A pressa em matar a vida civil e seus riscos

A autora da frase poso citar porque não corre o risco de ser chamada de “esquerdopata”: Dona Maria Maluf, que muitos anos atrás, disse que “não se depena a galinha ainda viva”.

O coronel civil da campanha de Jair Bolsonaro, o advogado Gustavo Bebiano adiante hoje a O Globo o “ministério” de um futuro governo – que não se ganhou ainda – no qual, além dele próprio, haverá “quatro ou cinco generais”  entre as 15 pastas a que o candidato pretende reduzir a administração.

Nada contra os generais, que vão se somar ao general-vice Hamilton Mourão. E, numa absoluta inversão hierárquica, o “capitão-presidente”

Embora todos, na reserva, estejam no direito de serem nomeados, é claro que, na prática, isso dará – aqui e no mundo – a feição militar ao governo assim estrelado.

E lançará, sobre uma instituição permanente do país, de novo o perigo da politização, cuja natureza é, por definição, transitória.

Nada poderia ter efeito mais deletério para as Forças Armadas.

De cara, abrirá um terreno de ambições e ressentimento entre as Armas,  pois nem a Marinha nem a Força Aérea se sentirão representadas no arranjo político, até porque a incorporação do tenente-coronel Marcos Pontes que, depois que voltou do espaço deixou a Aeronáutica e dedicou-se a uma agência de “turismo de aventura”,que vende pacotes para vôos  em caças, mergulhos de submarino e experiência de pilotar carros de Fórmula 1.

Sem demérito para o ex-astronauta, bem pouco para cuidar de projetos estratégicos, como a energia nuclear, sistemas de defesa eletrônicos e tudo o mais da tecnologia bélica sem a qual tropas viram apenas patinhos de tiro ao alvo, o que, é claro, ninguém deseja para os militares brasileiros.

Em segundo lugar, cria ambições de ocupar, pela condição de ex-militar, cargos na administração e na iniciativa privada e acende, dentro dos quartéis, a luz venenosa do “amiguismo” e do tráfico de influência. Afinal, tudo se torna “território a ser ocupado”,  passo natural e seguinte à conquista do espaço.

A geração de oficiais superiores é, hoje, quase toda posterior aos tempos dos governos militares pós-1964, exceção feita a alguns generais de máxima graduação, muito jovens ainda em 1985, marco final do regime. Sabem mais dos gritos de combate  do que dos gemidos de dor e dos sussurros impublicáveis.

Foram necessárias décadas de afastamento da política  para recuperar a imagem das Forças Armadas. Que, infelizmente, está sendo de novo amarrada ao um projeto político, com todos os riscos que isso traz.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. é impressionante como esse generais são “anencéfalos” – como disso o vice-traste

  2. Histórico dos Generais no Combate à corrupção enquanto estiveram no governo: NEGAR QUALQUER TIPO DE CORRUPÇÃO!

    -“Nunca houve corrupção nos regimes militares!!! ”
    Essa é a resposta pronta de todos os militares sobre os excessos cometidos pelos governos sabidamente corruptos da ditadura brasileira.

    Será que agora eles estarão abertos a possíveis investigações ou questionamentos???

    Será criado um novo órgão: Tribunal da Negação da Corrupção!

    O jeito mais fácil de acabar com a corrupção é dizer que ela não existe… e perseguir os adversário!

    1. TNC seria a sigla? Se acrescentarmos um V no início, aí sim, fica mais significativo do que os brasileiros alfabetizados polìticamente querem para esses militares vira-latas e entreguistas.

    2. Se não fosse trágico, seria até engraçado imaginar como será o enfrentamento das ORCRIM constituídas pela associação de agentes togados com a GLOBO, para tomar o poder em 2016, com esses militantes olivas que vêm agora reclamar a sua parte no butim.

    3. E os cabides de emprego em que militares empregavam sem concurso em estatais e órgãos públicos aquele parente desajustado que não sabia fazer uma letra “O” com um copo?

      Essa garotada de hoje que ainda fede a leite, não sabe da missa a metade.

  3. Está claro que a tal “profissionalização das FFAA” nunca passou de balela. O repórter Leandro Fortes, com seu estilo contundente e conciso, há mais de 5 anos já mostrou que a formação dos militares do exército – em termos sociológicos, históricos, filosóficos e históricos – continua exatamente como na década de 1950, quando os EUA colonizaram completamente o setor militar brasileiro com o “anti-comunismo”. De nada vale o conhecimento da cybertecnologia e das técnicas de guerra híbrida passado pelos chefes estadunidenses; a ESG é uma su-sub-sucursal da famigerada Escola das Américas. A cúpula das FFAA brasileiras, sobretudo do exército, é vira-lata e entreguista há mais de 60 anos.

  4. —-Foram necessárias décadas de afastamento da política para recuperar a imagem das Forças Armadas—–
    Lamento discordar ,mas faz parte do jogo.Eles nunca perderam a imagem de “seres puros que salvaram o pais do comunismo”
    O brasileiro por característica ,em sua maioria têm tendência a futilidade ,(uma das razões da sua despolitização.) carece da prática constante do raciocínio ,assim eles NUNCA QUESTIONARAM,seu papel de torturadores,genocidas ,”combatentes do comunismo” a favor das corporações yanquees.
    O lugar deles têm que ser o definido pelo presidente argentino Kirchner,funcionários públicos subordinados ao poder civil,nunca mais um poder POLÍTICO dentro da nação.
    Repetirei o vídeo que postei ontem,só pra que me ajudem a sentir inveja.https://www.youtube.com/watch?v=nSIcGUwmQDA

  5. Não foi a pqp o Bozo.
    Quem pariu o Bozo, foi o PSDB, Globo (PIG) e muitos pastores evangélicos. Lógico que são os acéfalos, usados como massa de manobra que estão alimentado-o.
    A igreja católica também é responsável por esse momento triste que vivemos.
    Observem que a Globo já está querendo jogar a água da bacia com o monstrinho dentro.

  6. E não só as forças armadas, mas também as crenças religiosas. Deixamos de ter um projeto temerário e temeroso de poder e avançamos um degrau para o projeto tenebroso.

  7. Então, o mito alardeia que é honesto e que o PT é corrupto mas tem como guru um cara – paulo guedes – suspeito de cometer fraudes envolvendo os fundos de pensão? Olha o ministro da economia que o capitão escolheu! Também pudera, numa campanha de pura hipocrisia esse tipo de coisa é de se esperar.

  8. O que mais importa é LULA LIVRE! E vivo (sic)!
    O TSE nazigolpista já “sorteou” O Coiso!

    Mesmo porque até o Haddad “está Careca do (S)erra de saber” [Risos] que as urnas do TSE nazigolpista já “sortearam” “O Coiso-‘elle’ NÃO”!
    Sim, golpe não tem retorno!
    Contudo, a médio e longo prazo, a vitória do BOSTAnossauros representará a possibilidade de salvação da esquerda brasileira!
    Portanto, deixemos o Bozo e a trupe dele enterrar de vez o golpe vagabundíssimo e a direitona tosca e mafiosa da casa grande nativa a serviço do genocida capital vadio transnacional!

  9. O Governo do Coiso vai pegar quatro ou cinco generais como se fossem bibelôs apenas para decorar a Fazenda com símbolos militares? Que ministérios ou diretorias caberão a esses militares? Certamente não serão peças centrais a determinarem as orientações do governo. Com esta providência blazé, com uma malta de teocráticos e desenraizados políticos estarão dando uma pequena colher de chá para o Exército? Nossas Forças Armadas vão ficar comprometidas lateralmente com um governo que promete ser o maior pesadelo da história de nosso país? Iludem-se os que pensam que o fascismo daqui terá o fascínio visual disciplinado que teve o fascismo italiano ou alemão. O mais certo é a esculhambação geral tomar conta de tudo. Agora já se sabe: Quando o judiciário e a mídia demonizam a esquerda e protegem a direita, usando para isso expedientes como mentira e falta de provas, o resultado não é a vitória da direita, mas sim, a vitória da extrema-direita, impulsionada pela manipulação de toda espécie de mentiras escabrosas. Diante do perigo de um governo que promete apagar todo sinal de civilização que existe no país, como a defesa do meio ambiente, as bases da educação moderna e a proteção da arte livre e da cultura, não pode haver neutralidade: Toda força política que respeita a democracia tem o dever de combater o pesadelo fascista. Outro erro sequencial da direita será pensar que no governo de extrema-direita ela será ouvida e terá vez. Acontece que ela será a primeira força política a ser decapitada e devorada sem piedade pelo monstro fascista.

  10. Se forem esses as cabeças que as FFAA criaram, com gente negra pesada em ARROBA, bonitinho no EMBRANQUEAMENTO, a nação brasileira não está defendida, sem generalizar, é claro, isso que está ai é um insulto porque são entreguistas e não são nacionalistas, estão mesmo estacionados em 1950 e batem continência até para fotografia de oficial americano em filme.

  11. Os oficiais do Exército de Brancaleone nacional, no próximo governo fascista, serão Recrutas Zero, em posição de sentido, durante 8 horas por dia, até chegar do Reich seu Capitão e gritar “HEIL BOSTA”.
    DISPENSADOS !

  12. poderiam fazer um levantamento na petrobras de 64 a sarney sobre militares
    ocupando cargos…?

  13. O Projeto Político é uma continuação do que temos desde 2014, dia seguinte as eleições.
    Ditadura civil “constitucional” que segue seu caminho e passa para ditadura militar referendada pelas urnas.
    Não foi outro o propósito de terem chamado observadores da OEA, fato nunca acontecido antes.
    Os observadores vão chancelar a estrondosa votação que vai implantar um regime militar.

  14. Vamos voltar a ouvir uma frase antiga: “A melhor saída é o aeroporto do Galeão”. Lembram-se dela?

  15. Me ocorre que o COISO quer tantos generais num eventual e diabólico governo
    seu só pra mandar neles como vingança pelos cascudos que levou na caserna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *