A direita está precisando mais de divã do que de palanque

Há pouco mais de um mês, vivia-se a expectativa de que o panorama das eleições presidenciais fosse mudar.

O peso político de Marina Silva e José Serra fazia as candidatura de Eduardo Campos e Aécio Neves penderem para o limbo.

Os dois podiam – e ainda podem – pretender o lugar de reis em suas tribos, mas têm contra si o fato de que, de tão perdida, a oposição vê minguarem suas possibilidades de um enfrentamento real com o governo.

Casa onde falta o pão, todos brigam e ninguém tem razão.

Tudo, então, limita-se a um jogo interno de antropofagia partidária – no caso de Marina e Campos, não de um partido, mas de um aglomerado imiscível – que se arrasta sob a indiferença pública.

Eduardo Campos vê que Marina, exceto no seu amor antigo com o Datafolha, não vai além do que tinha, mesmo com a superexposição que a manobra da aliança lhe deu e já rebarba o nome da ex-senadora como vice: “se a Marina  quisesse ser candidata de qualquer jeito, ela tinha o PPS”, disse na gravação do programa do Jô, que é uma espécie de horário eleitoral da Rede-PSB.

Do lado marinista, também não há muito ânimo.

“Ser vice para quê? Essa é a pergunta que começa a ser feita cada vez mais por membros do Rede Sustentabilidade, de Marina Silva” diz um integrante do grupo marinista, na Carta Maior. Campos, porém, tem uma razão: havendo segundo turno, até a condição de candidato “excluído” lhe dá espaços de poder pessoal, partidário e midiático.

Marina, porém, terá dificuldade em leiloar o seu espólio.

No campo tucano, não há melhor descrição do que faz hoje, em sua coluna, Merval Pereira, seu “intelectual orgânico” (para se ver como anda a pobreza intelectual do tucanismo). Vale a pena ler o que escreve hoje, lógico que em favor de Aécio, na sua coluna, em O Globo:

Ao decidir permanecer no PSDB, em vez de se jogar em uma aventureira candidatura à presidência pelo PPS, tudo indicava que o ex-governador aceitara a realidade política que tem pela frente: encerrar sua carreira como deputado federal ou senador , mantendo o prestígio dentro do partido . Ia tudo dentro do script combinado com as lideranças tucanas, entre elas, a maior de todas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso , que já lhe dissera em particular o que declarou em recente entrevista: Serra tem que dar um tempo , a vez é de Aécio .

O próprio Aécio saiu em sua defesa, dizendo que ele tem todo o direito de sair pelo país fazendo palestras, e que sua imagem nacional só ajudaria o PSDB. Mas, na última semana, a receita desandou. Em uma palestra para a juventude do PSDB, Serra simplesmente chutou o pau da barraca. Disse que o PSDB “tem necessidade de ser aceito pelo PT”. E deu uma explicação psicológica adaptada às circunstâncias: “(…) o problema da Madame Bovary é querer ser aceita pelo outro lado . Ela vai à loucura, quebra a família e trai o marido com Deus e todo mundo para ser aceita.

O PSDB tem um pouco do bovarismo”. Serra tem até certa razão , e basta lembrar que nem ele nem Geraldo Alckmin usaram as conquistas do PSDB para se opor ao PT quando foram candidatos à Presidência, até mesmo escondendo o ex -presidente FH. Alckmin com aquele ridículo colete cheio de logos de empresas estatais é uma imagem inesquecível.

Mas, mesmo se a definição correta de bovarismo fosse a dada, a comparação não ficaria bem para ele . Afinal, quem foi que iniciou a campanha presidencial de 2010 querendo fazer-se passar por amigo de Lula , pensando em receber os votos petistas descontentes com a candidatura de Dilma? Após usar o nome do ex-presidente em jingle na propaganda eleitoral (“ Quando o Lula da Silva sair , é o Zé que eu quero lá ”), sua campanha exibiu imagens em que Serra e Lula se abraçam.

Mas bovarismo, no sentido mais amplo que o psicólogo Jules de Gaultier deu em 1892, não é a tentativa de ser aceito pelo outro, ou pelo menos não é só isso. Na verdade, o bovarismo passou a designar fenômeno psíquico produzido pelo choque entre as aspirações de uma pessoa e a realidade que está acima de suas possibilidades. É justamente o que ocorre hoje com Serra, político de inegáveis qualidades, que tem todo o direito de querer ser presidente, mas não aceita a realidade que o impede de atingir o objetivo.

O “pequeno problema” de Aécio é que fugir do “bovarismo” de se fingir “melhorador” do que fez Lula o leva direto a ser “regressador” a FHC e aí tem de ficar fazendo malabarismo com a turma que defende isso e, assim, a privatização, os juros altos, o arrocho dos salários…

A direita brasileira parece que não vai disputar a eleição num palanque, mas num divã.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. Oi, Fernando. Mais uma vez acertou na mosca. A referência a Merval Pereira, como “intelectual orgânico” é impagável…Abs.

  2. Resumindo se falar bem de FHC e mal de Lula perde os votos dos que admiram Lula e se falar bem de Lula perde os votos udenistas. Sinuca de bico que livra o país dessa turma.

  3. Olha, olha. Dudu “Regra Três” não quer esquentar banco pra Osmarina Blá-blá (que já tem Banco, o Itaú). O PSB é partido de Dudu, o dono da bola da “oposiçãozinha”. Ele enche o saco desse negócio e resolve pedir ‘perdão” ao compadre Lula – esquece o que eu disse, eu não traí vocês, quero retornar de volta ao aconchego. Nada de candidatura do PSB (e a Rede rasgou…).
    Já no PSDB (unido), o Aócio está com uma ‘vontade mineira” de ser Presidente. E sabe como é que é, aquela vontade que é um negócio que dá e passa. Daí o Cerra, é o mais “preparado”, o candidato “Toddynho”, agita um pouquinho (nesse caso nem precisa muito) e está pronto, pra perder. Então, só tem tu (besta é tu, besta é tu…), vai tu mesmo. Vai o Cerra mesmo.
    Aí, nem Osmararina, nem Dudu, nem Aócio. É Cerra mesmo (e só ele) em 2014. Ai que dó da “oposiçãozinha”. Nem divã resolve. A solução é essa mesmo. E pior, a “opoziçãozinha” sabe disso – inclusive o PIG, braço da “jihad anti-petista” dela. A solução apresentada é um conjunto vazio (lembram disso).

  4. Olhando assim, com toda esta inercia da direita, e raros espasmos, podemos dizer que estamos dissecando um cadáver.
    Mas por outro lado, este cadáver pode estar fingindo. E cadáver que finge de morto, é entregue ao coveiro. Não se pode enganar com o então moribundo…Melhor é dar duas pazadas na cabeça e muitas pás de terra por cima, e em alguns casos fincar uma estaca no peito.
    Se o PT não quer ver zumbi por aí, tem que trabalhar exaustivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *