe é oferecido. A Inglaterra não é melhor que nenhum uotro país, como a França, o Japão ou um país africano!! Ainda temos complexo de vira-lata e temos de baixar a cabeças pro súdidos de Sua Majestade? Quer dizer então que a Inglaterra “prefereria” jogar lá em Porto Alegre, quem sabe contra os adversários mais fracos e ter um caminho bem leve e bem suave verso a final… Ora, por favor!! O Virgílio dessa vez falou tudo certo!! Aliás, se pudesse, teria dado à Inglaterra as PIORES condições. Se quer campeã do Mundo que SE ESFORCE!!! Nada de regalias aos reis do Mundo!

  45. Temos que agradecer a Presidenta Dilma e o Ministro Alexandre Padilha, o programa MAIS MÉDICO hoje é uma realidade benéfica a toda a população brasileira. A minha cidade São Paulo de Olivença, localizada na fronteira com o Peru e a Colômbia era servida com quatro médicos peruanos; após o lançamento do Mais médicos a população é atendida por dez médicos, sendo seis cubanos e quatro peruanos, é a parceria da prefeitura junto ao governo Federal dando certo. Em 2014 é DILMA de Novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *