A eleição se ganhará com os que agora têm a perder

classe

Os analistas do Datafolha “descobrem” hoje que a divisão dos votos, no Brasil, não é essencialmente geográfica, mas social.

Muito bem, é um progresso, porque vai além do primarismo “coxinha” de considerar que a “culpa” da vitória de Dilma é “dos nordestinos”.

Mas ainda resta “descobrir” porque a classe média “intermediária” – classificação da Folha para os que ganham até R$ 3500 e têm nível médio se divide, quase que meio a meio, entre a candidata à reeleição e o tucano Aécio Neves.

É curioso, porque quase este todo contingente, há uma década, após os governos do PSDB não estava ali, mas abaixo, muito abaixo do padrão de vida – que não há de deixar de reconhecer como modesto –  de que hoje desfruta.

É que, quando não há debate político e sentido de causa coletiva no progresso a ascensão social embute o sentimento mesquinho de restringir à vitória pessoal a uma sensação de que é só a si que o sucesso se deve e uma tendência e desprezar os que ficaram abaixo.

Na simplicidade dos nossos, então, 16 anos, o meu amigo e colega de Escola Técnica Pedro Bravo Vasconcelos dizia que um dos problemas que nossa classe média era “comer pão com pó de pedra e olhar para o pobre que come cascalho ao seu lado e diz que a dela é mais macia”.

Isso é próprio dos processos de ascensão social, ao longo da história. O sociólogo, historiador e ativista político Mário Matos, de Cabo Verde, descreve o que seu viu, também por lá, com a independência e o progresso que se seguiu naquele país africano irmão:

“o pior é que, entre nós e um pouco por toda a parte, o parvenu (pessoa que ascende e muda de classe rapidamente; nota do Tijolaço), fiel à percepção social que dele predomina, geralmente não surge associado a comportamentos de frugalidade e simplicidade. Evidencia uma sofreguidão para exibir a sua condição de abastado, – é o campeão do consumo ostentatório – convencido de que é assim que obtém o reconhecimento social e do seu grupo de referência, procurando estabelecer a diferença social com os “de baixo”, tentando aproximar-se aos “de cima”...

Não é a todos que isso acontece, obvio, mas certamente é a muitos.

Vivemos  um processo construído, em boa parte,  pelas ilusões economicistas  do PT (de que bastariam os avanços econômicos para que esta classe média ascendente tivesse grande solidariedade política ao governo), pelo mito da “gestão técnica”  mas também porque, deixamos a pauta do conservadorismo – inflação e corrupção – se transformar na pauta nacional por um massacre midiático que foi aceito, desde o início deste governo, como temário das discussões.

Da “faxina” ao “petrolão”, os termos e a pauta foram criações da direita, que não tem um programa de desenvolvimento social  ou econômico a mostrar, senão o primarismo de acenar que, com uma dúzia de ministérios a menos, os problemas do Brasil resolvidos; e que com eles – a piada é grátis – a corrupção estará resolvida.  

Nenhuma receita nova que não tenha sido usada desde os tempos da “caça aos marajás” e do “Estado-elefante” com que usaram Fernando Collor e outros, para evitar que nossa redemocratização política coincidisse com o resgate do progresso social e afirmação nacional, que a ditadura de 64 veio para interromper.

Há, porém, uma diferença, extremamente importante e decisiva para este processo eleitoral.

É que esta classe média que ascendeu, despolitizada, tem num horizonte muito próximo no tempo a possibilidade de ver o que tem a perder e quase nada de concreto, afora aquelas velhas cantilenas, com o parco e pobre futuro “moral” com que lhe acenam,

Os que falaram e falaram em “padrão Fifa” talvez consigam, em parte, perceber que onde querem nos levar é, sim, ao “padrão FHC”.

O pouquíssimo engraçado e grosseiro ex-comediante Marcelo Madureira, convertido a “intelectual” na página de vídeos da campanha de Aécio Neves, trai-se ao afirmar, literalmente, que “Aécio reúne todos os requisitos para ajudar a colocar o país de novo nos trilhos”.

Vejam: estávamos, para esta gente, nos trilhos.

É por isso que não se pode cair na ilusão de que esta campanha tenha de ser, essencialmente, propositiva.

Porque não há nenhuma proposta de futuro a debater senão a de que ele não nos leve, outra vez, àquele passado. E nada será, para o segmento que se toma de ilusões, de ser colocado de frente àquilo que era, ao seu próprio fantasma.

E veja, estarrecido, muito menos o que ganhou do que aquilo que, agora, tem a perder.

Adiante, vencendo, talvez possamos tratar mais do futuro. Se não erremos, mais uma vez, praticando um “liberalismo do controle remoto” que deixe de fazer compreender que a justa ascensão de parcelas imensas do povo brasileiro à classe média não pode prescindir de que pensemos e nos sintamos o que somos: um só povo, cujos destinos e sucessos interdependem.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

125 respostas

  1. Concordo com a avalição do Datafolha.
    Vai além do “primarismo” coxinha e também do primarismo “ultrarradical esquerdopata” de que paulista é elitista e portanto vota no Aécio.
    Agora, pesquisas são lidas e interpretadas assim: Se traz algo favorável ao meu candidato é boa e confiável, se por outro lado, revela números e indicadores favoráveis ao candidato adversário, então é “comprada”.
    Estou vendo todo mundo comemorando os resultados. Acho que qualquer avaliação agora é prematura. O números divulgados não mostram muita coisa em definitivo.
    Muito cedo e o PT ainda tem que lidar com a bomba lançada ontem em rede nacional. Conseguiram irritar até o Lula.
    E não é para menos.

    1. Quero saber por que Aécio usou dinheiro público para construir aeroporto próximo de suas fazendas em Cláudio e Montezuma. Por que os professores de Minas rejeitam Aécio? Por que Aécio se negou a fazer o bafômetro quando foi pego dirigindo bêbado e com carteira vencida no Rio de Janeiro? Por que Aécio é contra a participação social nas decisões do Congresso? Por que Aécio desviou dinheiro da saúde de Minas Gerais e o processo foi engavetado pelo MP de Minas? Por que a Justiça mineira não diz quem matou a modelo que sabia demais sobre o Mensalão Mineiro?

      1. Paulista que vota em Alkmim e Aécio é certamente um grande FDP…

        Obs: FDP – Filho De Paulista (para o comentário não ser censurado…)

      1. Não existe comunicação que dê jeito com o monopólio do PiG e ele conspirando. Veja o MANCHETôMTERO. Veja na historia o que eles conseguiram fazer: Suicídio de GETÚLIO, golpe em Jango e ditadura de 21 anos cuja politica de estado era a tortura.

  2. So que esta classe media esta mergulhada em empregos que valorizam a logica do mundo corporativo mais que de direita. Só sobem qe fizerem o que esperam que faça com a logica da direita. É assim que o PSDB manda em SP.O PT teria que ter uma açao muito mais agressiva para contrapor-se a tudo isso e isso chama-se trabalho de base, o que acabou;

    1. Concordo com você, Laura. Infelizmente e com graves consequências, agora explicitadas, de há muito o PT abandonou o trabalho de base.

    1. gostei de ver Jehoiachim…………….ontem vc tava desanimado como eu…………….mas a luta continua, vamos ao bom combate.
      è DILMA 2014….de novo!!!

  3. Fernando,

    Seria interessante e didático fazer uma figura (para comparação) mostrando quem está com o Aécio (Malafaia, Bolsonaro, Pastor Everaldo, etc) e quem está com a Dilma (Leonardo Boff, Chico Buarque, Freixo, etc). Seria ótimo para mostrar aos indecisos e a quem pretende votar no Aécio quem está apoiando ele, ou seja, uma malta de reacionários de ultradireita da pior espécie. As pessoas precisam entender o que uma vitória desse filhinho de papai representaria, um governo conservador e voltado para saciar o apetite do “mercado”.

  4. Pois veja e leia se tiver tempo sr.Fernando Britto,que me ocorre dentre tantos pensamentos aos quais somos submetidos quando o cérebro teima em raciocinar,alguns que pautariam esta matéria,e que consiste no seguinte.Lá pelo meio do século dezenove,um comerciante-pensador alemão,radicado na Inglaterra,afirmava sobre a revolução socialista que,enquanto os ingleses estivessem submetidos aos badalos das l7,00 horas,pelo Big Ben,e parassem tudo que estivessem fazendo ,para tomar chá com a Rainha,do ponto de vista dele,nada se poderia fazer.Pois eu tenho pra mim,correlato ao que se discute agora,aqui no Brasil,progresso social,classe média ou pequeno burguesa e suas implicações nos processos de ascensão social,as mesmas conclusões em que chegou o historiados Mario Matos,de que o pequeno-burgues oriundo das classes mais abaixo da escala social,desde o momento que entra para às ante salas dos palácios,e de lá somente sairão em pequena quantidade para os cômodos mais acima,o que lhe permite a elite,desde que não invadam as partes mais privilegiadas de seus espaços e se o fizerem,em ínfimos números,e lá se transformarão no que hoje se substantiva,como os puxa-sacos mais bem colocados nos atos de REVERENCIAR GENITÁLIAS DE RICOS,e tão pronto cheguem lá.deixam trancadas as portas pra que outros de sua “Espécie “,por lá não transitem.Esses são os eleitores de nossos dias,que nem sabem o por que estarem ali e nem pra onde vão,pois seus atos e pensamentos,se os tiverem,se pautam pela INÉRCIA.Isto é o que se encontra sempre,quando interagimos com tais pessoas,e ficamos exasperados com suas interações com o mundo real,tal é a confusão que fazem,entre sonhos mal sonhados e a realidade.Estes são os eleitores incógnitos que deparamos em nossos dia-a- dia.São pra estes que os discursos políticos deverão ser dirigidos.Não com as arengas Pós-Socialistas e sim com os cínicos e difusos discursos da direita.Ou seja,propor trocar dois bons discursos pseudo-progressistas,por um voto NÉSCIO E DÚBIO.São estes nos dias atuais,os eleitores que nos poderão dar a vitória.Alguns exemplos?Psol,Pcb,Pstu, e demais correlatos.

    1. O problema é que essa classe media se tornou apenas consumidora de bugigangas. Nada mais foi acrescentado, não usaram o dinheiro ganho com educação, informação. Limitaram-se a consumir. Mas dão valor demasiado a capacidade de ter, apenas de possuir. E vão perder feio com o tripé do ARROCHO NEVER.

  5. Também acho que tem alguma coisa de errada nestes números. É evidente que em termos absolutos, o tamanho da população de baixa renda é expressivamente maior que as classes mais altas. Como então o Aécio está na frente se ele só lidera os 2 blocos de cima e perde nos outros 3 de baixo?

  6. Alguém já disse:Prefiro o “Ciências Sem Fronteiras” que o aeroporto com porteira. Vamos à luta!

    1. Muitos dos filhos da classe media que estão usufruindo do ciência sem fronteiras votam em Aécio. É o bolsa da classe merdia. Vão para universidades estrangeiras para farrear ao ponto de uma na Inglaterra pelo baixo nível dos estudantes ameaçar fechar a porteira para o gado que vota em Aécio não entrar. A farra que promovem está influenciando negativamente e prejudicando os outros alunos das universidades estrangeiras, os que querem apenas estudar. Vergonha!!!

  7. Pois eu tenho muito clara na memória as lembranças da desgraça que causou justamente às camadas mais baixas da sociedade a crença no conto do Caçador de Marajás. Vi muita gente humilde em fila de banco que tinha caído no conto do vigário aplicado pela mídia (globo á frente, como sempre) e tinha se ferrado, fora muitos que perderam empregos devido à recessão em que o país foi mergulhado. E daí, será que esta gente aprendeu alguma coisa? Pelo que vejo no faceburro, parece que não. Analfabetos políticos que melhoraram graças ao governo do PT fazem campanha contra Dilma, obviamente naquele “altíssimo nível” que a gente sabe: a completa ausência de argumentação, só baixaria. Estou vendo um lado positivo no fato da mídia golpista ter deflagrado sua bala de prata tão cedo, porque, pelo menos, haverá tempo de tentar desmascarar o golpe. Aliás, que porra faz o dia inteiro o nosso ministro da justiça que não toma providências contra o envolvimento de gente da justiça no vazamento do depoimento do corrupto que virou herói da direita?

    1. As balas de prata serão deflagrada, 25 horas por dia até a véspera do 2º turno.
      Assim como você, me pergunto como agentes publicos, sim, porque tais vazamentos estão partindo de servidores publicos federais, cujos gordos salários e mordomias, ao contrario do cidadão assalariado, são pagos com dinheiro público. E não tem ninguem no Governo que chamae esse Ministro à realidade? Os brasileiros estão refém dessa gente e de seus factoides? Para o mundo que eu quero descer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Incrível como o servidor publico responsabilizado pelo PiG por todo o mal que assolava o país ao ponto de ter criado um caçador de marajás, Collor de Mello, feito presidente para exterminar a classe vota na direita, no candidato do PiG.
      Não bastaram 8 anos sem aumento com o arrocho salarial de um governo que quebrou o Brasil três vezes, com juros a 45%, e dólar a 4,00. Isso é que é desinformação, ignorância.

  8. Tenho relato de pessoa humilde que faz faxina em residências e que está totalmente antenada no perigo que é AE5 ganhar. Disse que FHC foi uma desgraça, com recessão e muito mais, e que, pasmem, estão tentando ressuscitar alguém que só trazia o FMI ao Brasil. O mais interessante é que a pessoa não tem internet. Ou seja, o PT tem que bater forte nesta tecla: FHC e Armínio Fraga, sempre lembrando de expressar-se didaticamente ao ‘povão desinformado e ignorante’ que FHC adora.

  9. O PT tem que mostrar que na última eleição eles fizeram o mesmo: puseram um bandido pra acusar o PT e evidentemente nada do que ele disse foi provado. Mostrar que essa tática ja foi usada.

  10. Sem o bolsa familia e aumento real do salário minimo o comercio das pequenas cidades do norte-nordeste estariam hoje quebradas,quem têm deposito de material de construção sabe que o cimento não tá dando tempo nem de esfriar,a economia dos pobres tá de vento em popa….

    1. Eu fico assistindo agora na TV pois não costumo assistir televisão lideres de partido dizer ” nos orientamos “nossos eleitores a votar x,eu pensei que o voto fosse soberano,então vos digo eu sou dono do meu voto,e sou cristão sou dono da minha crença também não PRECISO de nenhum ATRAVESSADOR,entre eu e meu deus quem comanda a pessoa e’ sua consciência e a consciência existe em cada um desde que nasceu…

        1. Assim sendo eu, NORDESTINO,pau que não se dobra,o mais machão e o mais amoroso,o mais desprezado e o mais contemplativo,eu sou Dilma da cabeça aos pés…

          1. Vocês sabem o que e’ o amor ?
            Não,aos relacionamentos ??…o amor não e’ uma seção de tom e jerry,eu estou falando de um mundo melhor,que pensas tu sobre ti mesmo ?
            Tudo que penso em minha vida e’ viver e ser feliz,não sendo rico, com promessas de prosperidade,e sim estando preso,ao meu íntimo,sabendo que no fundo eu sou você…

  11. Ouvi a vida inteira clamor por mudança. Só agora pude senti-la a olhos vistos. Está havendo uma distorção por parte do eleitorado quanto a um governo que deu certo: Dilma conseguiu a grande façanha de fazer a economia girar de mãos dadas com a erradicação da escravidão econômica. A classe média que ascendeu exerce agora o voto das elites, sem saber que vai se esborrachar no chão com a política aecioelitista.

  12. O tema desta eleição não é o medo de mudar.

    O tema é CORRUPÇÃO.

    Precisamos mostrar quem é Aécio Neves. Precisamos mostrar todos os casos abafados pela mídia. E precisamos denunciar a mídia por isso.

    Se a Dilma não fizer isso agora, teremos um presidente protegido pela mídia pelos próximos 4 anos. Ou 20, 30 anos, como acontece em São Paulo.

    Estamos sob ataque. Precisamos de uma líder para contra-atacar.

    1. Foo! Concordo plenamente que o tema é a corrupção. A técnica do Golpe Suave foi idealizada pelo fundador da Instituição Albert Einstein, Gene Sharp com 198 métodos para derrubar governos considerados indesejáveis pelos Estados Unidos por meio de golpes suaves. A primeira etapa ( são várias etapas),chamada de “Abrandamento” trata-se justamente de divulgar a criminalidade e principalmente Denúncias de Corrupção, o que tem um efeito devastador.

      1. Concordo plenamente com vocês, Foo e Mineirinho. Hoje de manhã cedo vendo o Mau Dia Brasil, o casal vestal abre o programa com a manchete: PT era beneficiado com 2% da propina das empreiteiras…etc…etc…E aí é que está o furo da bala. O que o cidadão comum, este aí mesmo das classes médias, espera é que o PT venha de público e se defenda, mostre que se tem ladrão no partido, se valendo do poder e de cargos públicos para roubar, que seja apurado, punido com expulsão do partido e que pague na justiça pelo que fez, não importando o cargo, o passado, enfim nada, roubou, tem que pagar. E não é o que está ocorrendo, ficam soltando notinhas, o Lula dizendo que “eles também roubam”. Que a mídia ataca o PT …qual a novidade desde sempre o PT foi atacado pela Máfia Marinho e seus comparças. Os Marinhos estão no papel deles, enganando o povo Brasileiro, como sempre fizeram e atacando o PT! Não tem novidade aí. Mas aí vai a Dilma fazer omelete com a Brega…Ou CONTRA-ATACA, mostra os dentes, ou ENFIA O RABO ENTRE AS PERNAS E VAI PRA CASA COMER RAÇÃO! Diz em alto e bom som no programa eleitoral que são 6 EMPREITEIRAS CORRUPTORAS DE TODO E QUALQUER CORRUPTO EM QUALQUER PARTIDO E EM QUALQUER GOVERNO E QUE PARA ACABAR COM ISTO SÓ SE O POVO SE UNIR NO PRÓXIMO GOVERNO POR UMA REFORMA POLÍTICA MORALIZANTE, PORQUE PELO CONGRESSO A REFORMA NÃO SAI, E APROVEITA E DIZ TAMBÉM QUE VAI AGIR COM RIGOR CONTRA A SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS, PARA FAZER JUSTIÇA TRIBUTÁRIO…TAÍ A PAUTA QUE EMPOLGA OS CIDADÃOS, É VER O GOVERNO INDO PRA CIMA DOS PRÓPRIOS POLÍTICOS E EMPREITEIROS E MÉDIOS, PARA MELHORAR O PAÍS!

        1. > O que o cidadão comum, este aí mesmo das classes
          > médias, espera é que o PT venha de público e se
          > defenda

          Não só o cidadão comum.

          Nós, que defendemos o governo, também queremos ver um posicionamento.

          Não dá mais para aguentar calado os desmandos da mídia familiar brasileira.

          Quando eu vejo o Aécio falar de “indignação”, fico revoltado. É muita hipocrisia!!!

          Este é o momento da Dilma se revelar uma grande líder: ela precisa direcionar o programa para a questão da corrupção, todos os dias, até o dia da eleição.

          Temos um adversário forte — e este adversário não é o Aécio, que na verdade é um candidató fraquíssimo. Nosso adversário é a mídia.

          É preciso deixar isso bem claro.

          É preciso assumir de uma vez por todas a discussão sobre a corrupção de Aécio e a cumplicidade da mídia.

          1. Mas vejam aqui o exemplo do que eu falei acima. Adianta a Dilma vir em entrevista coletiva no Palácio do Planalto e dizer que acha estranho o vazamento seletivo da delação premiada na justiça do Paraná em plena campanha eleitoral, e que nos tempos tucanos era o engavetador geral e que no do PT não e agora quer leis mais duras pra acabar com a corrupção e bla…bla…bla…??? Não adianta nada, porque a globo já atirou os ovos podres na cara do PT!!! Ela não é a PRESIDENTA DO BRASIL EM PLENO EXERCÍCIO DO PODER; NÃO TÊM O MINISTRO DA JUSTIÇA COMO SEU SUBORDINADO? Então que faça alguma coisa para acabar com o que ela acha injusto, estranho, gozado e caralho a quatro em relação as denúncias sem provas, para que o povo veja que ela não compactua com sujeira e com o golpe mediático Globo/psdb/justiça do Paraná, e que EXIGE COMO AUTORIDADE MÁXIMA DO PAÍS que as coisas sejam feitas de forma correta. É isso que nós queremos e precisamos. Esta atitude de ESTADISTA, SOBERANA, para impor respeito. Ou Dilma já esqueceu que a globo NÃO RESPEITA NADA NEM NINGUÉM E ESTÁ COM SÊDE DE SANGUE DE PODER NA TV! A Dilma esqueceu que W. Bonner e Patrícia Pateta lhe colocaram o DEDO NA CARA EM PLENO PALÁCIO DO PLANALTO??? Não…aí vem a Presidenta e diz que acha estranho e que isso e que aquilo. Já disse eu, não é estranho é o modo Globo de EXERCER O PODER, PORRA!!!

  13. Estamos recebendo um e-mail do endereço “[email protected]” dizendo que a presidenta foi indiciada por acidente de avião.
    Até onde sei é crime divulgar noticias falsas e o TSE não toma nenhuma providencias para coibir este tipo de crime… a bruxa está solta.

    1. Está tudo dominado pela máfia demotucana: parte da justiça, tribunais de conta, ministérios públicos, polícia federal, imprensa. Crime organizado mesmo. #AécioQuebrouMinas

  14. O problema é que pessoas mal informadas, são facilmente manipuladas por mentiras dos tucanos.

    OBS.: Passou da hora de Dilma jogar esse demotucano Paulo Costa no colo de FHC. Ele está na Petrobras desde 78 e assumiu 1º cargo de direção acomodado por Fernando Henrique. Os maiores escândalos na empresa ocorreram nesse governo, é o caso de plataformas superfaturadas que afundaram e o caso REPSOL. Não é a toa que Petrobras valia 5 vezes menos que atualmente. Imprensa e tucanos são uns canalhas que mentem o tempo todo para favorecer essa corja.

  15. Pobre de direita: “melhorei de vida sim, mas foi somente graças ao meu esforço” – Ah é? Quer dizer que antes de 2003 você não se esforçava? Ou pior: esforçava-se pra cacete, mas de nada adiantava e só dava pra trás?

  16. PT frouxo do caralho. Já falei PORRA tem que descer o cacete na GLOBO. SE NÃO FIZEREM ISSO É DERROTA CERTA!

  17. O video do Armínio Fraga dizendo que o salário mínimo subiu muito e o do Álvaro Dias falando que o bolsa família é bolsa esmola que só cria vagabundos, têm de ir para o horário eleitoral gratuito.

    1. Faço eco a sua fala. E outra: será que esses que ganham 3, 4, ou 5 salários mínimos por mês não sabem que se o salário mínimo perder valor, automaticamente o salário deles será desvalorizado também? Isso é preciso dizer.

  18. Fernando, cara. Não seja frouxo. Levanta aí e fala com o Lula… PASSOU DA HORA DE REVIDAR ESSAS ACUSAÇÕES. HJ PELA MANHA, VI UMA CRIANÇA CHAMANDO A DILMA DE LADRONA. OLHA SÓ O ESTRAGO Q A GLOBO TA FAZENDO! LEVANTA DAÍ, CARALHO. CORRE ATÉ O LULA E A DILMA TS NA HORA DE DESCER O CACETE E FALAR QUE ESTAMOS SOFRENDO UM GOLPE DE ESTADO FEITO POR MENTIRAS DA GLOBO.

    1. Concordo Celio, como vamos defender o PT se os dirigentes não o fazem,apenas notinhas de repúdio, cadê os líderes do PT,sumiram, não vejo nenhum! Todos babacas, que pena só 2 lideres PT que punha a cara para bater e ganhavam era Jose DIrceu e Genuino

  19. E o PMDB? Não dá a “cara pra bater”? Até qdo o PT vai aceitar ter um “aliado” assim? Só quer saber dos cargos, mas não ajuda na guerra contra a oposição? Claro, na verdade, o poder político nunca foi do PT nem do PSDB. O PMDB empresta poder a quem vencer, e eles, se quiserem governar, tem que negociar com o PMDB. Esta é nossa política desde a redemocratização. Mentira?
    É fácil ser PMDB! Sempre ganha. Nunca sai do governo.

  20. Sou funcionário do TJSP faz 25 anos, e estou observando que o Poder Judiciario no Brasil esta se prestando como instrumento antidemocratico e se esforçando para ser a nova Rede Globo de 1989 (CollorXLula) ou o movimento da “ditadura militar” de 1964 para dar um golpe nas costas do governo federal. Este poder é elitizado, em especial nos Estados de São Paulo e Paraná, onde Juizes estao usando da toga para darem uma rasteira sorrateira na democracia. Não confio nos TRE (tribunal regional eleitoral), pois o TSE (trib.superior eleitoral) repassa as urnas eletronicas para os Estados e cada Estado tem um programa diferente para usar na listagem e apuração de votos, por isso que nao existe um comprovante de votação e este sistema eletronico e modelo brasileiro nao é usado no mundo. Acredito que se houvesse uma auditoria nas urnas dos Estados de SPaulo e Paraná, com certeza os resultados seriam outros. Tambem vejo o caso do ladrão Paulo Roberto Costa, nomeado pelo “padrão FHC” está sendo usado com fins eleitoreiros em conluio com a Justiça e o PIG.

  21. De fato Dilma terá que politizar .

    Um cobrador de ônibus explicando para um passageiro o que foi a era FHC .

    Quantos milhões não devem estar fazendo o mesmo ?

  22. Ninguém vai ajudar o PT, seus bunda mole. A única coisa que vai fazer mudar essa situação é ATACAR A GLOBO QUE ESTÁ APOIANDO O AÉCIO DESCARADAMENTE. PAREM DE FILOSOFIA! SE ALGUÉM AÍ CONHECE ALGUÉM PRÓXIMO A DILMA OU LULA, FALE PELO AMIR DE DEUS, PRA DESCER O CACETE NA GLOBO E O PRA QUEM ELA TRABALHA!

  23. Dilma tem que usar 80% da propaganda pra fazer POLÍTICA! No português claro, puro, direto. Aecio=FHC=SERRA=BANCOS=FMI.
    PETROBRAS=PETRÓLEO=$$$$=PRIVATIZAÇÃO QUE O GLOBO DEFENDEU HOJE!!!!
    É ISSO QUE TEM QUE MOSTRAR TODO DIA. ATÉ O FMI TÁ DEFENDENDO O BOLSA FAMILIA, PRO POVO VOTAR NO AECIO “TRANQUILO”.
    É MOLE!!!
    ESSA ELEIÇÃO É IMPORTANTÍSSIMA E OS EUA E ASSEMELHADOS ESTÃO INFLUENCIANDO.

  24. Amigos, Dilma diz que temos que comparar os dois projetos, certo, o nosso dá de olé, só que o pig joga pesado todos os dias jogando
    para todo o país corrupções do pt, então porque ela não mostra nos discursos e debates que a mídia golpista é contra ela? tem que defender
    o projeto que mudou o país. Simples assim.

  25. Simples assim, ela propria denunciar a mídia/golpista, aí sim, junto
    com a militância o povo vai entender que a globo é PSDB, e acabar com
    essa historinha que tem de ser ”republicano”, ela esta candidata.
    Simples assim.

  26. Gostaria que você fizesse uma analise pegando a votação de Marina em 2010 – 19,8% – e o percentual deles que votaram em Dilma naquela eleição. Porque se maioria dos 19,8% de 2010 votaram em Dilma, esse mesmo percentual de 2014 provavelmente também votarão em Dilma e assim teremos um cenário parecido com 2010.
    Dá pra fazer essa comparação?

  27. Agora, só a militância batendo na globo e o pt/Dilma calados fazendo o
    jogo deles, como o povo vai saber? e revoltante, discursos e debates não
    fala nada.

  28. UM DOS RESULTADOS CATASTRÓFICOS DE UM Poder Judiciário DESMORALIZADO, corrupto, faccioso…

    #####################

    Conselheiro Nacional do Ministério Público, professor Luiz Moreira considera que a publicação na mídia das denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef compromete a imparcialidade da Justiça; “Cria-se a sensação de que estamos num vale tudo e que o sistema de justiça além de imiscuir-se na disputa eleitoral também não tem compromisso com a ordem jurídica”, diz Moreira, em entrevista ao blog de Paulo Moreira Leite; ele explica que “a seletividade é óbvia”, uma vez que trechos dos depoimentos são “criteriosamente” escolhidos para serem divulgados, e ressalta que “os testemunhos só são verossímeis se acompanhados de provas. Sem provas, não têm qualquer valor jurídico”

    10 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 12:04

    (…)

    FONTE: http://paulomoreiraleite.com/2014/10/10/tentativa-de-interferencia-na-disputa-eleitoral/

    ############

    … No programa de hoje (10/10/2014) da propaganda eleitoral transmitido pelas emissoras de rádio, um personagem que se apresenta como “comentarista político telespectador da GloboNews” afirma: “… O Paulo Roberto Costa, que vocês já devem ter ouvido falar, o delator da corrupção, é presidente, ex presidente da Petrobras…”

    RESCALDO FASCIGOLPISTA: numa sociedade onde o Poder Judiciário exerce o papel nefasto e criminoso de partido político, qualquer bandido pode se manifestar, livremente (sic)…

    NOTA FÚNEBRE: é por essas &$ outras que os magistrados não querem nem ouvir falar no – democrático e civilizatório – controle social do Poder Judiciário!…

    Que democracia?! Que republicanismo?! De araque e de fachada, ou vice-versa, respectivamente!

    Somos ou não somos, digamos, ‘bananas’?!…

    1. O PT e os petistas têm que éntender que se não estancarem as centrais de boatos e não saturarem o público com os números dos governos tucanos e dos petistas, podem se despedir do poder. O ” controle remoto” foi a coisa mais infeliz que a Dilma já falou. A verdade verdadeira e que ela é boa administradora e honesta, mas é uma Amadora em matéria de política. A mídia a transformou em mulher invisível, e PT e petistas não viram isso, ou tiveram medo de contra atacarem. Se não carregarem a mão agora só vai restar ficar na oposição denunciando, PELA TV as falcatruas dos tucanos, mesmo que seja com matéria paga. Ou vão sumir do mapa, porque nem governo nem mídia deixarão aparecerem ao público.

      1. Os parlamentares do PT ficaram nos 87% de aprovação do Lula e esqueceram de defender o governo no congresso e deixaram livres escroques cretinos como Mário Couto, Mendonça Filho, Embassahy, Agripino Maia.

  29. … Confie em magistrados “cheirosos”! ENTENDA…

    ############

    PSB baiano decide apoiar Dilma; *Eliana vai de Aécio

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE:

    http://atarde.uol.com.br/politica/eleicoes/noticias/1629853-psb-baiano-decide-apoiar-dilma-eliana-vai-de-aecio

    ##############

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

    Eliana Camon foi candidata a vice-governadora na chapa do PSB (BA) encabeçada pela atual senadora Lídice da Mata! A magistrada aposentada foi um fiasco na campanha: sem propostas relevantes e originais! Fracasso absoluto também nas urnas: votação pífia, medíocre… Pois muito bem, esta senhora antes de deixar o Poder Judiciário vomitou uma bravata: “No Poder Judiciário brasileiro, existem muitos bandidos de toga!”

    Agora, a arrivista Eliana Calmon se lançará aos braços do ‘candidato do atraso e da CORRUPÇÃO’, o DEMoTucano Aécio ‘Never’!…

    Portanto, a ex magistrada Eliana Calmon [‘socialista”?!] está pousando (sic) no palanque dos ‘Bandidos de Terno e Gravata’ financiados com o dinheiro público!…

    Uma lástima, o Poder Judiciário DESMORALIZADO!… O que não deixa de ser um risco sempre iminente à nossa subdemocracia de bananas!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República Destes(as) Bananas “cheirosas(os)”!

  30. Concordo com o fato do PT não ter feito o velho trabalho de base, mas me pergunto, se caso tivesse feito não seria acusado do bolsalão (bolsa-família). Em todo caso, o tema da campanha para mim vai além do mantra corrupção, prefiro o mantra currupaco, louro (os que repetem tudo que narra a mídia corporativa). Para mim o tema é mídia,sua justiça, seus candidatos e sua seletividade frente ao Estado e seus problemas, incluindo o da corrupção e as CPIs oportunistas. Os números das pesquisas, para mim, revelam meia verdade como sempre. Se insistem no tema corrupção, vamos relembrar um pequeno fato da rubrica (Pequenas notícias, Grandes negócios): na véspera da eleição Boechat e Bandeirantes insuflou a abstenção dos votos. Nem dou créditos a Boechat por essa deplorável atitude. Mas vejo como uma nova estratégia da oposição. Ora, pelo resultado em que sumiram 1/3 dos votos válidos, o que se deduz? Ouvi de fonte segura aqui na minha região que em algumas seções não havia nenhuma fila, tudo esvaziado. Antigamente, o patrão, o político de interior mandava votar em X e verificava na contagem da seção, se o número de votos exigidos estavam inscritos no resultado. Um avanço aconteceu, quando a fiscalização de todos os partidos aumentou, isso sumiu, embora alguns eleitores trocassem seus votos por promessas de emprego e por dinheiro vivo. Depois, as pessoas foram ficando mais espertas, recebiam o dinheiro, mas votavam em quem acreditavam, sabiam que era crime eleitoral e que ninguém, portanto, poderia cobrar deles alguma coisa. Com essa atitude da Bandeirantes e o número de votos inválidos e de abstenção, nota-se que o controle de quem recebeu dinheiro foi radicalizado para que eleitores comprados não se apresentassem nos locais de votação. E eu, pessoalmente, não vi nenhuma fiscalização no local em que votei.Toda atenção é pouca nessa hora.

  31. ENTENDA MAIS O POR QUE DE NÃO VOTAR NO ‘Arrocho Neves’, ‘AeroNeves’ para os íntimos “cheirosos” e da turma do ‘Cansei’ [do Brasil!]!…

    #############

    Mercado financeiro prevê classe média no sufoco e carrinhos vazios, se Aécio ganhasse.

    Agência de classificação de risco Fitch, que faz análises e previsões sobre o desempenho econômico de empresas, afirma que eventual eleição de Aécio Neves (PSDB) poderá ter maior impacto negativo para o Carrefour e Casino, dono do Grupo Pão de Açúcar.
    (…)
    É por isso que quem é trabalhador ou aposentado de classe média, micro-empresário, ou mesmo grande empresário do setor produtivo tem que ser louco para votar em Aécio.
    (…)

    FONTE: Reuters Brasil

    1. … ENTENDA ‘O BRASIL COM FOME’ do candidato DEMoTucano *’Arrocho Neves’ do ‘Meu AeroPÓrto, Minha Vida’!…

      *’AeroNeves’ ou ‘AeroNaves’ para os íntimos “cheirosos”! O mesmo Aécio ‘Never’!

  32. Camaradas.

    Concordo , estamos em vias de um golpe de Estado midiático sem ocupar a Globo com manifestações a vaca não vai apenas tossir, vai ser esquartejada mesmo, notícias de ontem e hoje :

    Armínio diz que não vai sobrar muita coisa de BB, CAIXA e BNDES.

    Época defende PRIVATIZAÇÃO da PETROBRAS.

    Somente estas duas manchetes são catastróficas para qualquer chance de futuro para este País e isso é assunto para REVOLUÇÃO, REBELIÃO, LEVANTE ou qualquer desgraça que queiram chamar.

    Ir pra RUA sim , mas é necessário o PT partir pra GUERRA contra a GLOBO e o PSDB. GUERRA MESMO !

    Senão não haverá futuro, estão querendo entregar o oceano de petróleo do Pre-SAL para os EUA. É sobre isso a ELEIÇÃO !

    1. Entendo que esse final dessa campanha eleitoral é para o TUDO ou NADA.
      Se o PT não partir de vez para o confronto com o PIG, escancarando e desmascarando essa máfia que quer retomar o poder, corremos um sério risco de perder de vez o nosso FUTURO.
      Nosso poder via Blogosfera é ainda muito pequeno diante da AVALANCHE de ESGOTO produzida pelos meios de comunicação.
      No dia-a-dia, quando ando nas ruas e observo o pensamento das pessoas, vejo como muitas mentes já foram devidamente doutrinadas, e isso é quase impossível da gente reverter num papo de poucos minutos.
      Agora é agora!
      Acorda PT!
      Acorda Dilma!
      Acorda Lula!
      Não se pode deixar para depois.

  33. Fico pasma com a falta de noção de pessoas da classe média. Tem pessoas na minha família que nos idos anos 90 (não gosto nem de lembrar) passaram grandes dificuldades. Tiveram que sair de casa e morar de favor. Alugaram o imóvel para estudar os filhos, alguns faliram e tiveram que recomeçar do zero. Outros, com vários diplomas, foram trabalhar nos Estados Unidos como faxineiros(nada contra a profissão), outros desempregados e por ai… Hoje em situação muito melhor de vida, com várias conquistas: casa própria ou reformada, filhos formados e EMPREGADOS, carro zerado na garagem, viagens de turismo, etc… como não bastasse votar em Aécio Neves ainda detonam o governo do PT. Não consigo entender…

    1. Quando penso nisso que vc comentou, a única explicação possível está naquela velha piada onde Deus explica: “…não tem terremoto, não tem furacão, não tem maremoto, …. mas o POVINHO!”

  34. Fernando,penso que cabe uma analise sobre as contradições nas afirmações do Fraga, tipo, tem cino anos que a crise na economia mundial acabou ( como quem diz o mundo esta um mar de rosas) e o Brasil não cresce. Então quer dizer que a europa está brincando de desemprego. O pessoal que esta na fila do desemprego ou em busca de um prato de comida nos EUA, acha legal porque vai aparecer na TV? A impafia do empregado do Soros, tem que ser desconstruída já, para que os eleitores fiquem sabendo na canoa furada que irá embarcar com esse tipo de gente.

    http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/10/guido-mantega-e-arminio-fraga-debatem-no-globonews-miriam-leitao.html

  35. Quem votou maciçamente no Partido Nazista nas eleições alemãs de 1930, 1932 e 1933 ?
    Quem foi a principal massa do fascismo na Itália em 1922 ?
    Quem foi que elegeu Collor em 1989 ?
    Quem foi o principal eleitor de Jânio Quadros em 1960 ?
    Resposta: a CLASSE MÉDIA.

    É terrível constatar, mas, é a verdade !

    1. É por isso que, além de dar 3 refeições por dia e emprego, é preciso tirar da alienação, politizar, dar educação de qualidade, ensinar a pensar. A grande maioria que inclusive se beneficiou muito dos programas sociais não tem idéia do que realmente está em jogo nestas eleições. Isso é grave. Caso ganhe a Dilma, oxalá, é preciso que o PT faça uma grande reflexão sobre o que deve priorizar a partir de agora.

  36. O Aécio com 51 e a Dilma com 49,é a soma das 4 classes sociais dividida por 4.
    Como a parcela de classe média baixa e baixa é a base da pirâmide ,e por consequência,muito maior que o topo, então os 49 da Dilma,vão além dos 60% ,ao passo que os 51 do Aécio representam bem abaixo dos 40%.
    As classes com menos posses,mas que foram priorizadas no governo da Dilma,podem ganhar facilmente a eleição a favor da Presidenta.
    Agora basta saber, se eles querem ganhar ou entregar a rapadura para o patrão.
    Se entregarem, merecem tudo de ruim que vem por aí,com as medidas “amargas e impopulares” do Aécio,segundo ele próprio. Elas são um golpe direto nessas camadas sociais.
    Gostam de sofrer?,….. votem no Aécio. Simples assim.

  37. Desculpe a minha pergunta, mas gostaria de saber qual a estimativa, em números, de votos dos ricos e da classe média alta. E das demais classes sociais. Só assim poderei saber quem está na frente em votos, não em porcentagem da preferência das classes sociais.

  38. Para animar corações mentes nesse momento difícil:
    Tente Outra Vez
    Raul Seixas
    Compositor: Raul Seixas/ Paulo Coelho/ Marcelo Motta
    x
    PLAYLetra
    Cifra

    Veja
    Não diga que a canção está perdida
    Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
    Tente outra vez

    Beba
    Pois a água viva ainda está na fonte
    Você tem dois pés para cruzar a ponte
    Nada acabou, não não não não

    Tente
    Levante sua mão sedenta e recomece a andar
    Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
    não não não não
    Há uma voz que canta,
    uma voz que dança,
    uma voz que gira
    Bailando no ar

    Queira
    Basta ser sincero e desejar profundo
    Você será capaz de sacudir o mundo, vai
    Tente outra vez

    Tente
    E não diga que a vitória está perdida
    Se é de batalhas que se vive a vida
    Tente outra vez

    Link: http://www.vagalume.com.br/raul-seixas/tente-outra-vez.html#ixzz3FlWRkqh6

    1. Maria Rita,
      amo Raul de todo meu coração e uma das músicas de Raul,que adoro e’ ouro de tolo,ouro de tolo e’ uma letra existencislista onde ele conta sua própria vida,em que a pessoa não tinha nada e de repente só compondo e cantando,e’ reconhecido,e ganha dinheiro e conquista as coisas mundanas que todos lutam,e de repente bate uma conscientização,sobre o próximo,e enxerga o mundo como ele e’,falso e sem preenchimento real,e sabia que tinha algo muito maior para ser conquistado na vida……a luz !

      1. Quando falo em luz,não estou almejando um tipo de mundo espiritual, pois sei que o espirito só existe no corpo portanto grande dadiva de existir completo,corpo e
        e espírito portanto tudo que for feito na carne será mantido no espirito,portanto prosseguira’…viva Dilma !

        1. Meu mundo têm a cor do meu olhar, lanço minhas cores para poder passar…
          O mundo e irremediavel anti popular e eu,sozinho sou a luz da minha própria mirada e sigo firme e forte no que acredito e acredito em Dilma….

  39. Tah na hora de desmascarar a mídia golpista, o processo deles tha se aprofundando no inconsciente de uma parcela significativa da população. O PT precisa de canal de comunicação e de uma mensagem forte, não dá pra esperar a internet. Ou nos comunicamos ou sairemos do ar. Como fazer? Embate direto com a maior rede de comunicação, denunciar claramente o monopolio das comunicações e a sua utilização eleitoral através de meios legais e tb no embate político. Clareza e firmeza nesse embate.

  40. Tem mais é que bater duro na candidatura adversária para lembrar a esta classe C o que todos nós temos a perder! Bater com vontade, esta é a receita para a vitória! Tanto eles sabem disto que têm a mídia para criticar as tentativas do PT desconstruir Aécio! Se funcionou com Marina…Alguém vai ouvir propostas? Pode até ser…mas o que vai decidir é pancada!

  41. Propostas ? Que prpostas Aébrio apresenta ? Até mesmo por não poder aparecer nenhuma a luz do dia.

    Tem que partir pra pancadaria, contra aébrio, fhc e sobretudo , contra a GLOBO. Mostrar o quanto influenciaram nas eleições deste País.

    Outra coisa, o ninho tucano está em pânico pois a pesquisa foi péssima pra eles, empate técnico depois de tanta pirotecnia, percebe-se que aébrio bateu no teto, não haverá mais pra onde crescer, acabou, só o PIG pode salva-lo e ai depende do PT, se bater duro de volta implode ambos, sem bom mocismo babaca.

    Vou ser bem claro, se eles ganharem acaba a blogosfera, viveremos uma mordaça desgraçada e empobrecimento será um eufemismo para descrever o fim dessa incipiente civilização tropical, pois de Miami ( elite nacional ) e NY e Londres eles controlarão tudo através de bonecos de ventríloquo como Aébrio. A era FHC parecerá um conto de fadas.

    Além, claro , do risco de conflitos sociais de cunho separatistas entre norte e sul em um prazo de algumas poucas décadas ou talvez nem isso. Ou o LEVANTE ou a Barbárie !

    1. Quem acha que a tucanalhada está feliz dá uma olhada no IBOVESPA hoje ! Neste momento despenca 1,5%.

    2. Iskra: Além de acabar com a blogosfera, pode preparar o “lombo” pois todos nós que estamos aqui expondo explicitamente nossas posições políticas, corremos sério risco sob a “nova gestão”.

  42. Fernando, é muito visível essa divisão de votos nos que ascenderam a um no vo patamar sem a politização devida(o PT também é responsável por isso) e a deficiente escola pública nossa que, em termos de História do Brasil, é sofrível. Tenho um carro mais luxuoso com adesivo da Dilma e colho as mais diferentes reações. A saber: 1) Pesoas que antes não tinham coragem de adesivar, passam a colocar os adesivos do PT; 2) Pessoas do meu círculo social chegam até mim e dizem “você, um cara tão inteligente, votar no PT?”; 3) Pessoas mais humildes se mostram mais à vontade comigo quando veem o carro adesivado; um já chegou para mim e disse na maior espontaneidade: “você é o primeiro barão que eu vejo votar no PT”. Esta última reação é a que mais me gratifica e me dá esperanças de alcançar um país mais justo; em 1989, fazíamos carreatas pró-Lula contra Collor e éramos vaiados na periferia e bairros pobres; atualmente, as pessoas humildes reconhecem no PT o partido que defende os pobres, o povão. É um enorme progresso mas o partido se refestelou no Poder, amarrado por coligações, distante da base e tentando governar só com a maioria do congresso comprada a peso de ouro. Corrigindo a rota, tudo será ainda melhor do que já é. Abraço.

    1. Carlos, vc vai no ponto que para mim é o essencial. Sem educação de qualidade, mobilização, conscientização, politização, não dá. Isso é trabalho de formiga, nas bases. Converso com todo mundo na rua, o grau de alienação tanto de ricos como de pobres é assombroso… Vc quer aprofundar para ver de onde vem o amor ou o ódio pelo candidato, não sai nada que preste. É desanimador.

    2. Tenho cara de “rico” (apesar de viver numa dureza danada) e vejo a felicidade no rosto dos menos favorecidos quando puxo conversa e nos identificamos como eleitores do PT.
      Acho que isso reforça a vontade de continuarmos lutando por um Brasil melhor para TODOS.

  43. Como o PSDB “resolve” a crise:
    “Mas a decisão final depende da recomendação do FMI. Por tudo isso, o governo brasileiro aceitou a contrapartida exigida pelo Fundo. Os juros continuarão altos durante o primeiro semestre e um novo aperto será dado nas engrenagens do ajuste fiscal. Haverá aumento de impostos, mais cortes no Orçamento e milhares de funcionários públicos serão demitidos para produzir uma economia adicional de algo entre R$ 4 bilhões e R$ 8 bilhões até o final do ano, além dos R$ 24 bilhões já acertados. O pior efeito: a recessão e a escalada do desemprego serão inevitáveis.”

    A matéria completa, de 10/02/1999 http://www.istoe.com.br/reportagens/28680_AGORA+SOB+NOVA+DIRECAO

    Vale a pena ler e divulgar.

  44. A Hora da Verdade
    Ou: De Que Material Vocês São Feitos???
    Carta Aberta ao PT

    Caros(as), neste momento, a Presidenta Dilma, nem o PT, podem tergiversar, recomendando ao cidadão brasileiro a “usar o controle remoto”.

    Verdadeiras ou não, se vai cair ou não, é, “ABSOLUTAMENTE INADMISSÍVEL” que, a esta altura do campeonato, pelo que fez, e está fazendo, o Governo de DILMA ROUSSEF, ela não esteja numa vantagem de, pelo menos, VINTE PONTOS PERCENTUAIS.

    A meu ver o jogo pode virar, mas propaganda por propaganda, são mais de DOZE ANOS em que A IMPRENSA DETONA O PT, e este nada fez, desconhecendo totalmente o ditado que diz: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

    Ficaremos, agora, a disputar percentuais de corrupção??? Ficaremos, agora, a disputar paternidade de programas? Qual a diferença do programa “A”, feito por um e o “B”, feito pelo outro??? Qual tem o “design” mais atraente e m,ais bonito??? Não é hora para brincadeiras, é chegada a hora da verdade.

    Precisamos separar o joio do trigo. Precisamos de GENTE DE FIBRA. Não podemos esmorecer, porque de nossa garra não depende “apenas” um partido político e sim, todo o povo brasileiro.

    Neste tempo, nada se fez para politizar o país. Tem que ser feito agora, e já!!! Existe uma forma bem fácil de se reverter esta história, e é preciso que o PT encare de frente, e, de forma didática, REVELE COMO SE CONSTRÓI A NOTÍCIA NO BRASIL.

    Sem medo de dar nomes aos bois, é preciso que se diga, nos primeiros cinco minutos de propaganda eleitoral, que a GLOBO apoiou a ditadura, que a GLOBO foi a promotora do escândalo do PROCONSULT, que a GLOBO escondeu do cidadão brasileiro as DIRETAS JÁ, anunciando-a como se fosse parte das comemorações do aniversário de São Paulo, é preciso que se recorde que GLOBO E VEJA, e demais veículos de comunicação apoiaram o COLLOR e foram eles os responsáveis pelo que aconteceu depois. Eles SONEGAM e prejudicam, com isso, o cidadão brasileiro.

    Ou o PT vai para jugular e, sem raiva, sem rancor, mostre-se como o partido que tem compromissos com a democracia para o país e uma democracia que busca a inclusão e que isto significa a oportunidade de cada um de nós em dizer o que pensa, e que podemos participar, e ajudar, o nosso país nos rumos que este tem que tomar, ou de nada adiantou chegarmos até aqui.

    Sem isso, camaradas, pode ser que, no final, fiquemos a pensar, por que não fizemos isso???

    Ora, se a população, hoje, está acreditar que deve votar no PSDB, porque dizem que o PT é o partido mais corrupto, e se cria esta onda para varrer o PT, este é o único jeito de secar esta onda, antes da crista quebrar.

    A imprensa desacredita e faz campanha contra o PT há doze anos, é preciso mostrar porque ela faz isso, é preciso mostrar que ela tem interesses e quais são esses interesses, pelo contrário, todo o esforço que nós estamos aqui a fazer irá por água abaixo.

    Ao final de tudo isso, caso Aécio e o PSDB saiam vitoriosos, tudo que se construiu será desmontado.

    Alguém duvida que o PMDB irá compor a base de seu governo? Alguém duvida que toda e qualquer barbeiragem que Aécio e seu partido, o PSDB, fizerem, irá ser debitada na conta da DILMA e do LULA??? Eles dirão que foi a HERANÇA MALDITA DO PT e ficará por isso mesmo.

    É preciso saber se o PT terá coragem. É preciso saber de que material é feito sua cúpula. A covardia, agora, irá definir o futuro do nosso país, mas não só, ou alguém aí duvida que, após dominar o Governo Federal do Brasil, os EUA, que estão por trás do PSDB e Aécio irão descansar em berço esplêndido???

    Não amigos, não irão!!! E, a partir do Brasil, será desmontado tudo que a esquerda LATINO AMERICANA tem construído por este tempo todo. Eles quebrarão a espinha dorsal de toda a resistência da esquerda e, então, estará tudo dominado.

    Não é momento de fraquejar, é momento de encarar a luta com toda a força que nossos ideais tem. É preciso ir adiante com a força que nossos corações humanos tem. É preciso ir à luta COM TODA A FORÇA QUE A VERDADE TEM. Nada é maior que ela.

    Não se pode delegar aos cidadãos e blogueiros, uma responsabilidade que é do PT. Agora é preciso que o PT se perfile ao nosso lado, ao lado do cidadão brasileiro. É preciso que mostre, verdadeiramente, a que veio, porque, depois, não poderá mostrar ao povo que estava certo e a DILMA deveria ter sido eleita e que eles, o PSDB, iria quebrar o país mais três vezes. Será a palavra nossa contra a deles, e a máquina federal, e a imprensa, e todo o resto, estarão com eles e, a nós, RESTARÁ UM POVO HUMILHADO E TRUCIDADO PELA OPRESSÃO do PODER.

    SEREMOS HISTÓRIA, SEREMOS PASSADO.

    Não podemos sequer pensar em fraquejar. O povo brasileiro está com você DILMA, está com você LULA. O povo brasileiro está com o PT. É preciso que vocês, agora, ESTEJAM DO NOSSO LADO. Mirem na jugular do sistema e não se intimidem.

    Para quem conseguiu enfrentar a ditadura como você DILMA, mostrar a verdade é muito mais fácil, estamos com você minha querida. Fica com Deus.

    Fábio Murilo Gil Brito
    Cidadão Brasileiro

    1. Também acho que é por aí. O PT tem que desconstruir essa mídia mostrando todos os golpes que ela projeta em todos os movimentos contra a democracia. Tem que mostrar didaticamente,o quanto ela perseguiu o PT, antes e depois dos mandatos Lula/Dilma e blindou os candidatos da direita. Chega de ficar calado só apanhando desses golpistas.

    2. O trabalho dos Estado Unidos começou com aquela manifestação de junho funanciada com dólares da CIA irrigando de verdinhas as células os manifesteiros pagos e o investimento feito terá retorno para eles.

  45. Avisa lá para a campanha do PT que se procupar pela Dilma nos buscadores(texto e imagens) ou vídeos no youtube as respostas são quase que contra ela. Muito pouco a favor. Muitas poucas resposta com teor de propostas de campanha.

  46. Tomara que o PT e todos seus membros aprendam que nunca serão aceito na Casa Grande. Parem de bajular a imprensa para sair no JN. Espero que Dilma, Eleita, não dê entrevista especial a Globo! ….Chega de tanta burrice! Espero tb que o Governo escolha melhor seu ministro da SECOM e o PT tb mude a forma de comunicar com a População. Tenho notado muita pompa e soberba em companheiros do PT (obs. não sou filiado somente simpatizante). Hoje rodei Goiania fui a um comitê da Dilma, estao perdidos lá! Me direcionaram para A Sede do PT Estadual: Porta Fechada, com interfone, isto me surpreendeu , pois em epoca de eleição deveria estar com as portas abertas. Perguntaram por interfone o que eu queria: REtruquei ” O Diretorio não esta aberto”? ai abriram o portao para mim! …Atendeu um Rapaz …em ´pé e já saindo …sai atraz para ver se tinha informação sob alguma plenaria em Goiania ou um direcionamento como vamos trabalhar neste segundo turno! ….Me avisaram que tem uma amanha as 9 hs da manha no diretorio municipal!…..Alem da comunicação , precisamos ser o PT que tinhamos no inicio: Sem soberba, sem pompa…do POVO! …Com tudo isso que presenciei hoje resolvi me filiar ao PT em um Diretorio do interior e implantar na comunidade uma forma direta de comunicar com o povo! Estar presente na vida da comunidade , da as caras , rebater a midia ponto a ponto, no corpo a corpo! …Espero que Dilma Ganhe , mas com essa cupula em Goias , duvido! O Candidato Federal que apoiei, sem custo para ele, gastando do meu bolso, ja não responde o celular , nem seu assessor! Falta de respeito com o eleitor! Falta de REspeito com nossa presidenta que precisa de todos!…O PT tem que ser repensado sim Governador Wagner -Bahia, não só o de SP, todos!

    1. Camarada.
      Conheço Goiania e os goianos de um modo geral, claro, por isso não me surpreendo com essa distância e soberba.
      Com todo respeito, goiano é um povo bastante conservador e em alguns aspectos , reacionário também.
      Admiro sua luta, pois é andar descalço sobre brasas, belo exemplo !
      E não fique achando que estou insultando os goianos, aqui no oeste paulista talvez seja até pior, mas não nos detenhamos.
      Vamos em Frente !

  47. ????????????? Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já!

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  48. Gente, a situação é muito séria. Essa imprensa conseguiu semear o ódio nas pessoas. Ninguém tem mais senso crítico, não consegue pensar, racionalizar, só sabem repetir o FORA PT, que virou um mantra. Amigos estão brigando, famílias divididas. Na minha família, já teve briga com irmão, com irmã. Esse povo anti-PT é agressivo, nutre um ódio, não sabe argumentar, só esbravejar. Toda eleição é isso. Me lembro da de 2010, que foi tensa, mas tenho a impressão de que o acirramento vai ficando cada vez pior. Se o Aécio ganhar, juro que vou embora desse país!

  49. Fernando brito,favor apurar informação abaixo:
    Janot manda MPF investigar Aécio por improbidade no aeroporto de Cláudio, Globo e Veja escondem porquê?
    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou para o Ministério Público Federal em Minas a denúncia que recebeu para investigar se a construção do aeroporto de Cláudio (MG), na fazenda desapropriada do tio de Aécio, se enquadra como improbidade administrativa do tucano quando era governador e, ao mesmo tempo, proprietário de uma fazenda a seis quilômetros da pista.

    Processos de casos de improbidade correm na Justiça de primeira instância, mesmo para quem é Senador como Aécio, e quando levam à condenação, geralmente o responsável tem que devolver o dinheiro aos cofres públicos.

    A falta de estudo de viabilidade econômica e social que justifique a obra, uma vez que há outro aeroporto ao lado em Divinópolis, o fato das chaves ficar na posse de parentes, o fato de ser usado praticamente como aeroporto privado para a família de Aécio, dificultam muito a defesa do tucano.

  50. A estratégia da Globo no segundo turno é bombardear o povo brasileiro com denúncias da Petrobrás para que a eleição seja uma espécie de plebiscito, você é contra ou a favor da corrupção na Petrobrás? Óbvio que ninguém é a favor da corrupção. A Globo sabe que se o brasileiro parar para comparar o governo do PSDB com o do PT, o governo Lula/Dilma dá de dez a zero no de FHC.

  51. Vamos “conversar” um pouco de economia e entender porque a bolsa desabou hoje:

    Mercado prevê classe média no sufoco e carrinhos vazios, se Aécio ganhasse.

    http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKCN0HY1LW20141009
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/

    Agência de classificação de risco Fitch, que faz análises e previsões sobre o desempenho econômico de empresas, afirma que eventual eleição de Aécio Neves (PSDB) poderá ter maior impacto negativo para o Carrefour e Casino, dono do Grupo Pão de Açúcar.

    Diz que ‘as políticas econômicas do PSDB incluem medidas para deter a inflação, “que vem sendo um importante suporte ao crescimento nominal de um dígito alto das vendas’ e que o gasto dos consumidores também poderá ser afetado por uma política fiscal mais rigorosa.

    Traduzindo para o popular: a classe média, seja a chamada nova classe média, seja aquela que sempre foi remediada, que forma a massa do mercado de consumo interno, terá menos dinheiro no bolso, ficará na pindaíba com as medidas amargas prometidas por Aécio e com o “choque de gestão” tucano.

    O resultado dessas políticas amargas é arrocho dos salários e aposentadorias, além de desemprego.

    Com desemprego alto, com salários arrochados, as famílias teriam que apertar o cinto, comprar menos no supermercado, e ficarem com o prato mais vazio na mesa.

    Portanto, Aécio e sinônimo de desemprego.

  52. Senhores a noite de ontem foi interessante pois estávamos assistindo o horário politico e uma mulher ao meu lado afirmou , não perguntou, afirmou: os olhos do Aécio falam e entregam não adianta usar colírio, nesta manhã no meu trabalho outra mulher sem qualquer provocação “afirmou” o Aécio …, no cabeleireiro uma senhora setenciou não votar na Dilma mas não votará em Aécio de jeito nenhum pois ele é um…e não ainda usar colírio.
    Portanto, as mulheres com notável senso de perspicácia já constaram do que o Aécio gosta e na próxima semana isto vai tomar proporções avassaladores na campanha do Aécio.

  53. ************* De Morvan, Usuário Linux #433640: “Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já!”. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  54. A Dilma governou o tempo todo com a velha imprensa do PIG martelando contra o governo e ainda conseguiu fazer um bom governo, por isso mesmo merece mais uma chance de ser reeleita, está será a chance de não retrocer aos tempos sombrios do governo dos tucanos, cujo líder não têm o minimo respeito pelo povo brasileiro, conforme suas últimas declarações.
    Estou com Dilma de novo e pronto.

  55. PREZADOS COMPANHEIROS

    Eu sou de parecer que mais do que nunca a militância petista terá de fazer o contraponto. Se nossa candidata vencer, A NÓS CABERÁ CONTINUAR A MILITÂNCIA DURANTE OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS, SEMPRE DESCONSTRUINDO AS MENTIRAS DA MÍDIA. NÃO ESPEREMOS QUE O PT FAÇA POR NÓS. ASSUMAMOS ESTE ÔNUS, antes que o pior aconteça em 2018, por exemplo, com Aécio e Marina no 2° turno.

  56. Dívida deixada por tucanos em MG é “bomba-relógio”, diz deputado
    Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais prevê dificuldade para Fernando Pimentel desativá-la

    9/10/2014 – 18h27 / Por Agência PT

    Leão: “Bomba-relógio” na economia mineira

    O governador eleito de Minas Gerais, o petista Fernando Pimentel, vai receber uma indigesta herança do atual governador ‘tampão’ de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP).

    E não por culpa dele, que tomou posse em abril, mas daqueles que o antecederam no cargo a partir de 2003: o tucano eleito senador Antônio Anastasia (de 2001 a abril de 2014), e seu antecessor, senador Aécio Neves (de 2003 a 2010), candidato do PSDB à Presidência da República.

    Isso porque o endividamento do estado cresce numa razão muito superior ao que Minas consegue avançar na arrecadação, indicativo da inviabilidade financeira do estado em futuro muito breve.

    Em 2013, por exemplo, a dívida cresceu quase 80% a mais que do que o estado obteve com a cobrança de impostos. Enquanto um tem crescimento vegetativo, o outro cresce geometricamente, descolados entre si.

    Significa dizer: aquilo que o estado arrecada não acompanha o que gasta, ou seja, as receitas não cobrem os empréstimos que ambos tomaram ao governo federal e organismos internacionais no período de 12 anos em que governaram Minas.

    Para entender – A chamada dívida consolidada líquida (DCL) mineira, que encerrou o ano de 2013 em R$ 79,11 bilhões, teve crescimento de 12,27% sobre os R$ 70,46 bilhões de 2012. Tal índice é muito maior que a própria inflação oficial brasileira daquele ano (5,91%).

    Já a receita corrente líquida (RCL) do estado naquele ano (de R$ 43,14 bilhões) – indicador que expressa a capacidade de fazer caixa para cobrir as despesas do governo, juros e amortização da própria dívida – evoluiu apenas 6,86% no mesmo período, praticamente a metade do percentual de evolução da dívida. A RCL avançou numa proporção de quase 80% a mais que a DCL.

    Acontece que, quando assumiu, Aécio Neves recebeu do antecessor, o ex-governador Itamar Franco, uma DCL de R$ 34,69 bilhões em dezembro de 2002, de acordo com os dados oficiais obtidos pelo bloco parlamentar Minas Sem Censura, comandado pelo PT na Assembleia Legislativa do estado.

    Desde então, o crescimento do indicador foi de estratosféricos 140,15% – ou R$ 44,42 bilhões entre 2003 e 20013 – promovendo-a ao atual patamar (R$ 79,11 bilhões em 20013).

    Bomba-relógio – Para o vice presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adelmo Leão (PT), a dívida deixada pelo tucanato no estado é apenas uma das “bombas-relógios” que Minas herdou dos sucessivos mandatos em que o partido esteve no poder. E só será desmontada com uma renegociação que lhe dê um perfil mais alongado e palatável.

    Para o vice-presidente, o outro artefato explosivo, que também configura um “esqueleto” deixado pelo governo tucano no armário do Palácio da Liberdade, é o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de uma ação direta de inconstitucionalidade relativa à Lei 100, patrocinado e sancionado pelo então governador Aécio Neves.

    Em 2007, a lei elevou 98 mil trabalhadores sem concurso público à condição de funcionários do quadro efetivo do estado – para Adelmo, uma “irresponsabilidade da gestão de Aécio Neves, prestes a ser detonada, agravando ainda mais o caixa do estado”. Essa centena de milhar de funcionários vive agora um absoluto estado de insegurança jurídica

  57. A canalhice do psdb é tanta que provocaram a pGR por ofensas aos nordestinos !

    FHC , aquela hiena desdentada fez um vídeo dizendo que o LULA tinha inventado sobre suas palavras, que jamais se referiu ao Nordeste.

    ACM Neto , aquela pústula, reuniu um grupo de crápulas para afirmar que o Brasil está sendo dividido pelo PT.

    Companheiros, o PT vencendo essa eleição e não montando nestas bestas de almocrevagem e descer o relho até abate-las de vez será a maior prova da covardia deste partido e uma traição sem par ao povo mais humilde e sofrido deste País.

  58. Se a tabela que o Fernando apresentou está correta, o resultado final está errado.
    Pensem bem: como poderia a vitória de Dilma nas classes de renda mais baixa ser compensada com uma diferença de 2% pró Aécio no resultado final, pela vitória de Aécio nas classes média alta e alta, mesmo que acachapante, quando se sabe que essas classes tem peso numérico insignificante no número total da população.

  59. Fernando, fiz um comparativo entre as pesquisas, vi algumas contradições, veja se procede, abraço.
    Na intenção de votos por região tem diferenças absurdas entre as pesquisas nos percentuais dos presidenciáveis, justamente nas regiões onde Dilma foi mais fraca no 1º turno:
    1) Sudeste – Dilma 38% (Ibope) e 34% (Datafolha) – Aécio 48% (Ibope) e 55% (Datafolha);
    2) Sul – Dilma 33% (Ibope) e 41% (Datafolha) – Aécio 61% (Ibope) e 50% (Datafolha);

    Obs.: a pesquisa Ibope fez a junção de duas regiões (Norte e Centro-Oeste), não sei a razão, mas tenho minhas desconfianças, a região Norte com 10.801.176 eleitores e a Centro-Oeste com 10.238.058, diferença de mais ou menos 600.000, não é muito, mas em uma eleição aparentemente apertada faz diferença. Além disso, o Norte deu a Dilma 51% dos votos da região, ou seja, na região com mais eleitores comparada com o centro-Oeste ela já sai com a maioria dos votos. Contudo, na Região Centro-Oeste, ela tem 33% e Aécio 41% dos votos válidos, margem bem menor que a do Norte. Por essas razões não entendi a razão da unificação das duas regiões. Como ficou a distribuição dos questionários? Qual a proporção? Quantos Estados a pesquisa atingiu? (essas perguntas valem para todas as regiões).

  60. http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/10/aecio-critica-mas-ja-foi-beneficiado-por-aparelhamento-em-divisao-da-caixa-8080.html
    telhado de vidro
    Aécio critica, mas já foi beneficiado por ‘aparelhamento’ em divisão da Caixa
    Tucano omite de sua biografia uma nomeação sem concurso para o cargo de diretor de Loterias da instituição
    A campanha de Aécio Neves faz tudo para passarem despercebidas passagens de sua biografia que contradizem seu discurso. Por exemplo, ele próprio já foi um beneficiário do tal “aparelhamento” do Estado que ele tanto fala em combater. Está lá no Diário Oficial da União, de 14 de maio de 1985.

    Qualquer filho do seu José ou da dona Maria, brasileiros comuns como eu e você, se quiser trabalhar na Caixa Econômica Federal, tem de fazer concurso e começar de baixo. Só consegue subir na empresa, degrau por degrau, mostrando serviço, ralando para chegar a gerente.

    fac-simile p.txt.jpg
    Diário Oficial mostra nomeação do jovem Aécio Neves para diretor da CEF. Irregular e fora da biografia

    Mas naquela ocasião o recém-formado Aécio Neves não precisou. Graças ao fato de ser filho de político (seu pai, Aécio Neves da Cunha, era deputado pelo PFL até 1986), neto de político (Tancredo Neves, que havia morrido há menos de um mês), e primo de político, o então ministro da Fazenda do governo Sarney, Francisco Neves Dornelles.

    Por isso, teve “QI elevado” para ser nomeado para o poderoso e cobiçado cargo de Diretor de Loterias da Caixa Econômica Federal, aos 25 anos, atropelando todos os funcionários de carreira da Caixa mais gabaritados para o posto.

    Essa nomeação política, baseada no parentesco entre poderosos, diz muito sobre os valores e princípios do candidato. Aquela conversa de “aparelhamento” e meritocracia do tucano é para boi dormir, só existe nos discursos. Na prática, é um tal de dar cargos para os amigos, cunhados, concunhados, aeroporto para a família, colocar no TCE a mulher do vice e sócio de Marcos Valério, contratar sem licitação empresas dos “amigos” e “otras cositas más”…

    Sou capaz de apostar que perto de 99% dos eleitores brasileiros não sabem dessa passagem na biografia do tucano.

  61. Caceta! A candidata Dilma é, tbm, Presidenta da República. São duas, as situações… Ela precisa e deve assumir as obrigações do Cargo e tomar da Rede Nacional de Rádio e TV, vir a público e cobrar lisura no cumprimento das leis e respeito à sua eventual posição de Presidenta da República. Pq, o candidato aébrio never, declara, abertamente em suas falas, q o Governo é corrupto, já q abriga um coleção de corruptos numa Estatal; coleção, esta, agora, definida com um vazamento de declaração, na justiça federal do Paraná… A Presidenta tem obrigação de requisitar e formar a Rede e exigir q a Justiça faça cumprir a normalidade legal, com relação a lisura do tal processo judicial. Tem de deixar claro, q, em não ocorrendo qq procedimento à respeito, estaria dando margem a um outra transgressão, contra à normalidade democrática. Eu não sou advogado; mas, não precisaria ser, pra tirar esse entendimento dessa situação, agora… Está ocorrendo um “golpe”, contra a lisura das eleições. E esse golpe está sendo perpetrado pelo próprio Poder Judiciário… contra a candidata Dilma, por acaso, a Chefe do Poder Executivo.
    Da forma em q transparece o aparelhamento das Instituições do Estado, por parte do PSDB, fica impossível o povo, o eleitor viver uma democracia, plena.

  62. Discordando da tese de surgimento de uma nova classe média, porque o que aconteceu de fato foi que os postos de trabalho criados na era Lula foram suficientes para retirar do desemprego, que era superior a doze por cento e mais de vinte cinco por cento entre os jovens, em 2002, grande parte dessa parcela da população, mais preparada e educada, que estava no desvio do desemprego. Porém, nada mais certo do que a tese de que hoje todos têm a perder, caso embarquem numa canoa furada, dos mais pobres aos mais ricos. É furada a visão de que nossa economia esteja em sérias dificuldades, embora haja dificuldades, já que os que defendem a tese pessimista nada dizem de tudo que está sendo aplicado em obras estruturais, que estão em fase de conclusão, principalmente as obras no campo do petróleo e gás, com destaque o pré-sal, como também na área de transporte (ferroviário, a éreo e terrestre), que reduzirão o que chamam de custo Brasil; que nosso endividamento em termos internacionais é muito pequeno e de que contamos com grandes reservas cambiais. Claro que é difícil convencer muitos dos que estão desavisados, conduzidos pelo ódio ideológico e de classe, mas que pagarão muito caro, caso Aécio e o neoliberalismo retorne ao poder. Se Dilma Rousseff, que até agora atua bravamente para impedir que o Brasil caia numa recessão e principalmente no consequente desemprego, que objetiva continuar este caminho merece ser afastada, certamente terão um grande despontamento, e logo no início de um suposto governo de Aécio Neves, que não acredito que chegará ao poder, porque seria admitir que o povo é burro, que dificilmente acontecerá. Não se vai largar o certo pelo duvidoso. O segmento que mais tem a perder são exatamente os membros das classes médias que hoje estão no paraíso, juntamente com os trabalhadores em geral, os que partiram para negócios próprios e os industriais de um modo geral. Até mesmo os muito pobres e miseráveis serão atingidos, porque não cumprirão a promessa de garantir seus benefícios, que é contra o modelo que defendem. O único setor que talvez ganhe, mas possivelmente até menos são os bancos, porque certamente os juros irão às alturas. Hoje, o grande capital usa a corrupção que o Governo identifica, inclusive envolvendo agentes seus. Acontece algo parecido com a caça aos marajás que levou Fernando Collor ao poder, que sabemos que conduziu o país a mais uma década perdida com recessão, desemprego e inflação. Juntamente com as pesquisas, o mercado financeiro que especula após sua divulgação e a mídia que tudo apoia e dá curso, estamos diante da verdadeira bala de prata, no sentido de vencer as eleições e voltar ao poder os conservadores e a direita para conduzirem os negócios do país a qualquer custo, ou no limite o golpe de estado.

  63. Sobre o gráfico dos votos por classe.

    Vou me dar o trabalho de conferir o que o IBGE diz do quantitativo de brasileiros por classe para verificar se não ha sobrevalorização de votos ao Aercim.

    Suponho que a vantagem que Aercim tem nas classes alta e média alta não o favoreceria tanto (mesmo em 2%), dado que Dilma13 tem vantagem satisfatória nas classes de maior população.

    Não me surpreenderei se o Datafolha estiver fazendo uma pesquisa enviesada.
    Por exemplo, entrevistando mais pessoas nas duas classes aecista criando uma sobrerepresentatividade.

    A conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *