Batman, Super-Homem, Joaquim, Moro

O que se passou com Sergio Moro é uma versão – bem piorada, aliás – de um processo que vimos antes, com menor amplitude, agora, se que observa com as lentes do tempo – acontecer com o ex-ministro Joaquim Barbosa, do STF.

Importa pouco discutirem-se as características de ambos – é notável a superioridade intelectual de Barbosa – mas buscar um ensinamento que a situação pregressa nos dá.

Um era Batman, outro Super-Homem, ambos pretensos e pretendendo-se super-heróis.

Barbosa, destituído do cargo e do poder da cátedra no STF, transitou – em parte, sim, por vontade própria – para a obscuridade e sua inaptidão para a vida política acabou por afastá-lo de aventuras eleitorais.

Moro também chegou aos holofotes com o uso abusivo e vaidoso da toga e não vacilou em transferir-se para o Executivo na trilha do poder pelo qual, desde muitos anos, fazia seu função judicial servir de gazua.

Abandonemos, confiando na inteligência do leitor, as considerações sobre seus “feitos heróicos” e nada, nada mesmo, neste quesito retira de Moro os superpoderes que teve, consumando a obra de destruição da política que o primeiro Cavaleiro das Trevas tentou.

Afinal, Moro exibiu a cabeça de Lula, o mal dos males, para ele.

Como, para isso, teve de cortar ou permitir que se cortassem outras e tornar fanáticas suas legiões de admiradores, acabou levando-se a algo que não pretendia: ao fenômeno Bolsonaro, ao qual, com a rapidez e ousadia dos oportunistas, não hesitou em aderir-lhe, mesmo a custa de interromper sua carreira profissional. Dos princípios já se despojara antes.

Agora, porém, parece – e quase aposto – algo mais irá se somar às mórbidas semelhanças entre ambos.

É que como heróis que não construíram suas imagens com a luta, mas com a mise-en-scène de um espetáculo, ao perderem o figurino com que lhes vestia o cargo, perderam, também, o encanto ilusório dos personagens que encarnavam aos olhos do público.

Com os farrapos de seus poderosos trajes, Moro ainda sobreviverá por algum tempo mas, para quem se recorda dos velhos quadrinhos, parece restará ao nosso remake de Superman apenas a Fortaleza da Solidão.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

  1. Enquanto se espera a modorrenta resposta institucional à indignação e ao temor público, Bolsonaro mostra que não é nada bobo e consuma sua construção de um estado policial sob seu completo controle familiar. Olavo bate palmas sentindo próximo seu sonho ditatorial, e dá uma banana ao devastado Moro que se esvai. Antes da refrega morista, Bolsonaro teve o cuidado de construir uma forte defesa em sua retaguarda. Trocou sem pestanejar o figurino de herói anti-corrupção pelo de “Rei do Centrão”. E depois das promessas de receberem o Banco do Nordeste, o Fundo Nacional da Educação, os cargos da saúde e um ou dois ministérios, os deputados do balcão lubrificam as gargantas para soltarem o grito “Mito, Mito, Mito…!

  2. Enquanto se espera a modorrenta resposta institucional à indignação e ao temor público, Bolsonaro mostra que não é nada bobo e consuma sua construção de um estado policial sob seu completo controle familiar. Olavo bate palmas sentindo próximo seu sonho ditatorial, e dá uma banana ao devastado Moro que se esvai. Antes da refrega morista, Bolsonaro teve o cuidado de construir uma forte defesa em sua retaguarda. Trocou sem pestanejar o figurino de herói anti-corrupção pelo de “Rei do Centrão”. E depois das promessas de receberem o Banco do Nordeste, o Fundo Nacional da Educação, os cargos da saúde e um ou dois ministérios, os deputados do balcão lubrificam as gargantas para soltarem o grito “Mito, Mito, Mito…!

  3. Pois acho,com olhos velhos e pessimistas,que somente a idade nos mostra,esse tipo de PRODUTO,é de autoria de

  4. MILHÕES DE SUB-HUMANOS,COM OS QUAIS,CONVIVEMOS..Esse tipo de “CANALHA”,somente o FUZIL RESOLVE.E com a possibilidade do que sobrar,fazer-se “SABÃO”!

  5. HERÓI SEM NENHUM CARÁTER!!!!!
    ??????

    1- Anulou todas as sentenças do caso Banestado, que desviou mais de 500 bilhões; apenas tucanos envolvidos.

    2- Anulou as perguntas de Cunha a Temer, dizendo que ele estava constrangendo o presidente.

    3- Tinha todas as provas contra Andrea Neves, irmã de Aécio, desde 2015 e não a prendeu ou sequer pediu investigação; ela foi presa pelo STF.

    4- Absolveu a mulher de Eduardo Cunha ignorando contas na Suíça e parecer do MP suíço dizendo que ela é quem as operava.

    5- Absolveu a mulher de Cabral, mesmo ela comprovadamente sendo líder de um esquema que comprava juízes e promotores e tendo mansões e mais de 11 milhões em joias.

    6- Quase 4 anos de Lava Jato, nunca prendeu, indiciou ou condenou nenhum tucano.

    7- Ignorou vídeo de ex-presidente do PSDB pedindo 10 milhões em propinas e o absolveu por “falta de provas”.

    8- Diminui em 90% a pena de bandidos que delatarem Lula, como Léo Pinheiro, Roberto Duque, etc. Mas só se delatar Lula.

    9- Soltou Yousseff duas vezes e diminuiu sua pena no caso Banestado de 121 anos para apenas 1 ano.

    10- Quando descobriu que o maior desvio da Lava Jato, os 16 Bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, envolvia somente o PSDB, PP e PSB, Moro atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento no dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo, implicando apenas uns gatos pingados, sem citar nenhum político, dando o caso por encerrado. A imprensa ocultou.

    Este é Sergio Moro.

    Por: Lacildo B. Mattos

    https://www.dimasroque.com.br/2019/07/ta-na-internet-heroi-sem-nenhum-carater.html

    1. Sempre digo isso, há uns 6 anos pelo menos: Moro é Macunaíma, o herói sem nenhum caráter

    2. Todos absolvidos faziam ( ou fazem parte) da “elite cheirosa” a quem o juiz ladrão serve, por poder ou ganância. Mas tudo aconteceu com a conivência do judiciário a quem pertencia. Enquanto não fizermos a limpeza judiciária, e junto à do MP é PF, nada mudará. São correntes que nos prendem ao passado e não nos deixam avançar.

      1. se e quando voltarmos à normalidade, o judiciário tem que passar pro uma grande transformação mesmo.

    3. Moro é um criminoso que agora denuncia outro criminoso igual a ele, Bolsonaro (sonegação, apartamento funcional indevido, funcionários fantasmas no gabinete, rachadinhas que ensinou aos filhos, etc). Quando assumiu um ministério neste governo criminoso, seu gigantesco ego acreditou nas promessas do Cachorro Louco de que seria um “super-ministro”. Danou-se, porque Jair Calabar trai todos, menos seus filhos, bandidos igual a ele.

  6. Batman foi rapidamente substituído pelo super homem. Se a mídia conseguir um substituto, moro vai ressurgir como herói. Vade retro!

  7. Mas já sempre quem queira mantê -lo idolatrado para usá-lo mais um pouco. Para a Globo, a parceria com o falso herói parece longe do fim.

    1. A Globo vai usá-lo para tentar exorcizar o fantasma de um novo governo petista ou, ” horror dos horrores”, qualquer governo que fuja do figurino neoliberal mercadista.

  8. Juiz discutir com promotor sobre provas, testemunhas e estratégias é tão grave quanto presidente pedir acesso a relatórios da PF.

    1. Inclua o GUEDES nestas MARACUTAIAS!!! O Guedes nos parece que ainda não pediu o Boné é porque (Cremos) está tentando apagar seus rastros. Tem muitos picaretas por ai que aluga um cofre nalgum Paraíso fiscal e transforma os dólares em barras de ouro e tamos conversados. Dinheiro em conta, nem pensar.Barras de ouro em cofre alugado no exterior não tem como ser rastreado.

  9. A questão principal sempre foi quem controla o aparato policial investigatório mais aparelhado e especializado país , com estrutura em todos os estados , bem como nos principais municípios brasileiros .
    Em numero de agentes só perdem para ABIN . Quem controlar essas duas estruturas terão informações globais da população , incluindo informações de gestões empresariais e dos governos municipais , estadual e federal . Tudo isso sem contar com os sistemas de informação das forças armadas .
    Até sexta feira passada parte deste sistema de informação estava com o grupo da lava jato .
    “A PF não serve ao governo , mas ao estado “.
    Ledo engano.

  10. Os heróis da Marvel tupiniquim não estão com nada.

    Quem saiu ganhando foram os EUA, com a destruição do Brasil como nação soberana.

    O serviço sujo foi feito e resta a Moro fazer como Joaquim Barbosa – ir morar em Miami – só que vai ter que esperar um pouco, pois lá tem um milhão de infectados pelo Covid-19.

  11. Ontem, assistindo mesa redonda organizada pelo Brasil 247 com juristas ouvi o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, dizer mais ou menos o seguinte: a cada dia sua agonia, vamos celebrar a saída de Moro como um benefício ao Brasil. Na sequência disse: 2022 está muito longe e agora Moro vai para a planície. É em outras palavras o que está aqui dito pela coluna, Concordo com ambos, ipsis litteris.

  12. Me pergunto,quando penso nos HERÓIS DOS 70, o qué movilizava tão fortemente esse jovens destemidos,despreocupados com a própria sorte ,na sua busca pela justiça.
    Sabedores de que a “deles” nunca os puniría ,arriscavam suas jovens vidas para tentar colocar um freio a tamanha aberração moral da maldita elite reacionária ,escravagista e genocida.
    Que é que esses seres humanos tinham de diferente e que hoje já não se repete????
    E por qué só no Brasil não se repete ????,visto as inúmeras amostras de movilização e comprometimento com o bem comúm que tem os jovens do resto da América Espanhola.
    Que merda !!!!

  13. Na verdade, Moro é o sinistro. Ora, se é verdade o que Moro disse sobre o Bozo, então ele compactou com o crime e só abriu a boca pq foi contrariado, quando, de acordo com a lei, deveria ter agido a uma ordem de manifesta ilegalidade. Sem falar na pensão ilegal, um tipo de mensalão. Moro é um sabotador de governos, grampeou a Dilma ilegalmente, botou uma escuta no Joesley e agora apunhala sua própria cria. Um ser que deveria ser banido do país, se houvesse pena de banimento. Um bucéfalo que, há mais de 5 anos, vem sabotando o país e é pintado pela mídia venal como um herói. É, na verdade, um traidor a serviço do deep state estadunisense.

  14. Nenhum povo precisa de heróis. A população precisa de homens sérios que respeitem as leis e façam o melhor possível para o bem geral. Herói, como diria Freud, é um sonho recalcado de infantis.

  15. A CONFISSÃO pelo crime de CORRUPÇÃO PASSIVA praticado por Moro NÃO pode ser esquecida como deseja a GLOBO.
    Afinal, pq MORO se auto incriminou? Porque é um PARVO ? Pq a língua não lhe cabe à boca? Pq se sente inimputável ?
    Segundo o MARRECO, a negociata foi tratada diante dum GENERAL de exército, não dum empresário.
    A GRANA, a tal “garantia”, há que sabermos se saiu antes de assumir, durante, ou deveria sair agora, após a demissão do cargo de ministro ?
    Quem pagaria ou pagou o acordo ? Será que seria via palestras, consultoria, ou foi quando do acerto do desligamento do Conge, em verbas sempre ditas como “eventuais” pra patuleia, qdo essa resolve questionar.
    ONTEM o JN ensaiou uma versão que a tal “pensão” viria por meio duma lei ..ORAS, que tipo de lei seria essa que sairia com beneficiado escolhido AD HOC e ainda com efeito retroativo ???
    FATO – há que se pedir não só a investigação, como a QUEBRA de sigilo fiscal de SERGIO MORO, nem que pra isso precisemos apelar pro que sobrou da LIGA DA JUSTIÇA.
    lei 2848-40 Art. 317 – Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa

    1. Mesmo que fosse por meio de uma lei, tratar-se-ia (como diria o crápula anterior) de um crime previsto por ser a solicitação de uma “vantagem indevida”, ainda que ela fosse estendida a todos os ministros.

    2. Mas, será que esta compensação não teria sido paga em “Verdinhas, assim uns dois milhões de Dólares” nalgum Paraíso fiscal?
      Mistério. A hora que a coisa arrochar para o Bozó, ele soltará a língua e dará os detalhes.

  16. É como diz o Lula: Bolsonaro é cria do Moro. Ninguém duvida disto, talvez agora alguma meia dúzia de Bolsominiuns (Gado)

  17. Brito, divulgar conversa da presidência da república no WhatsApp do marreco para a rede Globo não é crime?

  18. Moro é um ambicioso sem escrúpulos.
    A VazaJato já tinha revelado seu caráter. Agora, foi ratificado com o print da conversa privada com sua afilhada.
    Não sei se Moro terá o mesmo destino de Joaquim, porque Moro é o candidato da Globo.

  19. a hipocrisia de Moro impressiona: a base da acusação a Lula foi a promessa de um apto em troca de benefícios. Agora ele confessa ter pedido pensão (benefício) em troca de (promessa) aceitar o cargo. Eles acham que somos tolos como eles!

  20. Brito, o problemão que o Moro tem agora é imensurável. Ou prova o que diz sobre Bolsonaro ou será processado por calúnia e difamação. Se provar, com evidências físicas, palpáveis, também corre o risco de ser cúmplice em eventuais posturas ilícitas do Capetão. Olha só o tamanho da encrenca que arrumou ao aceitar fazer parte desse desgoverno canalha. Aliás, canalhas por canalhas, os dois se merecem. Vão morrer não abraçados, mas atirando para todo o lado, até ambos serem soterrados por um mar de lama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *