A dor da gente não sai no jornal

 

liberdade1

Tive muita vergonha de minha profissão, hoje, quando vi a campanha da ONG Teto, voltada para habitação popular.

Ela é uma bofetada no que se tornou a máquina de comunicação meste país.

“O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser”

Não é assim, é pior que isso.

Claro que sempre houve, aqui e em toda parte, o chamado “jornalismo de entretenimento”.

Sou velho o suficiente para lembrar da “Revista do Rádio”, das fotonovelas.

Mas é impressionante o nível de empobrecimento mental que mídia brasileira se esforça – sim, é um esforço ser cínico num país como o Brasil! – em  impor ao nosso povo.

Os modelos de “virtude”, os “desejos”, o mundo imbecil da futilidade  tornaram-se uma avalanche monstruosa sobre uma população carente que não tem, de outro lado, quem verbalize, senão por oportunismo político, os sofrimentos do povo brasileiro.

A classe média – inclusive a que recém-ascendeu a essa condição – perdeu quase todos os contrapontos políticos e ideológicos que faziam de parte dela uma aliada do nosso povão e, do Brasil, um projeto de país.

Quem se aventura – e são poucos – a dizer que não haverá país sem povo é “sujo” e mandado “ir pra Cuba”.

Aliás, com a ajuda do embrião da estupidez que nos chamava de “populista”.

Quem despreza o Estado, ama o “mercado”.

O “mercado” é a salvação e é por ele e só por ele que virá a perfeição do mundo.

O Estado é a danação corrupta, ineficiente e medíocre.

Os jornais e os jornalistas se tornaram arautos deste futuro desejável, onde as “celebridades” se tornam o modelo de uma existência pródiga e vazia.

Nulidades como as Sheherazades e Joyces se tornam, com seus cabelos louros e lisos, as opiniões nacionais.

E a mídia, “livre”, vomita preconceito e ódio contra os pobres, estes “vagabundos”.

A “liberdade de imprensa” é plena: todos tem o direito e o dever de pensar o mesmo.

Os pobres, afinal, nunca foram notícia, não deixaram, portanto, de sê-lo.

O problema é aquilo que se tornou notícia, a única notícia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Caro Brito,quem se alimenta com esse tipo de noticias??,tem um site que não vou citar,que só pode ser uma filial da globo versão digital, você prestar atenção,só tem noticias do BBB,novelas ,atores da globo,uma hora e mostrando foto do ator ou da atriz na pria,no estourante,na feira, sem conteúdo nenhum.ou seja ficam empurrando isso pra pessoas,como se isso fosse a coisa mais importante das vidas das delas..tornando esses indivíduos como exemplos de que.????.

  2. O importante é ser consumidor.Existimos para isso.Já fomos cidadãos.Era muito chato.Hoje, somos, antes de tudo, consumidores.A Declaração Universal dos Direitos do Homem será substituída pela Declaração Global dos Direitos do Consumidor. O capitalismo tem as suas leis. As únicas que interessam. As leis do dinheiro.(de Juremir Machado)- Pobre não é consumidor e não interessa ao Capitalismo (que venera seu Deu$) juntamente com a Mídia sua fiel discípula.

  3. A Globo então é a que mais nutre ódio pelo BRASIL e seu povo que não fazem parte de sua oligarquia.E o pior,ela está aniquilando a forma de pensar do povo.

  4. É o velho problema: isso vende. Fofocar de gente famosa vende. Tentar buscar compaixão no coração das pessoas vende muito menos, e isso faz parte da natureza humana.

  5. Para quem ainda não viu esta reportagem de um telejornal da Rede Globo, vale muito assistir esses poucos mais de 1 minuto de vídeo que posto o link abaixo.

    A Rede Globo vai em uma escola para discutir se os paus de selfies atrapalham o desempenho das aulas e o aprendizado. Porém, tinham adolescentes com 14/16 anos no máximo interessados em discutir temas mais relevantes do que os paus de selfies, por exemplo, a PEC 171 da diminuição da maioridade penal.

    Quando o repórter perguntou se mais algum daqueles adolescentes queriam falar e uma das adolescentes começou a falar. O repórter começou a ouvi-la e ela começa a falar da PEC 171 e não é que se sucedeu o mais que esperado, o repórter cortou a fala da adolescente e deixou ela falando sozinha.

    O emburrecimento diário do povo é sintomático na velha mídia capitaneada pela Rede Globo. Nada de assuntos relevantes, de saber a opinião dos jovens sobre um tema que afeta a vida deles de maneira direta e principalmente o jovem das classes sociais mais pobres e os jovens negros. Nenhuma discussão séria, nenhum direito a ouvir um outro ponto de vista.

    Cortou a fala da menina sem nenhuma cerimônia, ensaiado como sempre, só pensando na manutenção do seu emprego, e mais nada! Na manutenção do seu “status” de repórter da Globo. Cena ridícula.

    E o repórter terminou dizendo que “daqui a pouco a gente tira mais uma foto”. Esta é a ditadura global, contra ela a salvação do futuro do Brasil!

    http://br29.com.br/reporter-da-globo-subestima-alunos-de-escola-estadual-e-toma-um-esculacho-ao-vivo/

  6. Fico pensando em como tudo virou fofoca, até mesmo a disputa pelo poder entre câmara e senado por conta da PL da terceirização. Eles não gostam de pobres poderia ser a mesma coisa daquele título de filme Eles não Matam cavalos, matam (interrogação) porque cavalo é animal de luxo. O filme aqui veio com o título de A noite dos desesperados, uma radiografia da crise de 1929. A terceirização está sendo imposta quando ainda não acabou a regulamentação do trabalho doméstico. E essa turma se diz anticomunista. A gente nem sabe se essa PL é um presente de grego (da Grécia falida pela comunidade européia) ou se um ‘negócio da China’ onde o trabalho não vale quase nada, ou dos vários guetos de trabalho escravo na Índia, Indonésia, África e por aí vai. E não faço aqui juízo de valor moralista\religioso sobre o termo comunista, mas ressalto a profunda falta de conhecimento, de consciência humanitária e ignorância regida pelo ódio e pelo fracasso de seus medíocres e inúteis sonhos.Acho que esse post mostra bem o ponto em que chegou nossa rede nacional de informações. Cinquentenária ou não, uma delas é a ponta do iceberg que nos ameaça.

  7. Fernando, numa síntese apertada (imitando os nossos doutores da lei), a mídia é uma máquina de venda de porcarias que ninguém precisa.
    Prá isso dar certo é necessária uma campanha 24/7 voltada para imbecilizar radicalmente as pessoas, porque só um total imbecil vai comprar o que alí é vendido.

  8. ALUMÍNIO
    by Ramiro Conceição

    Não! Não era possível que fosse a Estatua da Liberdade.
    Nem, muito menos, o Redentor… da Baia de Guanabara.
    Nem com certeza a fria Mãe pedregosa… de Stalingrado.
    De certo jeito, poderia ser até a Pietá… de Michelangelo.

    Todavia eu estava às 6 da tarde em Vitória,
    em pleno XXI, a buscar meu filho na creche.
    O que seria tal monumento… que se movia?

    Sim, ela estava alí com seu filhote ao colo,
    bem à frente do preconceito de meus olhos.
    Era negra… Orgulhosamente… Negra!

    De repente, se dobrou sobre a lata de lixo,
    a catar as latas de alumínio… ao sustento;
    porém – antes! – ergueu o seu filho ereto:

    acima da nuca;
    acima…da rua.

  9. Tornar a humanidade desumana é um dos objetivos do “um por cento” dos habitantes do planeta e estão conseguindo. O capitalismo, apoiado nas religiões ocidentais, na mídia-empresa e nos banqueiros conduz o rebanho (quase totalmente passivo) ao lugar que quiserem. Não é um fenômeno localizado no Brasil. A contradição mais gritante entre os que defendem o “status quo” é que os líderes religiosos se calam diante da incitação ao ódio e à violência, com a exceção (atual) do papa Francisco.

  10. Vim ler esse texto porque até as 14h não consigo trabalhar, justamente por causa da mídia, dado o volume que deixam a tv da polícia (andar debaixo) até esse horário, no canal que vocês devem imaginar qual é. Dessa forma, de 13h, quando volto do almoço, até 14h, sou impedido pela polícia de trabalhar. Aí se essas pessoas da campanha ouvem funk no mesmo volume que a polícia assiste Globo, as pessoas de bem chamam … a polícia pra reestabelecer a ordem e acabar com a arruaça dos indolentes.

  11. Voce tem toda razao.
    O Brasil é, sim, um país pobre e desigual, só que a pior pobreza é exatamente essa que o seu artigo destacou – que é a miséria do espírito, aquela que vai fundo para tornar invisível o sofrimento e as necessidades desses que sofrem toda sorte de privaçao material.

    E essa classe média, a que recém-ascendeu a essa condição, e concordo com voce, pela eleiçao dos seus “novos paradigmas” como Sheherazades e Joyces e etcs sao a prova cabal de que ascensão de classe sem cidadania resulta é em indigencia social e política e, por consequencia, num “povo” que nao se reconhece como “naçao” e que nao pensa ou tem um projeto de país para os seus descendentes.

    Se o PT, a partir de 2002, tivesse tido a sensibilidade de perceber que o maior patrimonio de um povo nao é o simples acesso aos bens materiais, e sim a consciencia da sua cidadania, seguramente nao estariamos nessa encruzilhada que nos encontramos hoje. E por que?? Porque nao haveria espaço para essa direita maldita conseguir se eleger e ser a maioria no congresso e senado decidindo contra os interesses do povo. Um exemplo disso é a aprovaçao na camara o PL da terceirizaçao, que tem tudo para passar também no senado, e outros projetos de lei que vem pela frente como privatizaçao do SUS, mudança do regime de exploraçao do pre-sal, etc..

    Hoje o setor de seguros da Caixa já está sendo entregue ao mercado privado mas nao vai parar por aí. Em questao de tempo a previdencia social será entregue ao mercado financeiro e isso é o que vem pela frente, com toda certeza.

    Para um Presidente conseguir governar e atender os interesses de seus eleitores é necessário o povo dar à esse Presidente deputados e senadores compatíveis com o projeto eleito nas urnas, só que os deputados e senadores eleitos nessa eleiçao da Dilam/PT tem projeto distinto daquele escolhido nas urnas, entao aí fica difícil conseguir corresponder, nao é mesmo?

    Estamos mesmo é numa encruzilhada aonde a oposiçao é que vai levar o troféu, ou seja, o povao é que vai se ferrar de verde e amarelo. Será uma desgraça para o mais pobres e isso já percebemos. Aquele que nao necessitar muito da presença do Estado em sua vida vai sofrer menos em comparaçao com aquele que depende dos programas sociais e afins.

    Quando o Brasil será politizado o suficiente para decidir o que é melhor para o seu futuro e qualidade de vida?? Talvez nunca chegue esse dia.

    Enquanto nao tivermos um governo realmente de esquerda e comprometido com a politizaçao/cidadania o povo continuará a votar nos seus algozes – aqueles que querem que o povo se fod* e pague a conta ao final.

    O maior legado de Hugo Chaves foi investir em consciencia política. Infelizmente o PT perdeu o bonde e é por isso que corre o risco até de perder a sigla e enterrar o Lula em 2018.

    Tristeza nossa tudo isso.

    1. Cara Luiza,

      concordo com praticamente tudo que você escreveu… Mas… sempre existe um “mas”… que vira tudo: será mesmo que maior legado de Hugo Chávez foi investir em consciência política?

      Luiza, você já prestou atenção aos pronunciamentos públicos de Maduro, nos quais Chávez “aparece”, num plano de fundo, em representações pictóricas como se fosse um ser supra-humano?

      Em minha limitada leitura semiótica, tal semântica representa um terrível atraso à Venezuela… Para mim, Chávez nunca foi nada além de um, já conhecidíssimo, populismo – tão comum – ao rascunho permanente da América Latina…

      Espero, sinceramente, que eu esteja equivocado…

      Todavia, o que antevejo à Venezuela é um caos… Toda aquela gordurosa elite disforme, associada ao ex-caudilho, em fuga, às pressas, para qualquer lugar onde impere a SEGURANÇA e, principalmente, o SONORO DE MOEDAS CANTORAS… Maquiadas com muito sangue.

    2. A politização não pode ser tarefa só do governo, alías, não deve ser. Se passarmos o tempo todo esperando que o PT seja o salvador da pátria estaremos passando atestado de despolitizados. O governo fez o que tinha que fazer: melhorar as condições de vida dos cidadãos; as outras tarefas cabem à sociedade. Não esqueça que já contamos com a Igreja Católica, que foi devidamente silenciada e hoje é uma triste memória. Todo o Projeto Brasil NUnca Mais foi conduzido por líderes religiosos católicos e protestantes. Os sindicatos costumavam discutir ideias para o país, não apenas salários. Hoje são corporações autocentradas, especialmente os de servdores públicos bem pagos. Tenho vergonha da minha categoria que só pensa em aumentar seus altos salários (trabalho no judiciário) e não enxergam um palmo à frente. As associações de bairro e outros tantos tipos de associações; os intelectuais de esquerda, que só fazem falar mal do governo e ficam trancados em suas teorias infindáveis sobre uma revolução que não vai acontecer. Conheço intelectual que se diz de esquerda, é professor de universidade pública, recebe bolsa de pesquisa, faz pós-doutorado no exterior e vive escrevendo artigos para falar mal do bolsa-família. Não tem milagre e nem condução política messiânica.

  12. Tenho muita fe em encontros de blogueiros.
    Encontros multiplicadores para incluir novos membros multiplicadores.Meninos e meninas gostam disso.Sentem se incluídos.Minha maior descoberta entre estagiários eh que tinham vontade de conhecer mas não tinham noção de nada alem de sites globais e novelas.

  13. irrespondível.
    eticamente inquestionável.
    disso se aproveitará, a quadrilha midiática, e não comentará …
    … “se quiser a gente corta isso” …

  14. minas e manos,
    afora as honrosas e cada vez mais raras excecoes, o que este ramo ideologico faz eh proteger aquilo que os donos dos imperios midiaticos julgam ser sua propriedade: fatos, noticias. enfim, transformaram-se em miquinhos amestrados com deficit de letramento.

  15. Slogans da globo: Jornalismo = Parcialidade Política “tá” no ar…
    Globo e você “nada a Haver” com a Imparcialidade política pra você. Nem prestação de conta, faz de conta que não vi… imposto de renda que fraudei e extorqui da saúde pública, da Educação, do Povo que assiste a rede bobo.
    A Globo vira e mexe, mexe com você (vira e mexe com a sua cabeça)
    A Globo pega pra valer (sonega pra valer)
    Vem que tem, na Globo tem (corrupção, estorção, distorção, manipulaçao…)
    O que pinta de novo, pinta na tela da Globo./O que pinta de quente, pinta na tela da gente (só nao pinta trensalão tucano, mensalão tucano, privataria tucana, suiçalão tucano)
    Quem tem Globo, tem tudo (Quem tem Zelotes também tem!)
    Globo e você, pra sempre Brasil (se depender dos marinhos pra sempre na jugular do Brasil)

    “REDE BOBO PLIMPLIM”

    1. Extorquir é a máxima da globo…
      Não se deixar manipular, por ela, deveria ser a máxima do povo…

  16. Caríssimo Fernando – desculpe o excesso de intimidade – mas com um xará bamba como você é assim q se fala – o acompanho, quase sempre silenciosamente, e, atualmente, posso dizer isso com um alto grau de convicção, Tijolaço é um dos melhores blogs e sua voz e pensamento um dos lúcidos e líricos.

    No entanto, ao ler a citação e reprodução de atividades da ONG Teto, não me contive. Primeiro, vale dizer, toda ação que busca acabar com a pobreza e buscar soluções inteligentes e coerentes para o problema da habitação/moradia merece toda nossa atenção. Daí meu profundo respeito e admiração pelo MTST. Daí minhas críticas ao programa Minha Casa Minha Vida, que na maioria das vezes leva a pessoa até uma casa, mas no entorno dessa casa, não tem posto de saúde, escola, praça, parque, às vezes nem linhas regulares de ônibus, etc.

    Sim, o que a ONG Teto mostra nos faz refletir, nos faz atentar para a invisibilidade e o silenciamento a que estão submetidos um volumoso contingente de pessoas, quase todos pretos, em sua totalidade pobres.

    Mas não podemos esquecer quem está por trás dessas ações.

    E surge a pergunta: Quem são os parceiros estratégicos da ONG chilena TETO??? (que hoje tem ações e atividades – com voluntários – em vários países)

    Bem, para não estender muito o comentário, cito que um dos parceiros estratégicos – um dos principais – é a americana Burson-Marsteller, atualmente subsidiária do grupo inglês WPP plc, com sede em Londres.

    Não se assuste se souber de alguma relação da Burston-Marsteller com a Stratfor Global Intelligence.

    Mas quem é a Burston-Marsteller:

    A Burston foi assessora do regime ditatorial do Videla na Argentina.
    Defendeu a Union Carbide Corporation criminoso caso Bhopal, na Índia.
    Atuou em prol da Johnson & Johnson, no caso Tylenol que levou à morte dezenas de pessoas nos E.U.A.
    Também mantém ou manteve relações com empresas e o governo – de tendência nazista – da Ucrânia.

    Essas são algumas das suas estratégicas ações imperiais.

    Entre seus maiores clientes estão o poderoso Facebook e a não menos poderosa Coca-Cola.

    Seu Ceo (sic) é um ex-assessor da Casa Branca, Mark Penn.
    Também faz parte do alto escalão Karen Hughes, ex-assessora de Bush Júnior, ex-presidente republicano dos E.U.A.

    Bem, quem sabe é uma forma do Burston agir na outra ponta do estrago?…

    Abraços,

    Fernando Cisco Zappa

  17. nao existe saida para nos trabalhadores a nao ser a luta de classes. o que o pt tentou nos impor , ele mesmo , o paz e amor desgraçado que so existe na cabeça do lula , do pt covarde e desse poste de pres. nao existe amor entre as classes e muitos menos aliança. isso so fez aumentar a guerra entre as classes e acabou de vez com esse negocio de pais cristao ,coisa que nunca existiu. o rico odeia o pobre em qualquer parte do mundo e nunca vai mudar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *