Barroso chegou tarde. Só tem vaga de “sub do Moro” ou de ministro do Bolsonaro

pavao

Luís Roberto Barroso é um destes personagens que, de tão lamentável, não se sabe se é apenas um tolo vaidoso ou um ambicioso à procura de ser visto como  o “bastião da moralidade” por interesses inconfessáveis.

Hoje, no Rio, disse que os seis ministros que votaram pelo fim das ilegalíssimas conduções coercitivas, que fazem com que qualquer pessoa possa ser tirada de casa pela polícia  e levada como prisioneira a depor, sem mesmo ser intimada antes, foram ” uma manifestação simbólica daqueles que são contra o aprofundamento das investigações” sobre corrupção.

Felizmente, no Supremo, o ambiente é de “vossa excelência” para cá e para lá, porque na vila do subúrbio onde fui criado é caso de tomar satisfações. Sim, porque Barroso está acusando Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Marco Aurélio e Gilmar Mendes de cúmplices do acobertamento de roubos ao dinheiro público.

Este cidadão consegue descer mais baixo que Gilmar Mendes no convívio com seus pares e, certamente, é um dos responsáveis por aquela Corte, em lugar de julgar com madura serenidade os processos, tenha se tornado um “Fla-Flu” onde o placar é inevitavelmente 6 a 5, apenas mudando o lado para o qual Rosa Weber se inclina.

Barroso, de certa forma, chega a quase sugerir que, não podendo conduzir de surpresa qualquer pessoa a um interrogatório, os juízes passem mesmo logo a prender sem motivo. Ou melhor, como forma de burlar a decisão judicial tomada pelo STF:

— Do ponto de vista da efetividade processual, não acho que seja uma diferença muito grande. Pelo contrário, pode até produzir um efeito inverso ao pretendido, porque a condução coercitiva é uma alternativa menos gravosa do que a prisão temporária. De modo que você proibir a condução coercitiva, você dá um incentivo à adoção de uma medida mais drástica. 

Com este grau de grosseria e ofensa, Barroso  parece querer se habilitar a ser Ministro de Jair Bolsonaro, porque não é possível achar que, dentro do Supremo, este tipo de agressão vá ficar sem um interpelação duríssima de quem está sendo chamado de protetor de corruptos.

Barroso, porém, não merece uma solução à moda suburbana.  Nem mesmo o lugar de pretendente a  Sérgio Moro vai ocupar. Chegou tarde, Doutor.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

46 respostas

  1. Faz algum tempo, num bate papo entre amigos, alguém elogiou barroso. Claramente era o jeitinho mauricinho de meia idade e a fala mansa que impressiovam a pessoa que fez elogios. Eu alertei: “ele é mais perigoso que gilmar, porque o gilmar é explicíto, é grosseirão e está há mais tempo em evidencia.” Vejo que estive certo em minhas observações.

    1. no caso de Barroso, a falta de. Facistinha igual aos juizes alemães que apoiaram o nazismo e lhe deram um verniz de sensatez. acabou em Auschwitz.

  2. Será que o ministro supremo até agora não parou para pensar nas maldades que fizeram com o reitor? Não, não parou, porque só enxerga a sua imagem de belo no espelho e a querer ser o arauto da moralidade política. Deve perguntar todos os dias: espelho meu, existe alguém mais lindo do que eu? O espelho responde: sim, o Lula. Então, o vaidoso começa a fazer maldades jurídicas, junto com o seu parça, o Moro.

  3. Esse Orlando Lero Barroso é um daqueles sujeitos difícil de se suportar. De fala empolada e rebuscada, o cara consegue fazer com que a gente aceite até o Zé Plenário Mendes, um canalha que pelo menos não esconde pra quem serve.

  4. Um canalha que chegou ao STF querendo se destacar desde o princípio. Iniciou divergindo dos demais com aquele “ponto fora da curva”, aparentemente querendo se tornar o paladino do garantismo. Quando percebeu que a direita estava com as cartas na mão, mudou o jogo e agora tem pretensões de ser o “grande legislador” da República.

  5. Como já ouvi ou li nalgum lugar:”ele entrou do STF como Constitucionalista e vai sair Delegado….”

  6. É muito desencorajador ver as pseudo autoridade destilando seus venenos sobre uma massa que se acha cultura, mas não sabe nem mesmo o que é cultura. A sensação que fica é que se fosse nos tempos imperiais, o povo tomaria esses embustes pelo colarinho e assumia o comando. Ah quanto mal nos faz a ideia de que somos pacíficos e ordeiros por natureza.

  7. Antes de se tornar Ministro, Luís Roberto Barroso já era considerado o maior constitucionalista brasileiro, titular de uma banca prestigiadíssima atuando basicamente na área pública.

    Assim como o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) Luciano Coutinho, assume um cargo público mas mantém a banca – mesmo que tenha formalizado se desligado dela.

    Pelo Twitter começaram a circular mensagens mostrando contrato entre as Centrais Elétricas do Norte e o escritório de Luis Roberto Barroso. São R$ 2.050.000,00 com inexigibilidade.

    Muito certamente em nada esse contrato está interferindo no julgamento. Mas desperta o velho ditado sobre a mulher de César.

    https://jornalggn.com.br/noticia/barroso-e-a-dificil-convivencia-entre-o-ex-advogado-e-o-ministro

  8. Lamentavelmente Barroso é mais uma indicação dos governos do PT.

    Espero que esse tipo de erro não aconteça mais.

  9. Agora pronto, daqui a pouco veremos MMA de Gilmar x Barroso em busca do cinturão de holofotes.

  10. Como pode o PT ter errado tanto em nomeações como essa, a de Fachin, Carmen Lúcia, Luis Fux e a titubeante Rosa Weber?
    Os tais garantistas que o PT nomeou, são apenas Lewandowski e Toffoli, este depois de aderir à Gilmar Mendes?
    As nomeações grotescas desse pessoal devem servir de lição, as cobras foram postas no mais alto porto do Judiciário, pelo governo de esquerda !!

  11. Tenho dito que Barroso é um advogado da Globo lotado no Supremo. Gilmar Mendes, sutilmente, sugeriu isso durante uma sessão do STF. Se tivéssemos um Senado digno, Barroso sofreria impeachment. Mas como ele é um “magistrado” da Globo…

  12. Resposta: “um ambicioso à procura de ser visto como o “bastião da moralidade” por interesses inconfessáveis.”
    Dança conforme a música. Tá pouco se lixando pra Carta Magna, assim como a Benta Carneira e o MPF.

  13. Quando Barroso foi nomeado ministro do Supremo, fiquei animado. Minha esperança até aumentou, pois era aquele cara que iria resolver tudo dentro da Lei – afinal, tinha até elaborado um livro que falava da Constituição, veja só. Passei até a me interessar pelo livro. Mas, na medida em que eu ia destrinchando em leituras o livro, e vendo, de pouco a pouco, à barbaridade em que esse Barroso ia descendo, fui me decepcionando, fui me desinteressando pelo dito livro. Hoje, nem mesmo chegado à metade, está lá, num canto, o Livro da Constituição de Barroso, empoeirado; e, me decidindo, ultimamente, em lançar à fogueira vários livros lixos, certamente, o do Barroso vai junto!

  14. Esse STF é uma droga. Quem se salva? O Lewandovski, que presidiu o ritual do golpe? Ou a manipuladora cármen lúcia? Ou o covardão do fachin? É bem verdade que esse barroso é um sujeito oportunista e detestável, mas se aproximarmos a lente do tribunal teremos juízes “de merda”.

  15. Para relembrar o “ilustre doutor”: Parece que não é desse jeito não: Segundo a a Suprema Corte, é
    inadmissível prisão temporária apenas com o intuito de ouvir o acusado.
    Isso porque a nossa Constituição Federal (art. 5º, inciso LXIII) garante
    o direito ao silêncio, o direito do investigado e/ou indiciado de
    permanecer calado e, assim, não produzir provas contra a si mesmo. Para o
    STF, privar uma pessoa do seu bem maior que é a liberdade, só para mera
    inquirição ou oitiva, é de uma temeridade sem tamanho (HC 95.009, rel.
    min. Eros Grau, Plenário, DJE de 19-12-2008).

  16. Ele, Dodge e cia Ltda são demagogos e hipocritas. Eles sabem que se algum dia houver indício de que cometeram algum crime (como 1 senador dizer que “há 1 grande acórdão, com o STF e tudo” e algum corrupto já ter conversado com ele “recentemente“) e que forem suficientes pra Conduzir Coercitivamente ou Prender preventivamente 90% dos brasileiros, eles do STF, STJ e PGR estão imunes.
    E estão imunes pela covardia e parcialidade do seu grupo, não por algum motivo justo.

  17. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de
    uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poemas (acrósticos) de autoria
    do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para alguns dos valorosos blogueiros progressistas:

    Para o Paulo Henrique Amorim, do ConversaAfiada:

    Progressista dos melhores é o Paulo Henrique Amorim
    A certeza do bom combate na blogosfera
    Um batalhador pela democracia, por você, por mim
    Lutando sempre contra o pig, que é a besta-fera
    O império do mal, a ditadura midiática que quer do BraSil o fim

    Honrado e ansioso blogueiro, jornalista de primeira
    Estimado por todos os que o veem em ação
    Na internete é uma referência brasileira
    Realizando também excelente trabalho na televisão
    Indiscutivelmente seu nome é uma bandeira
    Querida de amor pelo Brasil, seu povo e nação
    Um guerreiro pela pátria justa e verdadeira
    Esse nosso prezado mestre e irmão

    Alimentando sempre uma boa ConversaAfiada
    Mantém-se como um digno baluarte da civilidade
    O perfeito crítico, irônico, inteligente e camarada,
    Revelando as mazelas da política e sociedade
    Instrumentalizadas pelo poder da informação monopolizada
    Mantém vivo em todos nós o amor consciente pela liberdade.
    .:.
    Para o ilustrador (humorista) Bessinha, do ConversaAfiada do Paulo Henrique Amorim:

    Boas e saudáveis gargalhadas nos faz ter
    Esse humilde gênio do humor na internete
    Sua criatividade é de fonte inesgotável, a valer,
    Sempre trazendo nova perspectiva, pintando o sete
    Inventando e reinventando o riso cotidiano
    Na sua melhor tradução sempre nos prega uma peça
    Hors concours do humor, (con)sagrado e profano,
    A mostrar que a sua bossa de criação é boa à beça
    .:.
    Para o Luiz Carlos Azenha, do Viomundo:

    Luiz Carlos Azenha, a senha para a boa informação
    Um jornalista que dignifica o jornalismo
    Investigativo do poder e a liberdade de expressão
    Zênite do mais humano altruísmo

    Comunicação com amor à verdade
    Ao nobre propósito de bem servir bem
    Rumo a uma nova sociedade
    Livre para se ir mais além
    Observando criticamente a realidade
    Somando experiência(s) e multiplicando-as também

    Admirável ativista do bem humano
    Zelando sempre pela justiça social
    Entusiasta da liberdade, igualdade e fraternidade, no plano
    Natural de quem é tal e qual
    Homem civilizado, honesto, bom e lhano
    Ah, se todo ser fosse a você igual!
    .:.
    Para o Luís Nassif:

    Luminoso baluarte do melhor humano
    Um exemplo digno de pessoa e profissional
    Íntimo amigo do que é bom, justo e lhano
    Superando as limitações do trivial

    Nobre ser de grande dignidade
    Ampliando o fraterno bem
    Sobre a própria humanidade
    Somando e multiplicando, indo além
    Infinitamente transcendendo a realidade
    Frugal: igual a você, ninguém!
    .:.
    Para o Brizola Neto, do Tijolaço:

    Bom de luta como o avô honrado
    Raiz de tudo o que é melhor
    Ilustre democrata já (a)provado
    Zelando pelo bem maior
    O povo ao seu lado
    Lutando livre mas não só:
    A realidade nos tem irmanado

    Nobre guerreiro do melhor debate
    Este poema é um agradecimento
    Te louvando pelo bom combate
    Orientado por humano pensamento
    ::
    Para Fernando Brito, do Tijolaço:

    Feliz quem pode te ler
    Espectador do melhor pensamento
    Resgatando o próprio prazer
    Natural de também pensar o momento
    Ampliando a visão sobre a realidade
    Nas críticas (e) reflexões
    De um País em busca da verdade
    Ou da própria humanidade, sem ilusões

    Brasileiro com muito orgulho e amor
    Registro vivo de pia humanidade
    Igual, livre e fraterna, multicor
    Tentando sempre de tudo a verdade
    Onde haja a comum-união de vida e labor
    .:.
    Para Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania:

    Eduardo Guimarães, prezado blogueiro progressista
    Digno cidadão, responsável e muito humano
    Uma boa pessoa, sempre e sempre altruísta
    A expressão verdadeira do ser lhano
    Revelando a cada gesto nobre humana conquista
    Do que de melhor há no fraterno plano:
    O bem de todos na prática humanista

    Gostar de gente, bem humana, é opção
    Um jeito de encarar a própria vida
    Incentivando cada ser a ser mais irmão
    Muito mais fraterno e justo, na lida
    Amorosa de sempre buscar dar atenção
    Real a cada um, na igual medida
    Ãnte a crítica observação
    Especial da experiência refletida, vivida
    Semeando o bem no bem sentir a razão
    .:.
    Para Miguel do Rosário, de O Cafezinho :

    Muita informação de boa qualidade
    Isso a gente encontra nO Cafezinho
    Gostoso encontro com a brasilidade
    Um exercício do jornalismo em alinho
    Entre o bem de todos e a humanidade
    Longa vida para este nosso maninho.

    Dialética com o melhor da razão
    O Miguel sempre nos traz de montão.

    Rimando bom jornalismo com crítica
    O Cafezinho faz a construtiva obra
    Ser ainda melhor, aliando política,
    Área nobre, à reflexão que se cobra
    Rumo ao ser pleno, cultura altruística
    Informando o bem fazer que se desdobra
    Onde é séria a boa atividade jornalística.
    .:.
    Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? :: ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ::

  18. Meu avô sempre dizia: “cuidado sempre com os excessivamente “moralistas”……..esses são os piores de todos…………

  19. Alguém passa anos na graduação em direito, depois faz mestrado, doutorado, um monte de especializações e o escambau, escreve livros que influenciam gerações de novos advogados. Tal destaque obtém que é alçado a ministro virtualmente vitalício aa mais alta corte de justiça do País.
    E, quando abre a boca, fica evidente que seu maior talento é defecar pelo orifício errado.
    Esse alguém é o ministro Barroso.

  20. Tem quase um ano que o site Duplo Expresso desmascara este bandido a serviço do capital. Só mesmo incompetentes como a Dilma para colocar um sujeito nefasto como este no STF.
    Estão pagando MUITO CARO a preço do republicanismo.
    Vejam o caso da desgraça que atende por raquel dodge, nomeada elos golpistas.
    Ela pediu a prisão da senadora Gleisi em um inquérito SEM NENHUMA prova de crime. A senadora vai ser julgada hoje e provavelmente será condenada pelo stf golpista. Impressiona a rapidez que o inquérito andou. Imagino que estão onsiderando que a senadora poderia ser indicada vice do Lula e chegar ao segundo turno com reais chances de se eleger. Vão condená-la para afastá-la do jogo.
    Quanto ao aécio, com inquérito cheio de provas de crime tais como vídeos, delações, malas de dinheiro, ameaças de morte,etc etc ela pediu mais sessenta dias de prazo para investigações, daqui a sessenta dias ela pede mais noventa e assim vai.
    É UM BANDIDA como todos os outros golpistas, inclusive é casada com um norte americano que ninguém nunca viu nem sabem quem é.
    Se quisermos o Brasil de volta teremos que perder o medo e quebrar o pau, senão não haverá futuro para os nossos filhos e netos.
    Pesquisa descobre que 70% dos brasileiros iriam embora do país, se pudessem. Isto prova nossa covardia, preferimos fugir a lutar.

  21. A solução da Comuna de Paris é mais eficiente e rápida do que a tomada por Erdogan na Turquia.

  22. Que vergonha hein “Excelência”??? Saber que o senhor deseja sempre o pior para quem o colocou como Ministro do STF – o PT! O senhor acredita mesma que estaria no STF por alguém que não fosse republicano quanto o Partido dos Trabalhadores??!! O senhor é um ingrato! Aquilo que está plantando o senhor colherá – é só uma questão de tempo!

    1. Vejam só este parágrafo, que piada…

      “A Constituição Federal de 1988, assegurando em nível de cláusula pétrea, e visando, principalmente, evitar que um dos Poderes usurpe as funções de outro, consolidou a “separação” dos Poderes do Estado, tornando-os independentes e harmônicos entre si (Artigo 2º, CF/88), é o que chamamos de “Sistema de Freios e Contrapesos”.

      Não previram que um tal de 4º poder, o MPF (PGF), iria acovardar o STF e transformar-se no Partido do Judiciário.

  23. Isso não resiste a uma investigação séria de no máximo 24 horas…ele e a conjuge da Mossak & Fonseca…um palahaço togado…

  24. Barroso, pelo menos, é um tolo. Já os demais, são piores, pois são astutos – mas tudo não passa de um bando de golpistas. Incluindo Lewandowski

  25. procurando uma semelhança: ” Sumo pontífice reclamando porque não reinstauramos a inquisição e a crucificação”

  26. Este ministreco é um autêntico representante da pior escória que a nação brasileira pode produzir.

  27. Parafraseando Catão, “”Ceterum censeo STF delendum esse”… Quantos milhões sobrariam para ser investidos em educação, com a extinção desse órgão inútil!

  28. Observando as manifestações desse ministro chega-se a conclusão que seu QI é inferior a 50, como passou em um concurso é algo a ser analisado. Ou são concursos muito mau feitos ou tem treta aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *