A república na brasa das oligarquias políticas

Não existem coisas mais imiscíveis que institucionalidade e camaradagem.

O fato de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, ter reunido para um churrasco, em sua casa, o Presidente Jair Bolsonaro, dois terços de seu ministério, o presidente do Senado e o do Supremo Tribunal Federal para “harmonizar os poderes da República” é, em si, algo deprimente, quando o país vive com um Congresso desorientado em meio aos impasses políticos e um Judiciário envolvido em controtações com uma campanha de difamação do Supremo Tribunal Federal.

Que, aliás, é amplificada pelo próprio Presidente, reuitando vídeos com críticas do seu filho à decisão tomada quinta-feira dos ministros da Corte Suprema.

É evidente que crises como estas não podem ser discutidas – nem dissolvidas – entre um “bem ou mal passado?” da picanha ou num papo regado a chope.

Não se resolvem crises institucionais com convescotes, mas com posições e argumentos que definam espaços claramente demardados para o comportamento de cada um.

Existem apenas uma hipótese para que isso aconteça: é se tratarem de homens minúsculos, absolutamente abaixo do papel que devem ter como chefes de poderes que, embora harmônicos, devem ser independentes entre si.

Não para se entenderem em conversas de “pé-de-ouvido”, no canto do jardim, sem pautas e questões definidas, na base do “fulano, deixa disso, vamos chegar a um acordo”.

Sem que as pessoas possam saber, sequer, do que se falou.

Isso não é republicano, mas certamente é oligárquico.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Safra ruim de representantes minúsculos e de flagrante incompetencia, governo muito mais fraco, brasil encolhendo, pibinho, retraçao, desindustrializaçao, desemprego e por ai vai. A tal da reforma trabalhista que iria gerar milhoes de empregos nao deu em nada, o que mostra que esses bagre nem sabem o que estao fazendo. Agora volta o velho canto da sereia com essa reforma de araque da previdencia que nao passa de um confisco da contribuiçao do trabalhador que nunca vai se aposentar e provavelmente morrer desempregado porque ninguem contrata idoso.

  2. O caixa 2 presente Onyx ! Acho que mais comeu churrasco é guloso ! O Moro estava nessa festa maravilhosa ! E o Quedes ! O Queiroz! Suco de laranja era de da na canela !

  3. Dá vontade de vomitar só de olhar a cara desses CANALHA$! Fora os que não estão na fotografia…????????????

  4. 7 DE ABRIL NÃO TEM DESCULPA,TODOS NA RUA POR LULA E CONTRA OS FASCISTAS.A HORA CHEGOU,ELES INTENTAM DAR O GOLPE FINAL EM TODOS NÓS E NÃO EXISTE DESCULPAS PARA NÃO COMPARECERMOS AS RUAS E VENCERMOS A BATALHA MAIS IMPORTANTE DESSA GUERRA QUE SEQUER PARTICIPAMOS AINDA.VAMOS AS RUAS PELA GERAÇÕES FUTURAS,POR NOSSOS FILHOS POR NOSSOS NETOS SEM MEDO SEM COVARDIA PACIFISMO EM TEMPOS DE GUERRA É BANDEIRA DE COVARDES.

  5. Harmonia entre os poderes? Parece mais uma reunião do chaves na vila famosa, coordenado pelo nhonho, com presença do professor Girafales (tofoli) assim mesmo em minúsculas. País desgovernado por um bando de moleques mal intencionados. Justiça aos frangalhos, executivo sem rumo, congresso fraco e subserviente. Povo abandonado a aua própria sorte. Pobre Brasil. Enquanto isso, LULA preso. Vergonha de ser brasileiro.

  6. DIA 7 OS FASCISTAS VÃO SAIR PARA DERRUBAR O STF,NÃO QUE O STF MEREÇA DEFESA MAS O DIA É EMBLEMÁTICO,É DIA DE GUERRA E SE VENCEM DIA 7 PERDE PREVIDÊNCIA E PERDE LULA.ESSA DISPERSÃO DA CUT CONVOCANDO PARA 22 PARECE OBRA DA DIREITA.

  7. Em termos de execução e modus operandi, o Governo Bozo é exatamente igual à ditadura Temer. Em termos de qualidade do staff e intenções, consegue ser pior que um chiqueiro de matadouro clandestino. Com mil perdões aos suínos.

  8. Estou em um bar agora. Já tomei todas, mas estou super afim de discutir os rumos do país.
    Falando sério, churrasco é para comemorar e reforçar amizades, nunca parap discutir rumo de um país.

  9. Mas isso só vai acabar o dia que a sociedade entender que e ela que tem o poder e parar de outorgar esse poder a essa gente.

  10. Muito estranho esse encontro. Soa como se estivessem tramando algo. Assuntos de governo tem ser tratado como tal. O preocupante é que os poderes sem encontram. Onde tem fumaça tem…

  11. Convescote? São canallhas golpistas e sem vergonha na cara. E o Lula preso em Curitiba sem crime? Fuzilamento para estes vermes!!

  12. Se estivéssemos num país respeitável, julgamentos levariam a penas atribuídas a esta trinca da foto para mais de 300 anos.

  13. Postaram no You Tube um vídeo com o título de “Urgente: Advogada de Lula fala para a multidão”. Este vídeo especifica que sua duração é de 24 minutos. Mas a fala da advogada que consta nele tem duração de apenas 46 segundos, o tempo exato da doutora Valeska Martins se despedir da plateia do Encontro Lula Livre e recomendar a todos que não deixem de ler na íntegra o processo do triplex contra Lula. O resto dos 24 minutos do vídeo é tomado por uma fala de João Pedro Stedile, muito interessante, mas que não diz nada de novo sobre a prisão do Lula, enquanto que a fala da advogada, que na verdade durou 22 minutos, foi a mais perfeita e siintética exposição que já foi feita comprovando a inocência de Lula, sem deixar qualquer dúvida. Alguém por aí não quer que o povo saiba que Lula é inocente.

    1. A exposição da advogada pode ser vista no vídeo integral do Encontro, embora a imagem esteja muito ruim e um pouco truncada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *