“Ao menos finja, Anastasia”. Por Fernando Molica

anastasiamao

Os juízes – ao menos antigamente – tinham como elemento essencial de sua avaliação a possibilidade – ou impossibilidade – material de tal ou qual ato ter sido praticado com correção.

 

Se é impossível fisicamente  que se tenha feito, ou é mentira ou é uma fraude.

Isso é perceptível até para um adolescente que vê um trabalho “copia e cola” de dezenas de páginas ser apresentado de um dia para o outro, que dirá para jornalistas experientes ou juízes, que, mesmo com auxílio de assessores, precisam (ou precisavam, noutros tempos) de tempo para processar e avaliar argumentos e contra-argumentos com algum rigor.

Houve, porém, um silêncio sepulcral no fato de Antonio Anastasia ter concluído e divulgado hoje seu relatório sobre o processo de impeachment Dilma Rousseff  menos de 15 horas depois de terem-se apresentados às toneladas, os argumentos de defesa.

Tirem-se aí o jantar, algumas horas de sono e as revisões necessárias à impressão do produto final, ao que parece sobrou apenas uma manhã para examinar tudo, retirar um ou outro parágrafo para enxertar, contestando, no texto final e pronto, temos aí a fraude de um julgamento onde o direito de defesa é uma desagradável formalidade, a ser vencida rápido e mandar logo a infeliz para o patíbulo.

Ainda há, porém, raras gentes decentes no jornalismo e  orgulha que um deles seja Fernando Molica, que nem como calouro “enrolei”na UFRJ, que não cala diante do óbvio e, quase pateticamente, pede ao menos que se faça uma fraude mais bem arranjadinha.

O impeachment e o precedente

Fernando Molica

A pressa do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) manifestada na entrega de seu relatório de 126 páginas favorável ao impeachment da Dilma é mais um ato que colabora para fragilizar um processo muito grave, que envolve o afastamento de um presidente da República.

O depoimento de advogados convocados pela defesa da presidente terminou na noite de ontem, é impossível que o teor dos longos debates tenha sido levado em conta pelo senador e por seus assessores que, menos de 15 horas depois do término da sessão, protocolaram o relatório.

Todo mundo sabia qual seria a conclusão do senador, mas o Anastasia poderia ter esperado uns dias. Isto, pelo menos, para passar à Nação a ideia de que agira com cuidado, com atenção, com rigor. 

Senadores, deputados e políticos como Michel Temer parecem não atentar para um fato óbvio. Tudo o que está sendo feito hoje terá consequências graves daqui pra frente. Eles não estão apenas afastando uma presidente impopular, estão abrindo um precedente gravíssimo – o próximo presidente a ser eleito num pleito com 143 milhões de eleitores não passará de um refém dos 594 senadores e deputados.

O voto destes parlamentares passará a valer muito mais do que o nosso. Eles terão, a partir do impeachment, uma espécie de poder revisor do voto popular. Em nome de Deus e da família, suas excelências é que dirão se o nosso voto pode valer. Não deixa de ser irônico que isso ocorra depois de tanta luta pela volta das eleições diretas para presidente.

Antes, um presidente assumia preocupado em ter base parlamentar para poder governar; a partir de agora, qualquer futuro presidente, de qualquer partido, saberá que precisará cortejar os deputados e senadores, que deverão ser mimados, atendidos, e – por que não? – muito bem comprados. Caso contrário, o presidente correrá o sério risco de ser derrubado. O mercado de compra e venda de votos no Congresso, veja só, sai fortalecido depois de tanta luta contra a corrupção.

Não haverá falta de pretextos para o impeachment – até as colunas do Palácio do Planalto sabem que Dilma não está sendo derrubada pelas tais pedaladas. As grandes manifestações contra Dilma começaram em março do ano passado, dois meses e meio depois de sua nova posse na presidência.

Não me lembro de ter visto, naqueles primeiros atos, qualquer referência a supostas fraudes orçamentárias – havia uma justa revolta com a roubalheira revelada pela Lava Jato, inconformismo com a derrota do Aécio e até ódio ao suposto comunismo representado pelo PT.

Mas aquelas pessoas vestidas de verde e amarelo não falavam nas pedaladas. O pretexto veio depois e, insisto, abre um grave precedente. O relatório que pede o impeachment do presidente a ser eleito em 2018 já deve estar sendo esboçado em algum gabinete do Congresso Nacional.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

  1. Esse é o golpe mais sórdido q já vi. Tudo já vem acertado há tempos!! Querem tirar Dilma e pronto.

    1. VEJAM A CAPA DO JORNAL ESTADAO COM A CABEÇA DA DILMA EM CHAMAS !!! (qdo penso que já chegaram no fundo do poço eles cavam um pouquinho mais). FB os blogs sujos precisam urgentemente parar de “acolher coxinhas dementes” e outros tipos de dementes. Não faz sentido a denúncia pela denúncia. Muitas narrativas adotadas por alguns blogs sujos fazem o jogo da rede esgoto. PORQUE VCS NÃO discutem as atos públicos que estão acontecendo em todo país ? Onde estão os grupos que estão se organizando, quem são e como contacta-los ? Quais são as palavras de ordem e as ações right now ? A luta pra barrar os golpistas é a única ação válida nesse momento URGENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. … Pelo amor de Deus,
    esqueçam este infeliz [reles] e infame pau mandado do [mega]corrupto &$ terrorista vulgar &$ nazifascigolpista ‘Aécio 1/3 El Chato Principado de Liechtenstein Furnas Forever’!
    “O relatório” “produzido” por ‘elle’ foi escrito naquela mesma noite tenebrosa protagonizada pelos ‘trezentos e tantos’ dePUTAdos picaretas federais!
    E “o relatório pornográfico” escrito por mãos sujas que não são as ‘delle’!
    Premissa que deve aplacar um pouco a dor na consciência que o acompanhará até a chegada no Inferno!
    Esqueçam este “relator decorativo”!
    O sujeito é digno de piedade!…

    NOTA:
    somente não o chame por palhaço!
    Os artistas dos honrados – e limpos circos – merecem o nosso absoluto respeito!…

  3. Muitas pessoas não sabem , que todas as leis e todo o arcabouço jurídico de combate a corrupção foram produzidos pelos governos do PT. Pois esses aparatos não existiam anteriormente. É só fazer uma singela pesquisa no Google que irão encontrar, inclusive o instituto da delação premiada.

    1. Tem uma grave falha no estabelecimento da independência dos órgãos institucionais, pelo PT. Eles sempre escolheram, para sentar-se às principais cadeiras, os nomes apontados pela corporação. E a corporação, no mp e na PF, não tem ganas de ser independente. Ou melhor, tem. Mas uma independência perniciosa, em que a corporação tem igual poder aos dos parlamentares, e pode também destruir aqueles que não lhe atendam aos apetites. Não nos esqueçamos que o braço parlamentar do golpe atual não seria nada, se não fosse os músculos da justiça, mp e pf golpistas a dar-lhe força

  4. Os caras estão cagando para a população do oais. Eles são os donos o povo é um intruso. O povo é pusilânime, covarde, tem espirito de escravo. Prefere pedir esmola a viver na miséria. Não dâ pra ter pena. Infelismente não existe brasil. Existe um republica bananeira que gosta de sustentar ladrões, usurpadores, vagabundos e vigaristas aboletados na máquina do estado ganhando salários imorais e amorais e aue se julgam no direito de impor sua vontade deturpada e psicótica à população. Não dá pra ter pena de um populacho que se consola com pastores estelionatários e bandidos esperando que o deus dessa canalha vai salva-los. O populacho merece o destino de miséria que escolheu para ele mesmo por falta de vergonha na cara de se revoltarem.

  5. O jornalista só erra num fato que irá se confirmar logo a frente: não haverá eleições em 2018, pois Temer e sua turma dará um jeito de prorrogar o seu mandato, com o argumento que eleições de 2 em 2 anos é impraticável, e com o apoio da Rede Bobo, as eleições serão todas em 2020. E no final de 2019 ou começo de 2020, mudarão a forma de governo para Parlamentarismo. Desta forma, as elites econômicas de nosso pobre país não correrão mais o risco de ter um governo de esquerda novamente. Simples assim. Quem viver, verá.

  6. PEDRO FERNANDES: estou lhe concedendo o troféu “a anta do século”. Desde quando se governa no Brasil com apoio popular? Nossos congressistas são movidos na base do toma lá-dá cá. O PMDB, que se diz santinho, tinha 7 ministérios, dentre eles o de Minas e Energia, comandado pelo Edson Ladrão. Dá para entender quem deveria saber sobre a roubalheira na Petrobrás. Tinha também o dos Transportes. Dá para entender quem deveria cuidar das construtoras e seus preços superfaturados?
    Não, não dá, né? Falta-lhe um ítem essencial para compreender certas coisas: INTELIGÊNCIA. Coisa comum dentre os coxinhas midiotas, que sofrem de GLOBOPATIA.

  7. A Dilma ser destituída por Cunha, Anastasia e Ze Perrela com aval do stf é demais até para república Bourquina Fasso (Africa) cujo sistema judiciário não se submeteria a um vexame de tamanha magnitude ” como eles dizem, somos pobres mas somos limpinhos, nas nossas condições, não nos lambuzamos na merda.

  8. … O STFede oficializa:

    A partir do pós-golpe vagabundo e descarado, será promulgada a Constituição da “República do ‘CU(nha)’ do Mundo”!…

    E viva a mais predadora, estúpida e reacionária Casa Grande do Universo!

  9. … Mais desgraças a debitar na “suprema conta da irresponsabilidade” “dos(as) supremos(as)” do STFede, a acumpliciado no ‘golpe jurídico-midiático que se chafurda na lama desde o antanho do criminoso julgamento de exceção do Mentirão’ sob a batuta e A TOGA IMUNDA do rábula psicopata ‘joaquim apê. em Miami via Mossack Fonseca barbosa’!..

    AS OLIMPÍADAS NO PAÍS DA ‘DUPLA’ PRESIDENCIAL ‘TEM-CU’

    … Uma das lídimas, democráticas, pedagógicas e históricas ações populares:

    cada turista estrangeiro(a) ao desembarcar nos aeroportos do Brasil das Olimpíadas da dupla de GANGSTERS TRANSOCEÂNICOS nazigolpistas ‘TEM-CU’ receberá uma primeira [primeira!] lembrança do país acolhedor, afetuoso e absolutamente democrático,

    [o que,
    de chofre,
    permite o escracho!
    Risos]

    … Sim, cada turista estrangeiro(a) ao desembarcar nos aeroportos desta maravilha de país [Risos] receberá uma caixinha de fósforo entulhada de fezes humanas [nada de esterco ou estrume! Fezes humanas!]… A caixinha de fósforo abarrotada de fezes humanas enrolada com duas fitinhas mimosas, uma verdinha, outra amarelinha – e a seguinte inscrição:

    “Bem-vindo(a) ao ‘CU(nha)’ do mundo!”

    NOTA OLÍMPICA!

    uma deferência aos/às nossos(as) queridos(as) [sic] algozes estadunidenses genocidas!

    “Welcome to the buttocks of the world!”

    1. ajuste desprezível:

      … Mais desgraças a serem debitadas na “suprema conta da irresponsabilidade” “dos(as) supremos(as)” do STFede…

  10. Anestesia foi a mediocridade sucessora da mediocritude no desgoverno de Aécio em mg…precisa dizer mais algo? E ainda tinha a nulidade do Pimenta da Veiga , que por felicidade, Fernando Pimentel, em boa hora, despachou, com a ajuda do povo mineiro…

    1. Socorro! A representação de MG no senado é algo pavoroso. Como conseguiram colocar esses 3 estorvos num lugar só? Pior que MG no senado só a representação de SP.

  11. Classe medi(ocre) mais alta não tem mesmo o que reclamar! Quem que ganhe mais de 15 mil reais depende de INSS, ou SUS? A previdencia é privada e o plano de saúde também. As escolas de seus filhos é particular e, em algum (muitos) casos, desde o primário custa mais que muita faculdade!

    E olha que 15 mil reais nem é muito! Terceirização (precarização), “relaxamento” das leis trabalhistas (a corda arrebenta sempre no ponto mais fraco), aumento da idade mínima pra aposentadoria pra 65 anos, fim da indexação do mínimo pela inflação, fim dos benefícios pela indexação do mínimo, etc e etc…

    E olha que está tudo lá na ponte pro futuro do gov TEM/CU…

  12. Essa classe VIP brasileira não tem jeito, mesmo estando muito bem, não estão felizes enquanto os NÂO VIP não estiverem muito mal. Conheço uns ‘empresários’ que não tem nenhum funcionário (só contratam diaristas eventualmente), mas eles querem acabar com a CLT porque acham que ela atravanca o desenvolvimento do país. Ou seja, pra eles não faz a menor diferença , mas eles querem acabar com ela para resolver o ‘problema’ . É mole?

    1. Nenhum comentário com relação à pressa do anestesia? Deve fazer todo o sentido pra você. Você deve achar ótimo que o relatório tenha sido preparado antes dos argumentos da defesa. Parabéns, você é mais um idiota.

  13. Esses dias só virão pela maneira como a Dilma é senão, tudo isso já estaria terminado de outra forma… Dilma você ainda tem a caneta, ainda tem prerrogativa de decretar o Estado de Defesa ou antecipar o aumento dos militares e promulgar um Ato

    1. continuando – Institucional, suspendendo as prerrogativas dos poderes Legislativo e Judiciário. Prendendo esses golpistas,traidores e ladrões.Submeter os processos e julgamentos ao Tribunal Militar.Prorrogando os mandatos dos atuais vereadores e prefeitos. Decretando intervenções nos estados de São Paulo e no Paraná.Promover as reformas politicas,tributaria e previdenciaria. Decretar controle da midia e cancelar as concessões de tv e rádios existentes.Repactuar a divida com os Estados e alongar os vencimentos dos títulos públicos e reduzir a taxa básica dos juros ao limite constitucional de 12% ao ano.Marcar eleições gerais para 2017, redefinindo com limitações as atribuições da justiça eleitoral (TSE). Empossados os eleitos. Suspender o Ato Institucional e dar por encerrada a sua participação politica no Brasil.

  14. O escroto abjeto, para surpresa de ninguém, ‘Antonio Pau Mandado de Aécio Furnas *Anastasia Forever’!
    O nome do filme de horror: A Máfia Prossegue – às favas qualquer resquício de pudor ou mínima decência

    Toquem fogo na lona imunda do país, seus escroques vulgares!
    *irresponsável &$ cretino açodadinho de merda!
    Processe-me, e direi: eu ler no PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    JANI DE FREITAS: ANASTASIA NÃO CONSEGUIU NEM PRESERVAR AS APARÊNCIAS

    “Antonio Anastasia é do PSDB, que encabeça os partidos pelo impeachment, e associado a Aécio Neves. Em termos políticos e éticos, uma indicação de relator que atendeu apenas à formalidade”, ressalta o colunista Janio de Freitas; “o relatório evidenciou que suas conclusões e preparação ficaram concluídas antes das etapas finais da defesa”, diz

    5 DE MAIO DE 2016 ÀS 05:49

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/230163/Janio-Anastasia-n%C3%A3o-conseguiu-nem-preservar-as-apar%C3%AAncias.htm

  15. Na verdade isto virou um grande delatorio. Delata-se aqui para ganhar uma vantagem ali. A política brasileira tornou-se um estupendo sujeirodromo. Somente a cultura e a educação poderão salvar este país. E isto demora. Enquanto isto os Babacas de toda ordem vão deitando, rolando e ceifando vidas inocentes e cheias de boas intenções. Até quando seremos os palhaços da vez?

  16. O Presidente Michel Temer nomeará o pastor da “Assembléia de Deus” Marcos Pereira(semi analfabeto),condenado por estupro de fiéis.para a pasta de Ciência e Tecnologia. Como Ministro não será preso.Foi o combinado para a bancada evangélica votasse contra Dilma…

  17. É com pesar que vejo,meu voto ter sido usurpado,não só o meu mas o de 54 milhões de eleitores,ver canalhas em postos avançado dentro do govverno,sabotando
    para se locupletarem.Hoje é que afastaram o Cunha,e o tal de Temer,se deixarmos terá no seu governo uns 6 ladrões,para retirar o direito do povo trabalhador.
    Como se não fosse suficiente,leiloar o nosso Brasil(As Estatais,Bancos,CEF e etc), e claro levar um percentual nisto.Temos que ir para as ruas e prostestar, até o
    sargento garcia pegar o zorro.Enfim vejo tempos de escuridão e trevas embora já tenhamos entrado na ERA DA LUZ.

  18. Essa cambada de canalhas nao disfarcam, e golpe! E GOLPE ! Dia 17, dia da vergonha nacional, assistida pelo mundo estarrecido, os deputados excitados, comprados e evidente ,pois os ignorantes, bocais, nao entenderam porque estavam votando contra Dilma, e como disse Cancella todos deram a senha, falar em Deus e na familia prara receber a mala da propina, apenas um justificou seu voto por alto e pouco claro, eles nem disfarcam, esses Anastasia, e mais um, O juiz que em 28 segundos apoz nomeacao entrou com acao, Gilmar que usou sua funcionaria, eles nao se respeitam, nao respeitam a presidente, tolo de quem acredita em promessas, pois se fazem isso com a mandataria suprema da nacao, o que nao farao com os amigos, colegas e com o povo! Imaginem fazem gato e sapato com o estadista Lula e Dilma, se nos precisarmos estamos perdidos, quando levaram Lula coercivamente, sem justificativa, Mp e PF e justica permitiram, imaginem um pobre se levado a uma delegacia iguais a esse MP, Pf e Justica , poderao ser torturados, quando nao se respeita a mandataria suprema, perderam totalmente o respeito a tudo! Leiam Bresser Pereira, lamenta o Brasil enlouqueceu! Verissimo a pantomina do congresso! e muitos outros juristas, nao vou citar nomes pois sao muitos, todos Juristas serios sem maculas(nao a maluca da Janaina e inacreditavel a palhaca infelizmente fazendo a Camara e o Congresso de circo, e pior no meu Brasil e Miguel Reale que a um ano nao via crime e de repente passou a ver estara senil ou… a Janaina disse que recebeu 45 mil do Psdb …) e manifestacoes e declaracoes de todas as classes, a sociedade em geral, escritores associacoes de engenharia medicos, juizes nao daria para declinar todos pois seriam laudas e laudas que nao ganham nada, mas se recusam a se calar com tamanhos arbitrios! Me surpreende MP, PF e justica cometendo arbitrios, PGR, Juiz Promotpr e delegados quando fala no PT na midia perde a compostura faz caretas, abre as narinas como os animais irracionais em furia sol;ta o beico dao pareceres antes do julgamento, quando deveriam so dar nos autos ,sob pena de serem impedidos O Brasil enlouqueceu ou estao todos sendo chantageados, pelo Amor de Deus ainda e tempo exercam suas funcoes!

  19. Esse An(e)st(e)sia sempre foi office boy do aésim e da irmã. Um pau mandado sem personalidade, do qual não se podia esperar nada mesmo, a não ser o cumprimento do script. Minas está pessimamente representada no Senado, todos beija mão do aésim. E pensar que esse pulha (aésim), junto com CUnha é que deveriam ser expurgados urgentemente da política pelo mal que causam e pelos danos ao país.

  20. O Brasil sempre foi e será uma fonte enorme e riquíssima de recursos naturais para sustentar o mundo de forma injusta, desde que mantenha o povo controlado, dominado, de forma que, a sua grande maioria não possa desenvolver e tomar consciência de seu poder de comandar seu próprio destino. Façam a traição que queiram, VAI TER LUTA, somos brasileiros e não desistiremos nunca, NÃO DESISTIREMOS DA DEMOCRACIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *