Advogado do doleiro Youssef resolve “peitar” o Procurador-Geral da República

bastojanot

Alberto Youssef, ao que parece, transformou-se no oráculo de verdade, de tal forma que seu advogado, Marco Antonio Figueiredo Basto partiu para o ataque, desafiando o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, por suas declarações de que  era “preciso parar” com os vazamentos seletivos da provável “delação premiada” do doleiro.

Agora à tarde, na Folha, Basto  diz que Janot, “está “politizando” a operação Lava Jato ao acusá-lo de ter feito vazamentos de delações antes das eleições e de “operar” para o PSDB”.

“Jamais fiz qualquer vazamento e nunca fui ligado a partido político. Seria ingênuo imaginar que eu tentei influenciar o processo eleitoral”, rebateu Figueiredo Basto.

(…) Desafio Janot a provar as acusações que fez. Nunca operei para ninguém. Aliás, gostaria de saber o que ele quer dizer com operar.”

O Dr. Basto pode ter razão em alegar que foi advogado de Beto Richa e de outros figurões do PSDB paranaense num papel estritamente profissional.

Ou que seu filho, Marco Antonio, tenha um cargo comissionado no governo paranaense, certamente por seus méritos.

Mas isso não lhe serve para explicar porque foi nomeado pelo governador membro do Conselho de Administração da estatal Sanepar, cargo que deixou ao assumir a defesa do doleiro.

Aliás, é curiosíssima a sucessão de coincidências neste caso. O réu, o juiz e o advogado de defesa são os mesmos de 11 anos atrás, quando aconteceu a primeira delação premiada de Youssef, o novo oráculo da verdade absoluta.

Mundo pequeno este, não é?

E quanto a falar em politização, Doutor, não foi o senhor o primeiro a suspeitar dela, quando uma das testemunhas citou o PSDB como também beneficiário das propinas?

E não foi uma referência geral, tanto que o senhor mesmo frisou: “estou afirmando” que ” influência estranha nesse processo, de terceiro, que tem interesse eleitoral em usar essa instrução”.

Seria muito bom que todo mundo pudesse saber que outros interesses estão por trás desta questão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

47 respostas

  1. Boa tarde,

    essa classe de Advogados e pior ou igual aos empresários, estamos precisando de um moralização por completo nesse país. Gente que conversa pelos cotovelos, sabe mais que mãe Dina e tem solução para tudo nesse país. Sou contra, mas tem hora que acho que os militares deveria voltar e fazer igual a Pinochet no Chile passar o cerol em toodos eles, desde os 513 aos 81 e assim ir baixando e implantar uma nova “constituição Penal” no Brasil. Pois tá osso viu!!…

    1. Porque o Sr. Janot não proibe os vazamentos seletivos, que vem atingindo somente Dilma e o pessoal do PT?

      1. estão todos nas mãos da globo e filiados e associados, é uma verdadeira meada de linhas embaraçadas; o país que tanto almejou a democracia, ver se hoje em um modelo político mais do que corrupto, pois são tanta as barganhas de delinquência quase que generalizada no meios políticos, serviço público e setores privados, como a imprensa que atua de maneira política partidária descaradamente, com a sua capacidade de mudar a direção dos fatos, corromper e serem corrompidos. e ainda há muita gente (eleitor) que torce para sua sigla partidária como se faz em futebol; sempre que tivermos mudanças de governos, essa praga da roubalheira não diminui, por o sistema/modelo continuará o mesmo(corrupto) com seus ENGAVETAMENTOS, para isso a grana suja fala mais alto. é preciso alternativa política, isso nós não temos. as tão faladas reformas nos três poderes, (tão necessárias) “eles” os mesmos as duas casas a imprensa e seus filiados não permitem o aperfeiçoamento para fortalecer a democracia e o estado de direito, pois “eles” os mesmos gananciosos e arrogantes não lixam para o povo. com essa briguinha nojenta de “esquerda/direita!!!, só com o povão entendendo essa situação caótica e indo às ruas pode acontecer alguma novidade….

      1. Desculpe, ilustre Márcio? ‘Consertou’ o próprio texto com um ERRO. O verbo HAVER não flexiona em relação ao ‘número’ do termo plural subsequente, permanecendo no singular. Assim, está correto como originalmente digitou: “…ou HAVERÁ consequências?’. E não ‘HAVERÃO’, com o remendou (rsrs).

        1. hehe! Povo ruim!
          Eu ia dizer que acertou da primeira vez, mas pensei: ele vai dizer: e o kiko??
          Esse povinho não perdoa mesmo…hahahah!

        2. Como meu português é limitado, conto com a ajuda de quem entende! Obrigado…desculpem a nossa falha! Da próxima espero acertar…

          1. Aqui, isso é o de menos. Muito mais importante é a contribuição de seu comentário!! Escreva como quiser, mas escreva! Eu aprendo até por aqui! :)

          2. O Importante é como disse Rita.
            O importante é estar no rolo..
            E aqui é o maximo..

          3. Se fosse para se preocupar com erro de portugues, o escritor Paulo Coelho não tinha escrito uma linha sequer.

            Nosso portugues é limitado.

            Só dois grupos: Existe os que acham que sabe o portugues e os que não sabem.

          4. Como diz o José Simão, nós fala Curintias e Framengo, mas nós se entende.kkkkkkkkkkkkk

            Vamos criticar o que achamos que está errado. Deixa o português para os professores, ainda mais quando são erros verbais.

  2. O POVO ficou independente, caminha com suas próprias pernas, decidi por si e não aceitará nem golpe baixo, muito menos golpe paraguaio. Vamos às ruas!

  3. Pois é, as coincidências estão por todos os lados mesmo..

    Mas a maior das coincidências é a de que “quase todos” os envolvidos nas investigações da Petrobras/operação Lava Jato querem mesmo é a cabeça do Lula e da Dilma, o resto é fofoca..

    Quem tem um stf como o nosso não precisa de inimigo. Estão articulando o golpe do impeachment. Já está em curso.

    Ninguém vai segurar isso?

    http://jornalggn.com.br/noticia/armado-por-toffoli-e-gilmar-ja-esta-em-curso-o-golpe-sem-impeachment

  4. A OAB já teve nomes admiráveis, dignos de total respeito, mas, agora, com esse ministério público vaidoso e deslumbrado, e esse supremo tribunal de fofoqueiros e fanfarrões, os advogados estão dançando a mesma música, insultante e debochada.

    A qualidade PRIMEIRA do Advogado deve ser a DISCRIÇÃO, seguida da cultura jurídica e da modéstia.

    Ah, que saudades de Raimundo Faoro, Evandro Lins, Ministro Ribeiro da Costa… Contudo, ressalvemos, por justo, os nomes de Levandovski, Teori e Barroso.
    Cuidado, Dilma, com as novas escolhas! Essa Rosa Weber foi assessorada exatamente por Aldo Moro, já no STF.

  5. Falando em vazamento. A pergunta que não quer calar. O que uma pessoa recebe em troca ao vazar uma informação para a revista Veja ?

  6. Huummmm… advogado do P$DB! Acusações contra o PT, PMDB e “outros partidos”!

    Mesmo juíz e mesmo advogado! Huuummmmm… filho em cargo comissionado,…

    no governo P$DB, ah tá! NOMEADO membro do conselho de Adminstração….

    de um governo do P$DB? Juíz e delegados filiados ao P$DB?

    Que diriam Walter Mercado ou Mãe Dinah sobre o desfecho dessa estorinha?

    1. Nossaaa! Quanta coincidencia! Acho mais provável coincidir a passagem do cometa Halley com o alinhamento dos planetas, o eclipse lunar, juntamente com a inversão dos polos e o início da era de Aquarius!

      1. Gostei da parte astronômica… Tijolaço também é ciência…

        E tudo isso aconteceu em dia de solstício….

    2. Alem desse advogado, segundo imprensa escrita, delegados da PF, tambem deram sua contribuição para Aécio, nesta operação Lava Jato. Que Pais é este?

  7. O fato é que o advogado do doleiro, figura central de todo este momento histórico, desafiou Janot. E se o campo de duelo for a mídia corporativa brasileira, Janot está já previamente derrotado.

    1. Dr Janot já deu o recado e não tem que responder se rebaixando ao advogado!

      Quando isso tiver que chegar ao supremo, se ele assim o entender, faça como os anteriores, arquive-se!

  8. Sabe o que o procurador Janot vai fazer? Também não sei, mas acho que não vai fazer nada, conforme procuradores anteriores, quando o problema é contra o PSDB.

  9. Existe mais uma coincidencia, porque o advogado anterior do Paulo Roberto pediu demissao justamente no dia em que se acertou a delacao premiada. Sera que foi por nao concordar com o golpe.

  10. Brito, só no boca do fuzil .
    Republicanismo com políticos, judiciário e midia cheia de bandidos não funciona nem aqui nem na lua .

    Eleições… coitada da Dilma super honesta e querendo livrar o país da corrupção é atacado por todos os lados. Ladrões se passando por éticos. E infelizmente muita gente séria acreditando nos mervais,gilmares,toffolis e asseclas . Não sou petista . Exijo como milhões punição para todos/as envolvidos/as. Mas a CasaGrande deseja se manter intacta. Até quando ???Dilma, vai para rede nacional. Urge chamado urgente para sairmos aas ruas . A posse é hoje, não em janeiro .

  11. Parece que o doleiro é uma espécie de isca para pegar petista.

    É preso e recebe prêmio por delação seletiva, preservando os tucanos.

    Solto, volta a operar à vontade.

    Quando a casa cai ( ele já foi preso e solto 5 vezes ) ele é preso e volta a delatar o PT.

    E assim se fecha um círculo e inicia-se outro.

  12. O galinheiro ficou pequeno para tanta raposa. A operação lava-a-jato está mais para operação suja-a-contagotas porque aos poucos, a oposição vai passando do papel de acusadora a ré. Vai ter que se explicar muuuuuuuuito!

  13. Ta na cara que ele vazou as informações para a VEJA e GLOBO mancomunados com o PSDB, é tudo farinha do mesmo saco. Foi um golpe contra o sistema democrático e deveria ser apurado como tal, equiparando ao crime de terrorismo.

  14. Na Polícia o que impera são os ‘esquemas de corrupção’, e se o novato que entra na polícia não entra para o esquema ele tem que sair, seja por vontade própria, seja no ‘saco’. Com a DILMA parece que está ocorrendo coisa parecida, ela se recusou a entrar no esquema da turma da bufunfa ‘under the table’, e está sendo mais perseguida que os cristãos na ROMA, de Nero. REZO para que ela não saia, muito menos no saco. FORÇA DILMA !!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  15. Colunista Breno Altman destaca que nova orientação da oposição é “cristalina” desde o segundo turno das eleições: “acuar e sabotar o governo desde o primeiro momento”.

    Ele avalia que “espanta”, porém, “a paralisia do governo e seu bloco político”.

    “Há três semanas o conservadorismo opera sem maiores constrangimentos ou contraposição”, afirma; para ele, presidente Dilma não deve repetir os erros de Getúlio Vargas, que fez várias concessões após ter sido eleito em 1951 “sem maioria parlamentar e encurralado pela imprensa” e acabou isolado e desgastado.

    Segundo Altman, “há ensinamentos importantes que eventualmente poderiam ser tirados da tragédia getulista” pela presidente Dilma Rousseff.

    ==============================

    Mas, acontece que com Getúlio, as Forças Armadas eram favoráveis às movimentações da imprensa e do Congresso.

    Se formos analisar bem de perto, de 1930 a 1942, Getúlio foi a capa-dura de um livro nacionalista chamado “tenentismo”.

    Quando ocorre a guerra, o tenentismo entendeu que já havia feito o estágio nos bastidores do poder e pôs em prática um plano de poder ( sem Getúlio), a partir do pano de fundo da doutrina da segurança nacional.

    Getúlio, hábil político, percebeu que não mais haveria espaço para uma ditadura após a guerra. Cumpriu o que determinava a CF 1937, convocando eleições diretas para 1945.

    O primeiro erro de Getúlio foi o de não sair do poder, apoiando-se exatamente na sua popularidade.

    Fato é que os mesmos tenentes que impuseram derrotas à República Velha na década de 1930 haviam sido cooptados pelas mesmas práticas não nacionalistas dos antigos barões do café e foram os mesmos que “vetaram” a candidatura de Getúlio.

    Já havia o consenso de que Getúlio não concorreria. Getúlio lança então o Marechal Dutra como o seu candidato e sucessor.

    Mesmo assim, Getúlio foi apeado do poder antes do pleito, no terceiro golpe de Estado da nossa República. Um dos tenentistas que estavam presentes ao ato de deposição de Getúlio era o tenentista Ernesto Geisel.

    Os partidos que concorreram em 1945 foram:

    União Democrática Nacional com Eduardo Gomes ( tenentista do primeiro 5 de julho em 1922 );

    Partido Social Democrático com Eurico Gaspar Dutra ( tenentista moderado e fiel a Getúlio, mas não menos afinado com a direita );

    Partido Comunista do Brasil ( recém anistiado por Getúlio ) com Yedo Fiúza ( que não era anteriormente militante tradicional do PCB );

    Partido Agrário Nacional com Mário Rolim Teles ( candidatura “nanica” ).

    O recém criado Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, era o partido de Getúlio e não participou diretamente das eleições de 1945. Participou indiretamente, apoiando Dutra.

    Pois bem, as eleições frustram os tenentes com a vitória do candidato de Getúlio.

    Dutra governou sob a pressão de boa parte dos militares e da mídia.

    O governo de Dutra foi um fracasso… principalmente na área econômica.

    Getúlio vence as eleições para senador… faz um único discurso no senado e se recolhe em ITU RS.

    =======================================

    No caso de Dilma, a sanha tenentista não existe mais.

    Ou melhor, existe entre alguns militares reformados, que imaginam o Brasil de hoje, como se estivéssemos nas décadas de 1940, 1950 e 1960.

    As forças armadas de hoje não professam a “doutrina da segurança nacional” de forma cega e dependente dos Estados Unidos. A coisa está bem diferente.

    Além disso, os militares sabem muito bem que fizeram explodir uma dívida astronômica e não saberiam o que fazer com ela.

    Por isso, traçar um paralelo entre Dilma e Getúlio é o mesmo que chamar teco teco de jato.

    Creio em perturbações institucionais justamente pela perda do poder “fazer dinheiro fácil” , a partir de alguns setores do judiciário e da polícia.

    Ninguém acharia que combater a corrupção no Brasil seria algo fácil.

    Esse juiz Moro tem que abrir os olhos, porque , em caso de golpe, haverá reação armada e Carlos Lacerda não foi presidente, foi perseguido e morreu de infarto.

    Cuidado aí, “república do Paraná”…. o buraco é mais embaixo.

    Dilma é aparentemente fraca, mas está calçadíssima !

    Leiam isso com atenção, porque explica muita coisa.

  16. Prezado,

    O deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB,que segundo o Ciro é um picareta,declarou recentemente que as investigações na Petrobrás gerará vários filhotes. Com certeza ele quis dizer que,na esteira das investigações surgirão outros desmandos.
    Ao Cunha interessa exatamente o surgimento de filhotes, ele está enganado,cabe a Policia federal descobrir os tataravós,avós e pais da corrupção que é endêmica na terra brasilis. Que contribuição o Cunha trouxe ao parlamento brasileiro?Podemos afirmar que ele em conluio com as lideranças nefastas do sistema politico do país criaram o ambiente do toma lá da cá que inviabiliza a qualquer governante trabalhar em benefício do povo. O sr. Cunha e seus asseclas envergonha a todos.Vão trabalhar seus energúmenos. O Povo precisa se manifestar de forma inteligente,exigir a reforma politica através de uma constituinte exclusiva, ouvindo a população, é inaceitável que uma pessoal seja deputado durante períodos superirres a oito anos.BASTA DE PICARETAS.

  17. Graças aos blogs podemos acessar a verdade na política. Hoje estou esclarecido porque conto com esta excelente ferramenta.
    Não tenho a menor dúvida de que estou pronto para defender o mandato da Presidenta Dilma. Quando precisar ir as ruas estarei a postos com todo orgulho e vigor!!!!

  18. Chegamos à situação em que banana está comendo o macaco. O procurador geral da república sendo escrachado por um advogado mais sujo que pau de galinheiro….É o fim!

  19. Aviso, quem for ao Paraná vá de botas longas, para não sujar a barra das calças no mar de lama que se instalou ali.

  20. Todos se esquecem de que Paulo Costa, o delator mor, foi concursado na Petrobrás e alçado a diretorias pelo FHC , portanto ele deve agir desta maneira errada desde sempre.
    Por que a insistência em dizer que Lula e Dilma sabiam de tudo? O Fhc era surdo, cego e mudo?
    Ora bolas, vamos ser coerentes e dar a todos o seu devido lugar.
    Por que só o PT?
    Se forem a fundo, o “mais alguns” deverá aparecer encalacrado até o pescoço…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *