A morte do “conji” e o primarismo de Sérgio Moro. Veja


Recebo, via Facebook, um trecho do depoimento de Sérgio Moro à Comissão de Constituição de Justiça do Senado.

É inacreditável o primarismo verbal, intelectual e jurídico de do ex-juiz.

Diz ele que não há “possibilidade de uma mulher, uma conge (sic) seja morta pelo seu conge (sic) baseado (sic) na violenta emoção e seja aplicado este dispositivo”, referindo-se ao que prevê o seu projeto que permite que o juiz deixe aplicar pena “se o excesso decorrer de escusável medo, surpresa ou violenta emoção” por não ter havido, aí, legítima defesa. Mas diz que não há impedimento, use-se o mesmo dispositivo no caso de um homem que agrida a mulher “sobre” (sic) violenta emoção e seja por ela morto.

Não consigo descobrir, na lei, onde há essa diferenciação de sexo.

Já existe, há décadas, a figura da “violenta emoção” como atenuante de prática de crimes. Mais especificamente, nos casos de homicídio e de lesão corporal, a lei permite que o juiz ” poderá reduzir a pena em até um terço se  o crime é cometido “sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima”.

O que Moro pretende é outra coisa, acrescentar a expressão “o juiz poderá reduzir a pena até a metade ou deixar de aplicá-la se o excesso decorrer [no ato que seria de legítima defesa] de escusável medo, surpresa ou violenta emoção” no art. 23 do Código.

O que define a legítima defesa  é o emprego dos meios necessários, e de nada além disso. Alguém tomar um tapa e, em revide, disparar seis tiros no agressor, quando este já tiver cessado a agressão não é legítima defesa, mesmo com violenta emoção. O caminho é a delegacia policial e a denúncia, se for o caso seguida da prisão em flagrante.

Do contrário, para matar o “conge” (suponho que seja “cônjuge” o que Moro quis dizer) bastaria provocar uma briga até a agressão e, com a arma que Bolsonaro autorizou a ter ou com outra, matá-lo sem receber punição.

Não é preciso dizer que isso é uma irresponsabilidade tremenda, destas capazes de produzir “crimes perfeitos”.

Porque uma enorme parte dos homicídios acontece por frustração de relações afetivas, vingança, rivalidade, discussões ou cobranças de dívida. Neste caso, é só provocar bastante o outro lado, conduzi-lo a ameaçar ou agredir e, pronto, você está autorizado a matar.

E sem distinção do sexo do “conge”, Dr. Moro.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

66 respostas

  1. Que “jesus da goiabeira”nos dê um salve.
    Dentro da lógica dele, vamos CONGEturar que está certo… rs

  2. Que “jesus da goiabeira”nos dê um salve.
    Dentro da lógica dele, vamos CONGEturar que está certo… rs

  3. Já que nosso ordenamento jurídico agora vai prever interpretações diferentes quando o crime é cometido por um homem contra uma mulher, ou vice versa, Moro precisa criar mecanismos para a justiça poder mensurar a força e a habilidade de cada “conge”, porque muitas vezes a mulher tem mais força ou é melhor lutadora do que o marido. E como ficará nos casos dos LGBTs?

    1. Pior de tudo é sabermos que a intenção da lei não é essa, mas sim dar interpretações mais “favoráveis” quando o autor for um policial.
      Traduzindo: extermínio de pobres e negros.

    2. rindo até! Cara Emília, é um raciocínio tão brilhante que a gente não consegue acompanhar rsrs

  4. Navegando agora pelo Youtube, aparece no canto direito da tela a sugestão de vídeos (o que é habitual).

    Um, porém, me chamou a atenção: o título diz que Sejumoro perde a paciência e desanca o senador (acho que) Humberto Costa como “defensor de bandidos”.

    Pois bem, o vídeo aparecia como “novo” e já tinha um milhão e meio de visualizações. Nem um canal de Youtube como o “Porta dos Fundos”, com mais de 15 milhões de seguidores, consegue um feito desses.

    Então me pergunto se não existem “robôs” que ficam inflando visualizações no Youtube.

    Lembremo-nos, vimemos a guerra híbrida e isso não é coisa de amadores.

  5. ESTE IMBECIL CRIMINOSO era juiz ,hoje é ministro .Como é possível um país ter caido tão baixo???

  6. já não é o caso de se perguntar onde ele se formou em direito, mas onde fez o primário. E que raios de raciocínio é esse? E uma dúvida: “conje” se escreve com J ou com G. Um chiste pra não arrancar os cabelos (ou çeria xisti?)

    1. tbm fiquei na dúvida de como se escreve esse novo termo forjado pro esse gênio do discurso, vendo essas coisas a gente entende o motivo e razão do ódio que ele tem de Lula….

  7. Admitamos, o bozo que convocou as sumidades da damares, araujo, velez e generais do cabide de emprego que apanham todo dia do olavo, não poderia deixar de fora o moro.
    Que ministério mais… sinistro.
    o moro é um completo idiota. Da turma do mal.

  8. A “conje” atacada poderia “vim”…
    Bozo errou, ele deveria ser ministro da educação dele.
    que tal o velez na justiça. Talvez a damares…
    Que conjunto de sumidades… Faltam ministérios. Já tem os generais do cabide de emprego que apanham do olavo.
    E o araujo…
    Que que é isso!!!
    Globo, globo…

  9. Super Moro cada dia que passa fica mais parecido com aqueles atores de filme B dos anos 50 e 60 que “interpretavam” heróis e mocinhos nas telinhas mas que fora delas …..

  10. Inacreditável o marrequês do juiz. Como dizia o meu avô “Vote”, o cabra nem sabe dizer as coisas.

  11. Inacreditável o marrequês do juiz. Como dizia o meu avô “Vote”, o cabra nem sabe dizer as coisas.

  12. É burro e ignorante este marreco de Maringá, como todos os que o conhecem de perto já sabem.

    #LulaLivre

  13. O que eu entendi de tudo isto é que esse rapaz, que não consegue distinguir sob de sobre, quer transformar tudo em linguagem de marreco. Mundo afora, quando a gurizada não entende esses conceitos, costuma-se usar exemplos simples. Alguém poderá explicar ao marr…, ao…, ao ex-magistrado, com mestrado e doutorado a jato, com figuras próximas de sua realidade. Por exemplo: se o Carluxo está embaixo, é sob, se o Carluxo está em cima, é sobre, se está xingando o rapagão aquele, está com ciúme. É simples. Quanto ao projeto, é bandalheira da pura mesmo.

  14. Ele já falou câmera de deputados. Estar SOBRE violenta emoção. Agora inventa direito civil, com conji. E ainda tem idiota que venera essa besta.

  15. Este energúmeno só virou juiz por armação em conjunto com os americanos. É muito burro para ter passado num concurso para juiz.

    1. Eu não tenho dúvida alguma que o PSDB aparelhou o judiciário….com uma forcinha grande das FFAA e da PF. A quadrilha é grande…vai faltar cela

    2. É exatamente este tipo de gente desqualificada que se presta a fazer as barbaridades que o império lhes ordena.
      É no meio desta malta de gente tosca que o império recruta os agentes servis para executar seu (do império) plano de ação.
      E gente desqualificada como moro sente-se orgulhosa de fazê-lo, pois se iludem de que estão sendo considerados importantes, num nível muito acima do que sua qualificação os poderia levar. E como os agentes do imperialismo sabem afagar o ego dos incapazes, este acreditam que sejam aquilo que malandramente seus aliciadores lhes dizem que são.

  16. Esse é o heroi dos amebianos patos e boçaisminions. Imagino esse analfabeto se expressando no idioma inglês. Esse tucanóide só está onde está porque, como o “aébrio” e o “botafogo” (PHA) maia, tinham por trás políticos que adoravam praticar o “vem a nós”.

  17. Se manifestar verbalmente para alguns sem as ferramentas o Ctrl C e o Ctrl V da textualização é um verdadeiro inferno . Mas ele está perdoado , não está se expressando na sua língua pátria o Inglês.

    1. Mas ele não consegue pronunciar Massachusetts.

      Tem um video dele no Roda Viva tentando várias vezes, sem sucesso.

  18. Só uma correçãozinha. Cônjuge tem acento por ser proparoxítona. Ou não? Moro é tão iletrado quanto o resto dos imbecis que estão no comando.

    1. Nada. O DoJ estadunidense é que pagou para pôr esse “jabuti na árvore” da vara federal, com objetivos beeeem específicos…

  19. Esse cara é uma verdadeira besta quadrada promovido a “sábio” pela Globo enquanto fazia o que ela desejava, ou seja, tentava eliminar Lula e o PT com a Lava-Jato. Agora como ministro está sozinho, sem aquela aura de santo que lhe deram, e agora vemos quão idiota imbecil Moro é.

  20. Só faltou ele dizer: “Nóis faiz”, “nóis qué”, “nóis gosta “, “nóis é bão dimais”, “nóis fica alegre “, “nóis apoia meliciano”, “nóis semo pago pelo estaduzunido”

  21. Gente, e pensar q minha irmã tinha esse cara na capa do seu faceburro e ainda apoiava MBL. Aí esse cara fala “conge” “vim” e “sobre”… Ela agora diz q não quer saber de política, é tudo ladrão, completa.

    Acho q Lula poderia dar aulas de português para o marreco e a Dilma poderia dar aulas de dicção. Cadê os memes da direita sobre essa figura inacreditável q é o gde arquiteto da destruição da 8a potência econômica do mundo? Responsável pela prisão do amado Lula, nosso eterno presidente. Três anos de horror. Brito, vou esperar o vídeo dos Galãs Feios q tem me ajudado a ver o Brasil “talquei”…. ?

  22. O marreco de Maringá…aliás….Maringá de onde esse inepto NUNCA deveria ter saído…Que seja enterrado lá junto com o seu pai….outro inepto medíocre.

  23. Esse é formado em Direito pelas Faculdades Tabajara. E deve ter faltado à todas as aulas de Português. E os bolsominions e coxinhas o tem como um gênio. Ou melhor, um “jênio”. PQP. Que vergonha.

  24. Parece que o energúmeno Marreco de Maringá, também conhecido como Savonarola Moro, comprou a sua aprovação no concurso para juiz federal. Ele é incompetente como juiz, ele é desonesto como pessoa e traíra como cidadão brasileiro

  25. E esse é o gênio do “governo” Bolsonaro!
    Fala sério! Ele consegue ser mais imbecil do que a Damares!
    ????????????????????

  26. Sempre duvidei de uma coisa: esse sujeito, realmente, passou no concurso para magistratura ou foi ajudado pelos amiguinhos de seu papaizinho? Se passou com esse nível de conhecimento da nossa língua, olha… então, lá no Paraná, o padrão escolar é baixíssimo!

  27. Por essas e outras que concurso de juízes deveriam ser aplicados as “excelencias” a cada 5 anos. Mas aplicados por Universidades, senão os filhos genros e noras passariam sempre com louvor

  28. HOJE O SHOW ESTÁ NOS COMENTÁRIOS. CADÊ AQUELES MALUCOS QUE ENTRAVAM SEMPRE VOCIFERANDO E DEFENDENDO ESSAS COISAS NOS COMENTÁRIOS? DEVEM TER LEVADO UMA PANELADA DAQUELAS…
    ACHO QUE O SUPERMAN ENCONTROU SUA CRIPTONITA. (CRIPI…CRIP….KRIPI… O QUE?)

  29. Além de maltratar o idioma,o raciocínio é tortuoso.Exemplo clássico da decadência do nosso sistema educacional,e decaindo……….

  30. o calor passou, a temperatura está caindo e levando junto para baixo o ‘niver’ até do português. Eu já não conseguia entender como o tenente Bolsonaro conseguiu passar no concurso de admissão da Aman e agora piorou! Como Moro conseguiu passar num difícil concurso de juiz federal onde a língua é a base de tudo?!

  31. Calma gente! Ele é só um pau mandado dos americanos procurando (e conseguiu) se promover ás custas da injustiça e desgraça alheia. Nesse caso, um bom português não importa. rsr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *