A gasolina é cara ou barata no Brasil. Para descobrir, melhor comparar.

gasolina

O pessoal do Política no Face me mandou um link interessante do UOL sobre uma pesquisa feita por uma consultoria inglesa, a UHY, que comparou preço dos combustíveis e mostrou que o Brasil tem um dos menores preços do mundo para o diesel, a gasolina e o gás natural.

Embora a matéria seja do competente jornalista Joel Leite, que não entra  em cumplicidade com a indústria automobilística, estranhei, de tanto que ouço comentários sobre o preço “absurdo” cobrado no Brasil, que fui atrás do estudo original.

dieselE, de fato, está lá a comparação, feita justamente por uma empresa de contabilidade, mostrando que a posição do Brasil, entre os 20 países pesquisados, está sempre entre as mais baratas.

A pesquisa, que usou como base de comparação um tanque de de um furgão Ford Transit (80 litros de gasolina ou diesel) coloca o Brasil, entre os 20, como o 14° preço na gasolina, o 16° no diesel e como o 17° no gás natural. Clique na imgem para ampliar a tabela e ler os valores.

Claro e óbvio que, em relação à renda, os preços no Brasil se tornam mais caros, e ninguém pode dizer que combustíveis não pesam significativamente na formação do preço de outros produtos e no custo de vida.

gasnaturalMas é impressionante a reação “coxinha” que a matéria provocou, com o jornalista sendo acusado de petista e os ingleses de estarem a serviço de Dilma.

O  curioso é que os protestos contra o peso dos impostos nos combustíveis são, em geral, voltados contra o Governo Federal, embora a carga tributária sobre os combustíveis seja, essencialmente, dos governos estaduais.

No caso da gasolina, os tributos federais são 7% do preço enquanto o tributo estadual é quatro vezes maior, em média.

No etanol, hoje, é zero.

E, no gás natural automotivo, 9,2%.

E essa carga tributária não é mais alta porque o governo federal foi, ao longo do tempo, reduzindo a carga tributária federal criada pela CIDE, como você vê na tabela ao lado.

Se a gasolina está cara ou barata e se a carga de impostos é justa ou injusta é uma discussão que deve levar em conta muitos fatores, desde os preços internacionais do petróleo até as políticas públicas de incentivo ou desestímulo ao consumo de combustíveis.

Mas nenhuma discussão pode ser lúcida se parte de uma exploração simplista de interesses políticos e de mistificação em torno dos fatores de formação de preços.

E a discussão sobre preço da gasolina no Brasil está, há muito tempo, “batizada” por uma mistura de interesses políticos inconfessáveis, inclusive os dos que, de fato, retiram mais dinheiro do comércio de gasolina e etanol.

Raro encontrar gente que, como o Joel Leite, que faça jornalismo nessa matéria, com informação em lugar de discurso.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. as pessoas reclamam de pagar 3,00 no preco da gasolina, e nao se importam em pagar 2,50 em 500 ml de agua mineral, que e somente envazar

    Rodrigo

    1. É pobre pagar R$ 4 por quilo de feijão enquanto elite que tem carro nem isso paga por litro de gasolina. E como sempre, para mais sorte do petismo, parece que o Iraque vai para o brejo e nosso petróleo será super valorizado

  2. A gasolina pode não ser a mais cara,mas com impostos,para o nivel de salario no Brasil (baixo para a maioria) e’, reconheco que no governo nunca houve um ministro da fazenda que olhasse tanto para o lado do trabalhador,como esse, esperamos,com o aumento da produtividade do pre sal melhorias na saude e educação.

  3. Nossa adoro essas matérias que nos informam e nos dão arma pra combater a hipocrisia. Brito acho que podemos nos juntar aqui no Blog e fazer uma cartilha pra eleição da Dilma rs. Eu trabalho com Meio Ambiente e vejo o avanço social e ambiental das novas leis e decretos federais e tb presencio a resistência do governo de SP.

    Só ficou uma dúvida. Pq a taxa na China é zero? O governo não lucra nada por lá?

    1. Salvo engano, como a economia é socialista, todo o valor é pago ao governo, não há que se falar em impostos, pois não há atividade privada envolvida (ao menos, quanto aos combustíveis). Acho que é isso que está expresso nesta tabela.

  4. “O curioso é que os protestos contra o peso dos impostos nos combustíveis são, em geral, voltados contra o Governo Federal, embora a carga tributária sobre os combustíveis seja, essencialmente, dos governos estaduais.”

    Nada de curioso, o sistema foi criado com esse intuito, de “esconder” a responsabilidade pelo imposto, exatamente para confundir o contribuinte.
    Nosso sistema tributário é tão complexo, e já por tanto tempo, que nos força a pensar que a complicação é útil para os que têm o poder representativo para mudar o sistema, eis que nada fazem.

    1. Para a mídia manipuladora, golpista e corrupta, toda carga tributária é federal, eles não dizem que em Minas Gerais o Aécio Neves cobra 30% de ICMS de energia e assinatura telefônica. Simples assim.

      1. A função da midia acabrestada (PIG) e ocultar o que causa estragos a casa grande caso o povão saiba.

        A quantas andam os trabalhos de Berzoini para Democratizar a Mídia?

  5. Interessante que o CUSTO dos combustíveis (sem os impostos) é dos mais baixos também, demonstrando a eficiência da Petrobrás na extração e refino.

  6. Este tipo de gráfico tem que ser usado na campanha eleitoral. Temos que informar mais. Temos que comparar mais.

  7. Encher o tanque com água mineral de garrafinha, sai mais caro do que encher com gasolina. Preciso dizer mais alguma coisa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *