A descoberta da Petrobras existe. Mas foi em 2013…

A manchete de hoje do Estadão é verdadeira.

Mas é incompleta.

As descobertas existem e ocorreram a partir do início da década.

Em 2013, como publicou este Tijolaço, já se sabia de seu imenso potencial em óleo leve e gás, acumulados em generosos volumes.

“Ainda não há detalhes, mas o comunicado feito hoje pela Petrobras à ANP amplia ainda mais as perspectivas de rendimento da Bacia Sergipe-Alagoas em águas profundas, com a notícia publicada agora há pouco pelo Valor. Provavelmente, trata-se do poço delimitador da acumulação descoberta há alguns meses e batizada de “Moita Bonita”, a cerca de 90 km de Aracaju e que indicou uma extensa acumulação de petróleo leve a cinco mil metros de profundidade, com lâmina d´água de 2800 metros. Ao lado deste bloco, o BM-10- SEAL, que é integralmente da Petrobras, ficam o 4 e o 11, onde tem sido registradas descobertas semelhantes, onde a Petrobras tem 60 e 75% respectivamente, em sociedade do uma petroleira indiana”

Petróleo e gás ocorrem, como é sabido, de forma quase sempre associada e, portanto, ninguém desconhecia mais o que se podia extrair do mar sergipano.

O início de produção já havia sido até planejado pela Petrobras para o ano passado.

Não aconteceu porque, há quatro anos, a política da Petrobras em matéria de investimentos teve só duas diretrizes: cortar e vender.

Aliás, com a venda da Transportadora Associada de Gás, que controla o Gasene, o gasoduto que liga o Nordeste desde Fortaleza ao Sul da Bahia, inteligando-se daí ao Sudeste, todo este gás vai depender dos investimentos privados em sua ampliação. E o financiamento, claro, será público, deixando os lucros bem privados e desnacionalizados.

Foram anos de inversão de recursos da estatal e, agora, para colher os resultados, os investidores sem risco vem colher os frutos…

A Petrobras, de uns anos para cá, cava tesouros para os outros.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Caro Brito, a PEDRObrás do título da matéria é do tempo em que Pedro Parente, no governo Temer, mandava e desmandava nesta empresa como se fosse o fundo do quintal da casa dele. Agora é ROBERTObrás.

  2. Corrigido, obrigado. Mas o Pedro do ato falho não foi o Parente, foi o filho Pedrozumbindo e reclamando do pai estar trabalhando no domingo…Abs

  3. Ja que não temos o Niobio ( que o Bolsinaro dizia que ia vender pro mu ndo)vamos de gás mesmo.

  4. Paredão ,alguém tera´de sangrar por isso,nosso suor e esforço foi dado ao longo de décadas e varias gerações para termos uma empresa como a Petrobrás.
    Canalhas,delinquentes ,bandidos da pior espécie, se uniram aos saqueadores internacionais para roubarnos o futuro.
    Malditos sejam os ,moros,globos,vilas boas,bolsonaros,tucanos,fardados,togados e afins que montaram A QUADRILHA QUE SAQUEOU O BRASIL !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *