Ataque a Ciro no JN é ovo chocado faz tempo

A “denúncia” contra Ciro Gomes, sobre a qual o Jornal Nacional ontem dedicou extensa reportagem, praticamente copiando o texto publicado pelo Jornal O Globo é conhecida há, pelo menos, um ano.

Em 30 de setembro de 2017, a Veja publicou que ” a delação da Galvão Engenharia vem tirando o sono das equipes de dois presidenciáveis pouco citados na Lava-Jato, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes“.

Em novembro daquele ano, Luiz Edson Fachin pediu “ajustes pontuais” na delação.

Porque este ovo, chocado há tanto tempo, eclodiu ontem?

A “reportagem” do JN não traz nenhuma informação nova em relação às publicadas por O Globo. É, sem tirar nem por, uma coletânea de recortes do jornal, que se estende por quatro minutos e meio, um tempo que só se dá a grandes acontecimentos ou, como no caso, matéria de interesse editorial. Ainda mais sem nenhum material de apoio.

Destruir apoios de Ciro na classe-média para alimentar uma subida de Jair Bolsonaro neste eleitorado? Ou deter, neste mesmo segmento, um crescimento do ex-governador do Ceará que “contivesse” o crescimento de  Fernando Haddad?

Desqualificar seu apoio, num segundo turno a  Haddad?

Apenas demonstrar-se imparcial e por fim aos boatos de que estaria apostando numa “alternativa Ciro” na qual, entre todos os institutos, só o Datafolha, ainda que discretamente, põe suas fichas? Se é isso, assemelha-se às ilusões de Ciro com o ‘Centrão’, esperança que o fez cometer vários erros de condução da campanha.

Seja o que for, pela idade e qualidade do material usado, bom jornalismo não é.

Se fosse, um ano depois de levantada a acusação, o assunto já teria sido tema para muitos “exclusivos”, porque o conteúdo, como se viu pelo histórico, já tinha “aniversário de vazamento”.

Tem batata nessa chaleira, diria Leonel Brizola.

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. O Ciro, algum dia, vai entender que é preciso ter lado e, além disso, deixarr isso claro. Será que ainda acha que não e deve colocar em andamento o projeto de regulamentação da mídia?

    1. CARLOS, quando a boiada se dispersa, o boiadeiro (GLOBO) fica sem saber o que fazer, corre pra todos lados, e só faz bobagens, vem outras por ai.

    2. Sejamos honestos. É preciso lembrar que Ciro usa os mesmos argumentos que Lula e Dilma usaram para recusarem a regulação da mídia e não há a menor esperança de que Haddad venha a por em prática qualquer ação nesse sentido.

  2. Menos mal que a banda podre da midia nao tem a mesma força, depois que perderam o controle da informaçao foi junto a credibilidade, o judiciario, o futebol brasileiro e as facçoes de direita. Mas ainda trabalha pelos seus interesses proprios como exemplo a defesa dos interesses do cartel dos bancos privados que sao seus grandes parceiros anunciantes. Uma reforma na midia teria grande aceitaçao popular principalmente por que a marca “globo” esta queimada e caiu no descredito popular.

  3. A Globo está apostando no Alckmim ?, só pode ser. Ciro, não fica magoado com a Globo não, afinal, no cu dos outros é refresco !

  4. Começam a pressionar contra Ciro pra deixá-lo de cabeça baixa no segundo turno e poderem manobrar melhor a campanha contra o PT. A Globo é useira e vezeira em artimanhas e nenhuma delas tem qualquer sinal de honestidade ou de jornalismo sério.

  5. Com certeza aí tem, pois da Globo só pode sair o pior que existe para interferir no processo eleitoral. Só que eles não têm mais o poder que tinham quando inventaram e elegeram o Collor.

    #HaddadEManu

  6. Se o número de votos brancos e nulos aumentar significativamente, Bolsonaro pode liquidar a fatura no primeiro turno.

    A propósito: ninguém parece estar prestando atenção a um fato preocupante: a identificação biométrica poderá ser usada para impedir a votação de uma parcela significativa da população mais pobre.

    Talvez a Globo esteja contando com isso.

  7. Tenho dito e chamado a razão de todos… compreendam de uma vez por todas que a luta deles é contra tudo que têm qualquer feição de progressista. Eles apenas escolhem alvos prioritários e vão avançando tal qual descrito no poema de Brecht.
    Neste sentido as duas candidaturas do nosso campo tem gerado uma confusão na cabeça do golpe. Se dedicar munição para destruir uma a outra fica em situação de Vitória virtual.
    Entendam também, as candidaturas de Haddad e Ciro são complementares.
    É hora de segurar o ímpeto, dedicar solidariedade a Ciro, evitar o “eu ti disse” e dar um passo importante para superar as as contradições do dois grupos progressistas.
    Logo os canhões estarão voltados para o maior inimigo dos golpista que é PT, Lula e Haddad. Não podemos perder oportunidade de atacar o Instituto das delações sem provas e requentadas segundo os interesses dos golpista.

  8. A turma de Lava Jatense estão em desespero. Estão arrancando defunto da cova. E o Aecin do pó???? Estes vagabundos não falam nada???? E a turma Roubo Anel???? E a turma do zé cerrote com o Paulo Afro??
    Cambada de FDP com esta lava jato!!!!!!!!

  9. O Ciro é uma pessoa boa, mas tem dia que ele procede igual menino:Jogando água fora da bacia.
    Juízo né Ciro.

  10. Tudo isso tem um nome, chama-se DESESPERO. O desespero já produziu um Golpe de Estado. O desespero daquela minoria que detém o poder de fato (dinheiro e meios) e fazem de sua vontade antidemocrática uma realidade para todos. Só outro poder pode enfrentá-lo e contrarestá-lo e esse poder chama-se poder democrático e popular. Portanto, cidadãs e cidadãos, às urnas.

    1. Também acho que a direita está totalmente perdida, sem saber pra que lado atirar.

      #HaddadEManuela
      #LulaÉHaddad

    2. Eles estão tão desesperados e perdidos que não conseguem mais vislumbrar o que pode ser melhor, menos mal ou pior para os seus próprios interesses. Mas o sentimento de superioridade, de poder que produziu o vício anti-democráticos de intromissão e manipulação impede que eles deixem a eleição seguir o seu curso natural e o povo escolher e eleger o que for o melhor para si.

  11. A meu ver, é uma tentativa de desidratar Ciro e abrir espaço para o voto útil”antipetista” em Alckmin.
    Creio que vão inflar o tucano na propróx pesquisa, fazendo-o “ultrapassar” Ciro.
    O poder psicológico dos gráficos de evolução dos candidatos é mais forte na reta final…
    Imagine se, e se, o Bolsonaro já estiver inflado em uns 4%?
    Alckmin ser inflado em uns 4%?
    Faz os gráficos…
    E diz que só o alckmAl pode vencer o “extremismo”?
    Acho que o Bolsonaro tem que botar a farda de molho…
    Vai dar certo? Difícil, mas não duvido que tentem…

  12. Lula cresceu muito nas pesquisas assim, com essas reportagens fajutas da globo. Querem fazer o mesmo com o Ciro agora. Logicamente contra o Lula o objetivo era destrui-lo com essas reportagens no JN. Mas com o Ciro só estão promovendo o Ciro, pois sabem que as denúncias são vazias e carentes de provas. É mais do mesmo só que com outro objetivo agora. Até porque os acusados são irmãos do Ciro e não o Ciro propriamente. Não tem nada a ver com governos do Ciro.
    Acho que só agora ( com o pífio Alckimin ) a Globo percebeu que suas reportagens contra o Lula foi um tiro no próprio pé.
    Talvez queiram mesmo mostrar isenção que não possuem. Assinar esses jornaloes é jogar dinheiro fora. Acho que só vale a pena para jornalista.

  13. Se a Globo é a favor, eu sou contra. Se ela for contra, eu sou a favor! Simples assim, como aliás já nos ensinou o grande Brizola! #LulaLivre

  14. Brito,
    O Datapoder360 também colocou Ciro lá em cima, com 14%.
    E mais: Na pesquisa Ibope do dia 11 de setembro, mostrava Ciro com votos de maioria “Masculinos” e que assim permaneceram no mesmo patamar na faixa dos 11% nesta pesquisa.
    No mesmo período os votos femininos, que eram 10% foram p 17% na pesquisa do poder360.

    https://uploads.disquscdn.com/images/594b0bf8524a3874453c2a029d5258f872af2d337e5098aa411bc4f47d087282.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/0e549d57d56e360f16ce4872d1cb18effb69d5d23dbbeaca9b1c52a87a0eeb80.jpg

    Se tivesse seguido o fluxo normal, Ciro teria hj 10% dos femininos e Haddad uns 27, chegando prticamente aos 26% dos votos totais, com Ciro se agarrado nos 10%. Segundo o Ibope, até início do mês Ciro sempre teve mais votos masculinos q femininos.

    A partir da criação do Movimento #EleNão, encabeçado por globais, tendo entre elas Patrícia Pillar, que já havia poucos dias atrás assumido na mídia apoio e voto a Ciro, os votos femininos que até então possuíam um fluxo “natural” pró Haddad, principalmente por ter como vice a Manuela, que é uma das maiores defensoras das mulheres, a partir disso, os votos femininos começaram ser DIVIDIDOS entre Haddad e Ciro.

    Esse movimento foi o principal “freio” da subida natural que Haddad estava apresentando até então, (os tais 1,5% ao dia)!
    Perceba que os votos femininos de Ciro e Haddad estão praticamente empatados, dentro da margem de erro!
    Entre os votos masculinos, seguiu-se o “fluxo natural”, e Haddad hoje aparece com 120% a mais.

    Qual a outra explicação pra isso?

  15. A Globo Organizações MafioCriminosas &$ (nazi)Golpistas desfere estes ataques anunciados objetivando deter a migração de votos do “Coiso/ele NÃO” para o Ciro Gomes!
    Com a manobra pra lá de manjada, empurrar “O Coiso/ele NÃO” para o segundo turno, e depois “salve-se quem puder”!
    “Farinha pouca, o meu Projac (sic) primeiro”!
    O resto é o luar de Paquetá!

    1. … Ô prezado Luiz Mattos, “estão dizendo por aí” que este ataque com aspas ao Ciro Gomes significa um despiste!
      O próximo míssil anunciado pra valer, a tal manjada “pala de prata” dos canalhas, a ser desferido pelos nazigolpistas será o factoide antonio Pulhoci do criminoso ‘mor(T)o’!
      Até o “esFAKEamento” do “Coiso/ele NÃO” será um traque de massa!

  16. Preparem-se que a próxima será contra o PT, alguém duvida? Este o adiamento para finalizar o inquérito sobre o fura Bozo é bem suspeito, pelo que li, já há entrevistas agendadas, ai tem!!

  17. Com certeza o medo da globo, é que vá Hadad e Ciro, pra o 2° turno, primeiro eles eliminam as chances de Ciro, depois elimina Hadad no 2° turno com alguma reportagem bombastica, simples assim.

  18. Seja qual for o obscuro interesse não revelado, o fato é que as Organizações Globo estão atacando Ciro.
    Mas no tema “corrupção”, tudo indica que Ciro tem uma armadura de Titânio

  19. Jailson,

    Fiquei na duvida. Na reportagem, Ciro não tava descontrolado, parecia bem humorado. Em circunstancia normal ele estaria exaltado, afinal a honra do Coroné foi posta em dúvida. Teve um tempo enorme para se defender. Fez uma boa defesa de sua história politica. No meio entender, a resposta foi suficiente para o povo entender que era mais uma delação sem prova. Mais uma armação dos delatores. Acho que pode ser uma coisa meio acertada ou para disfarçar um futuro apoio, ainda que disfarçado, a Ciro. Quem quer embarcar nessa teoria da conspiração, do tipo Globo e Ciro tudo a ver.?

  20. Não teria uma explicação mais obvia para tirar Ciro da eleição? A de que é mais fácil derrotar haddad no segundo turno? Pelo menos é isso que indicam as pesquisas.

  21. Muito provavelmente é uma tentativa de ajudar o Alckmin ir para o segundo turno na reta final. Desespero puro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *