Aécio ficou “bolado” ou inventou factóide? Quer censurar as sátiras na rede ou a rede?

Deu no Estadão, agora há pouco:

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato à Presidência em 2014, quer saber quem cria perfis que o satirizam. Advogados do tucano entraram com uma ação na Justiça de São Paulo para impedir contas no Facebook e no Twitter com seu nome e identificar os usuários que usaram a sua imagem. Segundo o pedido, o político foi vítima do perfil Aécio Boladasso, que virou piada entre os internautas que consideraram a conta como uma estratégia do próprio Aécio de imitar a “Dilma Bolada”, perfil criado por um publicitário para parodiar a presidente Dilma Rousseff.

Algumas das contas do Aécio Boladasso já foram retiradas do ar, mas ainda há disponíveis perfis como Aécio Boladão. De acordo com a ação, “todos os perfis e páginas foram criados recentemente, em datas muito próximas, e possuem conteúdo muito similar, o que denota a criação seriada de perfis ilícitos, os quais, inclusive, foram altamente difundidos nas mídias digitais, sendo certo que o Google aponta mais de 40.000 (quarenta mil) resultados para a pesquisa pelo termo “Aecio Boladasso” “Facebook” e mais de 34.000 (trinta e quatro mil) resultados para a pesquisa pelo termo “Aecio Boladasso” “Twitter”.

Segundo os advogados de Aécio, o Twitter já atendeu a solicitação de remover os perfis falsos, mas ainda não forneceu as informações sobre quem criou o usuário falso. O Facebook já apresenta outras contas falsas e também não identificou quem criou os perfis de humor.

O juiz Nilson Wilfred Ivanhoé Pinheiro, da 3ª Vara Civil da Capital, concedeu uma liminar, no dia 19, para a remoção das páginas e armazenamento dos dados sobre os usuários que fizeram a brincadeira. No entanto, ele negou o pedido de segredo de Justiça.

A assessorias de imprensa do Twitter não respondeu até a publicação desta notícia e a do Facebook não foi localizada.

Tomara que Aécio siga em frente nessa ação, para que a Justiça chame para depor os responsáveis por divulgar a página nos jornais O Globo e Extra. quando ela tinha apenas uma “curtida” no Facebook.

E quem acompanhou, como eu, a página, sabe que ela só fazia elogios a Aécio e reproduzia suas manifestações. Não fazia sátira alguma.

Ou será que isso tem relação com o projeto que o Senado aprovou estabelecendo um criminalização “especial” para ataques  a candidatos nas redes sociais que, claro, já são cobertas pela legislação sobre calúnia e difamação?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Isso daí é rebordosa dos …
    (Nota do Editor: todo cuidado é pouco com a ofensiva antiweb do menino)

  2. Golpe dos tucanos na minirreforma eleitoral
    #vetadilma
    Atenção leiam e divulguem
    Eleições 2014
    Minirreforma criminaliza ação política virtual
    Texto enviado à sanção de Dilma prevê cadeia por mensagens na internet ofensivas à imagem de candidatos e partidos
    “Ou seja, espalhar pela internet um fato verdadeiro pode ser crime, caso esse fato arranhe a imagem de um político ou uma legenda”

    http://www.cartacapital.com.br/politica/minirreforma-criminaliza-acao-politica-virtual-9860.html

  3. O SR é um homem público, Senador. Se não deseja ser incomodado por quem te paga, é preferível que se auto-privatize. Mesmo sabendo que ainda são muitos, os que ainda acreditam que a corrupção do setor privado não trás consequências devastadoras ao setor público.

  4. hahahah, que furada de marketing, esse aébrio é uma comédia mesmo.

    agora deve estar deprimido com a aprensão do helicóptero do amigo e a dificuldade de prosseguir carreira(s).

    a página do aecio boladasso era uma comédia só. como é possível o cara alegar perfil falso se até o reino mineral sabe que foi acessor que criou e divulgou o mesmo?

  5. Estão dificultando a vida do aébrio.Com sua eficiência A PF LOGO O DEIXARÁ sem estoque pessoal de implementos agrícolas.

  6. Companheiros, o Aecim Cambaleante é o candidato da mídia golpista que faz oposição ao governo da Presidenta Dilma e do PT, portanto, vão tentar blindá-lo de qualquer denuncia , mas nós aqui na rede vamos denunciar sempre, eles podem tentar de tudo, mas não vão conseguir calar os blogs que mostram a verdade sobre os amigos da mídia!!!E, em 2014 é a Dilma de novo com a força dos presos políticos , do LULA e do povo!!!!!

  7. 28 de novembro de 2013
    Jornal tucano acusa Aécio Neves de “dar um showzinho” e cobra explicações do PSDB sobre propina

    O PSDB deve explicações

    O colunista colunista Rogério Gentile do jornal Folha de São Paulo, disse hoje em sua coluna que o candidato á presidência Aécio promoveu um showzinho anteontem em Brasília para defender o PSDB de São Paulo das suspeitas de roubalheira nas obras do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

  8. Censura a mídia mineira e agora quer censurar a rede.Mas espera aí,não são eles,os emplumados,os primeiros a bradarem contra a censura? Não são eles que propalam que o PT é censor?Esse senhor é um cara de pau com nariz de pinóquio.

  9. Depois falam que o PT é contra a liberdade de expressão. Só pelo fato de um amigo do peito dele ter um helipótero de estimação ele quer deixar o cara na estrada. Vai mal o Aócio.

  10. Estava pensando….
    Meu cachorro dorme em media 20 horas por dia.

    Ele tem toda a comida preparada para ele.

    Pode comer qualquer coisa que ele queira.

    A comida é dada a ele sem custo.

    Ele visita o veterinário uma vez ao ano ou quando necessário, se algum mal aparece.

    Por isso ele também não paga nada, e nada em troca é pedido a ele.

    Mora em boa vizinhança, em uma casa muito
    maior do que necessita, mas não precisa limpar nada.

    Se ele faz sujeira, alguém limpa.

    Ele escolhe os melhores lugares da casa para dormir e
    recebe essas acomodações completamente de graça.

    Vive como um rei e não tem mesmo nenhuma despesa.

    Todos os seus custos são pagos por outras pessoas
    que têm que sair de casa para ganhar a vida todo o dia.

    Estive pensando sobre isso e, de repente, veio a trágica constatação:

    MEU CACHORRO É DO PóSDB!

  11. Aécio Neves (PSDB-MG) fez um discurso que ficou gravado para sempre na história de Minas Gerais e do Brasil. Foi de longe o melhor discurso pronunciado pelo ilibado e reto senador mineiro, com elogios e total apoio ao ilibado senador Demóstenes Torres (DEM/GO), quando este tentava se explicar no plenário do Senado. Diante do fato consumado, eu cidadão-eleitor arquivei esta obra prima para a posteridade. [Chico Barauna, 28-11-2013].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *