A capa da Veja é ironia com a morte da sua Editora Abril?

Dos anos 70, guardo a memória da Veja como “sucessora” (ainda que tenham sido, em parte, contemporâneas) da Realidade, talvez a melhor revista de reportagem que este país já tenha tido.

Dos anos 80 e 90, seu perfil foi se tornando cada vez mais conservador e a inteligência, minguante.

Nunca, em uma publicação que não estivesse sob a direção de pessoas que não se deixassem dominar pela ignorância arrogante, a história do “Boimate” – uma cópia de uma brincadeira de 1º de abril que anunciava um boi geneticamente modificado , cuja a carne já continha molho de tomate! – teria sido sustentada.

Mas Veja , embora piorando a olhos vistos, ainda tinha bons repórteres e reportagens.

Na segunda metade dos 90, entregou-se de vez a agitar a bandeirinha das privatizações, assanhada com o governo Fernando Henrique. Ainda sobravam, porém, espaços para que as evidências de negociatas fossem noticiadas.

No Governo Lula, porém,  tornou-se apenas um panfleto de quinta categoria: grosseira, ofensiva, sórdida.

Mas ainda tinha importância, que foi sumindo, como foram sumindo seus assinantes.

Deixou de ter uma redação para ter um valhacouto.  Ali se juntaram quem via o jornalismo como uma gazua e os que viam, mesmo, como o exercício sádico da mentira e da perversidade. Exceto, claro, os carregadores de piano que trabalham anonimamente, para viver.

Esta semana, a Editora Abril, onde a Veja era a jóia da coroa, na prática, faliu. Os herdeiros, já netos, do imperador Victor Civita, foram varridos da direção por ordem dos bancos credores da empresa.

Nomearam-se liquidantes.

A capa da edição que está indo às bancas é uma fina e trágica ironia.

Fala do crescimento da mortalidade infantil após o golpe do qual ela foi a grande protagonista na mídia.

Mas o cadáver que se expõe é o seu próprio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

45 respostas

    1. Gostaria somente deixar claro que os banqueiros é que DEVEM muito dinheiro para os Civitas.

      É esse insight que gostaria de deixar para o tijolaço.

      Os Civitas, devem a estarem muito ricos. Não é possível que não estejam.

      Pois trabalharam, como tudo que acontece na política, na verdade para os banqueiros que roubam descaradamente metade de nossos impostos. (Agora, multa também.).

      Os banqueiros agora tomam conta de Veja, mas na verdade eles é que devem a revista por todo seu domínio e roubo que fazem com os brasileiros.

  1. Pior que o boimate foi o fato de, na mesma edição, a revista criticar outras publicações que RE-publicaram reportagens de primeiro de abril como verdadeiras.

  2. Óia, Falha de São Paulo, Estadinho, Grobo, Época das Trevas e outras aberrações informativas são como papel higiênico.

  3. capa bem apropriada à situação falimentar desse panfletinho distribuido às pencas nos consultórios pois ninguem mais assina… que maravilha assistir essa morte e tem mais, tem mais, para breve…aguardemos!

  4. Existem coisas que são ícones de uma época e de uma classe social: as revistas impressas semanais, os programas da Globo e os shopping centers…Símbolos e veiculos direcionados para a classe média os mesmos refletem o processo de decadencia de ambos. Não por coincidencia, li hoje que ,nos EUA os shoppings estão em franco processo de desaparecimento, assim como parte da mídia tradicional que esta sendo engolida pela internet. Lá como aqui, a classe média está passando por um processo de encolhimento (não é a toa a briga do presidente Trump para trazer os empregos industriais de volta…) devido a precarização do trabalho, a diminuição da renda e a concentração do dinheiro na mão de poucos…A tecnologia da informação ao eliminar o trabalho humano, elimina também seus meios intermediários (fisicos, materiais, estruturais…) e lança todo o sistema numa crise.

  5. O que é realmente bizarro no Brasil, é que essa direita vagabunda culpa o PT pelas desgraças que ELES produziram, e nossa classe média acredita.
    Fica claro que a lavagem cerebral da mídia gerou um déficit cognitivo grave em grande parte de nossa sociedade.

    1. Antonio, eu sou da opinião que o déficit é de caráter. Parte da sociedade pode ter acesso a todos os fatos e dados, inclusive de entidades internacionais, que vai continuar acreditando no que quer, ou seja, “a culpa é do PT!”.

      1. Disse tudo, viviane.
        Pode-se lamentar a ignorância do pobre que não teve acesso a educação e informação, mas a estupidez da classe média fascista é imperdoável.

    2. Você foi genial, “gerou um déficit cognitivo grave”, é a conclusão de tantos idiotas que vemos, em todos lugares.

      Eles roubam e chamam os honestos de ladrão, eles desgraçam o país e culpam os outros.

  6. Antes tarde do que nunca. Agora vamos esperar a queda dos outros pilares do PIG levando junto o Império Global..

  7. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando:

    Só mesmo a esquerda “ingênua” (aquela que, mais democrata do que a própria democracia, trata democraticamente antidemocratas) para ‘show’rar (“chorar”) o que a direita mais es-cro-ta muito merece…

    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  8. Acho que comprei uma única edição da revista Veja. Lembro-me que foi em 1989 quando fazia a viagem de São Paulo ao Piauí de ônibus, e nada tinha pra dazer. Agora vejo que perdi pouco ao não financiar aquela que viria a ser uma correia de transmissão dos inimigos do povo.

  9. Infelizmente, esta capa não tem nada a ver com ironia. Se a Abril está morrendo, por outro lado a Veja está se preparando para a maior luta de sua triste existência em favor da destruição das pretensões do Brasil de vir a ser desenvolvido, independente e próspero. Uma potência mundial. Nós agora temos a obrigação de estudar o que os golpistas pretendem fazer com seu horário de televisão nestas eleições, para rebatermos à altura. Engana-se quem pensa que o Chuchu vai ficar por lá falando bobagens, mesmo porque ele não tem nada mais o que prometer. Devemos focar nos temas da propaganda dos golpistas para tentarem eleger seu Chuchu ou seu Bolso: Como eles não podem negar que estamos no buraco, só lhes resta mentir sobre quem abriu o buraco e nos jogou dentro dele. E uma das mentiras sobre isso será esta, de tentar meter na cabeça dos mesmos manifestoches que lhes ajudaram a chegar ao poder que a culpa pelo pais estar regredindo não é – pasmem – do golpe, mas sim dos governos do PT. Serão capazes, sim, de tentar emplacar esta mentira, e para isso terão muito tempo na telinha. Neste sentido, a mentira atingirá os mais altos níveis de descaramento já vistos na história da propaganda política mundial. Os ladrões que votaram para derrubar a Dilma vão se apresentar ao eleitorado como heróis que estão tentando recuperar o país da desgraça que, na verdade, eles mesmos fizeram. Mas a Veja se engana mostrando a morte de retirantes do Portinari. Os nordestinos ainda estão debaixo da proteção socio-econômica estendida pelos governos petistas, e seus governadores se esforçam ao máximo por manterem viva esta proteção. Não é como no Sul, onde o desgraçado do pobre que ousar botar a cabeça fora da vala comum receberá um golpe de pá no crânio, dado por seus governantes pró-tucanos. A fome que está grassando agora se encontra no Sul e no Sudeste.

  10. Não tem muito o que comemorar, ainda vai ficar como o Estadão, vagando como um zumbi por aí durante alguns anos.

  11. Esperando ansiosamente a falência da Folha, do Estadão e, por fim, da Globo. Assim poderemos refundar o Brasil.

  12. Mas, não há um dia depois do outro com a noite no meio. O Civita “veio” tá lá no inferno no colo do Capeta numa gemura desgraçada. Ele está ansioso pelo clã da “Inveja” Mas, o caminho do inferno ta congestionado . Tem muita gente “importante” que o Capeta está ansioso pra chegar logo! Os Marinhos não vão demorar.

    1. Caro amigo, quiça você esteja certo. Mas eu acredito que o capeta não quer esse povo lá não, prefere que eles fiquem por aqui atrapalhando a vida das pessoas de bem.

  13. A bancarrota da Abril era questão de tempo. E isso prova minha teoria de que a esquerda lê mais e prefere a verdade à mentira e ao sensacionalismo barato desse lixo editorial. O número de energúmenos é insuficiente para manter a saúde financeira dessa cloaca. Um réquiem para a Veja. Na sua lápide está escrito: AQUI JAZ A ANTIGA FÁBRICA DE DEBILÓIDES. JÁ VAI TARDE!

  14. É O AUTO-RETRATO DO REBENTO ECONÔMICO NATI-MORTO DA FAMIGLIA CIVITA…..KKKKKKK! EMPRESA QUE ASSUMIU É UM NECROTÉRIO DE GRANDES EMPRESAS FALIDAS E ESPECIALISTAS EM RESCALDOS DE DÍVIDAS BANCÁRIAS….KKKKK!

  15. Toda força,toda a valorização e divulgação da imprensa alternativa. É preciso derrotar a GLOBO, que nada mais é que o PARTIDO do GOLPE!

  16. É uma pena que a editora Abril, da coleção os pensadores, os cientistas, os economistas, a realidade, a veja dorigida pif mino carta acabe.
    É uma alegria que a editoda abril da óia que fake e fascista que sou acabe.

  17. Os banqueiros devem muito mais dinheiro para os Civitas, por tudo que fizeram contra o povo brasileiro e a favor dos bancos.

    Vão viver fora do país cheios de dinheiro, enquanto nós brasileiros.

  18. Fico muito feliz pela falência dessa editora maligna aos interesses do país. Lamento, mas só um pouco, pelos empregos perdidos daqueles que silencionamente, claro, iam de contra a essas matérias absurdas. Só um pouco pelo fato de provavelmente muitos dos funcionários terem saído para bater panela, motivados pelos chefes de redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *