A desonestidade de Marina Silva, por Janio de Freitas

frase-ouvimos-sempre-dizer-que-as-pessoas-mas-sao-incapazes-de-nos-encarar-firmemente-nao-ha-maior-charles-dickens-158589

Reproduzo abaixo trecho da coluna de Janio de Freitas, publicada hoje na Folha.

Um dos jornalistas mais experientes da imprensa brasileira, Freitas se diz abismado com o baixo nível da candidata Marina Silva.

A desonestidade dessa afirmação [de Marina, contra o PT], feita em sabatina há três dias no “Globo”, não tem limite nem para trás.

Leia abaixo:

(…)

Não se imaginava que a Marina Silva tão contida, como se toda travada por poderosas forças interiores, ou, sabe-se lá, celestiais (“Deus não quis que eu estivesse naquele avião”), fosse capaz de tamanha desinibição para dizer coisas como esta raridade: “Um partido que coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres da Petrobras”. “Para assaltar”? A desonestidade dessa afirmação, feita em sabatina há três dias no “Globo”, não tem limite nem para trás.

Funcionário de carreira, Paulo Roberto Costa fez sua ascensão na Petrobras durante o governo Fernando Henrique, nomeado então para sucessivos postos e funções relevantes, que vieram a culminar no governo Lula. É um mistério o momento em que começou sua corrupção. Mas há a certeza de que, a não ser para Marina, nenhum partido e nenhum governo dos dois presidentes promoveu Paulo Roberto Costa “para assaltar”.

Diante de tamanha e perversa difamação, não surpreende a facilidade com que Marina diz inverdades bondosas a seu respeito, atribuindo-se votos, pareceres e projetos no Senado que o Senado nunca ouviu ou leu. Sua agressividade tem este componente adicional: a inverdade. O que aquela sabatina tornou ainda mais perceptível (e registrado jornalisticamente).

Mas de Dilma, a “durona”, a “gerentona”, esperava-se que ao menos confirmasse a maneira como a imprensa a descreve. A surpresa que lhe cabe vem, no entanto, do oposto: é a menos ofensiva, tanto no sentido de ataque como de insulto. Tem preferido dar respostas, algumas duras e outras irônicas. Sem conseguir, porém, tornar menos deplorável esta campanha indigna de uma disputa pela Presidência da República.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

  1. Excelente texto. Exatamente o que aconteceu, a Sra. Marina puro egocentrismo, se acha no direito de atacar, mas se faz de vítima, sem sequer motivos. É muita cara de mogno contrabandeado!

    1. Mógno???… Isto é elogio demais, é valoriza-la bem meis do ela merece.O mógno é madeira de lei e cara…. muito cara.

  2. O governo do PT nunca é reponsável pelos malefícios daqueles que ELE MESMO indica para ocupar cargos na petrobrás.
    O fato dele já ter ocupado cargos antes na mesma não muda nada. Foi a presidência que manteve ele lá…
    agora, porque?
    Para roubar… afinal é assim que o PT se mantém no poder e paga o apoio do Renan, do Sarney, do Collor…

    1. A sorte de certos retardados mentais como este alex é que suas asneiras/calúnias não são percebidas, senão levaria um processo pela fuça e aprenderia de vez…

      1. As pessoas têm ódio ao PT e é este ódio que lhes embotam a inteligência e o raciocínio. Este senhor Costa era funcionário de carreira, provavelmente concursado, logo, nenhum governo o colocou na Petrobras. E foi o governo do PT que o demitiu. A candidata Marina não merece nenhuma credibilidade, pois é leviana em todas as suas falas e afirmações. Ela veio para ser um instrumento da Direita e chegar ao Poder, e com ela voltar, também, o neoliberalismo, o financismo e o capitalismo selvagem. Só não vê quem não quer ou quem tem “outros interesses” como gostava de dizer o sr. Leonel Brizola.

    2. Um cara que faz um comentário desses, está com sinais de morte cerebral. Vá se cuidar, antes que morra o resto.

    3. Rapaz a grande irmã e aliada desses nomes que você citou é uma certa imprensa, da qual eles têm afiliadas nos seus currais eleitorais. Tire a viseira para ver além do que lhe tem sido permitido, vais ter uma surpresa.

    4. Calma pessoal, tenham pena do Alex, que é vítima de uma imprensa que desinforma para fazer política. O Alex é um idiota útil à manipulação.

    5. Marina, assim como todo petista, sabe que só se pode atribuir ao petismo o que tenha sido aprovado pela maioria em convenção nacional. Além disso, essa não tem o contrato assinado indicando que esse seria nomeado para roubar.

    6. Alex,
      Quem nomeou o tal do Costa, funcionário de carreira, diretor, foi o FFHH. E assim foi feito, pra q o tipinho implementasse o negócio do gás, com a Bolívia; ou seja, coisa q nem a “redentora” havia se interessado em fazer… E o Costa era tão importante, q usava uma linha-direta de fone, com o presidente da república; passando por cima do presidente da empresa, inclusive. E esse Costa, cumpriu, direitinho, sua tarefa na “Petrobrax”; contratando a compra de maior volume de gás q a Bolívia possuía, à época, e ainda construindo uma transportadora, até São Paulo, com financiamento da própria “Petrobrax”. Ah! Uma Sociedade Anônima constituída pra conter essa gasoduto construído teve, se não me falha a memória, 80% das ações passadas à Bolívia… Coisa de pai, mãe, avós, tudo… pra filho. A grana era da Petrobrás; neh? O FFHH fazia de tudo pra sacanear a nossa petroleira e desvalorizá-la; inclusive, nomear esse diretor, com gabarito, comprovado… Na época, diretores da Estatal, escreveram carta à tal da mírian porcaria, dedurando o malfeito… Mas, nada adiantou ( Como se pudesse… )
      Outra coisa, carinha, a nossa Presidenta, mais a Dona Graça Foster – fica sabendo, já haviam tentado se desvencilhar do Costa, sem sucesso… Até q, agora, conseguiram.
      Acho q vc ou é mto mal informado. Qdo se referir à Petrobrás, pensa numa empresa séria e q cumpre com seus objetivos.

      1. Alex,
        Qdo eu escrevi q o tal do Costa fez um Contrato de compra de gás, em volume maior do q realmente existiam, eu pensei em informar q o volume de gás sabido existir, comprovadamente, na Bolívia, na época, era um e o comprado foi bem maior; acho q o dobro… Se não me falha a memória, contratou-se 60 milhões de metros cúbicos, qdo existiam, apenas, 30 milhões… Coisa, assim. Uma grde sacanagem desse grde brasileiro: FFHH e seu vassalo, ordinário, feito diretor da nossa Estatal.
        Prá vc sentir… Enqto diretores da empresa se colocavam contra o negócio; o traidor, alçado ao cargo da presidência da república, agia com o tal do Costa, passando por cima da presidência da empresa, inclusive. Pq havia um telefone, talvez vermelho, entre o Diretor Costa, e o Presidente da República… Isso, mesmo!

    7. O delator premiado é funcionário de carreira e foi NOMEADO por FHC. Torcer pode. Mentir não. Assumam a própria merda

  3. Não se consegue ver nada de novo no que diz a candidata que proclama praticar o que chama de “nova política”, ao contrário, vê-se o pior da “velha política”.

    1. De fato, nova política só possível com mais tolerância com a corrupção, dado que isso é um desvio de personalidade do mesmo tipo do que gosta de cheirar cueca antes de vesti-la

  4. Pronto! Veio de encontro ao que você escreveu no post anterior! Justíssimo! Fico até encantada por um jornalista da “Foia” ser capaz de escrever algo assim!
    Lavou sua alma, Miguel!! Provou sua honestidade e credibilidade no jornal da extrema-direita!Sem precisar de direito de resposta (o que eu exigiria!!)

  5. Quando alguém vai dizer direto, na lata, que ela está mentindo sobre o que busca parecer ser ?
    Tudo parece ser uma grande farsa nesta mulher, até o que afirma categoricamente na imprensa verifica-se falso e mentiroso através de uma simples consulta pública.
    Que LIXO moral , que retrógrada, ser das trevas saído da Idade média para atormentar a luz.

  6. É isto que sinto em cada eleição para presidente, desde 89 pelo menos: “esta campanha indigna de uma disputa pela Presidência da República.”
    O Brasil é muito maior (em dignidade) e muito melhor (em dignidade) do que a direita, em cada eleição, tem mostrado.

  7. Sr.Miguel.Quero faze-lo portador de uma indagação que tenho,à Senhora Marina Silva já que não o faço,para o sr.Jânio,em face de trabalhar nesse covil de pecadores,a Folha,e nem saber o por que,permanece onde está.Deveria sair,mesmo que para sobreviver,ele e seus dependentes,preferisse juntar papel velho,nas ruas de S.Paulo.Contudo o intuito de minha postagem,que não tem a pretensão de ditar-lhe condutas,preferiria que estivesse noutro lugar,menos onde está.Até porque,sua matéria, induz,que eu tenha por ele,respeito no que tange alguns aspectos.Acato sua atividade na FOLHA,mas não respeito o ato,de lá trabalhar.A pergunta à Sra.Marina,é a seguinte;se ela,ao longo de sua vida no PT,que ela acusa agora de ser um covil de ladrões,ao tempo em que lá esteve,não era de seu conhecimento?E se enquanto la esteve,não sabia tratar-se de covil de ladrões,como afirmou em entrevista ao PIG?E se ignorante da existência do Covil,não ´pecou por ingenuidade?E se pecou por ingenuidade,não reconhece que é um erro de tantos anos.Não seria cúmplice calada?Quem nos garante que hoje,após ter traído,e todo o traidor tem justificativa por seus atos?Se ela que invoca com frequência,às Escrituras cristãs,não teria desempenhado,o papel de JUDAS,em relação à Jesus?Da mesma maneira que traiu seus companheiros do passado,o PT de 27 anos de convivência,quem nos garante que não fez,o que Judas fez com Jesus,já que na última ceia,sentou-se ao seu lado?Afinal senhora Marina Silva,quem está com a VERDADE?A senhora ou os CAGUETES,TRAIDORES,DELATORES ou Malafaias,ou quem,senhora Marina Silva?Espero sua versão.Lágrimas emocionam,mas não revelam verdades.Todo o mentiroso,também chora!

    1. Ouvi toda a sabatina a qual foi submetida a Presidenta Dilma e o que ela disse é exatamente o que penso. Então, desta forma, ela sacramentou minha intenção de voto nela. O Brasil, para se desenvolver e através disto dar condições de vida melhor ao seu povo tem que investir maciçamente em infraestrutura, estradas de ferro, aeroportos, transporte fluvial e maritmo, silos de armezenamento de grãos da produção agrícola, portos, tudo isto traz riquesa que deve ser revertida ao povo na forma de melhores salários, oferta de emprego, melhores condições de vida e justiça social. Muito obrigada Helena pela sua contribuição e Dilma lá pro Brasil ir em frente.

  8. Maria Helena, o golpe já foi dado, com a queda do avião. Tem uma frase rolando: “Marina é um transgênico, financiado pelo Itaú e produzido pela Monsanto”. O que a mídia golpista faz agora é turbinar, para não correr o risco do golpe perder a força.

  9. Aébrio=Aócio=Aético e/ou MaUrina são os dois adversários que todo político gostaria, ou seja, não tem oposição, são fraquinhos que perde o gosto a disputa. É, nós escutar isto depois da eleições, se a Dilma vencer, para inferiorizar sua vitória. Além disso não é a Dilma que escolhe os adversários, são os mesmos que se acham muito bons e a Dilma se competência/moral/carisma para o cargo.

  10. corrigindo ….

    Aébrio=Aócio=Aético e/ou MaUrina são os dois adversários que todo político gostaria, ou seja, não tem oposição, são tão fraquinhos que perde o gosto a disputa. É, nós vamos escutar isto depois da eleições (adversários fracos); se ocorrer da Dilma vencer; essa é a desculpa para inferiorizar sua vitória. Além disso não é a Dilma quem escolhe os adversários, são os mesmos que se acham muito bons esquecendo que a Dilma tem competência/moral/carisma para o cargo. Boa sorte Sra. DILMA.

  11. Ainda vamos ter de aturar esse blá-blá-blá de Blá-blarina por mais uns dias, mas, felizmente, dela ficaremos livres para sempre.

    Esperemos que ela tenha tomado vergonha na cara e não se atreva, outra vez, a se candidatar a presidente.

    Se quiser ser presidente de alguma coisa, se arranje com a banqueira do Itaúúúú.

  12. Caros petistas.

    Acho que a campanha de vcs está exagerando.
    Veja pelo meu caso: em um eventual 2º turno entre Marina e a Presidente Dilma, caso uma das duas não disparasse nas pesquisas, em cujo caso eu votaria nulo, minha tendencia, por medo da Marina (Evangélica e Criacionista) era votar em Dilma para evitar o “mal” maior, entre os evangélicos e os bolivarianos os primeiros são mais perigosos.

    Contudo, a campanha do PT é tão sórdida e irreal, só falta achar um filho abandonado no seringal pela Marina, que cogito votar na criacionista, com muito medo, mas votar nela, pois, se o PT a demoniza tanto ela não pode ser este mal todo.

    Dilter

    1. sr. dilter… discurso vazio, frases compradas das páginas da veja… és verdadeiramente um exemplo típico de atraso provocado por preguiça de pensar… inútil, como em geral o são os trouxas filhotes do tio rei…

  13. Vítima
    :: Saul Brandalise Jr. ::

    “O ser humano, no processo de evolução, tem alguns caminhos que pode escolher para trilhar; afinal, uma das regras básicas do bem viver é que todos tenham a sua escolha, o seu Livre-Arbítrio.
    De todos os caminhos, o mais difícil é a SUPERAÇÃO de nossas dificuldades que sempre são criadas pelas nossas atitudes. Ser omisso é a pior que poderemos escolher para nós.
    No entanto, nada é mais dificultoso de ser superado que a postura de vítima, muito mais ainda da vítima omissa. Sabe o que é preciso ser feito para ser vítima? Nada… Além de se lamentar’.

  14. Esta MARITAU E UMA VERGONHA PLANEJADA PELA DIREITA DA VELHISSIMA POLITICA!!!!! CONTUDO, SERA DERROTADA CONTUNDENTEMENTE. AS PESQUISAS do globope e datafalha FEITAS DO VELORIO PELA FOIA E OIA SAO MENTIRAS QUE JA ESTAO SENDO DESMASCARADAS PELA QUEDA VERTIGINOSA DO AVIAO ITAURINA…

  15. Vi no Caf do PHA um trecho em video sobre a fala da Marina sobre economia, foi de doer. Esta senhora é um farsa, misturou homo-sapiens, filosofia, espiritismo e não disse nada de economia. Estamos perdidos se ela for eleita. Ela quer ser prolixa, mas coitadinha, onde foi parar suas idéias sobre economia? Sobre politica internacional nem quero dizer nada, completamente perdida. Não desperdiçarei meu voto com um candidato assim.

  16. “Mas de Dilma, a “durona”, a “gerentona”, esperava-se que ao menos confirmasse a maneira como a imprensa a descreve. A surpresa que lhe cabe vem, no entanto, do oposto: é a menos ofensiva, tanto no sentido de ataque como de insulto. Tem preferido dar respostas, algumas duras e outras irônicas. Sem conseguir, porém, tornar menos deplorável esta campanha indigna de uma disputa pela Presidência da República.”… Só acho que Janio foi, no fim, injusto com Dilma, pois ela está tornando a campanha menos deplorável e indigna. Já pensou se Dilma resolvesse baixar o nível, como estão fazendo Aécio Neves e Marina Silva?

  17. Avisa esse alex que tem que lutar com marina com unhas e dentes pois um dos mais conceitoados cientista politico disse agora mesmo que aecio neves esta matematicamente fora das eleiçoes(meia vitoria) no programa canal livre na band, os coxinhas entrevistadores como o facista borys casoy nao gostarm muito mas que vao para o inferno e adeus tia chica.

  18. Vejo algumas semelhança entre Maria e Serra, ambos são FALSOS, DISSIMULADOS E TROUXERAM A BAIXARIA NAS CAMPANHAS, mas como o PIG não tem MAIS O MONOPÓLIO DA NOTÍCIA COM O ADVENTO DA INTERNET, AMBOS FORAM E SERÃO DESMASCARADOS.

  19. Quando Dilma fala que o Brasil não pode ser governado por “coitadinho”, os coitadinhos são o PIG, é um chororô prá cá, um chororô prá lá, vide Ataulfo, Noblat, Azevedo… enfim quando a ANJ declarou que o verdadeiro partido de oposição era o PIG, é real tudo que eles escrevem á para manter um marketing a favor do opositor, a sote dos governistas é que o PIG prega prá “igrejinha” que já tem seus votos encalacrados como os deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *