Após Cunha, a vez de Renan

renantv

O vídeo que Renan Calheiros fez divulgar, “chutando o balde” em relação às propostas – a esta altura mortas e insepultas – de ajuste fiscal do Ministro Joaquim Levy é, como se dizia nos meus tempos de rapaz, “a maior bandeira”.

Sinal que já espera, sem mais delongas, uma ação semelhante à que se abateu, semana passada, sobre outros senadores investigados pela Procuradoria Geral da República que são acusados de manter “esquemas” em negócios conduzidos por seus apadrinhados na Petrobras.

O recado foi claro: que o Governo não espere aprovar nenhuma medida econômica no Senado, então.

Não era do interesse de Renan atrelar seu destino ao de Eduardo Cunha, ao contrário.

Se não estivesse na iminência de ser atirado em lama igual, o ladino senador iria servir-se das declarações de guerra de Eduardo Cunha para tornar-se o interlocutor possível do governo no Congresso.

Mas não pode agir diferente do que agiu.

A crise institucional que tomou conta do Brasil não chegou ainda ao seu ápice, embora pudesser ser o ápice, em qualquer parte do mundo, ter-se os presidentes da Câmara e do Senado pessoal e diretamente envolvidos em achaques.

E nem mesmo são recursos para campanhas políticas, são embolsos pessoais, à margem dos partidos.

Embora a leitura da maioria seja a de que Dilma se beneficia do enfraquecimento de ambos, é também igualmente verdade que seu governo, que já não conseguia fazer andar nem mesmo uma pauta conservadora como a do ajuste fiscal, está virtualmente imobilizado.

A política está sendo ditada pelas ações policiais e isso jamais deu boa coisa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Fica esse alerta para as próximas eleições; apesar de não ficarmos esperançosos que já na próxima eleição a maioria dos brasileiros vá votar com consciência. Quem coloca esse tipo de gente lá, somos nós.

    1. Excelente comentário, Deurival.
      Ficamos debatendo a presidência e não podemos perder o foco dos legislativos!
      Temos que promover uma revolução no nosso modo de participar da eleição!
      Botar essas bancadas para correr na base da política, da boa política!

    2. Tem razão em seu comentário sobre o “votar com consciência” nas próximas eleições e essa gente toda está lá pelo voto.
      Porém há que considerar que na eleição passada, ao contrário da primeira eleição da Presidente Dilma, nesta última foi necessário um esforço muito grande e uma mudança de prioridade.
      Aécio sozinho não era páreo e Eduardo Campos por mais que fizesse não arregimentaria o número de votos que Marina teve e muito menos iria apoiar Aécio no segundo turno, como era sabido antes do primeiro turno.
      Marina que serve interesses estrangeiros tem uma cota imensa de responsabilidade pelo que ai está.
      Não podemos esquecer e todos devem cobrar pelas consequências das críticas ácidas e injustas feitas ao governo por uma mulher sem capacidade de administração, quem conhece o ministério que presidiu sabe do que falo e que se deixou picar pela mosca azul.
      Toda a campanha foi alterada para evitar uma derrota da presidente.
      Se me lembro, em tempo algum ela tocou na necessidade da escolha de parlamentares ligados ao projeto de governo.
      Marina e sua trupe devem entrar nessa roda também!

      1. No ministério do meio ambiente, Marina fez apenas o que sempre fez e fará: Lutar a favor de interesses internacionais, contra os verdadeiros interesses do povo brasileiro. Só isso. E para isso ela se disfarça de defensora da selva e do planeta, o que provavelmente não foi sequer escolha dela, dado, segundo dizem alguns, à sua filiação prematura a hostes inimigas do país. Marina defendeu com unhas e dentes os bagres da Amazônia, quando nem sequer sabia o que estava fazendo. Não há uma só especie de bagre da Amazônia ou de todo o país que esteja em perigo de extinção, estão todas elas bem longe disso. Mas um desses heróis da vida selvagem da National Geografic, que não respeitam geografia e muito menos zoologia, falou (para americanos e para o mundo inteiro) em um de seus programas que os bagres amazônicos estavam à beira da extinção. E que isso aconteceria quando o próprio Rio Amazonas ( e não o Xingu) fosse barrado, o que estava em vias de acontecer, para se fazer uma hidrelétrica. Claro que Marina não acreditou em tudo isso. Terá ela apenas pegado a deixa?

  2. Por isso que sempre insisto: é besteira dar importância para os militares.
    E tem mais: esse pessoal que sai às ruas pedindo golpe militar não é tão bobo quanto pensamos.
    É puro jogo de cena. Falam dos militares para desviar o verdadeiro foco golpista.
    Eles sabem que o golpe, hoje, vem do Judiciário, MPF, PF.
    Está escancarado.
    E vou além: mesmo Renan e Cunha podem estar sendo vítimas dessa conspiração.
    Sei que é um pouco de neurose, mas, cá entre nós, faltou “neurose” por parte da resistência em 1964.
    Vejamos: Se Dilma caísse por irregularidades de campanha, Temer iria junto. Na linha de sucessão, viriam os presidentes da Câmara e do Senado, ambos passíveis de ser deletados de cara. Quem assumiria a presidência da República? O presidente do STF, ou seja, o representante maioral do Judiciário! Atualmente está lá um homem honrado, mas…
    Ah, mas ele teria que convocar novas eleições e blá blá blá.
    Sim, é claro. Os militares em 1964 também: só iam botar ordem na “bagunça” e marcar eleições em 1965. Pois é, o fim da história todo mundo já conhece.
    Gente como Adhemar de Barros e Carlos Lacerda não somente apoiaram como patrocinaram o golpe militar porque acreditavam poder chegar ao Planalto pelo voto. Resultado: foram cassados!
    Vejam bem: os figurões do MPF, Judiciário e PF são vendidos como reserva moral da nação, quase como antípodas perfeitos da “canalha política”. Não vai ficar difícil para eles, depois de um “legalíssimo” golpe hondurenho-paraguaio, cometerem um golpe dentro do golpe.
    Sei, sei, é teoria da conspiração demais. Bem, em 1964 também era.
    A história, aqui, pode se repetir como… tragédia mesmo.

  3. Já li que Renam não deverá ser denunciado, a fonte seria a coluna da Mônica Bergamo. Li sobre a descrença do jovem humorista Duvivier sobre a queda de Cunha, inclusive li sobre as próximas investidas de Cunha na volta do recesso parlamentar. Então, parece que as coisas serão ainda piores, com Cunha fomentando a vingança e o ódio e Renam, agora no papel de líder que coube a Cunha,simulando um equilíbrio que foi pras cucuias, completa o serviço para os conspiradores.A farsa do golpe paraguaio virou uma série de terror – Hanibal antropofágico, de muito sucesso entre os conspiradores, tupiniquins e ‘aqueles’ de fora, do norte da América.

    1. Maria Rita (e os outros) leia (m) os 9 inquéritos de Renan para ver (em) que o único de Eduardo Cunha é café pequeno. Todos estão na internet. Eu lí, por isso posso falar de cátedra. O destino certo de Renan é cadeia este ano. Cunha não sei!

      1. Através do inquérito de Cunha vão chegar obrigatoriamente a diversos deputados. Alguns deles pedirão acordo de delação premiada. Pelo mesnos três deles. Será o suficiente para desvendar todo um universo oculto que esconde as razões do sucesso de Cunha e de suas votações vitoriosas contra a Democracia. Então, os inquéritos de Renan parecerão café pequeno.

  4. Deixemos as águas rolarem, ora pois. Se é pra não sobrar pedra sobre pedra…que não sobre, o país, embora pare um pouco, não trava porque suas excelências políticas vão presa. O PT teve seus principais líderes metralhados pelo clã da Mídia/STF e nem por isto se extinguiu, talvez se fortalece mais, quando passar o rancor e o ódio insuflado ao partido. O que não pode é o povo e seus parlamentares progressistas -e são muitos- deixarem ir pra baixo do tapete a OPERAÇÃO ZELOTES, dos Barões da Indústria e da Mídia e a OPERAÇÃO HSBC LIKS, destes mesmos Barões. Porque se não…CAI O MURO DOS CORRUPTOS, MAS FICA MAIS EDIFICADO O DOS CORRUPTORES…assim não dá…assim não pode…não é mesmo FHC???

  5. Caindo o presidente da câmara (e do senado), como fica a situação do congresso? O novo presidente deve ser eleito novamente (em quanto tempo) ou o cargo passa automaticamente para alguém?

    Meu maior receio nisso tudo é que, mesmo caindo os dois (merecidamente, claro), quem entrará no lugar? Não estariam apenas abrindo caminho para, após o estrago já feito pelo presidente da câmara (reforçado ainda mais pelo seu espírito vingativo nesses seus “últimos dias de vida”), para colocarem alguém mais alinhado com os tucanos, por exemplo? Se colocarem alguém menos espalhafatoso, que aparentemente não esteja enrolado na Lava Jato, mas disposto a fazer exatamente o jogo dos golpistas?

  6. Renan sua queda é iminente!
    Mas em uma coisa, lamentavelmente, concordo com esse crápula.
    O Plano econômico do Levy, cópia “light” do plano “Aético”, é um desastre total para a classe trabalhadora.

  7. A mensagem do Moro e cia é clara: Derrubem a Dilma e eu faço isso sumir, não derrubem e arquem as consequencias.

  8. Talvez fosse interessante o senador explicar o dinheiro que sustentava seu filho e sua amante!!!

    Quem sabe a Mendes Jr. possa dar explicações…

  9. Já que Renan fez o discurso para Cunha” eu sou você amanhã”; já que as coisas estão escancaradas, está na hora do governo colocar rumo em tudo, Ir CNJ contra os pseudos homens ditos da justiça(G.Mendes e o juiz de comarca Moro), chamar a razão as duas casa(Senado e Câmara) e partir para grandes reformas , falando ao povo o que se está fazendo, não deixando para mídia de terceira ficar mentindo e deturpando a realidade. A verdade é a arma contra os golpistas.

  10. Coincidência ou não, ambos (Cunha e Renan) são oriundos da base Collorida de 92. Junte-se a Roberto Jefferson está formado o batalhão que não conseguiu deter o impitman colorido. Tudo gente boa !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *