A frase de Bolsonaro não é um “deslize”

Para perceber o que contém a afirmação de Jair Bolsonaro de que “só há democracia e liberdade quando as Forças Armadas querem”, basta que se substitua quem a diz.

Imagine o comandante do Exército, numa solenidade, dizendo que “só há democracia e liberdade quando as Forças Armadas querem”.

Ou Donald Trump dizendo que “só há democracia e liberdade quando o US Army quer”

Ou qualquer governante eleito dizendo que as liberdades constitucionais dependem de que os militares as queiram respeitar.

Isso é próprio para áreas controladas pelo tráfico ou pelas milícias, onde a liberdade das pessoas está sujeita a um bando armado que tem como regra apenas querer ou não querer, não para um país ao menos formalmente democrático.

Jair Bolsonaro – e ele próprio já o declarou várias vezes – aprecia sem restrições governos sem liberdade e sem democracia, como a ditadura militar que tivemos.

Suas palavras são o transbordamento do que pensa e não adianta vir o General Mourão emendar o soneto, porque todos viram que há um tiranete vestindo a faixa presidencial.

Numa democracia, o nome do que Bolsonaro faz é subversão da ordem constitucional, ainda que quem a faça seja o Presidente da República.

Infelizmente, nossas instituições que são valentes com os fracos, vão miar diante deste absurdo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. “(…)’só há democracia e liberdade quando as Forças Armadas querem'(…)”

    Pela primeira vez, Boçal Nato NÃO FOI hipócrita. Creio que Toffoli há de concordar.

  2. “(…)’só há democracia e liberdade quando as Forças Armadas querem'(…)”

    Pela primeira vez, Boçal Nato NÃO FOI hipócrita. Creio que Toffoli há de concordar.

  3. Tudo isso meu caro Brito, tem o respaldo 153milhões de IMBECIS e inconsequntes que os legitimaram.

    Esse escatalógico jamais escondeu o que é.

    Está feito o desejo dos marinho e seus escribas ladradores….

  4. Mas isso é perigoso até para o próprio exercito. Lá dentro também as os que quererão definir que o exército só deve fazer o que eles quiserem.
    As palavras do mourão pioraram tudo.

  5. TEMPO PRÉ-HISTÓRICO
    O que fazem por ti, Brasil gigante,
    Tantos dos teus jurássicos senhores,
    Todos eles apenas predadores,
    A te impedir de dar um passo adiante?

    Há bem pouco o futuro te sorria,
    Dentre as nações tu foste respeitado,
    Já não te viam recolonizado,
    Tu namoravas a democracia.

    Porém, por via do tal deus mercado,
    Teu povo, nunca bem politizado,
    Falha que trouxe alguém como Damares,

    Foi por mídias e togas induzido
    E nos pôs nesse hospício conduzido
    Por um bando de bestas milenares!
    Tarcísio Arruda
    27/02/19

  6. De um modo geral, vejo que as forças progressistas, inclusive os partidos, tem olhado para o governo Bolsonaro como se num circo estivessem e o que ocorre não passasse da atuação de um palhaço. Não, não é assim. É precisa acordar para o fato que o fascismo se instalou no país e, aos poucos, vem ocupando mais e mais espaço. Por exemplo, a destruição do mundo do trabalho, que praticamente não tem recebido qualquer atenção dos blogs progressistas, neste dias sofreu mais um duro golpe. Quando se entrega os interesses dos povos indígenas ou dos trabalhadores ruais a verdadeiros inimigo seus, está se praticando um verdadeiro assassinato. Hora de acordar, inclusive os partidos progressistas, sobretudo o PT, que vivem no twitter, fazendo discursos e soltando notinhas. O momento é extremamente grave e acredito que a ficha ainda não caiu para a maioria da população

  7. Para aprofundar a construção da miséria, terão que descer muito o cacete mesmo.
    Os militares são ótimos nisso.
    Bolso teve uma recaída de sinceridade.
    Ainda mais considerando esse exército que está ai.
    O povão tá phu.

  8. Aí uma criança de 5 anos pergunta: “Se é assim, em qq lugar do mundo, por que este imbecil quer se meter na Venezuela. A democracia não é uma concessão das FAs de cada nação? Né não?

  9. A frase é pura realidade, basta pensar…
    Porque a ditadura foi chamada de ditabranda?
    Porque sera que o STF anistiou os militares torturadores?
    Quantos soldados para fechar o supremo mesmo?
    Porque o impeachment saiu?
    Porque o Lula foi preso?
    Porque o Lula continua preso?
    E por ai vai… a lista é grande!

  10. Nem têm a menor ideia do que é democracia.
    Se tivessem, a própria forças armadas se sentiria ofendida.

  11. Tanto sangue já correu em nome dela, e não aprendem.
    A ressaca de td ligado a bolsonaro será tão grande q duvido que dessa vez haja anistia.

    * Em 2 meses o cara já é referencia mundial para coisas escrotas e nojentas.

  12. Até agora não entendo por que o “espanto”, a “surpresa” e (falsa!?) “indignação” dos que se dizem “chocados” com uma das poucas verdades ditas pelo terrorista líder do clã miliciano que os golpistas ajudaram a empoderar disse em cerimônia diante de fuzileiros navais. Realmente NENHUMA democracia e NENHUM sistema de governo fundamentado nos direitos e liberdades dos cidadãos tem condições de sobreviver sem que as Forças Armadas lhe dêem apoio e sustentação. A Ex-Presidenta Dilma Rousseff é o exemplo mais próximo e claro de que, mesmo legìtimamente eleita, cumprindo rigorosamente o que determina a Lei, sem cometer qualquer ilicitude ou ato que extrapolasse as obrigações legais de uma chefe de governo e de Estado, pode-se ser apeada do cargo, mediante um golpe de Estado-midiático-policial-judicial-parlamentar-militar. Bastava que as FFAA fossem leais à então Presidenta da República para que o golpe não se consumasse. Ou algum leitor deste Tijolaço tem dúvidas de que se Dilma dispusesse do apoio e lealdade das FFAA ela não teria convocado os chefes dessas forças e os presidentes dos outros dois poderes da república e dissolvido o golpe antes que Eduardo Cunha et caterva estrelassem a noite da infâmia?

    Ao escancarar essa verdade inconveniente, o Bozo-pai desmascara a maior parte dos militares golpistas, que ao longo de três décadas de conspiração tentaram passar a imagem de respeitavam a CF e aceitavam se submeter ao comando dos civis.

  13. Com perdão da expressão, eu já estou de saco cheio desse negócio de militares serem tutores (ou ameaças) da democracia. Quem são estes militares? Quantos são, comparados aos 200 milhões de brasileiros? O que lhes dá UM ÚNICO direito a mais do que ao restante da população? Qual é o poder adicional que lhes é concedido? As armas?

    Ao que me consta eles, os militares, são uma minoria dentro da população e com uma função claramente estabelecida na Constituição. Já passou da hora de se enquadrar TODOS os militares e colocá-los em seus devidos lugares, fazendo-os exercer a função para a qual foram designados e MAIS NADA. Absolutamente MAIS NADA.

  14. “Democracia não é um favor, é um direito que militar não escolhe se teremos ou não”… Disse tudo. Só que eles, milicus, não querem nem saber disso e tripudiam sobre quem acredita nesse maravilhoso (e ainda não vivido plenamente em lugar algum do mundo) conto de fodas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *