Amanhã começa a comparação. Não bastará o fanatismo

A partir de amanhã, por dez minutos à tarde e dez minutos no horário nobre, à noite, começam os programas dos candidatos.

De um lado, o bordão será o ódio.

De outro, a celebração do convívio humano, representada na democracia.

Ironicamente, o que permitiu que se organizassem os seus inimigos.

Os governos que fortaleceram a MP, a PF e a Justiça, jamais  valentes quando eram outros os ocupantes do poder.

Mas não nos iludamos quanto ao que sobra, depois de anos de fanatização, de racionalidade no processo político.

Ela existe, mas é pequena.

É preciso recuperar o que falou, há 30 anos, Ulysses Guimarães, ao promulgar a Constituição:

Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações. Principalmente na América Latina.”

Estamos hoje ameaçados por duas faces de uma ditadura, que são uma só.

A das milícias bolsonarianas, que agem já com poucos escrúpulos  e sem quase nenhuma reação das “autoridades” ( isso ainda existe?) e a da perfídia das instituições públicas que se encarregam de legitimar o algoz da democracia.

Neguemos, corajosamente, este impasse.

Que nos matem, mas não nos mataremos.

Podemos ceder em tudo, em nome de alianças contra o mal maior.

Menos no essencial: que a liberdade morra, a bordoada, canivete ou tirania.

Temos uma chance excepcional, mas a desperdiçaremos se formos covardes.

É preciso mostrar a barbárie que se anuncia.

São 15 dias na TV a mostrar o que podemos ser e o  que não queremos ser.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

56 respostas

  1. VI A POUCO NA TV OS NAZISTAS AMEAÇANDO A CNBB. SABEM OS NAZISTAS SER A CNBB UM ÓRGÃO DO VATICANO? RECEBO INFORMAÇÃO DE QUE O PAPA VAI SE PRONUNCIAR,OS CARAS JÁ CONSEGUIRAM UM GRAVE INCIDENTE DIPLOMÁTICO.

    1. Com a mais abjeta conivência do TSE e de Rosa Weber, mesma criatura das sombras que condenou sem provas José Dirceu e negou um HC ao melhor presidente da história dessa Nação, alegando um princípio jurídico inexistente.

      1. O castigo virá a galope para quem alimentar a besta do fascismo demoníaco. Por ela será devorada e não terá por quem pedir misericórdia.

        1. Eu não terei misericórdia a quem trai e traiu a democracia….assistirei e nada farei aos pérfidos e infames que solaparam nossa CF.

    2. E daí eu pergunto? Os fascista acham eu sendo um socialista não posso ter IFone fabricado no Brasil.

      1. O problema é que se o Brasil for socialista, não vai ter iPhone pra você comprar, e num futuro breve, você jamais terá dinheiro pra comprar um iPhone kkkkk

        1. Quem está querendo implementar o socialismo no Brasil? O coiso? O PT é que não é. Se 13 anos de mandato sem mudar o meio de produção da sociedade, não foram suficientes para lhe convencer disso, eu não sei o que será.

    3. Meu relógio custou 105 euros, cerca de 500 “contos” hoje. mas foi comprado em Amsterdã, cumpadi, kkkkkkkkkkkkkkk e daí?

    4. Considero esta postagem uma confissão por ato falho de alguns que são obcecados por sinais de riqueza. Eles reprimem a própria consciência pelo fato de só pensarem em riquezas materiais, a ponto de considerarem seu próprio pecado como sendo um crime horrível e tentarem atribuí-lo àquele que desejam caluniar. Uma manifestação involuntária de uma corrente pseudo-cristã dedicada ocultamente ao culto do demônio Mammon e que agora pretende tomar de assalto o mundo da política. Ela falsamente denuncia nos outros aquilo que nela domina de maneira central seu maldito espírito.

      1. A riqueza que a Casa Grmande e seus seguidores cultuam e a riqueza para si próprios.
        Para os demais, o que secretamente desejam é a perpetuação da miséria!

    5. Minha mulher e eu visitamos nosso filho e netos que moram na Espanha em novembro passado. Uma “amiga” postou no face: “socialistas vão à Europa?”…

  2. Chega! Fascismo jamais! Resolvi me afastar de todo e qualquer fascista. Amigos e familiares que tive o triste desprazer de descobrir como eram de verdade! O Fascismo esta aí e vou lutar com todas as forças pra proteger minha pequena filha de todo esse mal.

  3. Haddad não representa apenas o PT . E união dos democratas contra o fascismo. O povo que vota no Bozo não estudou nada sobre a segunda guerra mundial. Querem fazer a terceira guerra a partir do hemisfério sul .?

    1. O povo que vota no Bozo é analfabeto funcional. Nem os riquinhos “escolarizados” sabem qualquer coisa sobre geopolítica ou mesmo sobre conhecimentos gerais básicos. Deve ser a turma que só lê manual da Taurus e guia de viagem pra Miami.

    2. Vocês estão enganados, votamos no bolsonaro, porque até agora ele foi o único que disse abertamente o que pretende fazer contra o crime, foi o único que disse abertamente que vai matar bandido, foi o único que disse que não vai deixar as escolas ensinar ideologias pra criancinhas, foi o único que se coloca em defesa dos valores morais dessa pátria, foi o único que vai nos dar oportunidade pra nos defendermos da criminalidade de igual pra igual…. Não tem nada a ver com fake News porque eleitor de bolsonaro é uma classe inteligente e sabe exatamente o que é fake, ao contrário de esquerdista que acredita em tudo que falam pra ele e ainda fica repetindo igual papagaio.. “fascista” “racista” “homofóbico” “misógino” kkkk kkk pobres coitados, a maioria não sabem nem o que essas palavras significam

      1. Combater o crime matando, quase que indiscriminadamente? Voce enlouqueceu? Dê educação de qualidade e ensine o que é certo e o que é errado; dê qualidade de vida e combata a inveja e o anseio pelo alheio. Ensinar o respeito pelos direirtos humanos e a igualdade, além de adotar um gabarito multi-disciplinar não significa ensinar ideologia. Você disse que pensa, mas não consegue chegar a estas conclusÕes fáceis.

      2. E nem vocês, mas saberão o que é reação a altura pois ao contrário do que imaginam nem toda esquerda tem pavor de armas ou medo de sangue.Meu pão com mortadela,palhaço,carrega uma carga cultural,humana e moral mil vezes superior ao seu caviar furtado do suor de pretos trevosos.

      3. Tu é um BOM abobado da ENCHENTE. Olhe o que dizia HITLER! Ou tu não sabe ler, ou procurar em livros ou na INTERNET? Já ouviu falar em CHOQUE ELÉTRICO? E PAU DE ARARA?Teu heroi sabe que isto será os instrumentos de TRABALHO da GANG NAZI do BOLSONARO E SEUS ASSECLAS.

      4. Entre todas as asneiras e mentiras que você disse, destaco uma que a mim pareceu extraordinariamente interessante.
        Como você próprio pôs a questão, estou certo de que concordará comigo. Quiçá, outros também concordem.
        Galo da determinação que você atribuiu ao Bolsonaro de “matar bandidos”. Se isso for verdadeiro, imenso serviço ele prestará ao Brasil e ao mundo começando com um imediato e bem sucedido suicídio em praça pública.
        Que os demais frequentadores deste blog me desculpem. Mas paciência e bons modos têm limites. E, no que me diz respeito, a burrice e a perversão dos seguidores da Besta Fascista há muito extrapolaram a todos.

  4. Alem da homofobia, da misoginia e do racismo, nós temos mais três características que se destacam no capitao: autoritarismo, hipocrisia e covardia.

  5. Precisa escancarar a verdade p o povo brasileiro,falar do golpe ,até hj o próprio eleitor do PT,acredita q o Lula roubou alguma coisa.acredita no Judiciário.

  6. Na TV Bolsonaro defende a mídia livre, entre os seus aliados disse que ela é sua adversária e que eles devem evitar os jornalistas. Hipocrisia pouca é bobagem.

    1. Sandra: Sou apolítico, mas, os brasileiros votaram sim, mas, o mais importante não é o resultados das urnas e sim o que o povo quis dizer com seus votos. Analise você mesma e verificará espantada com u que o povo quis dizer com seu voto.

      1. Paulino, parte do nosso povo está inebriado por uma plataforma digital criada para manipular os seres humanos.
        Tem pessoas perdendo até emprego e causando acidentes de trânsito pelo vicio no WhatsApp. Essa plataforma digital pertence ao dono de Facebook, a rede social que fez milhares de brasileiros ir para ruas pedir intervenção militar, movimento cujo start foi 0,20 centavos de aumento nas passagens. Exceto os caminhoneiros, igualmente manipulados por meio do Whatsapp, pergunta se um único cidadao brasileiro foi para as ruas reclamar do preço da gasolina que agora sobe todo dia? Não estou dizendo que o povo não está insatisfeito. Só estou dizendo que esse processo de ascencao ao fascismo é artificial e manipulado. Salvo rarissimas exceções, o povo brasileiro é pacífico. O que nós estamos vendo é um efeito manada. Neste caminhar, pessoas da elite e ricas que estudaram nos melhores colégios, inclusive da Europa e EUA, entraram num processo de lavagem cerebral digital e esqueceram convenientemente
        tudo que aprenderam sobre os regimes totalitarios que já corroeram nações. Nada, absolutamente nada, justifica um retrocesso deste nivel. Reflita sobre isso. O protesto do povo deve vir pelo voto nulo e não pelo apoio a um candidato ditador e fascista.

  7. O antipetismo é uma ideia vazia, mas serve bem a Bolsonaro que não apresenta proposta pra nada. Seus eleitores estão numa onda que parece fashion, alimentados por uma fábrica de fake news. Já dá pra se propor o impeachment do sujeito, caso eleito, com base numa eleição fraudulenta. O TSE que se prepare para o julgamento. A base legal já existe.

    1. O TSE, assim como o STF e, de resto, as instituições brasileiras estão sob o domínio de partidários do golpe (ainda que nem todos sejam partidários do golpe) e do “ascendente” nazifascimo brasileiro (ainda que nem todos compactuem com essa ideologia).
      Se depender dessas instituições, é muito improvável que abram algum processo de impeachment contra um eventual governo Bolsonaro. Ppde ser que abram tal processo se em jogo surgir outros interesses da turma da Casa Grande.
      Portanto, a única opção é derrotá-lo nas urnas.
      A menos que se parta para uma revolução!

  8. Vejam o vídeo: ‘Ao CQC, Bolsonaro diz que teria se alistado no exército de Hitler’, no site diário do centro do mundo.

  9. Ódio e nojo da ditadura. Este sabia o que dizia e o que queria. E a nação brasileira bradava em alto e bom som na época. Ditadura nunca mais. E vem este capitão do mato reviver todo aquele pesadelo enaltecendo os torturadores de outrora com o maior despudor, e tem quem os acompanhe. É a lastima das lastimas. Acorda povo enquanto é tempo.

  10. Eu chamo a atenção das forcas armadas e do TSE. Nao estamos vivendo apenas um processo eleitoral incomum. A coisa é mais séria do que parece. O candidato Jair Bolsonaro está totalmente surtado e parte da população está em histeria coletiva.

  11. A responsabilidade maior pelo desastre fascista que está acontecendo e vai acontecer no Brasil é da mídia e do judiciário. Esta dupla provocou um grave desequilíbrio ecológico no mundo político brasileiro, e daí surgiu o fascismo. O problema do Brasil é que a mídia e o judiciário usaram seu poder para tentar moldar o mundo político aos seus próprios interesses e aos interesses das inconfessáveis pressões que recebiam, fugindo de sua obrigatória posição de neutralidade política. Destarte, promoveram um total desequilíbrio ecológico no meio ambiente da política brasileira, com consequências negativas de toda espécie.

    Quando matam as cobras de um lugar, naquele lugar há uma proliferação incontrolável de ratos. Quando se matam os sapos, os insetos proliferam. Ao tentarem por qualquer meio colocar os políticos de determinadas correntes de direita no poder, a mídia e o judiciário, agindo de mãos dadas, fustigaram de tal maneira a esquerda brasileira com acusações levianas, condenações absurdas e superexposições públicas negativas, mentirosas e exageradas, que a esquerda deixou de ser a forte barreira política que inibia o fascismo e impedia sua ascensão. Um bestial fascismo tupiniquim. Quem barrava esta besta era a esquerda brasileira, sua disposição de luta, seu apreço pela preservação da memória e seu estoque teórico constantemente testado. A esquerda brasileira pode não perfeita, mas não merecia que suas brotoejas fossem escandalizadas e punidas como se fossem câncer de pele. Ela ainda é o segmento político incomparavelmente menos corrupto e o que mais bem tem feito a favor do Brasil, em todos os sentidos. Só isso.

  12. A histeria que parte da populacao está vivenciando é do mesmo tipo que levou milhares de pessoas para as ruas em 2013, para protestar por causa de 0,20 centavos. Observe que hoje em dia a gasolina sobe todos os dias e ninguem vai para as ruas reclamar nada. Naquela época, a indução ocorreu por meio do Facebook. Agora, trata-se de uma histeria induzida pelo WhatsApp que pertence ao mesmo cara. É mais um golpe vindo de fora. A paralisação dos caminhoneiros também foi induzida pelo WhatsApp.

  13. O fascismo desta corja tem obrigatoriamente adjetivo. É fascismo demoníaco, fascismo tupiniquim e fascismo bestial.

  14. A razão e a solução está no simples. O desafio está no trabalho silencioso e de formiguinha de conquistar votos na maioria social, na nossa verdadeira classe média. Necessitamos manter os 45,3 milhões de votos e conquistar outros 16,2 milhões. A única forma é conquistar alguns poucos votos entre os quase 50 milhões de eleitores de Bolsonaro ou os 10,1 milhões de votos de eleitores de Marina, Alckmin, Meirelles ou Amoedo. Foram pouco mais de 10 milhões de votos nulos e brancos e 30 milhões de eleitores que se abstiveram. Cidadãos e cidadãs, às ruas, bater de porta em porta e pedir o voto de quem quer um país livre, justo e democrático.

  15. Seria interessante um Sociólogo (mas, um sociólogo) sem partidarismo) analisar sem traumas baseado no resultado das urnas u que a população brasileira quis dizer. Mas, que seja alguém sem partidarismo, ou qualquer eleitor o porque? Eles, os sociólogos sabem, mas se pronunciarem serão isto e daquilo.
    É como dizia um sábio político Mineiro :”As urnas falam”

  16. Sugestão para a campanha: APRESENTEM A BANDEIRA BRASILEIRA MANCHADA DE SANGUE (EIS O BRASIL DO BOLSONARO, ) E, O DIABO COM UM TRIDENTE NUMA MÃO E UM CASSETETE NA OUTRA (E a legenda: EIS O DEUS DO BOLSONARO E DOS TORTURADORES)

  17. UM adendo para a propaganda: TU PODES SER UMA DAS VÍTIMAS DESTA BONDADE!! E SANGUE ESCORRENDO DAS LETRAS

  18. Espero que sim, Fernando. Torço para que sim e me empenho nisto. Mas é sempre bom o cuidado de não cair no mesmo erro do PSDB no primeiro turno – que também caímos em menor medida. A história do programa de televisão como “campo de discussão”. É um engano hoje em dia. Faz parte, mas não é tudo. A campanha do Jair fez grandes zaps (grupos) formados para ser um canal invisível de sua campanha. Deu certo – e muito – ate aqui. Este campo de batalha continua – desdizer o que o cara espalha. Mas o candidato Haddad precisa detectar e responder; seja desinformação, seja a mentira. Respondendo o candidato, a campanha tem “material de trabalho” para invadir o campo de batalha. Nesta campanha, na base de só divulgar O programa, me parece que não rola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *