Bebianno demitido por “desaforo íntimo”. Íntimo até agora

Já estou velho e, na política, bem velho mesmo.

Já vi alegarem-se, cem vezes, “razões de ordem pessoal” ou de “foro íntimo” para auxiliares pedirem demissão, cobrindo com gentileza e recato as diferenças com o “chefe”. É-lhes oferecida, até, a oportunidade de serem exonerados “a pedido”, para que a encrenca disfarce os ares de briga.

Mas demissão em que a autoridade que demite alegue “motivo de foro íntimo” para a degola, francamente, é a primeira vez.

A verdade é que Jair Bolsonaro, desde o “mentiroso”  lançado às redes sociais, foi quem expôs as vísceras das desavenças com seu ex-braço direito.

Não lhe ofereceu, sequer, como nos tempos de Hitler, uma Lugger embalada para pôr fim à própria vida política.

O vídeo que postou, minutos atrás, agradecendo o empenho de Gustavo Bebianno na campanha de 2018, com cara de poucos amigos e voz endurecida pela leitura de um texto, se por acaso é a paga de algum acordo com o ex-auxiliar, seria baratíssimo politicamente.

O movimento das peças no tabuleiro, tal como aconteceu na semana passada, é de Bebianno. É ele quem decide o grau de dano que irá causar ao ex-capitão, se aberto ou sussurrado.

Bolsonaro deixou de lado a primeira regra do combate: não humilhar o derrotado.

Como, porém, fez a concessão de agradecer, falso e hipócrita, ao “morto”, fez ainda pior: degradou a exibição de seu poder.

Jair Bolsonaro tem a faixa presidencial, a caneta Bic, o poder e apoio político dos seus incondicionais.

Para o restante, e o restante é muito, amolambou-se.

Não mostrou força, clareza, decisão, ousadia. Mostrou grosseria, vacilação e, sobretudo, medo do que Bebianno viesse – ou venha – a dizer.

Bolsonaro perde, além de imagem, o seu interlocutor político com uma peça-chave no seu processo de vida ou morte para aprovar uma reforma previdenciária “pesada”, porque o único civil que remanesce no Planalto, Ônyx Lorenzoni, é pessoa com notória dificuldade de trato com Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

O rosto que apareceu no vídeo que a Globonews reproduziu era o de um homem tenso e amedrontado, quase que cumprindo um papel de se pronunciar, não o de defender os seus atos.

Assista e confira:

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

    1. Assiste sim, é patético.
      Dá um pontapé na bunda e deseja sinceros votos …..
      Parece o Haddad, Bolsonaro era um fascista, depois ele deseja êxito. Mesmo nível.

  1. assistir… é pedir demais, caro Fernando. Confio nas sua descrição e lamento que vc tenha sido obrigado a ver

  2. Não adianta tentar olhar o mundo bolsonariano que nos envolveu com os olhos de um mundo que já vivemos e que passou inapelavelmente. Perdemos nosso orgulho como nação e nosso sentido de identidade. Estamos agora dentro de um pesadelo e dinamitaram o caminho para a saída de volta. Acredito que dezesseis anos vão se passar até que o Brasil tenha novamente condições de respirar com alguma vontade própria e começar a criar meios concretos para voltar a ser um país independente. Vai dar tempo de quem pensa que é nosso dono sofrer uma mudança radical, o que nos ajudará a recuperar nossa liberdade.

  3. A dúvida que fico é como esse governo de 1/3 de generais no ministério vai enfrentar a impopularidade. Ei general vai tomar no C*. Imagine a cena.

  4. Agora, é ver o que Bebianno tem a dizer e se vai dizer ou “tremer nas bases”.
    Fala, Bebianno. Ajuda o Brasil a limpar a Presidência da República do lixo que você ajudou a por lá!

  5. Que tal pensarmos mesmo numa Lei de Responsabilidade Previdenciária para os governantes pararem de meter a mão no caixa da previdência social para tampar buracos nas finanças governamentais? Ora, as contribuições sociais não têm a mesma natureza dos impostos. Elas têm contrapartida. Não podem serem usadas como os governos quiserem. A previdência tem impacto no futuro. Nunca se sabe se o governante vai ser competente ou até mesmo honesto ao gerencia-la. Agora mesmo nós temos um louco na presidência. Um homem tão irresponsável que se elegeu sem projeto para o país com fake news na internet e governa com seus filhos pelo twitter. É preciso proteger a previdência dos próprios governantes. Eles não podem estar autorizados a desfalca-la em nenhuma hipótese. Se quiser que se virem com os impostos. Se não quiserem que não concorram a cargos de gestão pública. Aliás, que tal uma pesada criminalizacao política e penal – com agravantes – para aqueles que enfiarem a mão no caixa da previdência?

  6. Bolsonaro também perde uma pessoa investigada por corrupção.
    A midia estava loca para ver o presidente apoia as atitudes desse Senhor para que ai sim, ter motivos para rechaça lo como corrupto……infelizmente não deu certo ele foi mais inteligente e o filho assumiu a briga….o cambada de hipócritas que estão morrendo de medo de perder seus benefícios sobre leis para essa mídia.
    Hoje existe uma coisa chamada de internet que os atrapalham e muito em manipular as pessoas……quando voces vão aprender que aquele povo que não lia jornais nao existe mais,,,, hoje as informações esta mais faceis,,,,, e nao e mais voltada a u grupo específico de pessoas …..esse tipo de midia vai acabar como os jornais impressos.

  7. Vê se pode uma coisas dessas. Eu faço uma poupança para a minha velhice pagando a previdência. Daí vem os Zé ruelas que administram a minha poupança e usam o dinheiro dela para pagar dívidas que não são minhas. Depois eles querem que eu aceite a restrição dos meus direitos futuros para contrabalançar a falta do dinheiro desviado.Ora, o que eu tenho a ver com isso?. É preciso ver isso “daí”. Há alguma coisa muito mal intencionada na proposta da previdência. Os Zé ruelas têm que pensarem numa forma de pagarem suas dívidas e recomporem o dinheiro da previdência, mais não com o meu chapéu.

  8. Bebianno só caiu porque peitou as milícias que comandavam o hospital de Bomsucesso. Há 11 dias atrás ele esteve lá e disse que ia tirar a milícia de dentro do hospital, tem até vídeo. O ministro do Turismo usou o mesmo esquema de candidaturas laranja e nada aconteceu. Por quê? O recado está dado, não mexam com milícias!

  9. Assisti só para confirmar, que o cara é analfabeto de pai e mãe. Escreveram para ele um texto sem pé nem cabeça, que ele teve imensa dificuldade em ler e articular algumas palavras que parece desconhecer, pois enfatiza o que não seria importante,pronunciando com mais ênfase preposições,artigos,advérbios e pronomes que são mais fáceis.
    Ele não entendeu patavina, nem quem assistiu um dos minutos mais lamentáveis da história política brasileira.

  10. Que bosta de presidente, minusculo mesmo. Não posso falar que ele é merda, por isso chamo de bosta. Sei que não vai ser publicado esse comentário mas é um bosta.

  11. Não adianta tentar olhar o mundo bolsonariano que nos envolveu com os olhos de um mundo que já vivemos e que passou inapelavelmente. Perdemos nosso orgulho como nação e nosso sentido de identidade. Estamos agora dentro de um pesadelo e dinamitaram o caminho para a saída de volta. Acredito que dezesseis anos vão se passar até que o Brasil tenha novamente condições de respirar com alguma vontade própria e começar a criar meios concretos para voltar a ser um país independente. Vai dar tempo de quem pensa que é nosso dono sofrer uma mudança radical, o que nos ajudará a recuperar nossa liberdade.

  12. Ele não parecia estar com medo, o que ele tem é uma imensa dificuldade de ler. Uma criança de 9 anos lê melhor.

    Qual um certo um índio véio na Estância de São Pedro que, quando perguntado se sabia ler e escrever, respondia: Tchê, entendê e desenhá as letra é fácir, difícir é acolherá uma nasotra.

    (Regionalismo – Acolherar (verbo) – Ajoujar ou atrelar animais por meio de colhera. Juntar-se, unir-se a alguém. Juntar.)

  13. Quanta vergonha de ver um sujeito como esse presidindo o Brasil! Mal consegue ler um texto sem errar a pronúncia correta das palavras…e o Lula era o analfabeto…

  14. Ânsia de vômitos só de ver a foto. Se assistisse ao vídeo o vômito seria inevitável.
    PQP !

    1. Também sinto muita vontade de vomitar ao ver a foto desse bandido e carniceiro chamado Bozo.

  15. Meu Deus, esse homem falando desse jeito para a Nação… lembrou-me um colega de 11 anos na quinta série, tentando ler texto de livro de História… não HÁ A MÍNIMA condição desse indivíduo comandar o que quer que seja… Cristo, como chegamos a isto?!?

  16. Fantoche, miliciano, mentiroso, laranja e entreguista! FHC, não era miliciano, portando deixou de ser o pior presidente do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *