A bengala do casuísmo

No dia 4 de março de 2015 o deputado Jair Bolsonaro votou “sim” à Proposta de de Emenda Constitucional 457, a “PEC da Bengala”, que passava de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros dos tribunais superiores. O objetivo, mais que confessado, era não permitir que Dilma Rousseff indicasse  novos ministros no Supremo, já que Celso de Mello e Marco Aurélio completariam a idade limite, o que farão agora, no governo Bolsonaro, que indicará seus substitutos.

Agora, um grupo de deputados do partido de Jair Bolsonaro está colhendo assinaturas para uma nova PEC, desfazendo a mesma PEC da Bengala, para que o ex-capitão , além daquelas duas indicações, possa escolher os substitutos de Ricardo Lewandowski ( 70 anos em maio passado) e Rosa Weber (70 em outubro de 2018).

Assim, desavergonhadamente, para que Bolsonaro possa, de uma só vez, mudar mais de um terço da corte constitucional.

Como o amigo de sempre Luiz Fux, o dócil Dias Toffoli e os “convertidos” Edson Fachin e Luiz Roberto Barroso, são sete: maioria mais que suficiente para fazer a Constituição virar picadinho, ainda mais.

Ou melhor, suco. De laranja.

 

 

 

 

 

Após a CPI da “Lava Toga” ser arquivada, deputados planejam “atacar” em uma nova frente os ministros do Supremo Tribunal Federal. A deputada Bia Kicis está colendo assinaturas para a PEC que revogaria a PEC da Bengala e forçaria os ministros do STF a se aposentarem novamente aos 70 anos. A proposta já havia sido ventilada pelos parlamentares ligados ao governo no final do ano passado. Hoje os ministros se aposentam aos 75 anos. Caso passe, o presidente Jair Bolsonaro nomearia quatro magistrados na Suprema Corte, contra apenas dois previstos na regra atual. Ricardo Lewandowski, Rosa Weber (ambos com 70 anos) seriam aposentados automaticamente.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. É a desfaçatez mais canalha e cínica que se poderia esperar de um governo cínico e canalha. Nenhuma surpresa. Os anestesiados pela burrice de outubro último ainda continuarão a acreditar que é uma “nova forma de governar”…….

    1. Como também é a cara da esquerda brasileira continuar confiando nos árbitros que validaram todos os gols de mão feitos até aqui.

      1. esse golpe não tem ponta solta. Vcs lembram que o bozo vivia falando em “fraude nas urnas”? Se ele não ganhasse, mesmo com todas as fraudes, o terreno já estava preparado pra ele ser o aécio 2018. Não vamos nos iludir. A banca “investiu” muito $ aqui, desde 2013, até mesmo antes. Quer o retorno

      2. Exatamente. Esta esquerda padrão Santelmo (Chico Anysio) vai perder o trem da história. Os mais jovens não terão tanta paciência e republicanismo quando compreenderem a realidade.

        1. “(…)não terão tanta paciência e republicanismo(…)”

          Tomara! Chega de compactuar com esses trapaceiros que desrespeitam as regras!

  2. E o campo progressista continua insistindo na ilusão de que voltará ao governo por vias institucionais/eleitorais. Aliás, também ficaram alimentando o sonho de que a casa grande e seus patronos externos aceitariam perder a última eleição e desperdiçar todo o dinheiro e trabalho que tiveram para dar o golpe. Destes democratas leite com pera, a direita bandida e seus chefes gringos dão risada.

    1. E verdade.até hoje existem blogueiros ,setores auto-denominados progressistas que colocam nos pts a responsabilidade pela não-vitória nas últimas eleições.
      Até o canalha ciro tenta tirar uma casquinha dessa burrice política,falando mal dos pts.
      Os caras não largarão o osso ,eles o pegaram pela destruição da Democracia e ficarão um bom tempo.

    2. A parte do “com STF, com tudo” que muitos não entenderam foi a “com TUDO”.

      Campo progressista? Esquerda? Não tem. TUDO faz parte do golpe. Se não faz, é carta fora do baralho. Se verdadeiramente apoia Lula, não está por aí à solta, e menos ainda eleito, com cargo.

      Essa esquerda bandida está rindo JUNTO com a direita bandida e seus chefes gringos.

      Temos aí uma “oposição” de encenação, ganhando seu salário e sua parte do bolo. Essa “oposição” faz parte do “com TUDO”, e está autorizada a neutralizar nossa ânsia por verdadeira justiça, presente em todos os cidadãos com um mínimo de esclarecimento.

  3. Dizem que desgraça pouca é bobagem.
    Infelizmente, as coisas passaram dos limites.
    Agora, é aguardar o início da guerra com a Venezuela.
    Guerra é o sonho da extrema direita, porque a lei deixa de existir e tudo quanto é tipo de violência e desmando passa a ser normal.

    1. O Mourão não é idiota. O pessoal que comanda a ativa nas forças armadas também sabe que não é assunto para brincar, duvido que saia guerra.

    2. nós não temos exército, são mais de 90% de reservistas q passam alguns meses no quartel.. periga é perdemos para os venezuelanos em caso de entrar nessa canoa furada.. deixa pros gringos q tem skill nisso

  4. É o tal de “aparelhamento” do Estado do qual acusavam aos ingênuos petistas.
    A democracia capenga que vivíamos virando uma ditadura disfarçada,.a desprezível ideologia militar do “eu mando,vc obedece” levada ao poder.

  5. Pior é que essa tropa truculenta do Bozo se elegeu gritando contra o aparelhamento do estado pelos petralhas e comunistas…
    E os midiotas acreditaram…

  6. bem.. as togas supremas não podem dizer que não foram avisadas. mas, quando cumprir a lei se torna uma opção, rasgar a CF quase uma obrigação, está aí o resultado. CF iôiô. Uma beleza

  7. Governo de milicos é isso aí! Na época da ditadura, as notícias não circulavam como hoje. Vai vir muita merda ainda! Aguardem.

  8. Não faz diferença nenhuma ! Qualquer governo democrático terá de fazer uma constituinte e substituir TODO o STF. Ou alguém acha que pode existir democracia com Barroso, Fux, Toffoli, Fachin, o pupilo doTemer, etc ?

  9. Eles deveriam fazer logo uma emenda mais abrangente.
    Por exemplo; “Fica definido que a aposentadoria compulsória dos ministros do STF passa a ser aos 70 anos quando o governo for de Direita e volta automaticamente a ser aos 75 anos, quando o governo for de Esquerda”.
    Fica ainda mais sem vergonha , mas, pelo menos fica mais sincera.

  10. PT, quem sabe agora vocês aprendem como se faz. Sejamos republicanos mas com um porrete na mão. Alguns fascistas dizem que o Brasil vai virar uma Venezuela. JÁ É. Uma ditadura eleita pelo povo.

  11. a tomada do supremo marcará o fim da esperança de recorrer à justiça para obter alguma reparação ou anormalidade. A República Bolsonarianta já é uma pré-ditadura. Só o Steve Wonder não consegue ver….

  12. Não fará diferença, aliás o STF fechado acho que é a melhor opção há tempos eles julgam causas de acordo com o freguês a balança do judiciário não é equilibrada ela tem lado que pesa mais.

  13. Como era esperado! Daqui a pouco esses bandidos ladrões e assassinos começarão a defender a volta à escravidão.

  14. Casuismos e casuismos. A cretinice mandando no país. A legislação do momento (antes era chamado de insegurança juridica) faz com que cada vez mais os investimentos estrangeiros se afastem do Brasil…. E somente um povo imbecilizado pode se curvar docilmente a esses energúmenos que tomaram conta do executivo, legisativo e judiciario…. Nada mais casuistico do que a PEC da bengala. Nada não. Mais casuistico ainda é o desfazimento da PEC da bengala. Uma coisa é certa. Vamos levar anos para recuperar na comunidade internacional um pouco da credibilidade que havíamos conquistado no inicio do século XXI, na era Lula.

    1. Só um filhinho de papai imbecil que nunca carregou um saco de cimento poderia dizer uma coisa dessas.

  15. Lewandowski e Weber que se cuidem, pois ou esse projeto safado passa, ou eles terão o mesmo fim do Zavascki para abrir as duas vagas…

  16. A republiqueta de bananas que era o Brasil, foi promovida: agora é republiqueta de LARANJAS, com todos os cancros cítricos e agrotóxicos disponíveis no mercado!!! E com Deus acima de tudo, abençoando esse nosso país chamado BRAZIL!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *