Aos juízes, não basta serem deuses. É preciso que sejam deuses maus

juiznani

Publica o Estadão a decisão do desembargador Freitas Filho, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, de soltar o jornaleiro José Valde Bizerra, de 62 anos, preso desde dezembro do ano passado por xingar o juiz José Francisco Matos, da 9ª Vara Cível de Santo André.

Certamente pesou na decisão o fato de ter saído no jornal, dias atrás,  o absurdo de uma condenação a  7 anos e 4 meses de prisão por xingar alguém.

Embora o alguém fosse um juiz, e não um ninguém, como nós.

Ainda assim acho que quase todos nós fomos xingados de algo.

A maioria das vezes, até, sem merecer.

Mas duvido que qualquer um de nós, passada a fúria da ofensa, viesse a querer que nosso ofensor gramasse tantos anos de cadeia por um “filho da p…” que fosse.

A porfia envolveu dois josés, mas o que acabou na cadeira foi o Bizerra, jornaleiro com mais de 30 anos de banca em Santo André, que teve de deixar o lugar onde trabalhava. Tudo porque se meteu a alugar um outro ponto, num terreno ao lado do cemitério, vejam só.

Não sei você, mas acho que nenhum monstro agressor sobrevive como jornaleiro por três décadas.

Pois a a juíza Maria Lucinda Costa, da 1.ª Vara Criminal de Santo André, colega de prédio do outro José, este o Juiz da 9ª Vara Cível do mesmo forum, condenou Bizerra  à cadeia por 7 anos e 4 meses como “uma ameaça à ordem pública”. A juíza expediu mandado de prisão. Bizerra foi preso no dia seguinte e nunca mais saiu da cadeia, conta o repórter Alexandre Hisayasu.

Por três vezes Bizerra teve negado um habeas corpus.

Uma delas pelo desembargador Freitas Filho, que agora o solta, depois que o assunto foi para os jornais, porque “ao que se depreende dos autos, ao reverso do que quer levar a crer o impetrante, a custódia cautelar do paciente, de fato, desponta imprescindível, independentemente dos predicados que ostenta, para assegurar a garantia da ordem pública”.

A transformação dos juízes – e desembargadores, e ministros, e promotores e procuradores – tem um lado tão ou mais perverso  do que a montanha de dinheiro público que sustenta seus privilégios.

É que os R$ 30, 40, 50, 100 mil que, todo mês, com subsídios e penduricalhos fartos, lhes vêm aos bolsos os tornam incapazes de compreender as dores de quem tem que ganhar o pão nesta selva.

São incapazes de avaliar as dores de um homem comum. Mais ainda sua revolta.

Um dos josés, o Bizerra, tinha de brigar pela féria da banca todo dia, quando quase ninguém compra jornal e ainda do lado do cemitário.

Será absurdo que ele tenha revolta com o outro josé, que não precisa sorrir, que não aparece no trabalho na sexta, que tem um emprego sólido como uma rocha e macio como um algodão?

Mas a Justiça brasileira, com a exceções que só confirmam a regra – tornou-se uma casta, e um casta má, que a todos exige submissão, em lugar de granjear de todos o respeito.

Não lhes basta serem deuses, é preciso que sejam deus mau e temido, como o do Velho Testamento.

E que gerou um Cristo impiedoso, Sérgio Moro, que não conhece o perdão.

Talvez levemos mais que os 12 séculos para que possa haver um Francisco de Assis.

E que alguém aprenda a amar o perdão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

39 respostas

  1. No ponto exato, esses (in)justidos são a praga de todas as pragas. Passaram do limite. O corporativismo deles é o que de mais nocivo atinge a população em geral. Agora, ver um juizite desses ir pra cima do governador do estado para dar aos presos os direitos que a Constituição assegura, nem pensar. Como diz o outro, aquele que só prende petistas de todos os níveis e pemedebistas e pepistas de baixíssimo calão: pobre, não vem ao caso.

    1. Agora eu pergunto, não se deve resistir a ordens judiciais desta natureza? Até porque, a julgar pelo comportamento das “otoridades” de nosso país, o argumento que pesou para proibir que o jornaleiro tivesse outra banca, com certeza deve ter sido “extrajudicial”, se é que me entendem. E se me pedirem provas sobre isto, evoco o domínio dos fatos.

  2. Em pais com legado vil da escravidão e da colonização é assim.
    A injustiça fala grosso com gente humilde e fala fininho com a plutocracia.

    Há uma onde violência que tem assolado o mundo nos ultimos anos. Nos Estados UNidos tem tiroteio quase todos os dias e toda semana e não faz noticia por aqui. Muitos destes crimes as vezes categorizado até de terrorismo tem muita influencia de certas campanhas de ódio, racismo, situação economica local e global…
    Teve também tiroteio em Munique na alemanha e hoje um ataque a faca que matou 19 e dezenas de feridos no Japão.

    http://www.chicagotribune.com/news/local/breaking/ct-chicago-shootings-violence-20160723-story.html
    http://edition.cnn.com/2016/07/23/europe/germany-munich-shooting/

    De hoje
    Florida
    http://www.huffingtonpost.com/entry/fort-myers-nightclub-shooting_us_5795cf7ce4b02d5d5ed20ad9?section=
    Japão
    https://www.rt.com/news/353242-tokyo-stabbing-killed-rampage/

  3. Sem contar a liberação determinada por um dos ministros-deuses do stj que autorizou a soltura dos hediondos assassinos de cinco jovens no Rio, com todos as qualificações que aumentam a pena de homicidas como aqueles ex-PM’s. O ministro-deus alegou que um dos assassinos (decisão que beneficiou os demais) não representava ameaça à ordem pública.

  4. Coitado! (Do juiz). Merece um aumento e bonus, passar por tamanho estresse. Pobre juiz, defensor da jostissa brasilira.

  5. Complementando pitaco anterior, sobre o fuzilamentos dos 5 jovens no Rio pela PM:

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/12/pericia-desmente-versao-da-pm-no-caso-dos-5-jovens-fuzilados-no-rio-de-janeiro.html

    PS – Quando esta notícia saiu os assassinos ainda estavam presos, mas foram soltos pela decisão de um ministro-deus do stj que acha que estes monstros homicidas não representam ameaça à sociedade. É provável que diante do resultado da perícia o MP peça novamente a prisão preventiva dos facínoras justamente pelo perigo que representam para a sociedade.

  6. Coitado ( de coito, no caso estupro moral ) do José ,conheceu a fúria dos deuses deste temeroso olimpo.

  7. Os juízes são nomeados através de concursos públicos.
    Como estes concursos não avaliam:
    1 – Honestidade;
    2 – Ética;,
    3 – Bom senso;
    4 – Personalidade;
    5 – Espírito corporativo e protecionismo dos seus colegas juízes;
    6 – E demais ítens afins.
    Gostaria se saber qual a punição para os juízes que tem este comportamento, se é que existe.

  8. Primeiramente, FORA TEMER !!!

    Segundo : Todos à Rua no di 31 !!! #ForaVampiroUsurpador !

    Terceiro : Quando é que ela volta ? #VOLTAQUERIDA !!!

  9. Juíz no Brasil tinha que levar bala na cabeça todo dia… Duas, para garantir (vaso ruim não quebra).

  10. Estes pseudo-deuses podem prender o corpo físico, mas não podem encarcerar o pensamento. E onde está o STF que não atua para coibir absurdos como esse? Lembram do juiz bêbado, sem habilitação, que prendeu a agente de trânsito que ousou dizer que ele “não era Deus”? Onde está escrito na Constituição que um juiz pode fazer o que quiser? Se existisse justiça no Brasil esse juiz seria preso. Se fosse comigo eu iria processá-lo até colocá-lo na cadeia, por abuso de poder.

  11. Se lembram dos crucifixos nos tribunais, atrás do Juízes, à vista de todos? Pois é, isso significa que nem Jesus, “filho de Deus”, teve chance com os tais magistrados. Ou vocês pensavam o quê? Que o crucifixo indica que eles são cristãos e justos com os de menos posse?

  12. ATENÇÃO PARCELA [MAJORITÁRIA] DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Vamos organizar manifestações PACÍFICAS na porta da mansão (!) de cada senador(a) supostamente indeciso(a)!
    Esqueçamos aqueles/as [supostos(as)] senadores(as)!
    Nestas manifestações cívicas e democráticas seriam realizadas programações culturais (recital de poemas, leitura de cordéis, sarau musical, ensaios circenses…), debates…
    E desde o início destes eventos, solicitando-se a presença do senador(a) para uma conversa.
    Expor ao parlamentar as nossas demandas no caso específico do ‘golpeachment’ mais vagabundo da história mundial.

    NOTA:
    a perdurar a nossa inação, ‘nois’ não mais teremos ‘amanhã’!
    Complexo assim!

    Mãos à obra!
    Hasta la Victoria Siempre!

      1. ESTADÃO ALOPRA E PEDE QUE GOLPE SEJA MANTIDO CONTRA A VONTADE DO POVO

        Depois da desmoralização do Datafolha e da divulgação de levantamentos de opinião pública, como o do Paraná Pesquisa, que revelam que 62% dos brasileiros querem novas eleições, o jornal Estado de S. Paulo ultrapassou todos os limites do golpismo, no editorial “A maioria também se equivoca”; segundo o jornal comandado por Francisco Mesquita, Temer não conquistou a confiança da população, mas mesmo assim deve continuar – talvez porque seja este o desejo da família Mesquita; ou seja: que seja feita a vontade da minoria

        26 DE JULHO DE 2016 ÀS 08:39

        (…)

        FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/245863/Estad%C3%A3o-alopra-e-pede-que-golpe-seja-mantido-contra-a-vontade-do-povo.htm

        1. … ‘O Estadinho’ em estado comatoso!
          Editorial produzido por [mais] um folhetim [pseudo]jornalística – sobrevida mantida com ajuda de aparelhos em UTI!

          1. ajuste

            … convidar as mulheres do ‘CU(nha)’ para saborearem o chá das cinco daquela confraria!…

    1. Se buscaram deputados com chicote e jatinho para votar o golpe, imagina as maracutaias que não devem estar rolando no senado para que seja confirmado o golpe dos Entreguistas, privatas, marajás & cia ilimitada.

  13. É virou uma casta com direito de dirigir carros apreendido, não se submeterem à bafômetros e mentirem a vontade sem serem importunados.

    Triste Brasil que “faz a diferença” dos marinhos!

  14. Depois quando a gente fala que essa turma não passa de bandidos togados , acham ruim , só traficante bom ganha igual a juiz , a lei não interessa , e a justiça não vem ao caso , que inveja da Turquia.

  15. Eu me senti xingado com a decisão de prender uma pessoa por xingar outra (pessoa juiz). Acho que uma hora o povo não vai mais aguentar e teremos uma nova queda da Bastilha.

  16. É de dar nojo! Como é que podem!!!???

    Fora Temer e víruses tucanos no seu sangue!

    Fora, Renan, Maluf, Lixo Clero, Sampaio, Álvaro, e outros pestes!

  17. São os SUSTENTÁCULOS SUBSERVIENTES À CLASSE BURGUESA,que dão à DITADURA DE CLASSE,saberes jurídicos.Que saberes?Que jurídicos?Que direitos?Ah .A velha e intocável PROPRIEDADE PRIVADA.

  18. Aprendi que a generalização ao se opina r é injusto (isto é, que não foi feita a just a avaliação; melhor, que faltou Justiça). Que esperar, não generalizando, de algu ém que só Decorou o que leu, mas não estudou . Suas realizações são mecâni cas, automáticas, despidas de sensibili dade, compaixão e real espírito de JUST IÇA. Lembram do assassinato em Brasi lia do indígena Galdino? Os “menininh os” , filhos de graúdos (até um juiz) estã o soltos. Os papais corroboram com os atos e os filhotes se acham “justi…fica dos”

  19. Um determinado dia, o cidadão, já extremamente cansado de viver só “na pua” e submetido à “pilha” insistente da filmografia hollyoodiana ou mesmo de uma seita qualquer, passa, finalmente, a acreditar que a vendetta é a única coisa que poderá trazer alguma satisfação a ele.

    Então, esse cidadão, cercado de civilização, democracia, Estado Democrático de Direito e liberdade – coisas que deveriam ser garantidas pela gloriosa, isenta e imparcial Justiça, mas que não o são – chega à conclusão de que está na hora de dar um basta à merda em que vive já há muito tempo.

    Ele já não se importa mais com os valores que sempre ouviu dizerem que eram sumamente necessários cultivar, mas que não os vê sendo praticados, a não ser por uns poucos. Este pode ser um “caldo de cultura” a gestar um terrorista. A partir daí, pro inferno os outros, se ele não consegue desfrutar de um minuto sequer de paz e de algum prazer em sua desgraçada vida.

    Estou a justificar o terror? De maneira alguma. O terrorismo é algo abjeto, injustificável, indizível, inominável, abominável e não tolerável em qualquer que seja seu nível. Estou apenas tentando entender as razões para que surja, se crie, um terrorista.

    Cometido o ato abominável, preso, o cidadão, agora terrorista, será julgado e condenado por um desses “deuses” que se incluem entre os irresponsáveis, também culpados, que o levaram a, in extremis, partir para a ignorância.

    Ou cada um – incluídos aí esses deuses, quero dizer, juízes, e homens públicos, entre outros – se dá conta do quanto está contribuindo para a degradação e a merda geral e procura fazer seu trabalho da melhor forma possível, para que possamos evoluir para um mundo realmente de paz e justiça, ou a barbárie total é o que nos espera.

  20. Primeiramente, fora Lulia! Acrescentando. No litoral de SP, a justissia determinou o não pagamento pra médicos, que tem os salários de 11 mil reais, acrescidos por incentivos e chegam aos fantásticos (?!) 17 mil reais, desses incentivos, que a prefeitura pagava.

    A alegação era que esses adicionais eram inconstitucionais. (!?)

  21. Povo ,tudo passa pelo povo,até os analfabetos políticos (coxinhas que andam sumidos) e os delirantes ,aos quais a realidade nua e crua ( sem paixões partidárias) não consegue convencer do erro cometido(casos para hospício),tudo passa pelo povo.
    Até essa passividade lastimável do povo brasileiro , principal motivo das agruras sofridas por ele nas mãos dessa purulenta e nojenta elite que comanda o país desde tempos antigos.
    Tudo passa pelo povo,até ser merecedor desse destino .

  22. Se existisse algum juiz honesto, ele já teria se auto-sentenciado à prisão por, no mínimo, formação de quadrilha.
    Então não existe.

  23. …perdoai nossa ofensas assim como perdoamos aqueles que nos ofenderam, mas livrai-nos dos JUÍZES amém.

  24. Para suportar o convívio com pobres mortais de boca suja, sugiro a criação do auxílio tampão de ouvido para os digníssimos juízes. Mais R$3.000,00 por mês retroativos ao descobrimento do Brasil.

  25. Deuses não, marajás, que vivem as custas do povo. Se o jornaleiro tivesse condições financeiras, devia processar o Estado, pelo abuso de poder de que foi vítima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *