Auler disseca as contradições de Gilmar, Janot e Dallagnol

trincajur

Marcelo Auler, em seu blog, desmonta meticulosamente as máscaras de três protagonistas do tempo de judicialização da política e de politização da Justiça que vivemos.

Primeiro.  o ministro Gilmar Mendes, que disse que nomeação de Luis Inácio Lula da Silva para ministro por entendê-la como uma forma de obstruir a Justiça e “dois dias depois, ao se manifestar nos processos movidos pelo PSDB e PPS contra a nomeação de Lula, Mendes, transformou em decisão o pré-julgamento que fizera. Como estivesse lendo o futuro numa bola de cristal, explicou: “Pairava cenário que indicava que, nos próximos desdobramentos, o ex-presidente poderia ser implicado em ulteriores investigações, preso preventivamente e processado criminalmente. A assunção de cargo de Ministro de Estado seria uma forma concreta de obstar essas consequências. As conversas interceptadas com autorização da 13ª Vara Federal de Curitiba apontam no sentido de que foi esse o propósito da nomeação”, expôs ao determinar a suspensão da posse de Lula e a remessa das investigações contra ele para o juiz Sérgio Moro. ”

A Gilmar, diz Auler “não precisou muito tempo para a máscara cair. No sábado, (26/03),  O Estado de S. Paulo noticiou a reabertura de  ações de reparação de danos por improbidade administrativa” contra os ex-ministros Pedro Malan , José Serra e Pedro Parente  e contraos ex- presidentes  do Banco Central Gustavo Franco e Francisco Lopes, além dos diretores Alkimar Andrade, Henrique Barroso Franco, todos do Governo FHC , impetradas em 1995 e 1996, pelo então procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza.

Ações paralisadas desde 2002,quando Mendes as avocou, e arquivadas em 2008 por decisão dele mesmo, pouco antes de assumir a presidência da Corte. A arquivamento que seus colegas do Supremo entenderam indevido.

Auler pergunta: 14 anos depois “quem mesmo obstruiu a Justiça?”

O segundo personagem é Rodrigo Janot. Diz Auler ,  que ” soa completamente estranha” a tese de Janot de que se deve autorizar o ex-presidente Lula a ser empossado como ministro da Casa Civil de Dilma, mas manter as ações contra o mesmo na 13ª Vara Federal de Curitiba, do juiz Sérgio Moro.

Não existe qualquer precedente nesse sentido, afirma o   reporter , e “Janot está jogando para seu público interno, principalmente os procuradores da Força Tarefa da Lava Jato que em passado não muito longínquo tiveram uma queda de braço com o Procurador-geral. E ganharam”.

 

O terceiro personagem de Auler é o procurador-chefe da Força Tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, que deu, em entrevista, a prescrição temporal como razão da não-investigação de desvios ocorridos em governos anteriores ao de Lula. Ele  diz que “o procurador se esqueceu” do artigo 37, parágrafo 5º da Constituição que reza:

Art. 37  – § 5º- A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento. 

“Ou seja, os prejuízos causados ao erário por atos de improbidade administrativa são imprescritíveis. Tanto assim que o Supremo acaba de mandar reabrir um processo que é de 1995, cujos atos que geraram o possível dano ao erário – a ajuda a bancos falidos, mal administrados, em nome de se manter todo o sistema – foram praticados antes disso, portanto, há mais de duas décadas”, diz Auler, demolidor.

 

O processo, aliás, que Gilmar Mendes mandar arquivar.
Não deixe de ir ao Blog do Marcelo Auler.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. Infelizmente é o que temos no momento; seres mentirosos e sem escrúpulos à frente de instituições respeitáveis. Isso há de mudar algum dia. Tenho fé em Deus.

  2. que me desculpe a raiva , mas nao tem ninguem para dar na cara desses tres b………………ai nao , nao é possivel um pais como brasil ficar refem de uns b………………………desses e nao tem ninguem para quebrar eles no pau. eu nao sou a favor da violencia nao , mas quer violencia maior que esse tres ai e sua corja golpista estao fazendo ? nao é possivel que vamos assistir calado o desmonte do brasil por gente da pior especie , nao possivel. se nao for so no protesto tem ser na guerra e com armas tambem.

    1. Mineiro, Dallagnol é um garotão procurador que não sabe nada da nossa história e pretende ser um dos porta-vozes da casa-grande. Ele acha que tem espaço para isso. De vez em quando o garotão se traveste de “evangélico” e usa um ramal especial de telefone, com Deus.

  3. Acho que o Joaquim Barbosa (toc…toc…toc…) , errou ao se referir aos jagunços de Gilmar Mendes. Elé é o próprio jagunço, da Casa Grande…b

  4. Falta um quarto personagem que é o Moro. São todos atores da representação da hipocresia tal como é definida.
    Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.

  5. Agora a farça golpistas está encaminhada… resta resistir… ir às ruas… denunciar ao mundo essa conspiração… esses golpista NÃO terão 342 votos na Câmara…

  6. Lava Jato inventa crime do “IA”, um novo tipo penal, por Armando Coelho Neto

    QUA, 30/03/2016 – 09:01

    Por Armando Rodrigues Coelho Neto

    Antes de qualquer coisa, dois esclarecimentos ao leitor são necessários. Meus textos escritos às pressas, movidos pelo terrorismo midiático diário, aqui ali apresentam pequenas agressões à norma culta. Mas, no presente caso é proposital. O verbo IR, em algumas passagens deveria vir como iria ou IRIAM. Mas, se fosse obedecer essa regra, não daria pra explicar o ”IA”, esse novo tipo penal inventado na “vazocracia”.
    (…)
    O Lula [portanto] não pode ser preso nem condenado (agora é nessa ordem que funciona) por causa de um imóvel que ele ”IA” comprar lícita ou ilicitamente. O suposto crime que ele ”IA” cometer caso comprasse o tríplex “sem ter os recursos” ainda não ou nunca aconteceu.
    (…)
    Agora, Lula está dependendo do Supremo Tribunal Federal, que precisa de tempo para entender o CRIME DO “IA”, que não consta no ordenamento jurídico nacional.

    Armando Coelho Neto é jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal, ex-representante da Interpol em São Paulo

    FONTE [LÍMPIDA!]: blogue do Nassif

  7. O Instituto Lula divulgou hoje nota que desnuda o quão mesquinho, sórdido e imoral é o processo de destruição de sua imagem e de seu legado junto ao POVO brasileiro e ao País.
    Nenhum homem , exceto nos mais brutais regimes de exceção, sofreu e resistiu a tamanho cerco, assim como nenhum dos detratores resistiria.
    Imagina o Moro e o Deltan ( droga de matar formiga ) tendo devassadas suas conversas telefônicas e sigilo de dados ? E o Gilmar Mendes com suas relações carnais com a Globo ?
    Entretanto, mesmo com o covarde cerco, absolutamente NADA foi capaz de compor base factível para quaisquer denúncias contra o Presidente Lula, pergunto, resistiria o Fhc a um décimo dessa devassa ? E Aécio ? Serra ? Temer ?
    Podemos calar, fingir que não é conosco, buscar a sombra da omissão e dar de ombros, mas além de desonesto seria desumano, seríamos tão imorais quanto os agentes que pagos com o dinheiro do POVO, agem como chacais e só se saciarão após beberem o sangue que almejam. Mas a história julgará a cada um de nós, assim como nossos filhos e netos num futuro bem próximo no perguntarão….e por quais motivos calastes a voz diante de tanta injustiça ?
    OU reagimos agora ou será melhor não deixar a Pátria nenhuma semente, pois elas crescerão e assim como a história , cobrarão por nossas possíveis omissões diante de tanta barbárie.

  8. Juiz, mente, comete crime de escuta ilegal, pelo mesmo crime o Protógenes perdeu o cargo, procurador faz mirabolância com a constituição e tá tudo normal nas suas mentes políticas pois de caráter de justiça resta muito pouco. Parece até quem quem paga seus altos salários não são os impostos que o povo paga, viraram reis que num decreto, prendem, condenam e depois se desculpam o resto da população ou quem quer que seja se furtar não cumprir a constituição é cadeia, até quando a farra da justiça continuará? Somos todos iguais perante a lei, exceto a justiça, já que estão “ungido” por sei lá qual deus para acabar com o PT e amigos, poderiam nessa mágica desnecessária colocar EXCETO na constituição e tão logo não mais serem chamados de magistrados ou qualquer outra excelência e sim exigirem do povo que os paga serem chamados de DEUSES. Palhaçada midiática total, será que terão prêmio no final desse BBB de DEUSES?

    1. Alguma senha “cheirosa” no rodapé do ‘Estadão’?!…

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      De passagem por São Paulo, Moro tira selfies em saída de restaurante

      SONIA RACY

      29 março 2016 | 15:47

      De passagem por São Paulo para participar de simpósio sobre combate à corrupção, Sérgio Moro aproveitou para jantar, ontem, no Bistrô Charlô, nos Jardins.
      Convidado por Affonso Celso Pastore, o juiz da Lava Jato estava em uma mesa com dez pessoas — entre elas, dois juízes italianos, um dos quais o ex-procurador Piercamillo Davigo – que atuou, nos anos 90, na Operação Mãos Limpas.
      Para comer, Moro preferiu massa. Pediu um nhoque a carbonara acompanhado de vinho. Ninguém o incomodou durante o jantar, mas na saída do restaurante, às 23 horas, o juiz teve que posar para alguns selfies.

      CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/de-passagem-por-sao-paulo-moro-tira-selfies-em-saida-de-restaurante/

      1. … Será que ‘O Sistema’ considera defenestrar o “juiz”, ‘mor(T)O’?!…
        Combate à corrupção que não atinge desde o GÂNGSTER mafiosíssimo eduardo ‘CU(nha)’ até o decadelatado ‘Aécio 1/3 El Chato Principado de Liechtenstein Furnas Forever’, passando pelo ‘TRAIDOR-mor da nação em frangalhos’, o Mimimichel TEMERoso “parceirão do ‘CU(nha)’ em todas as picaretagens”, segundo o Ciro Gomes…
        Combate à corrupção?!
        Sei!…

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        Juiz Sergio Moro é escoltado por *12 seguranças ao participar de evento180

        Valor29/03/201615h43

        [E que paga esta lambança?! Adendo nosso!]

        Moro é acompanhado por 12 agentes federais. Até para ir ao banheiro, o magistrado é acompanhado por dois agentes de segurança. Moro participa do evento “Combate à corrupção: desafios e resultados. Casos Mãos Limpas e Lava-Jato”.
        Também participam do seminário o juiz italiano Piercamillo Davigo, que integrou a Operação Mãos Limpas na Itália, na década de 1990, e o procurador da República integrante da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba, Paulo Roberto Galvão.

        CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2016/03/29/juiz-sergio-moro-e-escoltado-por-12-segurancas-ao-participar-de-evento.htm

  9. Esse mencionados,meros PARASITAS DOS COFRES PÚBLICOS,como de resto quase todo o JUDICIÁRIO,hoje espelhados no que afirma O MORU-UNGAVA,e apoiado pela MÉDIA HEGEMÔNICA DA BURGUESIA,tentando tirar da SOCIEDADE QUE VOTA e expressa a TESE ITALIANA QUE RESULTOU NUMA LIMPA DOS PODERES CONSTITUÍDOS LÁ,e cujo resultado,RESULTOU NA ASCENSÃO AO PODER,do IMACULADO,na visão desse PULHA DO MORO,no SENHOR BERLUSCONI exemplo para esse tipo de CANALHA o que melhor pode produzir,a INTROMISSÃO DO PODER JUDICIÁRIO NAS MAZELAS DO ESTADO,um grupo de pernósticos pseudo intelectuais,que para fugir do debate claro,utilizam até em suas sentenças,o VELHO LATIM,uma LÍNGUA MORTA,para embaralhar o cérebro bitolado de muitos que se acham esclarecidos.E lamentavelmente produzem MONSTROS DO TIPO CITADOS PELA MATÉRIA, e que arvoram direitos que não deveriam ter,POIS NEM OUTORGA TEM.Votos,senhores pernósticos defensores dessa canalha,que ocupa a quase totalidade de UM PODER CAPENGA,pois não tem VOTOS.E não os tendo,gozam ainda mais,do INSTITUTO DA IMPUNIBILIDADE,pois não existe FÔRO que possa julgar seus crimes,pois o resto da sociedade,os tem,e muitos,cujo objetivo maior,é cuidar do patrimônio dos ricos e mandar prender o POVÃO.Então,senhor Marcelo,esse tipo de criminoso,ora de toga e ora investidos de AUTORIDADE,como esses dois citados,mais o GOLPISTA MAGISTRADO,deveriam isso sim,serem da POPULAÇÃO CARCERÁRIA,e não estarem nos lugares em que estão.A única coisa que o povo deveria ter por eles,É ÓDIO DE CLASSE.

  10. Não é que o Gilmar tenha jagunços no Mato Grosso, como acusou o Joaquim Barbosa, Gilmar é o próprio jagunço, da Casa Grande.

  11. Hoje publicaram uma carta de boas intenções chamada de 10 Medidas contra a corrupção divulgada pelo Procurador de República do Paraná. Trata-se de uma série de medidas, todas elas louváveis mas que são chavões repetidos há décadas. Nada de novo. Interessante que praticamente para todas os remédios já existem na Lei e são, quando são, aplicados de forma seletiva como se vê hoje em dia. Acreditaria na boa fé de tantos que produziram o tal documento se agissem com o mesmo ardor cívico contra o Cunha, os senadores do DEM e tucanos delatados, o ex presidente tucano e seus ministros também delatados e por aí vai. De boas intenções o inferno deve estar cheio e esse documento que pretende se transformar em Lei parece ser mais um jogo para a plateia do golpe.

    1. Bernardo muitas das medidas propostas pelo MPF são, na verdade, enormes retrocessos para os direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos previstos na CF. Entretanto, muitos que a assinaram sequer tem noção que podemos estar gestando um “Estado Policial”. Uma delas prevê justamente tornar legal provas colhidas de forma ilegal, por exemplo. Aqui entrariam, por exemplo, escutas sem autorização judicial. O caso da “condução coercitiva” e a “divulgação ilegal dos grampos do Lula, família, colaboradores e autoridades” pelo Juiz(Imparcial? Será?) Moro é apenas uma pequena amostra de que o Judiciário e o Ministério Público ainda NÃO estão preparados para exercerem suas funções de forma republicana como se espera deles. E dar mais poder a eles para cometar atrocidades, neste momento, é uma temeridade. Não se iluda! O PF, MP e o Judiciário estão perigosamente fora de controle, já que o CNMP e CNJ ainda se mostram extremamente lentos e corporativas para coibir abusos de seus membros. E os três exemplos acima citados pelo Brito apenas confirmam a regra, mas poderíamos citar outros casos, como o Juiz do Caso Eike Batista, ou mesmo o caso do membro do MP de Contas do TCU que foi uma manifestação anti-Dilma e formulou a tese das “Pedaladas Fiscais” aprovada pelo TCU. Ou ainda o caso mais recente de um juiz que deu uma liminar impedindo a posse do Lula, e tinha no Facebook inúmeras manifestações anti-Dilma. Deveriam se julgar “suspeitos” pela legislação que rege a magistratura e o MP, mas não tiveram essa ombridade. Sacou qual é o risco? Se fazem contra o Lula, o que fariam a um cidadão comum?

  12. FALANDO A SÉRIO!
    Podem desligar os aparelhos!
    Ou o Brasil enlouqueceu no cinismo e na inépcia!
    Dileto(a) leitor(a), por favor, coloque o cinto de segurança, use uma máscara contra absurdos, e chore copiosamente, se puder!…
    Simplesmente inacreditável!
    Absoluta esculhambação criminosa!
    Ainda bem que eu vomitei!
    Quase as tripas iam juntas!…

    $$$$$$$$$$$$$$$

    Um dos membros da força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato, o procurador da República Paulo Roberto Galvão de Carvalho, também proferiu palestra [em simpósio cujo tema é ‘Combate à Corrupção’, e que conta com a participação do juiz Sérgio Moro] . Ele [o procurador Paulo Roberto Galvão de Carvalho] apresentou defesa a acusações de que a operação só investiga “um lado” e de que prende investigados para forçá-los a fazer uma delação premiada.
    “O esquema não é [de] órgãos da administração pública federal beneficiando partidos da oposição, nem poderia ser. Não faria sentido que os órgãos da administração pública federal fossem colocados à disposição da oposição para que ela arrecadasse dinheiro para suas campanhas. Não há lógica em que a gente ache o dinheiro da Petrobras sendo destinado a um partido da oposição”, disse.
    Segundo ele, no entanto, a oposição pode ter sido beneficiada em situações específicas, quando detinha alguma importância para o esquema de corrupção. De acordo com o procurador, porém, esses casos ainda estão “sob investigação”.
    “A oposição pode ser beneficiada quando tem algum poder relevante sobre aquele esquema. Isso coincide com fatos que ainda estão sob investigação, no sentido de que quando a oposição teve algum poder sobre a Petrobras ela também foi beneficiada, e isso ocorreu nas comissões parlamentares de inquérito (CPI) que investigavam a Petrobras. Nesse momento, faz sentido que tenha havido destinação de dinheiro para outros partidos que não os partidos da base”, acrescentou.
    Segundo o procurador, o prazo de prescrição dos crimes inviabiliza que as investigações sejam voltadas para o período anterior ao do PT no poder. “Os fatos ocorridos em governos anteriores ocorreram, portanto, há mais de 13 anos. Para que a gente pudesse condenar alguém com fato ocorrido com mais de 13 anos, essa pessoa tem que ter uma pena final, por um crime, acima de oito anos de prisão. Na própria Operação Lava Jato, salvo engano, a gente não tem nenhuma condenação de nenhuma pessoa a oito anos por um crime”, ressaltou.
    (…)

    em
    Moro pede mobilização da sociedade civil para combater corrupção
    Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil
    29/03/2016 21h26 São Paulo

    FONTE:
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-03/moro-pede-mobilizacao-da-sociedade-civil-para-combater-corrupcao

  13. Como alguém (que não recordo) já disse, o MPF é um monstro.
    E o ministro Gilmar Mendes é a teratologia jurídica em carne e osso.

  14. Pois HOJE,ALÉM DO LIXO ZERO HORA,Pig-meu do PIG,devido a sua estatura , se presta também,o CORREIO DO POVO,que no passado foi de BRENO CALDAS,homem de DIREITA,mas não burro,para exaltar declarações de mais um PARASITA DOS COFRES PÚBLICOS,um dos CANALHETES da LEVA-PATO, que é como a FIESP homenageia seus seguidores,com PATINHOS,que são,e com a CUMPLICIDADE DOS ” JORNALISTAS ” que lá alegam que trabalham,e o HERÓI DESSA GENTE,faz declarações que mereceriam fosse trancafiado e algemado,na CADEIA MAIS PRÓXIMA.Mas os sabujos do LIXINHO CORREIO DO POVO,dando-lhe a maior cobertura.E depois,quando as coisas voltarem o normal,e perderem suas boquinhas,vão dizer que estavam arrependidos,como a GLOBO.

  15. Pessoal, não vamos tapar o sol com peneira.Todos nós sabemos que esse golpe pode ser destruido com o emprego das forças armadas, todavia, elas não estão do lado da Dilma e isso ela sabe e tem receio de autorizar esse emprego e receber uma desfeita o que aumentaria o propósito dos golpistas. Ela faz o jogo correto, não ordena ações das forças armadas, mesmo, como sua comandante suprema o que deixa os golpistas também na dúvida e isso vai alongando o golpe.Portanto temos (os legalistas) uma missão, o enfrentamento físico, armado ou politico. Vamos para às ruas para o que der ou vier. Vamos dispostos a vencer ou vencer. Não tenhamos medo de morrer pois isto um dia acontecerá com cada um de nós.Vamos deixar nossos filhos e familiares em casa. Essa causa é nossa. Vamos redimir 1964 que ficamos olhando a banda passar e não lutamos.

  16. A respeito do Deltan Dallagnol, mesmo que fossem prescritos os prejuízos, a população tem o direito de saber quem são os agentes políticos que a roubaram para que tenham a chance de excluí-los através do escrutínio popular, uma eventual retomada de poder e consequentemente de suas práticas. Até porque todos ainda andam livremente por aí atentando contra o bem público e a democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *