Veja escala o time para “remake de mentiras contra Lula

campbell

Às vezes fico em sinceras dúvidas se republico os desmentidos de Lula às matérias da Veja.

Como as mentiras não têm qualquer limite, os desmentidos viram infinitos.

Hoje, mais uma e mais um.

Já ficou igual àquela história do menino que gritava “lobo, lobo, lobo” para pregar sustos na aldeia, sempre e toda hora, até o dia em que nem as pedras acreditavam nele.

Aliás, por falar em historinhas infantis, um dos “craques” do time da Veja é o mesmo que inventou uma luxuosa festinha” de um suposto sobrinho de Lula, há pouco mais de um ano, e sob o pretexto da falsa história,  acabou invadindo o condomínio onde mora a família de seu irmão, Frei Chico,  se passando por entregador de livros.

A história, toda falsa, acabou virando um pedido de desculpas de Veja, da boca para a fora, é óbvio.

Tão óbvio que o escrevedor de falsidades passou, como “castigo”, ao time principal da revista.

Veja a nota do Instituto Lula:

O prontuário de mentiras
da equipe de Veja contra Lula

 Cinco jornalistas assinam texto de capa da revista Veja dessa semana, que recicla pseudo-acusações mentirosas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Três assinam a matéria, mais dois nomes aparecem no pé, como repórteres. Os cinco jornalistas têm histórico de mentiras publicadas contra Lula. Quatro deles estão sendo processados pelo ex-presidente, por terem publicado notícias falsas que atingem a reputação do ex-presidente.  O quinto adotou condutas ilegais contra familiares de Lula, registradas em boletim de ocorrência policial. 

Robson Bonin, um dos que assinam a matéria, inventou em março deste ano que o ex-presidente teria procurado o embaixador italiano para obter asilo político. A matéria era uma ficção absurda, desmentida pelos fatos e pela Embaixada Italiana (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2016/03/25/embaixada-desmente-veja-sobre-asilo-a-lula-na-italia.htm), e errou até na fotografia do embaixador: total descompromisso com a verdade e com o bom jornalismo. 

O ex-presidente apresentou queixa-crime contra Bonin e Daniel Pereira, outro que assina o texto dessa semana, em  julho de 2015, por se utilizarem desde aquela época de uma inexistente delação premiada de Léo Pinheiro para atacar a honra de Lula. Ou seja, faz quase  11 meses que Veja repete a mesma ladainha apresentada na matéria desta semana como “novidade” (http://www.institutolula.org/lula-aciona-a-justica-contra-mentiras-de-veja ). As informações da Veja contrastam com as da Folha de S. Paulo publicadas essa semana, que indicam justamente o contrário, ou seja: a delação da OAS teria “travado” como forma de pressão para uma delação direcionada contra o ex-presidente: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1776913-delacao-de-socio-da-oas-trava-apos-ele-inocentar-lula.shtml  

Outro que assina o texto é Thiago Bronzatto. Ele é processado por Lula desde maio de 2015, quando assinou matéria mentirosa na Época contra o ex-presidente (http://www.institutolula.org/lula-solicita-reparacao-de-danos-morais-contra-a-revista-epoca). Nem a revista nem Bronzatto jamais corrigiram as várias mentiras apontadas no texto “As sete mentiras da capa de Época sobre Lula” (http://www.institutolula.org/as-sete-mentiras-da-capa-de-epoca-sobre-lula). Além disso, Bronzatto mentiu em contatos com a assessoria de imprensa do Instituto Lula sobre a origem de documentos durante a apuração de outra matéria da Época que também manipula informações (http://www.institutolula.org/o-lado-escuro-do-outro-lado-no-jornalismo-sensacionalista-de-epoca). Bronzatto foi, por fim, interpelado judicialmente em outubro de 2015, por outra matéria caluniosa contra o ex-presidente publicada na Época. Com esse currículo, trocou o semanário da editora Globo pelo semanário da editora Abril.

Ulisses Campbell e Hugo Marques assinam no pé do texto como repórteres da matéria. Marques foi interpelado judicialmente por Lula também em outubro de 2015 (http://www.institutolula.org/lula-interpela-jornalistas-a-explicar-calunias-na-justica). E Campbell é protagonista de um episódio sui generis em fevereiro de 2015, quando inventou uma mentira sobre um inexistente sobrinho de Lula em coluna da edição local da Veja em Brasília. Flagrado na mentira, tentou se aproximar da família de Lula usando nomes falsos e invadiu um condomínio em Sorocaba dizendo ser vendedor de livros. Campbell fugiu do local quando foi chamada a Polícia Militar para apurar a invasão da residência. Mais informações sobre o episódio, devidamente registrado em boletim de ocorrência, podem ser lidas aqui: http://www.institutolula.org/familia-de-frei-chico-registra-boletim-de-ocorrencia-contra-reporter-da-veja. A edição local da revista Veja Brasília na época reconheceu que Campbell mentiu e pediu desculpas aos leitores e parentes do ex-presidente (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/171903/Veja-admite-que-mentiu-e-pede-desculpas-a-Lula.htm). Mas a edição nacional não pediu desculpas.

O histórico de Veja e a ausência de rápidas respostas da Justiça diante da publicação sistemática, por alguns jornalistas, de mentiras, calúnias e difamações contra Lula permite que a certeza de impunidade oriente a conduta de setores partidarizados da imprensa, pra promover perseguições políticas. Esse tipo de conduta prejudica  o debate público, o jornalismo brasileiro, a democracia e a própria liberdade de expressão.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Desde que o melhor jornalista investigativo da veja, carlinhos cachoeira, se retirou, a revista procura um substituto, mas só encontra perebas.

  2. LUIS NASSIF ENTREVISTARÁ DILMA PARA A EBC COMANDADA POR RICARDO MELO

    Retorno de Ricardo Melo à presidência traz também de volta à programação o jornalista Luis Nassif, que conduzirá uma entrevista com a presidente Dilma Rousseff; a trapalhada geral da EBC ampliou a ira do presidente interino Michel Temer com seu advogado-geral da União, Fábio Medina Osório

    04 DE JUNHO DE 2016 ÀS 19:04

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/236309/Nassif-entrevistar%C3%A1-Dilma-para-a-EBC-comandada-por-Ricardo-Melo.htm

  3. … O BANDIDO folhetim panfletário-terrorista que responde pela famigerada alcunha ‘veja’ da Editora ‘Fechol’ da MARGINAL é uma POCILGA que ainda prolifera patranhas escabrosas e assassinatos seletivos de reputações porquanto a “Justiça” brasileira significa um paquiderme oneroso em defesa da IMUNDA Casa Grande nativa &$ da ecumênica plutocracia genocida!…

  4. A nauseabunda veja,que não é lida por quem tem mais de 2 neurônios, deixou de ser revista há uns 20 anos, e agora não passa de um folheto do tipo Almanaque Biotônico,sem as utilidades,variedades e curiosidades do último.

  5. FB a “ÓIÁ” está tão ridícula que tenho um amigo que é antipetista(ele odeia o Lula) ao extremo… Mas admite que vai cancelar a assinatura por estas matérias ridículas que são desmentidas diariamente. O bom da história é que ele fará doação dos valores da assinatura para uma instituição de caridade, segundo ele. Menos mal… E menos um leitor.

  6. Já comentei anteriormente e vou repetir: a cada dia me convenço mais que certas situações neste país deveriam ser resolvidas pelo método bala-na-testa, já que nada decente ou justo pode ser esperado desse judiciário venal, imoral e corrupto, onde o mêdo da grande imprensa, e em especial da Rede Esgoto de Televisão, há muito superou o interesse em legislar DE ACORDO COM A LEI.

    1. Mark, na minha opinião, acho que alguns trairas, golpistas e bandidos politicos são incorrigiveis e irrecuperaveis e têm de ser eliminados pelos nacionalistas que amam o Brasil. Os vencedores não serão obrigados a conviverem com esses entreguistas e a melhor solução será submete-los aos Tribunais do Povo e se condenados, aplicar a pena capital – o fuzilamento.

  7. A verdade das acusações da Veja contra o Lula tem o mesmo valor das matérias do grupo de mídia sul-africano Naspers lançadas contra Mandela, isto é, ZERO. Não é à tôa que os conglomerados Abril e Naspers são sócios.

  8. A PÁTRIA DOS TRAIDORES É O DINHEIRO SUJO DERIVADO DE PROPINAS, RESULTADO DO ENTREGUISMO, POLÍTICOS EGOCÊNTRICOS QUE SE AUTO VALORIZAM SEM MERECIMENTOS, BANQUEIROS LADRÕES E MÍDIA CARTELIZADA, CAUSANDO O EMPOBRECIMENTO E VASSALAGEM DO POVO DO BRASIL.
    GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” O hino da independência do Brasil se tornará realidade. Temos que ficar livre dos inimigos, e agora nossos inimigos estão também dentro de nosso país, são GOLPISTAS. Este hino que deveria ser o hino nacional. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

  9. GENTE BOA, UM BOM E EXCELENTE DIA!

    MEUS BROTHERS,

    ESSE CONGRESSO, QUE AÍ ESTÁ, VICIADO POR ESTAR MERGULHADO EM CORRUPÇÃO, MORMENTE, OS SEUS COMANDOS (SEUS PRESIDENTES, SENADO E CÂMARA, AMBOS RESPONDENDO A PROCESSOS POR CRIMES GRAVÍSSIMOS), CARECEM, FLAGRANTEMENTE, DE LEGITIMIDADE, NÃO TEM A MÍNIMA DA MÍNIMA DA MÍNIMA LEGITIMIDADE, PARA AFASTAR A PRESIDENTA DILMA DO BRASIL DO CARGO, MUITO MENOS, DESTITUÍ-LA DA PRESIDÊNCIA, PARA ONDE FORA CONDUZIDA, LEGITIMAMENTE, EM ELEIÇÕES LIMPAS E LIVRES, EM SUFRÁGIO UNIVERSAL, PELO AMADO POVO DO BRASIL VARONIL!

    GENTE BOA, BOA NOITE!

    MEUS BROTHERS,

    SERÁ PRECISO DESENHAR?

    EXATO!

    TÁ MUITO CLARO O MOMENTO PERIGOSÍSSIMO PARA A NOSSA DEMOCRACIA! TÁ LIGADO? TÁ LIGADA?

    GENTE BOA, O POVO DO MEU BRASIL VARONIL NÃO ACEITARÁ, JAMAIS, ESSE GOLPE BAIXO! E AÍ? QUEM VAI SEGURAR O “ESTOU DA BOIADA?” E ATÉ QUANDO?

    ATENÇÃO: QUEM IRA LAVAR O SANGUE A SER DERRAMADO ENTRE IRMÃOS?

    O PLANETA ESTÁ DE OLHO! MUITOS ATÉ TORCENDO PELA NOSSA DESGRAÇA:

    “O QUANTO PIOR MELHOR!”

    GENTE DO MEU BRASIL VARONIL,

    A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!

    É HORA DA VIRADA! É HORA DO VIRA VIRA!

    “HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO!” MUIÉ! MUIÉ! ABRA DO OLHO!

    “BABADO NÃO É BICO NÃO!”

    JUÍZO GENTE! JUÍZO MESMO! JUÍZO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

    “DILMA DO BRASIL LEVANTOU A TAMPA DO BUEIRO!”

    DILMA DO BRASIL, PRESIDENTA ELEITA, REELEITA, PRIMEIRA MULHER PRESIDENTA DO NOSSO BRASIL VARONIL! LEGÍTIMA, CONSTITUCIONAL, SUPREMA COMANDANTE EM CHEFE DAS NOSSAS HONRADAS FORÇAS ARMADAS!

    NOSSA PRIMEIRA PRESIDENTA, DILMA DO BRASIL! SALVE! SALVE!

    “O PRÉ-SAL É NOSSO! O PETRÓLEO É NOSSO!”

    DILMA DO BRASIL VOLTA!

    SIM, DILMA DO BRASIL VOLTA E FICA!

    DILMA DO BRASIL FICA!

    SEM GOLPE! SEM CONSPIRAÇÃO! SEM TRAIÇÃO! SEM RETROCESSO! CEM POR CENTO DEMOCRACIA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

    “A RIGOR, SEM ULTRAJE!”

  10. Vai ser engraçado (trágico) quando essa meninada for jogada à própria sorte por seus empregadores.
    Desconfio que só fazem o que fazem hoje porque tem a garantia de suporte jurídico por parte das empresas que os empregam. Quando forem para o olho da rua, vão ter que pagar advogados do próprio bolso. Aí vai ficar difícil.
    Espero, sinceramente, que esse dia demore pra chegar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *