Aécio pede calma, mas parte para a guerra

afunda

A coluna Painel, da Folha, confirma o que já vem sendo sentido há dias.

Aécio Neves caiu para um impensável terceiro lugar isolado nas intenções de voto e precisa apostar, agora, todas as suas fichas contra Marina Silva.

A direita brasileira, é claro, não confia na ex-senadora. Ou melhor, tem mesmo certeza de sua incapacidade de articular forças políticas capazes de dar – ironia, a palavra é esta – sustentabilidade a um eventual governo.

Mas, como deixa claro hoje a mais nova marinista do pedaço, a colunista da Folha Eliane Cantanhêde, importante é vencer, o problema é depois.

Mas, se não confia em Marina, o dilema da direita é que não crê em Aécio para o “antes”, que é vencer.

É disso que Aécio precisa se mostrar capaz, se não quiser “sumir” do mapa eleitoral.

E se, com a mídia para si, estava empacado, agora é que são elas.

À medida em que Marina se torna a alternativa a adotar contra Dilma, vem o paradoxo: também Dilma se torna o voto de quem rejeita Marina por motivos de A a Z ou alguns deles.

E Dilma, concordam até as pesquisas, está a poucos pontos de decidir a eleição no primeiro turno. O que torna “perigosíssimo” não apenas para a candidatura tucana, mas para todo o “stablishment” que lhe migre qualquer parcela do eleitorado.

O programa de televisão, já ficou claro,  vai entrar com alguns pontos de contribuição para Dilma. Outro tanto, sobretudo no Nordeste e entre os mais pobres virá do engajamento de Lula.

Aécio está numa sinuca, por mais que diga estar pedindo calma a seus apoiadores.

Ou enfrenta Marina ou acaba de desaparecer.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. precisamos acompanhar o movimento dos governadores e politicos com votos que apoiavam Eduardo Campos e que podem não acompanhar marina. o momento é de espera…

  2. Não vejo um eventual governo Marina agradando os conservadores, os muitíssimo bem representados pela mídia. Eduardo Campos tinha ideias mais claras sobre administração pública, a chapa de Marina acabou se tornando uma corrente ecológica anti-agronegócio com anti-ecológica pró-agronegócio, isso na parte mais substancial. Não vejo Marina chegando a lugar algum.

    Parece ser o novo fio desencapado, como Collor em 89, ao qual a mídia está disposta a se agarrar se for quem pode derrotar a Dilma.

  3. Onde vai parar a “máquina de vencer PT”? Na disputa da medalha de bronze com o pastor, e com séria ameaça de perder também em Minas! Na verdade, hoje a única preocupação do PT é vencer o opus dei Alckimin, o resto tá no papo!

    1. Prezados:

      Entendo a preocupação em bater o PSDB. Mas o grupo que Marina representa é muito mais à direita que o próprio PSDB. Só o PSB que não percebeu isso. Lamento, mas Aécio não irá para o segundo turno, pois já foi rifado e não tem forçar para crescer. E lamento, mas teremos um desafio hercúleo para a Dilma vencer no segundo turno. Esse é o estado das coisas. Vivemos um dos momentos mais delicados para a nossa soberania. Desta vez o golpe de 64 terá sido fichinha.

    1. Concordo com você mas, ver esse tubarão-lixa travestida de bagre se juntando a DEUS e o Diabo, também é muito bom, caiu a máscara, o xale, a empáfia de ecologista, no final só vai sobrar o nada absoluto que, na realidade ela é.

  4. LULA é o CARA. Esta na reta final para acabar com a direita no BRASIL.O PSDB que o diga.
    Vamos que vamos.

  5. Com a estabilidade política a partir de 1986 e a volta plena da democracia eleitoral, os partidos de direita passaram a minguar, porque seus valores estão dissociados das necessidades reais de um país desigual e com potencial como o Brasil… precisamos de ações sociais e desenvolvimento, coisas que o neoliberalismo não atende.
    Na política, os caras seguiram sobrevivendo no nome, mas foram incapazes de renovarem-se porque a nova geração de políticos de direito nasceu com ainda maior extremismo ideológico e, emprestando conceito de em outro post, doses marcantes de tautismo, tornando-se simplesmente intragáveis para uma população cada vez mais antenada… o desafio para os partidos mais democráticos é vencer a pecha de exclusivamente progressistas, pois ser progressista não é suficiente para gerar justiça social e desenvolvimento, ser progressista é limitar-se e deixar espaço para os reacionários… a questão não é ser progressista, é ser democrático, trabalhar para atender a todos e trabalhar muito, coisa que os neocons tupiniquins simplesmente não querem fazer… eles querem é uma boquinha para manter suas pavonices e seus sorrisos fáceis, seu estilo bon vivant e seu desapego ao povo.

  6. Acontece que Marina não mandará no governo Marina. Vcs não viram Neca Setubal já dando entrevistas de governo?A batalha vai ser DURA.Eles vao lutar com TUDO. TUDO MESMO.Nós temos que lutar com TUDO daqui também.

  7. O Presidente Lula em analise profetica escolheu Dilma para sucede lo…Marina queimou o bico em 2010 em 2014 a midia a lança.Vi rancor em suas falas ontem no programa dela so a midia a sustenta…… da lhes Lula*

  8. Aécio é tão fraco, que nem a mídia toda com ele, inclusive a Globo faz ele decolar nas pesquisas, e agora tem Marina, que deixa velha mídia de cabeça quente, não sabe se bate nela ou ajuda também no todos contra Dilma.

  9. A prova inconteste de que as idéias dessa elite são tão ruins que mesmo com toda a mídia favorável , não vingam ( como já dizia o velho Briza ) , é o fato de , como sempre , esconderem o Príncipe da Privataria. Seria bonito vê-lo conversando com o menino do Rio na propaganda tucana.. Já a Dilma , é o Lula.

  10. Aqui pra nós, não bastará ter os votos para vencer esta proxima eleiçao. Se puder dizer algo, peço sinceridade sem triunfalismo na comunicaçao e antecipaçao esperta dos movimentos do adversario. O preço que o ingênuo paga é sua cabeça decepada. (alguem leu que o ato de ver o horrivel video disso estaria sendo criminalizado no UK?)

  11. O texto do rola-bosta na FsP mostra bem o quão afiados estão os dentes da direita reacionária com a “ascensão” da Fadinha Verde.

  12. O Aecio tá satisfeito com o 3o lugar, assim ele não desaponta a irmã que botou ele para trabahar, perde e cai na noite carioca. Tudo em cima.

  13. “Aécio está numa sinuca”
    Ele adora sinunca, Fernando. Sinuca, pôquer, truco, cassino… tudo regado a uísque, cachaça e outras coisas…

  14. É a coisa deve estar feia pra bando do tucano. A marina também vai ter seus momentos piguianos, mas não vai decolar. Eu estava de licença médica,com hérnia de disco, ainda não estou boa, ainda empenada, como um ponto de interrogação,mesmo assim vou voltar para fazer campanha no meu trabalho para Dilma. Vizinhos e familiares, já estão certos, mas no trabalho ainda falta reforçar, não podemos vacilar.

  15. Programa de Dilma, mostrando os feitos que a imprensa golpista escondeu.

    Mais Lula, o maior puxador de votos de toda historia. Onde o Lula vai a multidão o acompanha.Isto é de norte a sul. Na cidade e no campo, nas periferias e no centro. Isto é reconhecimento pelo otimo governo que ele fez.

    Mais a militancia na rua, vai fazer com que Dilma vença no primeiro turno.

    O desespero chegou no ninho dos tucanos. Agora e só penas que voam…

  16. Gosto de ver esse triunfalismo todo, faz bem ao ego. Devemos porém ficar atentos. A bala de prata ainda não foi disparada. Fica no ar a pergunta. Quando? Sobreviremos a ela?

  17. Eu fico com a tese dos 80% de Dilma, é a mais sensata, passam-se os anos e uma sociedade adquire amadurecimento e discernimento, esta tão obvio o tipo de estratégia politica que os adversários tem feito que chega a dar sono e um sentimento de repulsa considerável, penso que as eleições de 2014 ta cheirando a derrota histórica aos candidatos Presidenciáveis, os 80% de votos válidos pra Dilma é uma possibilidade difícil de ser descartada! A dupla: se eu sou ruim vc é pior ( Marina e Aécio) não cativa, a primeira impressão é a que fica sempre!

  18. Acho o Aécio e a Marina muito fracos, sem propostas, sem carisma e sem futuro de governo. O problema com a Marina é que talvez não dê tempo da população saber quem é ela.
    Mas, para meu alívio, vai dar tempo de saberem o que fez e quem é a Dilma.

  19. Fernando,
    Segue, a pedido do Autor, texto de Miguel Lanzellotti Baldez, que do alto dos seus 86 anos de muita luta, alerta a esquerda ( que ainda reluta) o porque votar em Dilma:

    ——— Mensagem encaminhada ———-
    De: mlbaldez <mlbaldez@……
    Data: 20 de agosto de 2014 12:20
    Assunto: PORQUE VOTAR EM DILMA ROUSSEF

    PORQUE VOTAR EM DILMA ROUSSEF

    Miguel Lanzelloti Baldez

    A SITUAÇÃO ELEITORAL no Brasil me lembrou outros importantes momentos históricos, primeiro a França do 18 Brumário de Karl Marx, depois o Brasil do entorno de 1928, o Brasil do esquecido ou historicamente apagado Bloco Operário Camponês, muito bem arrancado do ostracismo por Edgar de Decca, o BOC que, organização do proletariado, assumira no enfrentamento contra a onda burguesa, chamada revolução de 30, o protagonismo do incipiente proletariado brasileiro. O que Edgar Decca mostra em seu excelente ensaio, como fez Marx no 18 Brumário, um de seus livros fundamentais, foi o fundamento dialético da luta de classes.

    Neste nosso momento histórico, diante da instabilidade política das eleições, a esquerda precisa entender que Dilma Roussef é a única candidata, entre os viáveis, que representa, ou pode mesmo representar, em razão de seu passado revolucionário, a classe trabalhadora. Dilma significa uma evolução sobre o governo de Lula. Lula foi o primeiro trabalhador eleito presidente da República, e nós outros queríamos dele mais do que o sistema permitia, queríamos uma sociedade socialista, queríamos o impossível e, por isso, rejeitamos Lula. Mas o que era possível aconteceu e, ao operário sucedeu uma candidata orgânica e intelectualmente comprometida com a classe trabalhadora, e que deu provas deste comprometimento enfrentando a ditadura militar e sobrevivendo, inclusive, a degradação da prisão e á humilhação violenta da tortura.

    Já Marina, que merece todo respeito, teve suas lutas limitadas aos importantes “empates” á ação predatória contra os seringueiros, liderados por Chico Mendes na Amazônia, legítimas, mas sem maiores repercussões no campo político.

    Quanto a Aécio Neves, não passa de um sorridente e inexpressivo sobrinho de Tancredo Neves que, afinal, sempre esteve ao lado do poder burguês, e só se transformou em ícone da democracia quando, em eleição indireta, imposta pela ditadura militar, derrotou o desmoralizado Paulo Maluf.

    Resta o voto nulo, este está na cabeça de companheiros e companheiras. Mas companheiros “voto nulo”, na atual conjuntura política, além de ser indesejável individualismo auto consolatório, vai acabar no colo da direita.

    Votar em Dilma é ato político necessário para garantia democrática e igualitária da sociedade, impedindo o retorno da submissão ao poder social, político e econômico da burguesia."

  20. Fernando, desde o tragico acidente ocorrido com o Eduardo, eu já havia comentado aqui como a midia ( e os PrÓ-Aecista) se comportariam… E nao está dando outra… Eles também estao desorientados…E vao ficar mais…E quando eu falo midia aí entram os urubólogos de plantão e os pseudoecononistas… Mas o que está por tras do lado golpista de toda a midia (principalmente a GloboTV/Jornais/Radio – Veja – Estado SP – Folha e suas respectivas sucursais nacionais)?????
    O MEDO DA LEI DA MIDIA.
    Se Lula e Dilma querem tocar à frente esse grande projeto de governo, é imperioso que eles instituam já em 2015 essa lei. Senao esqueçam!!!! Dilma e Lula nao podem postergar nem um segundo, caso ganhem as eleiçoes, essa mudança na midia brasileira. Nao podemos deixá-los esquecer…Nao podemos ficar no passado…

  21. Acho que é cedo para definir qualquer direção, o crescimento de Marina, tem relação direta com o desaparecimento de Eduardo Campos, bagunçou um pouco o cenário, mas certamente tudo será muito diferente em Outubro, aposto todas as cartas em um segundo turno entre o candidato Tucano e a atual presidenta.

    Quem bater mais nela, ficará sem a possibilidade do apoio no segundo turno.

  22. A Marina tem CHEIRO DE DERROTA! Mas não deve ser subestimada! Afinal, tem muito “maluco beleza” por aí que ainda acredita naquele discurso empolado dela. Ela não é nenhuma “santa”, e qualquer cidadão mais atento, mais cedo ou mais tarde irá perceber isso. A ambição de ser presidente subiu-lhe a cabeça faz tempo. Acho que como integrante da Assembleia de Deus ela se julga “a predestinada” quem sabe por um “ser superior”! Muita messiânica pra meu gosto. E é um perigo esse “voluntarismo” para um país tão complexo como o nosso! Não se esqueçam! Vivemos num Estado laico e ela defende o criacionismo (crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural), ou seja, não acredita na clássica Teoria da Evolução das Espécies do cientista Charles Darwin. E certamente, possui restrições, ou no mínimo posições ambíguas quanto ao reconhecimento dos direitos civis de casais homoafetivos ou pesquisas com células tronco. E já chegou ao cúmulo de defender o deputado Marcos Feliciano(PSC) dizendo que ele era criticado por ser evangélico. Quando, na verdade, ele era criticado por suas posições retrógradas e pelas barbaridades que proferiu contra minorias já tão discriminadas. Se isso não bastasse, os assessores de Maria Silva, os economistas Eduardo Gianetti da Fonseca, André Lara Rezende, tem propostas quase idênticas a dos tucanos, ou seja, pregam abertamente o arrocho salarial e o desemprego como fórmula para “reduzir a inflação”. Eu mesmo o assisti o Gianetti na GloboNews dia desses discorrendo sobre isso. Não há como negar que existe sim uma associação entre Marina e alguns setores conservadores de direita. Não por outra razão a mídia está tão assanhada para o lado dela. E ela já fez acenos ao “Deus Mercado” que “soam como música” pra essa gente por um Banco Central “independente”. Já vimos esse filme antes e ele não terminou bem: deu em crise econômica, política e impeachment. Lembram? Sem novas “aventuras” pessoal! Estou com Dilma e não abro! Olha Marinômetro aí! Veja em http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/150823/UERJ-Marina-%C3%A9-'queridinha'-da-m%C3%ADdia.htm

  23. A “aura” de “santa” de Marina Silva não agüenta uma única pancada no horário eleitoral gratuito. Ainda me lembro quando o então deputado Aldo Rebelo levantou a “lebre” da madeira ilegal de um financiador de então senadora: o estrago foi grande. A molecada que faz o trabalho “formiguinha” da REDE foi sumir como fumaça na ventania. Restará o Itaú, a Globo e a Natura. A credibilidade duramente construída com as lutas ecológicas no Acre irá para o ralo junto com os votos. Triste fim para esta senhora. Mas, foi ela quem o procurou.

  24. O certo é que se o PT, tivesse como adversarios o Dudu e o Aébrio, eu já havia feito pesquisa entre os blogs era Dilma no primeiro turno, agora a situação de momento é um provavel segundo turno más com Marina.

  25. Acreditem provavelmente não haverá mais segundo turno,agora e que o povo entendeu que marina silva e a viuvá negra, o povo começa a perceber de quem marina se aproxima alguma coisa de ruim acontece, Chico mendes Morreu, Nem seu partido Rede o povo lhe deu assinaturas para fomar,escolheu Eduardo campos Para ser vice dele, e ele Morreu. Querem mais.Nao Marina e mesmo uma Loba em pele de cordeiro,seria um desestra maior para o brasil do que o avião que tirou a vida das sete pessoas junto com Eduardo Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *