As pernas (curtas) que a Veja pôs no extrato falso de Romário

vejamarin

Meu filho menor, nos já distantes tempos em que tinha 3 anos de idade, tinha, como muitas crianças, a mania de andar agarrado a um brinquedo, no caso um trenzinho de metal. Quando saía com ele, punha o trem sobre uma mesa e lhe perguntava: o trem tem pernas? o trem vai andar sozinho? Então ele vai estar aí, no mesmo lugar, quando a gente voltar….

Parece que não é assim com os brinquedinhos da revista Veja que, ontem, apresentou à ombusdman da Folha, “explicações” que não esclarecem nada, senão a covardia da revista no episódio do falso extrato bancário atribuído ao senador Romário.

Eurípedes Alcântara,  diretor de Redação diz que “por maior que seja a certeza do repórter sobre a origem e a autenticidade, o documento é só o começo de um processo bem mais complexo de apuração. Pode ocorrer -e não estou sequer cogitando ser esse o caso do extrato- que a verdadeira história esteja em como o documento saiu de um HD ou de um arquivo na nuvem, ganhou pernas e chegou ao jornalista.”

Sério?

“Seu” Eurípedes, diga isso ao juiz no processo de indenização que o Romário está abrindo contra a Veja e o baixinho vai estar bem mais perto dos R$ 75 milhões que exige da revista.

Um extrato bancário falso , como o trenzinho do meu filho, não ganha pernas.

É produzido por alguém com a intenção de fraudar a boa-fé de pessoas ou instituições se para isso não precisa de pernas, mas de mãos que o conduzam ao lugar onde vai produzir o mal que se pretende.

E estas mãos ou são ingênuas e são iludidas pelo bandido que fez o simulacro ou são tão bandidas quanto ele, por o fazerem por seus próprios interesses, materiais ou políticos.

Se, admitamos,  não foi por má-fé, porque é que Veja não revela quem a colocou neste crime?

Porque a relação de confiança entre jornalista e fonte – se é essa – foi quebrada antes, quando se deu a publicar um extrato sabidamente forjado.

Aliás, quando se tratava de emprestar veracidade ao documento, Veja foi bem menos econômica com o sigilo de fonte, ao afirmar que o documento estava “nas mãos do Ministério Público”.

Se não é uma mentira da Veja – e aí novamente a falsidade para impressionar incautos – é o caso de perguntar-se quem é que levou o papelucho aos promotores e quais deles o vazaram para a revista.

E, igualmente, envolvido na história, porque é que o Ministério Público não abre uma investigação para saber quem, entre seus membros, serviu a esta patranha criminosa.

Até meu filho, aos três anos, era capaz de compreender que um trenzinho, como um extrato, não ganha pernas sozinho.

Ou no Brasil onde a Veja diz que é preciso acabar com mentira e a impunidade a Veja quer criar, para si, uma superminoridade penal onde a ela – e só a ela – seja permitido dizer  que o extrato falso ganhou perninhas e foi andando até à redação, sozinho, e se ofereceu para ser publicado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Já sugeri ao baixinho e seus advogados dobrar a indenização visto que se trata de confissão de má-fé ou dolo.
    Mas o mais incrível que até a máfia do PIG começou a se desentender em seus objetivos espúrios.

  2. Enquanto essa corja de vagabundos TOGADOS protegerem, ou melhor se borrar nas togas, com medo deste resíduo sólido que é a Veja, não acontece nada.

    Estes pilantras togados são tão sem vergonha que te uma diretriz que diz exatamente assim:

    Vale ressaltar que, conquanto tenha-se conferido ao magistrado a prerrogativa de fixar a verba indenitária, segundo critérios escolhidos livremente, este deverá ater-se sempre aos princípios gerais de direito, costumes, e, principalmente, às peculiaridades de cada caso concreto, de modo a evitar que a repercussão econômica da indenização se converta em enriquecimento ILÍCITO de uma das partes, ou ainda, que o valor seja tão ínfimo, que se torne inexpressivo.

    Vamos ver se eu entendi, os juízes são tão sem vergonha que até suas sentenças são consideradas ILÍCITO.

    Sem dizer que LEI pra eles não servem para nada né, pois eles tem a aberração do LIVRE CONVENCIMENTO $$$$$$$$$$

  3. A VEJA é inimputável não por ser dimenor,pequena,rasa,ínfima.É inimputável pela anomalia psiquica, retardo mental de seus Jornalistas(?),que não podem responder por si judicialmente,assim como os menores de 18.

  4. Pois eu acho que a fonte é o MP.Quase todos eles,GOLPISTAS DE CARTEIRINHA,querem embananar a CPI,pois pode atrapalhar seus planos golpistas e como quase a totalidade é constituída de CABEÇAS DE BAGRE,utilizam qualquer coisa em seu proveito.Até esse lixo de revista.Por falar em MP,se alguém souber de qualquer benefício ao país,de autoria do MP,gostaria que me dissessem onde,como e quando.Nunca esquecendo que dois expoentes da BRASILIDADE,são originários do MP.Dr.Joaquim Barbosa e Dr. Gilmar Mendes.São o produto mais loquaz do MP.

    1. se não me engano a fraude conhecida como Demóstenes. O MP tem projeto político.
      Só não vê quem não quer!!!

  5. A retratação sobre calúnia contra O Romário deveria de maior valor, pois a desculpa esfarrapada ficou muito pior que a mentira.

  6. “Aécio quer ser presidente da República a qualquer custo. Não importa o agravamento da crise política; não importa a inviabilização da governabilidade pela aprovação das pautas bomba que sabotam o ajuste fiscal e agravam a crise econômica; não importam os riscos de mergulhar o Brasil em graves conflitos políticos, com a possibilidade de convulsões e confrontos de rua; não importa o desencadeamento da violência política como foi mostrado no atentado ao Instituto Lula. O que importa é a ambição desmedida de um irresponsável político que só pensa no seu interesse.”

    1. Dá para imaginar o Brasil tendo aécio como presidente? O cara é um mané total. Quem souber responda: o que esse sujeito fez por Minas em oito anos de governo? Que eu saiba só o caríssimo e super-faturado Centro Administrativo.

  7. Caro Fernando…

    o fato ´que a maioria dos promotores (se não todos) são iguais as repórteres de VEJA: criminosos!

    E pode publicar! Meu nome está aí! Diga que me processem!

  8. Brito, a Veja faz o que faz, reincide nos crimes, porque ela sabe que as nossas instituiçoes da justiça estao na mesma lama que ela e que nada de concreto acontecerá, ou seja, vai dar em nada à altura dos crimes que ela pratica. A tal “justiça” vai brincar de investigar e nessa vao confundir e encobrir todo o jogo sujo que aconteceu e acontece nos bastidores dessa revista-esgoto.

    A podridao dessas ditas instituiçoes e suas “autoridades”, as suas omissoes de toda ordem, partidarismo polítíco escancarado só ficaram mais em evidencia por causa da tal Operaçao Lava Jato para pegar só petistas, mas a verdade é que essas instituiçoes sempre jogaram e jogam mesmo é nas sombras e com vistas a proteger a si mesma e aos “seus amiguinhos”, óbvio.

    Pizza de que? Tem para escolher:
    O que aconteceu com a operaçao castelo de areia?
    O que aconteceu com a operaçao satiaghara?
    O que aconteceu com a operaçao banqueiro?
    O que aconteceu com a investigaçao do aeroporto de Claudio do titio do aécio?
    O que aconteceu com a investigaçao dos 500kg de pasta de cocaina ?
    O que aconteceu com a denúncia da lista de Furnas?
    O que aconteceu com a denuncia do Rodoanel de sp?
    o que aconteceu com a denuncia do tremsalao paulista?
    O que aconteceu com a denuncia da privatizaçao das teles?
    O que aconteceu com a denuncia da privatizaçao da CSN?
    O que aconteceu com a denuncia do Banestado?
    O que aconteceu com a investigaçao da venda do Bamerindus?
    O que aconteceu com a investigaçao envolvendo a veja-esgoto e carlinhos cachoeira?
    O que aconteceu com a operaçao zelotes?
    O que aconteceu com a denuncia do Anastasia?
    O que aconteceu com a denuncia de compra da reeeleiçao do decrépito fhc?
    O que aconteceu com a investigaçao da pasta rosa?
    O que aconteceu com a investigaçao da compra das ambulancias paulistas?
    etc…etc….etc….etc….etc…etc…..etc……etc…..etc……etc…

    O Brasil é o país da impunidade total e irrestrita.
    A justiça brasileira perdeu a decencia e os escrúpulos, se é possível que se perca o que nao tem.

    Daniel D., fhc, aécio, o JS tarja-preta, e tantos outros estao morrendo de rir do povo brasileiro que ainda acredita que o nosso poder judiciário trabalha para fazer justiça.

    Um país com um poder judiciário desse, uma emissora como a globo-lixo e suas afiliadas, com uma editora chamada Abril com baixo nível revista como a veja-esgoto, com jornais como Folha,Estadao, O Globo e seus outros jornais espalhados pelo país, uma TV cultura com apresentador com o nível de um Augusto Nunes, etc..etc, só tem mesmo é que acreditar em papai noel para justificar tamanha desinformaçao excretada sobre suas cabeças todos os dias durante todos esses anos.

    Para passar o país à limpo metade das ditas “autoridades” da República cairia em queda livre e a regulaçao da mídia teria que ser uma realidade. Nem vou falar da farsa das nossas urnas eletronica com os seus “backdoors”, porque isso seria chover no molhado.
    Enquanto essas e outras coisas nao acontecerem vamos brincar de faz-de-conta.

    Quem gosta de tapar o sol com a peneira acredita em Moro, le a revista-esgoto, assiste a globo, gosta do tio Rei, queria ver aécio presidente e depois reclama que o país é uma M… por causa dos progressistas.
    Esses merecem o país M… que eles ajudam a construir todos os dias..

      1. Quer ver a cara da justiça brasileira, a mesma que muitos acham que vai punir a Veja?

        Esta notícia é referente à responsável da Operaçao Publicano” do Paraná, o estado do tal Moro que limpou a b…com a constituiçao e garantias constitucionais.

        Do DCM, hoje -http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/promotora-do-pr-provoca-acidente-ao-dirigir-embriagada-e-e-liberada-na-delegacia/

        “A promotora do Ministério Público do Paraná (MP-PR) Leila Schimiti foi levada para a delegacia na noite de sábado (9) após se envolver em um acidente de trânsito com três carros em Londrina, no norte do Paraná.
        De acordo com o Boletim de Ocorrência, a promotora responsável pela Operação Publicano, que investiga um esquema de recebimento de propina dentro da Receita Estadual, apresentava sinais de embriaguez. Leila se recusou a fazer o teste do bafômetro, ainda conforme o boletim.”
        —————————————————————
        O que voce acha que vai acontecer com a promotora??? Acha que o delegado ou o MP vai apurar alguma coisa????

        O corporativismo protege os seus. Sempre.

        O nosso Poder judiciário está na lama e opera nas sombras.

        1. É esse tipo de gente que quer investigar um esquema de recebimento de propina dentro da Receita Estadual??

          Os investigados devem morrer de rir do MP, da justiça brasileira, do povo alienado, do país desmoralizado em todas as esferas de poder e instituiçoes.

          O dinheiro dos ricos nao recolhe impostos aqui nunca! O dinheiro deles vai para paraísos fiscais porque o Brasil, para eles, nao passa de lixo, merda..

          Falta decencia nas ditas autoridades. E as instituiçoes estao inundadas desse tipo de gente concursada pagas com dinheiro público.

          Numa limpeza geral mais da metade iria prá rua!!

  9. O meu “sonho de consumo” para este caso é que o Banco Suíço BSI também processe a Veja, tanto aqui no Brasil como na Suíça e que, ganhando a causa (que seja na casa dos milhões) consiga bloquear dinheiro em conta da Veja, preferencialmente descobrindo alguma eventual conta dos diretores ou donos da revista na própria Suíça…

    Já imaginaram um bloqueio de dinheiro da própria Veja na Suíça para pagar a indenização? hahahaha

  10. Essa é a maior confissão de culpa em um crime, que eu já vi.
    Nem o Moro,algemando, batendo e torturando, conseguiu uma declaração tão clara de “sou bandido,me prendam”.
    Será que a PF ,vai amanhã na casa dele? ou esses valentões gostam mesmo é de dar tiros em fotografias de seus desafetos políticos?
    Se eu fosse o Romário ,triplicaria o pedido de ressarcimento, quem sabe 225 milhões?
    Ainda estaria abaixo do dano causado, mas pelo menos fecharia o panfleto nauseabundo.

  11. Não há diferença entre este documento falso e a prisão dos delatores da Lava Jato. Prende-se o sujeito porque se desconfia que tenha algum crime oculto e alguma informação preciosa para um determinado campo político, e depois de torturas e mais torturas, vai-se à família dele, já desesperada, e se lhe fala que se seu familiar não contar alguma coisa muito grave que saiba, poderá apodrecer na cadeia. O torturado delata os companheiros e os desafetos e só às vezes apresenta provas do que diz. Se nada sabe, chega a inventar histórias para se livrar da cana dura. Mesmo assim, sem provas, a imprensa crucifica o infeliz que foi delatado. A esta licenciosidade, trocando os pés pelas mãos, a Veja pensou que também tinha o direito de obrar, tanto que se identifica com aqueles oficiais da Lava Jato. Pensou que esta possibilidade de exercer a injustiça estivesse generalizada no seu campo político de atuação, o mesmo da Lava Jato. Ela pensou que podia agir com a mesma segurança e o mesmo desembaraço com que agem os da equipe do juiz Moro. E não se sabe ainda bem porque resolveu ferrar o Romário. Que nada tem de bobo. Foi imediatamente à Suíça para se defender. Infelizmente, as vítimas da Lava Jato não podem ir à Suíça para se defender. Esperamos que o juiz do caso do Romário não se identifique com a justiça injusta do caso Lava Jato.

  12. Que outros documentos falsos como este estariam “nas mãos do Ministério Público” sendo usados de má-fé para denunciar e depois condenar pessoas inocentes?

  13. Brito
    Me lembrei do País de Cocagna, que habita o imaginário europeu como uma terra paradisíaca em que a natureza, por ela mesma, se oferece aos homens sem que eles tenham que se esforçar por isso.
    Na magistral pintura com que Bruegel o interpretou, um ovo tem pernas e anda.
    Os repórteres e diretores de Veja estavam ali, na Marginal Cocagna, sem fazer nada, e eis que, de repente, um documento falso, que “acreditou-se” verdadeiro (oh tanto esforço deve ter cansado!), veio andando pelas próprias pernas e se ofereceu.

  14. O duro é saber onde tem mais bandido: se na fétida e soturna redação da Veja ou se nos porões do MP demotucano. Uma das duas personagens pode ter dado pernas ao tal extrato bancário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *