Adeus, democracia. Volte logo

pilatos

Ela está quase porta afora.

Expulsa de casa pelos seus filhos mais pródigos: os políticos e o Ministério Público, que assumiu, sob o reinado de Sérgio Moro, a autoridade formal sobre o país, usando a Polícia Federal como sua guarda pretoriana e a mídia como sua legião romana.

A legalidade democrática vai embora, finalmente, de nosso país, depois de ter voltado, a duras penas, três décadas atrás.

Entramos num processo do qual não sabemos o fim.

Se uma presidenta eleita não teve firmeza para resistir às pressões dos políticos e dos mercados, aceitou seu jogo de chantagens e seu programa recessivo, como resistirá um governante que chega ao topo do poder à custa do compadrio generalizado e com a promessa de cortar e cortar a ação de um Estado que já é tímido e omisso em tantas das necessidades do povo brasileiro?

Os políticos e os partidos parecem não se dar conta disso, acostumados a ler a realidade através do que diz a mídia e o mercado.

Existe um outro Brasil, o qual esta gente não apenas despreza, mas que não compreende.

Que corre por debaixo, como um rio subterrâneo, da casca de realidade aparente.

Nos governos petistas, este Brasil ensaiou aparecer à superfície. Vai submergir, outra vez, sabe Deus por quanto tempo.

A destruição de Lula, que foi sua referência, é, por isso, o alvo central do projeto excludente e reacionário que volta, reconheçamos, porque as portas a ele foram abertas quando se adotou a lógica econômica anticrise que nunca funcionou e nunca funcionará, porque o Brasil não pode conviver com o atraso e a exclusão dos que pensam nele como um país para 30 ou 40% de seu povo.

Esta movimentação invisível, surda, oculta, cedo ou tarde vai aparecer e, quando aparece, é uma torrente que arranca pedaços das margens institucionais em que se tenta conte-la.

Ninguém, muito menos eu, sabe de que forma isso irá ressurgir, porque a natureza dos povos tem muito de insondável.

Os líderes são sempre menos que as massas que lideram, mas são catalizadores indispensáveis às transformações que elas geram.

Que os nossos, os que sobrevivem e os que virão, tenham a sabedoria de entender que não é deles a força, mas é do povo.

Estamos um pouco mais céticos, mas isso é bom.

Sabemos que a democracia não voltará pelas mãos dos que as enxotaram e que é preciso não perdê-la de vista, para que ela possa voltar.

Porque a causa conservadora, a que reduz o Brasil a um país chinfrim e seu povo a apenas uma parcela da população não pode viver muito tempo em presença de um regime que dá a toda a população o direito de exigir e o direito de decidir.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

    1. Lewandovosk pedindo para a testemunha a favor de Dilma se conter nas palavras, foi o fim da picada.

      Papel do STF no golpe até aqui, foi lamentavel. A HISTORIA JAMAIS PERDOARÁ GOLPITAS.

      1. Vamos levantar os nomes de todos os candidatos golpistas, quer seja deputados e senadores a exemplo de Marta Suplicy, para que não sejam eleitos em 2 de outubro/16, para prefeito/a.
        Cade a CUT que não se manifesta? E outras entidades progressistas?

      2. Esse Lewa é um ser desprezivel. Espero que ele grave nas telas do mundo todo sua cara imunda de paisagem para que sua familia inteira possa se deliciar para o resto de suas vidas. A pecha de golpista estara sempre gravada na sua testa de canalha imundo anti-democrata que jogou a Carga Magna no lixo pra defender sua bunda suja. Todos os golpistas representam o que ha de pior e mais abjeto em nosso pais. Não irão longe porque terão que colher cada centimetro de indecência e demência com que lavaram o chão do Brasil.

  1. Para impeachment da Dilma trabalham na sexta deira, sabado, domingo, de dia de noite, qqer hora. Ja, para cassar Cunha nuna segunda feira nao vai ter quorum. Piada de muito nau gosto

  2. Gostaria de fazer uma analogia entre o meu afilhado hoje com dez anos e os senadores que irão votar o golpe esta semana. Quando ele tinha pouco mais de quatro anos, muito ativo e muito esperto, aprontava uma barbaridade , e nós na condição de tios, tias, padrinhos, avó e avô, por convivermos na mesma casa de praia, nos verões aqui do Sul, tentávamos de todas as formas corrigi-lo com aconselhamentos e ações que pouco ou quase nada surtia efeito. Foi quando a minha cunhada perguntou a ele: Meu filho quando as muitas pessoas falam que a gente está errada, repetem sempre a mesma coisa, o problema está nas muitas pessoas ou está na gente ? Ele não pensou duas vezes, respondeu no ato, o problema está nas muitas pessoas. Assim fazem os Senadores com relação ao que dizem os jornalistas e a imprensa de todo o mundo. Se fazem de surdos e acham que o problema está com os muitos jornalistas que não sabem o que estão dizendo. O meu afilhado se corrigiu e os Senadores, senhores adultos e conscientes do seu papel, terão conserto?

  3. Primeiramente, fora Temer!

    A farsa vai chegando ao fim e nossos votos serão cassados e o país entregue aos saqueadores!

  4. Nada ocorre por acaso. A democracia q tínhamos era um simulacro. Sempre atendeu os interesses da casa grande com os juros abusivos adotados q retirava do pobre e dava aos ricos. Continuou assim no governo do PT q acreditou q podia a corda chegar a um bom termo com o pescoço. Ou o opressor se entender com o oprimido. Impossível esse tipo de acordo. O universo está a mostrar q precisamos avançar evoluir como povo para q tenhamos direito a democracia. E para isso temos q aprender infelizmente no sofrimento. A classe média vai aprender sofrendo. E como um viciado q só aprende com a overdose q por muito pouco retira sua vida. Se sobreviver, claro, aprenderá. É difícil a classe media aprender sem sofrimento pois a ignorância é arrogante. E a classe media é movida pelo ódio e preconceito.

  5. [Este poema é dedicado à Dilma Vana Rousseff ‘A Magnífica’, eita ‘Coração Valente’, sô!]

    AMAREIS AINDA MAIS, MULHERES

    Útero duro
    eclode o mar
    sob a noite escura tinta
    o verde dos passos
    sal da terra
    látex por entre as linhas dos dedos ciliares
    útero flácido,
    flácido,
    flácido,
    ácido,
    ácido,
    silêncio luar nascente…

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, sertão/ agreste baiano
    – orgulho de ser nordestino!
    Brasil – em homenagem ao [verdadeiro] honesto, leal, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro!

    1. Lindo Messias ! Um bom dia para você e obrigado por tua presença sempre tão viva e impressionante. Espero que Dilma acompanhe sempre suas palavras. Vamos torcer HOJE para nossa linda Presidenta Coração Valente. Abraços.

      1. Dileta, generosa e consciente Lenita,
        as energias divinas do universo estão, estarão sempre, do lado da nossa absolutamente honrada, digna e impávida presidenta Dilma Vana Rousseff!

        Felicidades!

        Hasta la Victoria Siempre!
        Mesmo porque a luta contra o nazifasciterrorismo é interminável/inesgotável!

        Messias Macedo

  6. Desgraçados todos eles.

    Todos os nomes e cada nome do judiciário alienado, da PF, do MP, cada delegado aecista, digo, golpista , cada deputado, jornalista,âncora fingido, artista besta, economista, cada senador golpista terá a memória que merece: golpista.

  7. Ja tem uma boa noticia.
    Ta certo que nao é daqui, é de fora.
    O vice chanceler e min da Alemanha, Sigmar gabriel disse com todas as letras que a negociaçao do tratado TTIP entre Usa e UE fracassou, e que ninguem quer admitir isso em publico e que até agora nenhum dos 14 capitulos dessa jóstica foi aceito e engolido em seu conteudo. E disse que a razao é que os europeus nao quiseram aceitar as imposições vindas do outro lado do atlântico.
    Muito bom mesmo.

  8. Sr.Fernando.Esse regime,que o senhor e quase todos os outros fazem alarde,a ” DEMOCRACIA” não passa de engodo para OS NÉSCIOS.É de uma fragilidade tal,que meia dúzia de criminosos,esta a sepulta-la,mais uma vez.DEMOCRACIA, é o oposto do EXERCÍCIO DO PODER,que sob ela,vigora o princípio do MAIS FORTE,e o mais forte é o BURGUES.Ora,até nos países ditos democratas ela vigora,em virtude de os governos lá instalados,são invariavelmente,BEM ARMADOS e por isso,exercem O PODER.O que cabe para a maioria dos povos submissos às ‘DEMOCRACIAS “,é o REGIME SOCIALISTA que exerce o poder,A MÃO ARMADA e por isso,pode impor a vontade das maiorias, pela força.o resto é BAZÓFIA ANARQUISTA.Que é a maior descrição que se possa fazer,das DEMOCRACIAS.Com sua idade avançada,de milênios,a DEMOCRACIA não resolveu a quase totalidade dos problemas enfrentados pelos DESVALIDOS de todos os tempos.E maioria ,invariavelmente.Somente serviu,para assistirmos ao longo da HISTÓRIAS, descrições fictícias das realidades.

  9. Desculpe Fernando, por discordar de você, mas eu acho que o povo desse país prefere morrer de fome a enfrentar os ricos/poderosos..os 13 anos do PT mostrou que nada muda pelo diálogo,conciliação, republicanismo e democracia…acho, é minha opinião que a esquerda deveria ser mais radical, neste país e com essa gente..ir pra porta da globo e gritar o povo não é bobo..ou não vai ter golpe ..não adianta nada…na minha opinião a esquerda tinha que ser mais radical que os Turcos foram, para impedir o golpe deles!!

    1. Fernando, acho que esse é o momento da virada mesmo, agora a esquerda aguerrida sabe que a Casa Grande não quer papo mesmo. Eh como aquele membro da familia que a gente ainda nutria alguma esperança de que um dia se tocaria, mas acabamos por perceber que a dita pessoa não esta nem ai. Tudo mudou, e esse trauma atravessara a ponte com outra cara, muito mais atenta, muito mais aguerrida.

  10. Sr.Fernando.Eu,de novo,me utilizando de seu blog,para fazer comentário à matéria publicada pelo blog O Cafezinho,pois ali,as instruções para postagens de comentários,são todos em idioma estrangeiro,que não entendo e não entendo também,o fato de nós brasileiros falarmos um idioma tão belo,a maioria prefere os idiomas de fora.Contudo quero comentar matéria cuja autoria é do prestigiado escritor PADURA ,que menciona a falta de gratidão das pessoas,com o que se passa nos dias atuais,no Brasil,abordando o GOLPE DE ESTADO QUE SE ESTÁ CONSUMANDO NO PAÍS.O que quero acrescentar como comentário à esta afirmação,dizer os ilustre escritor,que isso ao que ele se refere como ingratidão,não é outra coisa senão,ideologia PEQUENO BURGUESA.Ele deveria de saber,já que mora em CUBA.

  11. O que precisa ser mudada é esta porcaria de Lei do Impeachment de 1950, que até hoje não definiu o que seja o tal crime de responsabilidade. É uma irresponsabilidade dos anteriores e atuais legisladores que se aproveitaram dela para aplicarem mais um golpe na jovem Democracia brasileira. Ou muda-se a lei ou não teremos mais ordem, nem progresso nesta pátria do vale tudo.

  12. Podridão. Falência total da moral. Golpistas infames. Falta de caráter. Quadrilha em todos os lugares. Não existe mais Brasil. Sobrou uma máfia comandando tudo, com apoio de batedores de panelas imbecis e analfabetos políticos. De onde veio tanta burrice e inconsequência? Será possível que foi tão fácil ludibriar essa gente? Será possível que a mídia tenha cegado esse pessoal? Não existe mais a razão e o raciocínio lógico? Como pode? Difícil entender o comportamento tão fora da realidade. Esse golpe não é contra a Dilma e o Lula. É um golpe mortal contra a democracia. Um golpe fatal contra a própria existência do Brasil como país. Um golpe fatal em nossa economia. Se o golpe passar, acabou. Outros mais virão, como num ciclo vicioso. Pobre país. Pobre povo.

    1. Luiz, tb acho que tanta imbecilidade não surgiu do nada e nem tanto assim da Globo. A Casa Grande sempre lascou o lombo do povo e Lula nunca foi de fato respeitado, nem Dilma que representa o poder de uma mulher em uma sociedade patriarcal, machista, profundamente reacionaria, autoritaria e conservadora. Eu nunca imaginei que as pessoas pudessem ser burras dessa forma tão ecrasante e absoluta. Eh estarrecedor. Mas o lado bom é que tudo esta tão claro que fica mais facil lutar, os lobos estão desnudados finalmente de forma absoluta também; não tem volta, não tem arrego !!!

  13. Exclusivo! A maracutaia cambial por trás do impeachment

    Por emérito e intimorato jornalista Miguel do Rosário

    28 de agosto de 2016

    Recebemos email de um leitor do blog nos alertando para maracutaias cambiais por trás do impeachment.
    Ele nos enviou um artigo para denunciar uma mega trapaça de algumas raposas do “mercado” contra o câmbio nacional, e que nos custou, segundo ele, bilhões de reais, milhões de empregos e um golpe de Estado.
    Eles nos fornece, à guisa de prefácio para seu texto, algumas informações e links importantes para se entender o que vem em seguida.
    Os leitores mais versados em economia, favor analisem a pertinência do texto, para que possamos aprofundar, se for o caso, essa denúncia.
    O erro da Dilma foi acreditar que esse pessoal que se diz do mercado busca o melhor para o país.
    (…)
    Os prejuízos para a economia foram de dezenas de bilhões de reais, geraram o clima de insegurança econômica e política, arrebentaram as contas públicas, quebraram empresas, desalojaram milhões de empregos, aumentaram a inflação empobrecendo as pessoas e ofuscando o sonho de milhões de brasileiros.
    Eles não só usurparam do poder e instalaram um programa de governo que não lhes foi concedido nas urnas, mas também assaltaram os cofres públicos em valores maiores que o escândalo da Petrobrás e exterminaram o emprego de milhões de brasileiros.
    Essa conta deve ser cobrada.
    Quem é que vai pagar por isso?

    FONTE [LÍMPIDA!]: blogue ‘O Cafezinho’

    1. GREENWALD: “TUDO FICOU MAIS CLARO: É GOLPE”

      Jornalista que revelou o escândalo da NSA diz que passou a cobrir a política brasileira quando vi o Jornal Nacional divulgar o diálogo entre Lula e Dilma como se fosse novela; em longa entrevista à revista Carta Capital, Glenn Greenwald diz que impeachment foi desfechado para impedir a Lava Jato, aniquilar o PT e mudar totalmente os rumos do País, impondo políticas que nunca seriam aceitas pela população, pelo voto

      28 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 20:16

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.cartacapital.com.br/revista/904/201ctudo-ficou-mais-claro-e-golpe201d

  14. A história não nos poupará porque deixamos a democracia fugir pelas nossas mãos para sermos “governados” por bandidos. Faltou coragem, faltou atitude, sobrarão teses, filmes, poemas, memes, charges se culparão uns aos outros enquanto o chicete estalará dia e noite entre taças de vinho barato, cerveja fria e a fome de milhoes de crianças

    1. Não tem arrego não, a luta so’ começou, agora é que hora de ir pra cima de maneira unida, construindo narrativas cada vez mais contundentes para desmascarar as mentiras. A narrativa do golpe venceu e isso é uma imensa vitoria. Agora devemos continuar porque muita agua vai passar por debaixo da ponte.

  15. Entendi, a democracia é boa quando a gente está no poder.
    Igual ao “golpe”, deve ser o único lugar do mundo onde um golpe envolve todos os poderes democraticamente estabelecidos e são dados (E USADOS) amplos direitos de defesa de quem sofre o dito golpe.

  16. A esperança é que os petistas que sobraram, não se acovardarem.

    Cristovam Buarque e Marta Suplicy, são exemplos de judas escariotes. Traidores e golpistas.

  17. … A Globo organizações criminosas encena uma atitude de “arrependimento” estratégico e, naturalmente, “interina e decorativamente”!
    Entenda mais um pouco acerca do Projac fascigolpista dos covardes Marín(ho) da ditadura militar

    ***

    GLOBO RECUA, CRITICA PF E DIZ QUE LULA É INOCENTE

    A Globo fez na noite de ontem um dos movimentos mais inesperados desde que iniciou seu projeto para destruir o ex-presidente Lula; texto publicado por Época afirma que o relatório da Polícia Federal sobre o “triplex de Lula” é fraco e que “a acusação terá grandes chances de ser considerada inepta – de ir para o lixo”; a questão é saber por que a Globo recuou, mas há algumas hipóteses: (1) o risco de sair derrotada no golpe de 2016, (2) a percepção generalizada no mundo de que há um golpe e uma caçada judicial a Lula, como foi denunciado à ONU e (3) a busca de um pacto para evitar a destruição do sistema político brasileiro, depois que líderes tucanos foram atingidos por acusações bem mais sérias do que as que pesam contra Lula

    29 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 03:35

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/252171/Globo-recua-critica-PF-e-diz-que-Lula-%C3%A9-inocente.htm

  18. Um circo de horror armado com direito a palhaço mor. Um jurado sem legitimidade MORAL,( MAIS DA METADE DOS GOLPISTAS ENVOLVIDOS NA LAVAJATO), cujos psicopatas políticos não reconhecem e não assumem seus “crimes”, que mal ouvem as testemunhas, que publicamente já sabemos seus votos com dias de antecedência.
    Um rito seguido “ao pé da letra” com ministro do STF assegurando o seu traçado, que DESPUDORADAMENTE “esquecem” o principal: o CRIME. Se não bastasse o MPF ter arquivado o processo, vários expert tem dado aulas a senadores insanos;
    ESTÃO USANDO O IMPEACHMENT como arma legal para o GOLPE PARLAMENTAR. ESTÃO ESTRUPANDO NOSSA DEMOCRACIA nos braços da JUSTIÇA, ou INJUSTIÇA???? E para piorar, com direito a um INTERINO X9 ,USURPADOR, INELEGIVEL E CORRUPTO.
    Quando a JUSTIÇA muda de lado, ou opta por seletismo partidário, é porque o GOLPE foi bem PLANEJADO. ABAIXO A DITADURA DO JUDICIARIO E DA MÍDIA GOLPISTA. #FORATEMER – Não é preciso ser vidente, MOMENTOS NEGROS em futuro muito breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *