A discrição cúmplice dos jornalões com o “suiçalão” de Eduardo Cunha

escondecunha

 

Em qualquer país do mundo,  seria manchete a confirmação que o presidente da Câmara dos Deputados, terceiro na linha de sucessão presidencial de um governo que  está ameaçado de sofrer impedimento, e tanto da Presidenta quanto do seu vice, no caso da ação do TSE (é o que se noticia todos os dias, não é?) teve descobertas contas ilegais num banco suíço.

 

Não é “suspeita”, “denúncia”, “suposição” ou “dizem”. É informação oficial da Justiça da Suíça, com documentos, confirmada aqui pela Procuradoria Geral da República.

 

É uma “bomba”, no velho jargão jornalístico. Porque nem é preciso provar que o dinheiro é de corrupção, a simples evasão de divisas e a não declaração de patrimônio – obrigatória tanto como candidato quanto na posse do mandato – já é crime previsto no art. 13 da lei de improbidade administrativa, que vale também para os deputados:

 

§ 3º Será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

 

Basta estar confirmada a existência da conta, de direito ou de fato, através de parente que não tenha razão econômica para tal para que se peça a condenação de Cunha e, antes disso, a cassação do seu mandato.

 

Nas edições de hoje da Folha e do Estadão, como assinalado na imagem, a notícia é uma “notinha” de primeira página.

 

Os destaques são para “suspeitas”, não para fatos; para o “supõe-se” e não para acontecimentos.

 

Claro, Cunha ainda pode ter serventia. Como escreveu um  daqueles inomináveis da Veja, citado hoje no ótimo artigo de Paulo Nogueira, no DCM, será que nossa imprensa “espera que Cunha derrube Dilma antes de ser preso.”?

 

O jornalismo brasileiro – salvo as ainda muitas exceções que, por isso mesmo, não o comandam – tornou-se o exercício do facciosismo político.

 

Um tipo destes, apanhado em flagrante, que se recusa até a negar que tenha as tais contas, esquecido (talvez nunca tenha sequer pensado nisso) de que é um homem público,, um servidor graduadíssimo da sociedade, o comandante do processo legislativo faz isso e dão-lhe “dez centímetros”, se tanto, das capas do jornais da “moralização” do país.

 

 

Que nome pode ter isso senão o de  cumplicidade?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. A razão é simples para o “esquecimento” da notícia do meliante e suas falcatruas. É que os Barões desta mesma mídia moralista, estão até o pescoço entalados em Bancos Suiços…HSBC LIKCS…então como esperar o alarde noticioso deles, seria um tiro no pé, ou melhor, jogar areia na “rotativa…”

  2. Paulo Nogueira (Diário do Centro do Mundo), escreveu: “É uma vergonha para a mídia, para Moro, para a PF e para Janot que o golpe fatal em Cunha tenha vindo dos suíços. Sinal do despudor da imprensa, um colunista da Veja escreveu que espera que Cunha derrube Dilma antes de ser preso.
    A grande mídia virou uma grande piada e uma escrotidão total”.
    O judiciário com Moro, Janot e Gilmar conseguem envergonhar até os mais desavergonhados e as mais desavergonhadas do país.
    A polícia federal mergulha cada vez mais na lama da sordidez e em breve, por tantas ilegalidades cometidas, terá que se trancafiar em uma cela de cadeia federal.

  3. O terrível é que milhões de pessoas são influenciada pela Midia Brasileira acreditando que eles pregam a Moralidade e querem a depuração do sistema político. Não são capazes de constatar que quem eles prestigiam são os maiores corruptos . Os meios de comunicação no Brasil, com raras exceções, não tem compromisso com a verdade e nem pelo bem comum, são empresas familiares constituídas para o enriquecimento, mesmo que para isso deva mentir, chantagear e se aliar com político e juízes que compartilhem da mesma visão de mundo.

  4. correção
    Paulo Nogueira (Diário do Centro do Mundo), escreveu: “É uma vergonha para a mídia, para Moro, para a PF e para Janot que o golpe fatal em Cunha tenha vindo dos suíços. Sinal do despudor da imprensa, um colunista da Veja escreveu que espera que Cunha derrube Dilma antes de ser preso.
    A grande mídia virou uma grande piada e uma escrotidão total”.
    O judiciário com Moro, Janot e Gilmar conseguem envergonhar até os mais desavergonhados e as mais desavergonhadas do país.
    A grande mídia hoje é bandida porque sonega, porque cria empresa laranja, porque mente, porque omite, porque é partidária, porque é conivente com malfeitores da direita, porque se perverte em troca de poder e dinheiro
    A polícia federal mergulha cada vez mais na lama da sordidez e em breve, por tantas ilegalidades cometidas, terá que se trancafiar em uma cela de cadeia federal.

  5. Brito, nossa imprensa faz isso a serviço das tais “perdas internacionais”, lembra? Pois é… assim como Cristina kirchner disse que as panelas eram de um tal país do norte, nossa imprensa segue a risca o que lhe é mandado, meu querido. Você sabe disso. Denuncie. É o petróleo, estúpido! E é isso que me faz militar por Dilma. Esse é o nosso passaporte para o futuro. Por isso, vão-se os anéis e até alguns dedos, mas não o coração. E o tal país do norte quer é isso. Por isso Cunha ainda não foi cassado, muito menos, preso. Ele é útil ao projeto deles.

  6. É que ele não é, e nem apoia o PT. Como foi dito. Existe ainda interesses nas ações do famigerado cidadão. A política no Brasil precisa de uma revisão generalizada, pois gente deste tipo contamina tudo.

  7. E se há cumplicidade, haverá certamente generosidade da PGR ao tratar de crimes de Eduardo Cunha, não? Como na Bíblia, “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto” sem nenhum pudor diante da opinião pública.

  8. Uma mão lava a outra e as duas lavam a bunda, que é o onde fica o cunha… Este é o Brasil da direita.

  9. Essa é a MÍDIA DE REFERÊNCIA. Referência para gangsters, salafrários e golpistas de todos os quilates. A propósito, vão colocar a tornozeleira só nele ou na famiglia?

  10. O Estado de São Paulo deveria assumir sua identidade: O Estado dos Coxinhas.
    Em casa tem utilidade: serve para o cão fazer suas necessidades .

  11. Hoje dá pra ver a cara de B.u.n.d.a.s dos coxinhas.Hoje não comentaram a política cotidiana.Estão fazendo de conta de que nada têm a ver com isso.
    Os amiguinhos do Kim-yankee-pau-mandado , os paneleiros,os aécinhos ,cadê essa turma???
    Quero ver o boneco do CU nhão lá em Brasília.Que tal o Ibope medir a aprovação do Presidente da Cãmara do Deputados ,ou Depravados?

  12. E o PSDB ético e higiênico? Aonde foram parar Alysio 300 Mil Nunes, Aécio Coca Bola Neves, FHC, os guardiões da virgindade política, ética e moral??? Nenhuma nota? E os Kin Katacocos junto com seus MBL da vida??? Não foram eles que posaram para fotos pedindo o afastamento de Dilma por causa dessa corrupção??? Kd os heróis da Av. Paulista, da Zona Sul do Rio??? Dos colunistass, especialistas, Mervais de Merdais, Elianes Catanhedes ??? Editoriais e mais editoriais que o Brasil não pode mais suportar tanta corrupção??? Ahhhh, Brasil, terra do cinismo declarado, dos políticos sujos que clamam por limpeza etica… E por onde estão os paneleiros da Paulista???? Nada? Não se escuta nenhuma panelinha batendo lá no fundo???

  13. É incoerência ou hipocrisia mesmo?

    Enquanto o PSDB critica aumento de impostos, o estado de Goiás, governado pelo grupo do PSDB há quase duas décadas, acaba de aumentar IPVA, ICMS e imposto sobre heranças.

  14. As famiglias do PIG são cúmplices do Achacador Cunha. Elas sabem que o Achacador Cunha é criminoso, mas o tratam como uma pessoa proba.

  15. Voto para cassação é voto aberto.
    Vai ser uma delícia, um prazer inenarrável, assistir essa votação de cassação do Cunha.
    Imaginem Paulinho da Força, Bolsonaro, Rodrigo Maia, Carlos Sampaio, Aleluia, Imbassahy, Jutahy, Lucio Vieira Lima, Alberto Fraga, Marcos Pestana, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Heraclito Fortes, Francischini, Osmar Serraglio, Rubens Bueno, Christiane Brasil, Onix Lorenzzoni, Bruno Covas, Marco Feliciano.
    Tem duas escolhas Campeãs :
    Votar pela cassação e traírem o parceiro ou votarem pela não cassação e traírem o Povo.
    Resumo:
    Saem como traidores em quaisquer das opções de voto.

  16. A verdade é que o cunha é muito melhor que esta imprensa podre e criminosa. É compreensivel que eles vejam nele um soldado que ficou para tras. O pig é o grandissimo bandido.

  17. Tudo pode piorar.

    Segundo o G1, no topo:

    Pizzolato pode ser extraditado a partir da próxima quarta
    Itália liberou entrega do ex-diretor do BB. Brasil terá 20 dias para montar operação

    Ou seja: Pizzolato pagará o pato. Todo o mensalão será regurgitado. Será o pretexto para incendiar mais ainda o país.
    Uma perfeita cortina de fumaça o”Caso Cunha” e outros que estão com a corda no pescoço.

    Mas pode ser talvez a hora do judiciário fazer certo desta vez, batendo em Chico e em Francisco, e sem dar o espetáculo para mídia (o espetáculo que ela escreveu o script).

  18. Pelo que soube, também passaram anos acusando Maluf de tal coisa e esse sempre alegou que abriram, como o caso Romário provou ser fácil, que abriram falsamente no nome dele. Só admitiu que seria dele porque Haddad e turma pediu para que pudesse repatriar e SP ter como fazer creche, fazendo de Maluf o maior s salvador das crianças paulistas. Cunha poderia ir procurando logo prefeito petista que pudesse lavar sua honra

  19. e, pelo jeito, a interpol está atrás dele porque o ‘evangelicocunha’ já cancelou viagem ao exterior (itália).
    a câmara dos deputados nunca teve um presidente que a representasse tão bem eticamente.
    ….
    marco polo del noro, ricardo teixeira, neymar, malafaia, marco feliciano, aluísio 300mil, preciado, serra … maluf … marin – opa! esse não: a casa dele já caiu.

  20. Não demora e some a noticia. Vai ficar na mesma gaveta onde o PIG escondeu o heliPOptero

  21. Essas “notinhas” só saíram por se tratar de Eduardo Cunha. Se fosse um tucano já estaria escondido em uma pasta errada qualquer como aquela do Robson Marinho que, aliás, ainda não acharam (nem vão).

  22. São grotesco. A todo momento oferecem provas inequívocas de sua parcialidade e manipulação. Qualquer cidadão comum que leva o jornalão para casa ou para o banco da praça, está perfeitamente habilitado a desvendar com facilidade as tramóias destes péssimos instrumentos de informação pública, que falsificam abertamente a matéria prima com que trabalham..

  23. … A “grande” imprensa mais canalha, mais salafrária, mais imunda, mais sórdida, mais vagabunda, mais criminosa [seletivamente]… Mais [mega]corrupta da face da Terra: o PIG ‘braZ$&le&ro’!…

  24. … Falta, agora, o restante do SUIÇALÃO, a começar pelo tesoureiro Marcio Fortes do PSDB da fatídica e famigerada era [mega]corrupta e antinacionalista/entreguista do ‘Príncipe da Privataria’!…

    Ah “rebanho” de salafrários irrecuperáveis!…

  25. Se fosse Lula ou Dilma, teriam quarenta páginas sobre corrupção. Como é com o Cunha…

    Sonegação não é corrupção, diziam os coxinhas na Paulista. Mas isso só é verdade se for a sonegação deles.

    In dubia, pau no PT.

  26. Vocês todos que falaram que o dinheiro na Suíça é do Cúnha estão enganados o dinheiro é meu eu sou (auxiliar de serviços gerais) sou desonesto minto mais que politico e nesse momento estou embarcando para Suíça para buscar o que me é de direito. obs. minha passagem será paga com uma vaquinha feita entre a veja rede globo e o estadão.

  27. A oligarquia midiática, composta por bilionários herdeiros da Ditadura, é a parte mais canalha da plutocracia mais canalha do mundo.
    Se há um expoente da canalhice no mundo, este se chama PIG, o Partido da Imprensa Golpista.

  28. São mais que colegas de agência bancária Européia, são amigos fiéis em outros segmentos. Não é legal, não é moral, não é ético, e não é informado à sociedade. Praticamente não existe. Esse Lulinha, vou contar uma coisa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *