A morte do PSDB e sua herança maldita

A historiadora Céli Pinto, em artigo no Sul 21, escreve uma afirmação terrível.

Quando pesquisas apontam que o eleitor preferencial de Bolsonaro é homem com mais de 40 anos e nível superior, estamos frente a ex-eleitores de FHC, Serra, Alckmin e Aécio. Bolsonaro é o presente do PSDB para o Brasil.

Infelizmente, é a verdade.

O partido que se originou de uma ideia de “social-democracia”, porém, sempre se mostrou pouco disposto a ser isso, desde o nascedouro.

O primeiro documento que produziu foi o “Choque de Capitalismo”, plataforma da campanha de Mário Covas à  Presidência, em 1989.

Uma visão “modernizadora” da economia que sempre foi, afinal, a da capitulação colonial de um país que, apesar de todos os infortúnios que sofreu no pós-64, jamais teve a capacidade de livrar-se da ideia de afirmação nacional pela inclusão de seu povo trazida da “Era Vargas”.

Até a sua vertente trabalhista, o PT, iludiu-se com isso e validou a “abertura dos portos” ao capital.

Não à toa Fernando Henrique Cardoso, ao tomar posse, no primeiro dia de 1995, prometeu destruir  esta “Era” maldita.

A “social-democracia” trocou  o primeiro nome por “mercado”.

Trocou também de vitrines: de Covas virou FHC, o bajulador. Daí a Serra, o sabujo. Daí a Aécio, o aventureiro. Por fim, o burocrático Alckmin.

Agora, quer trocar o sobrenome para autoritarismo, em lugar de democracia.

E encontra a sua cara em Bolsonaro e  sua argumentação no “tá OK?” que é seu bordão.

Pior do que ela,entretanto, é a geração que produziu.

Aqueles que a historiadora identifica.

Uma geração que caminhou, ao contrário da classe média dos anos 50 e 60, para o desconhecimento e inimizade com seu povo.

Que não produziu Chicos, Caetanos, Gilbertos Gil, como a da geração anterior havia produzido Villas-Lobos, Portinaris, Caymmis, Gracilianos.

A elite brasileira tornou-se infértil, medíocre ou pior: rastaquera.

Não é capaz de oferecer ao país nenhum projeto que não seja o autoritarismo: o tiro, a bala, a cadeia para os dissidentes, senão a morte por linchamento.

Seu projeto agora é um energúmeno, primário, grosseiro, uma crise anunciada, um retrocesso à barbárie que, embora anti-histórico, anda na moda.

Não dará certo, porque ainda estamos vivos. E o que eles são, no olhar dos tempos, mortos.

Ainda que zumbis.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

  1. Brito, parabéns pela lucidez
    Sou otimista, sempre haverá esperança. Neste momento espero que sejam expostas as fraturas do psdb, globo e que esse bando de pastores voltem a ser apenas evangélicos sem fundamentalismo político.

  2. Essa gente deve ter lá suas frustrações. Como tem algum dinheiro, sente falta de poder, que não pode ter com seu vizinho, seus parentes e seus próximos. Então dão vazão ao ódio acumulado por sentirem-se impotentes de exercer poder sobre as pessoas. Noves fora, escolhem um ídolo tipo o “coiso” que ofende todo mundo à sua volta e dizem, orgulhosos (de que?): ESSE ME REPRESENTA! Talvez a psiquiatria possa definir meu pensamento com mais teor científico, mas o caminho das pedras é por aí. Em suma: são doentes mentais.

    1. Eu não acho que essa classe média sente falta do poder, muito pelo contrário, nem colhões para serem uns Aécios, Serras e Alckmins da vida eles têm.
      O que essa classe média quer é, ser um Moro e Bretas da vida, eles querem é furar o teto, querem ter o apartamentinho do Bretas, querem dar carteirada na guarda de trânsito, querem viajar de classe executiva, receberem auxílio moradia.
      Então eles não querem o poder, querem os privilégios!
      Sobre serem doentes mentais, aí eu concordo.

  3. Acho que essa turma esteve congelada em nitrogênio líquido na adolescência e juventude.

    Não consigo conceber que pessoas de uma geração tão próxima à minha não tenha memória daqueles tempos e seja tão obtusa.

  4. … O debate na TV Aparecida ainda não terminou, e eu já constatei o que sabia:
    Só há três candidatos: Haddad, Ciro e Boulos. O resto é a escória da política e da humanidade!

  5. Fernando Brito, meus parabéns pela lucidez, espero ansioso o seu artigo sobre a carta do fhgagac.

  6. Essa é a verdadeira face da, TU canalha.
    A foto esta perfeita.
    O ” Deus ” , mercado e a policia descendo o PAU no povo em nome
    da ” democracia “.

  7. Belo texto, Brito. Estamos vivendo um momento decisivo na história do Brasil. A prisão criminosa do Lula feita por pessoas da qualidade de um Moro, Gebran, Paulsen, Laus, Carminha, Fachin, Barroso, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Fux, Felix Fischer, Janot, Dodge é o ponto mais extremo da luta de classe no país. Estamos agora diante de uma grande contradição, o direito ao voto e, ao mesmo tempo, a retirada do candidato do povo. Só a consciência popular nos movimentos sociais pode superar essa contradição e eleger Haddad. Marx explicou como funciona o modo de produção capitalista e o PT agora aprendeu a dialética do poder e suas contradições. Compreendeu com muito sofrimento como funciona os oligopólios de mídia (sobretudo a globo), como funciona o poder judiciário, ministério público, polícia federal e agora forças armadas. Viu passivamente o impeachment de Dilma, a morte de Marisa e a prisão de Lula. Esquecer a luta de classe é a mais grave das alienações. Dessas lições que o PT aprendeu residem o pânico das elites de uma volta ao poder das forças populares. Todos sabem que não existe sustentabilidade de governo popular sem consciência de classe.

    1. É impressionante como o eleitor típico tucano (branco, de classe média, média/alta) que se dizia democrata trocou fácil dos candidatos tucanos para o nazifascista. Mas, como já foi explicado por vocês, pela mitologia da caixa de pandora e agora até pela TheEconomist, esse processo começou lá atrás. Só acho tragicômico alguns analistas tucanos ainda acreditarem numa virada, como se esse processo fascista não fosse uma realidade desde muito tempo, fosse apenas uma bolha que vai estourar semana que vem. Ãhã. Esperem sentados.

      1. Gurgel, quem foi capaz de concordar com um impeachment de uma presidente da república em função de 4 decretos de suplementação e plano safra que não levou um técnico do Banco Central, Tesouro Nacional, ministério do planejamento para testemunhar que houve crime de responsabilidade. Quem aprovou uma prisão criminosa do maior líder popular do mundo baseada em atos de oficio indeterminados e propriedade atribuída. Essas pessoas não terão nenhuma dificuldade em votar num fascista como Bolsonaro. Vão votar sem tapar o nariz, como diz o Zé Dirceu.

  8. O que me incomoda não são os fascista do bolzo, que ladram mas sozinhos se acovardam, não tem capacidade de articular um golpe com o militar de pijama nem base parlamentar para Impeachment. Mas quando se juntam com os fascistas viúvos do psdb que estão no judiciário, na globo, na fiesp, no mbl a coisa é outra. Perdendo, não vão aguardar 2022 para um novo pleito, vão partir para o golpe 2.0 antes da posse.
    Precisamos ficar atentos aos movimentos desses canalhas.

    1. Mas como podemos ficar atentos se os próprios sites progressistas nos censuram?

      Se os ditos sites progressistas (Tijolaço incluso) são contra a censura porque censuraram a pesquisa Vox Populi? E todos os posts que se referem a ela?

  9. O PSDB está arruinado por ter participado ferozmente do golpe, á raiva de Aécio por não ter ganhado á eleição, contaminou todo o partido, agora eles estão pagando o preço. Torço para que todos que votaram à favor do golpe não se reelejam.

  10. E desde quando o cabra ter “nível universitário” faz dele um “ser” diferenciado? Cursei três faculdades ( não terminei nem uma ) e vi o “nível” dessa gente. Só leem livros técnicos, ( da área do curso ), visão estreita de cultura geral, gosto musical horroroso, erros de português primários e, na maioria, todos da burguesia, da chamada elite. Eu, hein…

    1. Sem dúvida ,essa é uma falácia muito fixada na cabeça das pessoas.Universitário só tem acesso a um conhecimento específico ,não necessariamente esta condição é geradora de sabedoria.Se analisando por esse ponto de vista (o da falacia) poderiamos dizer que na maioria dos casos o canudo é um quadro pendurado na sala.

  11. Obrigado por escrever isso e expressar algo que muitos até sabem mas ainda não conseguiram elaborar de maneira tão precisa e bela.

  12. PSDB é o “partido do pó” com seus eventos e reuniões regados a muita cocaína.Nas duas gestões de FHC venderam o Brasil a troco de banana e nunca,mas nunca se preocuparam com desigualdade reinante no país.São fascistas que conseguiram produzir um Bozonazi.Este é cria do PSDB.

  13. Excelente reflexão, Fernando Brito. Eu sou desta “era” e lastimo que daqui a mil ou dois mil anos, ao fazerem escavações onde vivemos, vão encontrar os nossos ossos no mesmo nível geológico que estes aí citados e muitos outros. Que destino! Só votei no psdb uma vez fazendo voto útil no Covas contra o Maluf pelo governo do estado. Pelo menos me consola ter sempre votado no Brizola, no pt ou no pcdob.

  14. Bolsonaro é um fasciscano, mistura de fascista com tucano, aberração bem apropriada a um ambiente político onde viscejam mediocridades perversas e pervertidas como os Aécios Neves, os FHCs, os Aloysios Nunes, os Michels Temer da vida.

  15. Seus 3 últimos são um primor de analise Brito. Parabens por nos dar esse prazer de ver como é nossa “elite”.

  16. Desta quadra de loucuras fica uma importante lição: Usar de bestas irracionais contra os inimigos pode ser fatal para quem usa, pois implica em soltá-las e elas não têm cabresto. Não se brinca impunemente com fogo na ventania. Mas o episódio serviu para uma coisa muito importante: Fazer clarear toda esta monstruosidade anti-democrática que vivia e se fortificava na escuridão dos conciliábulos antinacionalistas e antidemocráticos. E constatar que grande parte da população não tem cérebro nem coração para resistir aos apelos mais hediondos e está prontinha para acompanhar o cortejo das bestas.

  17. O lixo tóxico que foi o psdb e agora é encarnado pelo energúmeno bolsonaro tem eco numa camada social interessante, uma classe que, apesar de “escolarizada”, mostra que não tem nenhuma formação intelectual, cultural e até moral.
    São os famosos espertalhões que estão liberados para defender suas idéias fascistas e escravocratas.
    Sujeitos que aprenderam a resolver uma equação de segundo grau (quando muito) e acreditam ser gênios da matemática.
    Para eles a globo é comunista, a terra é plana, hitler é de esquerda e a meritocracia vai resolver sua situação.
    Triste país que tem que conviver com tamanha ignorância.
    Texto brilhante do digníssimo FB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *