Vai ter luta. (Ou a ilusão de quem acha que pode tudo). Por André Singer

singer

Nem bem terminava, na segunda (12), a novela Cunha, o núcleo curitibano da Lava Jato meteu o pé pelas mãos e abriu o capítulo mais grave desta crise. Depois da condução coercitiva e da divulgação de fitas ilegais, a exposição do procurador Deltan Dallagnol na tarde de quarta (14) foi tão vazia que caiu mal até nas hostes antipetistas. Em lugar da seriedade técnica que sobressaía nas primeiras aparições, o jovem funcionário deixou-se levar por arroubos que tiraram a credibilidade da denúncia contra Lula.

Isto posto, embora a derrapada dê ao ex-presidente vantagem na largada da nova partida, por outro lado deixa o país embrulhado numa situação delicada. O juiz Sergio Moro, autor das duas descabidas ações anteriores, está moralmente comprometido a aceitar a denúncia oferecida pelo Ministério Público. Com isso, irá deflagrar processo político cujo único julgador será ele mesmo, que não é instância adequada nem suficiente para julgar o que Dallagnol colocou em pauta.

O que vem pela frente é mais sério do que o impeachment de Dilma Rousseff. Convém lembrar que a ilegítima destituição da presidente foi decidida por um colegiado senatorial. As acusações eram de responsabilidade e a perda do poder por quem venceu nas urnas, embora manche a democracia, poderia ser corrigida pelo andamento da luta eleitoral, pois o PT teria chance de voltar a vencer.

Agora, o que está em questão é estrutural. Trata-se da tentativa de proscrever Lula e o PT do cenário para sempre, o que dará lugar a uma batalha de proporções épicas. Ao transformar as acusações específicas a Lula, na realidade, pequenas, ainda que desconfortáveis, no combate a uma suposta organização criminosa em que teria se convertido o PT, o procurador fez-se porta-voz da histeria ideológica que deseja “acabar com essa raça”, como dizia um senador anos atrás.

Dallagnol não entende duas coisas. A primeira é que Lula e o PT ocupam um espaço garantido no Brasil. Por mais que sofram revezes, cometam erros — que precisariam ser explicados e corrigidos– e experimentem derrotas— como certamente vai acontecer nesta eleição municipal —, o partido e sua principal liderança respondem à necessidade profunda de representar as camadas populares no processo democrático.

Em segundo lugar, que a esquerda é especializada em resistir. Por ter nascido e crescido em oposição à ordem estabelecida, sabe melhor que ninguém como sobreviver em condições desfavoráveis. Não foi acaso que Lula, de camiseta vermelha, mencionou no discurso pronunciado quinta-feira (16) o orgulho de haver criado o maior partido de esquerda da América Latina. A mesma esquerda, por vezes, tão maltratada em outras frases suas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

      1. INFORMES AOS JORNALISTAS CORRESPONDENTES ESTRANGEIROS!

        Um pouco mais sobre o pacto judiciário brasileiro e os contumazes bandidos blindados criminosamente!
        Sei:
        muito difícil, quase impossível, explicar aos seus lúcidos leitores!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$

        “O senador Aécio Neves, um dos cabeças da manobra que resultou no golpe contra Dilma, foi um dos primeiros: logo após ouvir a emotiva defesa pessoal apresentada por Lula da Silva, reclamou da falta de algum tipo de confissão, de mea-culpa por parte dele”, diz o escritor Eric Nepomuceno; “Aécio se esquece que é ele, precisamente, um dos políticos mais denunciados nas delações dentro da Operação Lava-Jato. Claro que ele sabe que jamais deixará de contar com o manto protetor de um sistema judiciário absolutamente politizado, que o vem protegendo de ter que testemunhar, evadindo assim qualquer necessidade de confessar o que seja”

        em
        ‘A hora e a vez de Sua Majestade, a Hipocrisia’

        16 de Setembro de 2016

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/colunistas/ericnepomuceno/255698/A-hora-e-a-vez-de-Sua-Majestade-a-Hipocrisia.htm

        1. NOTA DE ESCLARECIMENTOS AOS JORNALISTAS CORRESPONDENTES ESTRANGEIROS!
          No vídeo oficial abaixo produzido pelo próprio Ministério Público Federal, o delator Alexandre ‘Ceará’ “tem a [plena (sic)] convicção de que o DEMoTucano ‘Aécio El Chato Neves’ é o eterno presidente Lula”!
          EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS TROPICAIS:
          se virem para explicar aos seus leitores!
          Risos!
          Ô!
          O vídeo oficial produzido pelo próprio Ministério Público Federal e da ‘PORCA-tarefa’ da Operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato’
          https://www.youtube.com/watch?v=qqTlEJRV-NI

          1. PAUTA PARA OS JORNALISTAS CORRESPONDENTES ESTRANGEIROS!
            O senhor Fernando Moura “delata o eterno presidente Lula no episódio do 1/3 do PROPINÃO na Petrobras”!
            Ah, não morram de espanto ao escutarem a poderação da procuradora do MP, uma vozinha maviosa – e com muita convicção (sic) – absolutamente imparcial!
            https://www.youtube.com/watch?v=zyHaaHewTFA

    1. Não tenho duvida que a TV Globo e a TV Cultura, atraves do comentarista Prof. Villa, pautaram aquela apresentaçaõ patetica dos promotores de Curitiba.

      Se não mobilizarmos, agora vai o Lula( paras as grades sem provas), e futuramente será a vez de quem ousar fazer algo para beneficiar a pobreza do Brasil.

      Agora, mais do que nunca e´hora da esquerda se unir juntamente com os movimentos sociais progressistas. Manifestação em defeza do Lula Já.

  1. Quando a gente pensa que já viu tudo, vem mais ainda para nos deixar perplexos: O Ministro Toffoli perece que reconheceu que o judiciário deu um golpe semelhante ao dos militares em 1964 e alerta para os membros daquele poder para daqui para a frente agirem mais moderadamente, para não serem estigmatizados e repudiados como os militares o foram pela sociedade:
    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/09/16/toffoli-alerta-que-judiciario-pode-cometer-o-mesmo-erro-de-militares-em-1964/

      1. Cerra inclui Argentina nos BRICs! São os Bracs!
        Depois de agendar reunião com si mesmo…

        publicado 17/09/2016

        Não deixe de ver a agenda de trabalho do jênio!
        E não se esqueça: segundo a Odebrecht, ele prefere receber “lá fora”.
        Por isso, o Tinhoso vai anistiar os ladrões.

        Por emérito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/politica/cerra-inclui-argentina-nos-brics-sao-os-bracs

  2. Eh realmente o grito de guerra de Lula e do PT que ficou clarissimo nesses dois ultimos dias ! Chega de se deixar constranger pelos fascistas golpistas oligarcas canalhas, o VERMELHO DO PT tem que ser carregado com orgulho ! Os progressistas com um pé aqui e outro ali devem deixar de lado suas covardias e se preparar para uma longa luta; precisa pedagogicamente recuperar e fazer o trabalho de trazer as narrativas verdadeiras e as bandeiras de esquerda para o centro do debate de maneira cada vez mais contundente. O povo entende muito bem o que esta em jogo, alias, todos sabem muito bem que travamos uma guerra e se Lula com 71 anos diz que tem ainda uns 20 anos para lutar o que estamos todos esperando ? Nao vai ter arrego !! Fascistas Golpistas Nao Passarao !!

  3. O QUE SIGNIFICA NILO BATISTA ADVOGANDO PARA LULA

    Tijolaço, em 14 janeiro 2016

    O “brog” poderia nos informar por que não se houve falar mais do nome de Nilo Batista na defesa de Lula ????

    Porque até hoje, sinceramente não sei o que significou…

  4. Ayrton Centeno- Porque Lula Deve morrer -cap 3
    Lula deveria morrer quando um câncer atacou sua laringe em 2011. Tão logo correu a notícia, as alcateias uivaram em regozijo nas caixas de comentários. “Tenho dó do câncer ter que comer carniça petralha”, lamentou um piedoso internauta. Outras vozes se juntaram para chamar o presidente adoentado — que batera sucessivos recordes de popularidade atingindo índice de 83% de aprovação, o maior da história do país — de “verme”, “crápula”, “desprezível”, “nove dedos” e “imundo”. Mas Lula os decepcionou. E, novamente, não morreu.
    Lula deveria morrer muitas vezes. Antes de fundar a CUT em 1983, a quinta maior central sindical do mundo. Antes de conceber o Partido dos Trabalhadores em 1980 que conquistaria no voto, quatro mandatos de presidente da república. Antes do Bolsa-Família, do Prouni, de retirar 27 milhões de brasileiros da pobreza extrema, do reajuste anual do salário-mínimo acima da inflação, do PAC, da ampliação da distribuição da renda, de implantar 14 novas universidades federais (contra nenhuma de seu antecessor), de criar mais de 200 escolas técnicas, da descoberta do pré-sal, da política externa independente…

  5. Ayrton Centeno- Porque Lula Deve morrer -cap 4
    Lula deveria morrer quando emergiu da plebe rude para reivindicar a Presidência da República. E conquistar um posto que, até então, era reservado por direito divino aos nhonhôs da Casa Grande. E este foi um pecado imperdoável. Mortal.
    Lula deve morrer porque morto o querem os donatários das capitanias hereditárias da mídia. Os mesmos que, agora, estertoram em lenta agonia na senda da descartabilidade e da obsolescência. E se aferram ao golpe por razões políticas, partidárias e ideológicas mas, acima de tudo, mirando os cofres do Banco do Brasil e do BNDES como última esperança de sobrevida. Aqueles mesmos que, em 1954, revoluteavam com as “aves de rapina” a que Getúlio aludiu na sua carta-testamento: “A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a Justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios” – como se vê, ódio já era o combustível que ardia para conduzir o líder trabalhista ao holocausto. Aqueles mesmos para quem Jango, dez anos depois, apontaria no discurso da Central do Brasil: “A democracia que eles desejam impingir-nos é a democracia antipovo, do anti-sindicato, da anti-reforma (…) A democracia que eles querem é a democracia para liquidar com a Petrobrás; é a democracia dos monopólios privados, nacionais e internacionais, é a democracia que luta contra os governos populares e que levou Getúlio Vargas ao supremo sacrifício”.

  6. Sensacional. No show de ontem de Caetano e Gil em São Paulo, eles cantavam serenamente, suavemente, Odeio você e a galera respondia no mesmo tom: Temer. Este é o sentimento reinante, hoje, no coração da população brasileira. Somente alguns coxonetes sentem diferente. Porisso o vosso Temer quer guerra às redes sociais. Vai levar a pior, estou avisando.

  7. Esse Vinicius Alonso é tão alienado que apagou do seu perfil o Fernando Holliday, depois que o interpelei da falta de seriedade em quem segue este pessoal, vai ver também é fã do “bunda mole” do Kim.

    Tenho pena desse pessoal que nunca leu Bertold Brecht e desconhece o termo ignorante político certamente em Nova Iguaçu é eleitor dos Borniers da vida. Nada mais previsível.

    Não conhece sequer a história do seu pais. Verdadeiro Homer Simpson…engolindo o lixo empurrado nele. Que falta faz Renato Russo nessas horas…com certeza é daqueles que acreditam que quando ele falou “tire suas mãos de mim” estava falando de um relacionamento. O dó….Estuda rapaz antes de falar tanta besteira.

  8. PELO AMOR DE DEUS ME APRESENTE UMA SÓ PROVA CONTRA O LULA,ESTOU DOIDO PRA VOTAR CONTRA ELE,SO FALTA VOCÊS ME APRESENTAREM UMA SÓ PROVA,POR FAVOR SEM MENTIRAS.SERÁ QUE É POSSILVEL,E NÃO VALE PROVA DA GLOBO PLIM PLIM.

  9. Cunha já começa a ensaiar alguns estragos no PMDB. O primeiro escolhido foi o Moreira Franco, segundo ele complicadíssimo no Porto de Maravilha. Vide Estadao de hoje. Aguardem, outros virão. Antes tarde do que nunca. Da-lhe Cunha.

  10. O golpismo é muito mais amplo do que o golpe peemedebista em Dilma, há interesses de outros partidos, de mídia, de capitais principalmente externos, e tudo seguia dentro do que foi planejado. Mas eis que a turminha do “temos que estancar a sangria” ficou preocupada com a frente judiciária do golpe, e resolveu precipitar as coisas. Se o golpe não tivesse sido antecipado, bastaria manter o jornalismo de guerra por mais dois anos, além da inabilitação de Lula para concorrer ao cargo, e teriam garantida a vitória nas urnas em 2018 para, “legalmente”, quebrarem o Brasil e entregarem as riquezas aos interesses estrangeiros. Mas como foram afoitos, os golpistas estão hoje todos meio sem rumo.

  11. Eles apenas repetem as instruções que recebem nos States.

    O site italiano PandoraTv publicou um trecho de um press-release do Departamento de Estado onde se afirma textualmente ”não é obrigação dos EUA fornecer prova do que fez a Russia”. A jornalista interrompe e rebate: ” Mas o Pentagono confirmou estas declarações, portanto deve possuir alguma prova sobre a qual preparar suas acusações”; o porta-voz responde abobrinhas; a jornalista insiste: ” a Russia recusa as acusações e pede que sejam fornecidas as provas. Os EUA vão mostrar essas provas?” o cara responde cinicamente ” não compete aos governo dos EUA fornecer provas à Russia por suas violações. Não temos dúvidas que a Russia invadiu o espaço aéreo da OTAN”; a jornalista insiste: ”é justo mover acusações sem fornecer alguma prova?”; resposta: ”Não são acusas, são fatos”, a jornalista —que não brinca em serviço, insiste: ”baseado em que? Voces podem fornecer foto ou qualquer outra prova? O babaca passa pra outra. Ele bem que poderia ter respondido ”não temos provas, temos convicções”.

    Video aqui: http://www.pandoratv.it/?p=6499

  12. “Não teremos aqui provas cabais, mas justamente o fato de Lula não configurar como proprietário do triplex é uma forma de ocultação da propriedade” (procurador Bozzo, o bom).

  13. ESSAS CONVICÇÕES AINDA VAI NOS JOGAR NAS MÃOS DOS MILITARES,O QUE EU VOU ACHAR UMA BELEZA,PORQUE PELO MENOS ELES ACABARIAM COM UM POUCO DE BANDIDOS,PRINCIPALMENTE BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO.

  14. Estava lendo uma entrevista do Cunha no Estadao e ja começou a entregar.Promeiro da fila Moreira Franco.Toma golpista.

    1. EM SHOW DE GIL E CAETANO, PÚBLICO GRITA “ODEIO VOCÊ, TEMER”

      O público que lotou o show de Gilberto Gil e Caetano Veloso no Citibank Hall, em São Paulo, resolveu completar o refrão da música “Odeio Você”, de Caetano, para protestar contra Michel Temer; cada vez que os dois músicos cantavam “Odeio você”,em seguida parte da plateia gritava: “Temer!”; não é a primeira vez que o público dos dois artistas se manifesta contra o peemedebista em um show deles

      17 DE SETEMBRO DE 2016 ÀS 15:31

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/255767/Em-show-de-Gil-e-Caetano-p%C3%BAblico-grita-%E2%80%9COdeio-Voc%C3%AA-Temer%E2%80%9D.htm

  15. Escolinha do Professor Moro:
    – O tema da aula de hoje é: a desnecessidade de prova. Ou como diz nosso manual de literatura, prova “cabal”.

    Dona Rosa, quando não se tem prova contra um réu em um julgamento, o que que a sra deve fazer?
    – Bem, professor, se não tenho prova cabal contra alguém, vou condená-lo porque a literatura jurídica do nosso manual particular me permite.
    Meus parabéns! A sra. merece um 10!

    -Seu Bozzo Delatol! : Quando a gente está numa enrascada, foi na conversa de uma revista ou um jornal, seguiu uma pista furada e deu com os burros n’água, mas precisamos porque precisamos fazer uma denúncia sem termos prova do que acusamos, o que a nossa particular literatura recomenda?
    -Na ausência de provas cabais, deve prevalecer a nossa convicção. Até porque, justamente o fato de não haver provas, já é uma prova, mais do que suficiente, de que não é necessário provas, pois evidentemente, há ocultação e dissimulação.
    – Eu queria ter um filho assim! O sr. está… está… parecendo … Ayres Britto! … Fux, Fux…. Joaquim Barbosa!
    Nem tanto, mestre, nem tanto.

    1. É isso aí ! Valeu meu camarada Ricardo. Escreva sempre ou pelo menos aos domingos esta fórmula. Ela é boa e fixa nomes ,frases e fatos em nossas mentes. Fale de outros personagens. Dê continuidade. Muito bem e muito bom.

  16. FERNANDO NAO SEI SEI SE FICO CHATEADO INDIGNADO OU PREOCUPADO SE ESSES NOBRES PROCURADORES USAM ESSES ARTIFICIOS PRA INCRIMINAR UM EX PRESIDENTE IMAGINO O QUE ELES DEVEM FAZER COM UM CIDADAO COMUM QUANDO ELES INVESTIGAM POR UM CRIME TALVEZ COMETIDO TALVEZ SERIA MUITO BOM O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E A ASSOCIAO DE PROCURADORES DA UMA OLHADA NOS PROCESSOS QUE ESSES NOBRES PROCURADORES TEM ATUADO NOS ULTIMOS ANOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *