A doença do negacionismo

O “evento patriótico” de Donald Trump, ao sopé das estátuas de Washington, Jefferson, Ted Roosevelt e Lincoln foi farto de clichês aos quais também nos acostumamos por aqui.

Diz o The New York Times, Trump está fazendo um “esforço para ganhar um segundo mandato como uma batalha contra um “novo fascismo de extrema esquerda” procurando acabar com os valores e a história da nação.”

“Nossa nação está testemunhando uma campanha impiedosa para acabar com a nossa história, difamar nossos heróis, apagar nossos valores e doutrinar nossos filhos”, disse Trump, dirigindo-se a uma multidão lotada de simpatizantes, poucos dos quais usavam máscaras. “Multidões raivosas estão tentando demolir estátuas de nossos fundadores, desfigurando nossos memoriais mais sagrados e desencadeando uma onda de crimes violentos em nossas cidades”.

À parte provar que infantilismos políticos só levam água para o moinho dos reacionários, o discurso mostra como a direita, hoje, assenta suas esperanças na criação delirante de uma “ameaça comunista” que nem de longe está perto de existir.

Ao mesmo tempo, lá como aqui, ignora-se que a expansão do novo coronavírus, à razão de 50 mil casos por dia, sob o argumento que “as mortes estão diminuindo”.

É como se centenas de mortes diárias fossem, agora, uma coisa normal, simplesmente porque deixaram de atingir as camadas mais ricas da população.

A negação da realidade. fenômeno psicológico conhecido há muitas décadas encontra agora sua versão política e de massas.

Trumpistas, como os bolsonaristas, sinceramente desprezam os fatos, tanto que expõem, uns e outros, suas próprias vidas em aglomerações, sem máscaras ou distância.

As pesquisas, nos EUA, mostram que isso não está conseguindo restaurar o favoritismo que tiveram anos atrás.

São muitos, porém, mas são minorias que se expandiram sob a ação de um conservadorismo que perdeu as bandeiras do progresso e dos avanços sociais que tinha sido capaz de tolerar, na segunda metade do século 20 e atirou-se num fundamentalismo “patriótico” e religioso que faz deles a versão cibernética no fascismo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Republicanos ou Democratas são duas caras da mesma moeda. O problema são os EUA. Ou os povos do mundo que pretendem sua soberania se unem contra os ianques, ou nada vai mudar localmente, especialmente na América Latina. O golpismo foi retomado na América Latina justamente durante o governo do “simpatico” Obama. Isso deixa claro que imperialismo é uma política de estado, acima dos partidos. Vai ter jantar de gala em Brazília para comemorar o 4 de julho?

  2. Eu acho que o fenômeno do negacionismo aconteceu mais pro início da pandemia, hoje a situação mudou. Só louco ainda nega que exista a Covid, mas já ficou claro que é uma doença que parece “escolher” suas vítimas, com preferência nos idosos e portadores das comorbidades já sabidas. Então as pessoas estão dispostas a pagar o preço de se arriscar e, pior, se lixando para os grupos de risco. Na verdade o número de mortos é imenso para uma doença apenas, mas é uma fração do total de óbitos que ocorrem normalmente. Então as autoridades só estão se preocupando em não haver caos hospitalar, que lhes cause desaprovação, e as pessoas vão pra rua na crença de que não vai pegar nelas e sim em outros. E está montado o cenário que parece que vai permanecer por vários meses.

    1. Hahaha. O bêbado que dorme na esquina da minha casa, tem uma agenda muito mais atribulada , inteligente e útil.
      Por favor 58 milhões de antas que elegeram o Recruta Bundasuja como presidente, na próxima eleição votem em um bêbado mijado.

      1. Aí ele se sente em casa. Quanta ilusão. Para americanos descartarem bagaço é só um piscar de olhos.

  3. JUSTIÇA AMERICANA autoriza arresto a navios iranianos a caminho da Venezuela (o que pode estimular outros países aliados a fazerem o mesmo)
    JUSTIÇA AMERICANA reitera acusações contra Assange
    TRUMP mantém cerco a CUBA
    TRUMP diz a secretário que Venezuela deveria ser um NOVO ESTADO americano
    TRUMP nega o perigo da pandemia e exalta a cloroquina
    TRUMP ameaça manifestantes contra o racismo e violência da polícia com as FORÇAS ARMADAS
    ..Trump é amigo do BOZO e os EUA ajudaram nos golpes que vem desde a primavera árabe, e que se estenderam por toda América Latina.
    Convenhamos, um cara desses, presidente desse país, não precisa de inimigos ..eles são seus principais adversários ..tipo o OGRO e seus generalíssimos de Brasília ..questão de tempo..

  4. Eu acho que o fenômeno do negacionismo aconteceu mais pro início da pandemia, hoje a situação mudou. Só louco ainda nega que exista a Covid, mas já ficou claro que é uma doença que parece “escolher” suas vítimas, com preferência nos idosos e portadores das comorbidades já sabidas. Então as pessoas estão dispostas a pagar o preço de se arriscar e, pior, se lixando para os grupos de risco. Na verdade o número de mortos é imenso para uma doença apenas, mas é uma fração do total de óbitos que ocorrem normalmente. Então as autoridades só estão se preocupando em não haver caos hospitalar, que lhes cause desaprovação, e as pessoas vão pra rua na crença de que não vai pegar nelas e sim em outros. E está montado o cenário que parece que vai permanecer por vários meses.

    1. Não sei como e lá e no resto do Brasil, mas aqui no PR, 37% dos óbitos já são de pessoas SEM comorbidades. E aumentando. Isso considerando “obesidade” e “tabagismo” como comorbidade.

    2. Não há “escolha” nenhuma, a Covid-19 não poupa ninguém. Apenas, como é comum em qualquer doença grave, pessoas com fatores patológicos — sejam doenças ou maus hábitos — são mais propensas a ter pior evolução. Isto não quer dizer que apenas estes adoeçam ou tenham pior prognóstico, a doença mata de bebês a idosos, previamente saudáveis ou não, como atestam nossos colegas da saúde perecidos ou que perderam familiares. Aliás, no Brasil o fator de pior prognóstico hoje parece ser a condição sócio-econômica, associada ou não a outras situações. E o cenário não permanecerá assim por vários meses, ele é extremamente dinâmico e vai piorar muito, diante da abertura destemperada e com fins puramente comerciais. Veremos, nas nossas UTIs, uma explosão de casos, a exemplo de outros países que reduziram o cuidado. Se tivermos sorte, com gravidade próxima à atual. Mas não andamos com sorte no Brasil, no momento…

  5. Provavelmente a derrota de Trump ñ será aceita , as balofas milícias armadas já arreganham os dentes e preparam os fuzis….uma hambúrguer numa mão, um pente de balas na outra…
    O Império Americano cairá, vítima das insanaveis contradições internas !

  6. Hoje o Monstro da Cabeça Amarela saiu-se com mais algumas pérolas de seu psicodelismo político, ao inventar no comício pirado ao pé do Monte Rushmore, entre outras delícias cômicas, a existência de mais uma corrente de pensamento, para encher o pratinho de ração de seus pets, é o FASCISMO DE ESQUERDA.
    Hahaha, algo possível de ser expelido apenas por alguns cérebros oxidados pela burrice e amarelados de anemia.

  7. Hoje o Monstro da Cabeça Amarela saiu-se com mais algumas pérolas de seu psicodelismo político, ao inventar no comício pirado ao pé do Monte Rushmore, entre outras delícias cômicas, a existência de mais uma corrente de pensamento, para encher o pratinho de ração de seus pets, é o FASCISMO DE ESQUERDA.
    Hahaha, algo possível de ser expelido apenas por alguns cérebros oxidados pela burrice e amarelados de anemia.

  8. “Malandro é o Pazuello que nem Lattes tem, viu meia dúzia de episódios de Grey’s Anatomy, se tanto, e tá há mais de um mês na Saúde.”
    Humor genial no twitter. @arigorseriaisso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *