A greve mais forte é o tempo político

A melhor maneira de avaliar a extensão do protesto de hoje é o fato de que os grandes portais da mídia, torcedora fanática do saque aos trabalhadores, admite “problemas” em quase todas as grandes cidades do país.

Ao fim da tarde, nas manifestações, é que se poderá fazer uma análise mais ponderada de sua extensão, algo impossível agora para quem não tem onipresença nem estruturas para acompanhar tudo o que se passa.

Mas ouso observar que a oposição à reforma ganhou ontem seu melhor trunfo, mesmo com a apresentação de um relatório terrível, onde os direitos – especialmente dos trabalhadores do setor privado, ao contrário do discurso oficial – são imensamente prejudicados, seja no tempo de contribuição, seja no valor de seus futuros proventos.

Este trunfo chama-se tempo.

A votação do parecer na comisssão dificilmente se dará antes da primeira semana de julho.

Foi sintomático que o presidente da comissão, Marcelo Ramos, tenha dito na sessão de ontem que “não há data” para votar-se o relatório.

Ontem, diante de um plenário que se esvaziou ao meio-dia, o relator leu apenas a parte final de seu relatório.

Terça-feira, haverá pelo menos 300 deputados inscritos para falar por dez minutos. Sem as interrupções, isso representa 50 horas de falas. Com os bochichos inevitáveis, 72 horas, ou seis sessões de 12 horas.

Depois, a fase de votação: obstruções, questões de ordem, destaques para votação em separado, verificação nominal…Calcule você.

É evidente que a oposição, minoritária, jamais teria conseguido impor estas regras se parte do centrão nãoestivesse disposta a “ver como as coisas ficam para vem para aonde a gente vai”.

Com o “Morogate” em pleno curso, não é absurdo pensar que possa, ironicamente, se passar o que aconteceu com a reforma de Michel temer, abatida pelas gravações de Joesley Batista.

E isso com a escandalosa maioria temerista na Câmara, àquela altura.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. Não conseguiram esconder a Greve, que está existindo e será mais uma greve histórica. Enquanto isso, Fausto Macedo sai da trincheira e tresloucadamente corre em direção do campo adversário gritando “Viva Moro”, com a caneta bic em punho. Não há como evitar que leve chumbo grosso.

  2. Não conseguiram esconder a Greve, que está existindo e será mais uma greve histórica. Enquanto isso, Fausto Macedo sai da trincheira e tresloucadamente corre em direção do campo adversário gritando “Viva Moro”, com a caneta bic em punho. Não há como evitar que leve chumbo grosso.

  3. Como seria o jornalismo de massa se não fosse como é: jornalistas defendendo e concordando com tudo com o dono do jornal.
    Como seria?
    Os jornalistas da globo não podem nem tocar nas entrevistas do LULA. Nada.
    Já não conseguem noticiar nada. Dão versões, escondem notícias, tem que atender aos patrões. Só.
    E ali tem profissionais capazes e de alta linhagem, mas corrompidos pelas ordens dos donos dos jornais. E eles têm filhos e netos.
    Defendem até uma previdência que vai contra eles próprios, não é estranho demais?

  4. O desmonte do Batoré não poderia vir em melhor hora…
    “Cai o rei de espadas
    Cai o rei de ouros
    Cai o rei de paus
    Cai não fica nada”…
    #naoareformadaprevidencia
    #lulalivre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *