2017: o ano do bico

anodobico

Não houve “geração de emprego” em 2017.

O que houve, em grandes linhas, foi o deslocamento da população desocupada para atividades informais, trabalho doméstico  e micronegócios que pudessem dar-lhe, mal e mal, sustento.

Os números da PNAD Contínua do IBGE encerrada em dezembro são claros, como você vê no gráfico e dispensam as especulações que se lê na mídia.

Basta a transcrição do trecho do relatório do instituto que resume a movimentação da força de trabalho:

O número de empregados com carteira de trabalho assinada (33,3 milhões) ficou estável frente ao trimestre anterior (julho-setembro) e recuou 2% (menos 685 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2016. Comparando-se as médias anuais de 2014 para 2017, esse contingente se reduziu em 3,3 milhões.

O número de empregados sem carteira de trabalho assinada (11,1 milhões de pessoas) apresentou estabilidade em relação ao trimestre anterior e subiu 5,7% (mais 598 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2016. Entre as médias anuais de 2014 para 2017, houve um aumento de 330 mil pessoas nesse contingente.

A categoria dos trabalhadores por conta própria (23,2 milhões de pessoas) cresceu 1,3% na comparação com o trimestre julho-setembro (mais 288 mil pessoas). Em relação ao mesmo período de 2016, houve alta de 4,8% (mais 1,1 milhão de pessoas). Nas médias anuais, em 2012, o trabalho por conta própria envolvia cerca de 22,8% dos trabalhadores (20,4 milhões) e, em 2017, passou a representar 25,0% (22,7 milhões).

O contingente de empregadores (4,4 milhões de pessoas) cresceu 3,9% em relação ao trimestre anterior e, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, apresentou aumento de 6,4%, ou seja, mais 263 mil pessoas. Já a comparação com a média anual de 2012 apontou alta de 19,3% nessa categoria (mais 687 mil empregadores).

A categoria dos trabalhadores domésticos (6,4 milhões de pessoas) cresceu 3,1% no confronto com o trimestre de julho a setembro de 2017. Frente ao trimestre de outubro a dezembro de 2016, houve alta de 4,3%, ou seja, mais 262 mil pessoas. De 2014 a 2017, cerca de 204 mil pessoas entraram nesta forma de inserção do mercado de trabalho.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. O golpe é um fracasso total, só não vê quem não quer ou quem é apequenado.
    Depois do golpe, o caos. Viu, stf!

    1. engraçado corno que nem 10 vai a paulista, protestar contra serra, alkimin, aécio, juca’, psdb, pmdb, dem, coalhados de corruptos(ricos, ai podem).. voces sao é vagabundos, ernesto

  2. Todo parágrafo começa com Lula isso… Lula aquilo. Mas o presidente atual é outro, e o país tá uma maravilha… vamos aplaudir de pé, todos, vamos lá pessoal, levantem-se. Ih!! Não deu ninguém, tá feito tio Ernesto!!!!

  3. O bobão agora resolveu adotar a tática de outro bocó: copiar textos enormes e colar aqui. Ninguém vai perder tempo lendo porque sabe sendo você quem publicou, só pode ser coisa que está de acordo com sua mentalidade. Você assistiu Forrest Gump? Sempre penso em você quando recordo daquela cena em que o menino Forrest está sentado na escada da varanda enquanto sua mãe presta serviços soa diretor da escola.
    Otário!

    1. Não vou ler. Se é recomendação sua, é perda de tempo. Se você elogia o articulista, isso depõe contra o próprio. Se você defendesse Lula, eu começaria a desconfiar que o melhor é que ele fosse preso. Enfim, vou parafrasear Brizola: “Se ernesto é favor, somos contra; se ernesto for contra, somos a favor”.

    2. VERME MORAL ,A MOÇA GAÚCHA CHEIA DOS TRAUMAS CONTINUA A SER PERSEGUIDA PELOS PTS.
      ELES IRÃO BATER UM DIA NA TUA PORTA,ATÉ LÁ QUEM SABE TENHAS AO MENOS CONSEGUIDO ACEITAR TUA CONDIÇÃO DE HOMOSEXUAL E SEJAS A FAVOR DO CASAMENTO GAY.
      .COMO SEMPRE O CONSELHO,PROCURA UMA TORA E SENTA, SE É O QUE VC GOSTA,VA EM FRENTE !! .

      1. Ernestina não tente transferir suas preferências pelo homo-sexo,ao menos seja honesto consigo mesmo.
        Não tem nada de errado ,deve ser extremamente difícil se olhar no espelho e não gostar do que se vê.
        Mas não esmoreça,começe aceitando que indivíduos como vc tem direito a se casar, a que os negros precisam e devem ser reparados dos imensos danos que lacras como vc lhes provocaram ao longo da história,não seja contra as cotas.
        Dê uma chance a si mesmo e as outras pessoas.
        Minha atitude de compreensão com vc nasce da EMPATÍA ,qualidade dos que vc chama de comunistas.
        PROCURE UMA TORA ,SENTE NELA ENQUANTO LÊ MEU COMENTÁRIO

  4. Em muita coisa, tens razão. Só te esqueceste de dizer que, e isso é sabido por todos, a esmagadora maioria daquela malta de larápios foi “da cota” do PMDB, e era uma coligação. “Eles” estão por aí, no desgoverno temer. Veja o que o Lula deve ter “engolido”, para colocar Henrique Meirelles em seu governo… Na política, como os políticos… Além do mais, entre o que anda por aí dos chamados grandes partidos, e o PT do Lula, sou muito mais este.
    Sobre o sérgio moro, discordo frontalmente. Para mim, ele e seus asseclas de Curitiba, metaforicamente, são uns facínoras que se servem da lei, em busca de seus ignóbeis fins (destruir uma nação é um “ignóbil fim”). E pergunto: Quantos empregos essa horda criou? E o Lula, quantos? Ora vá…

  5. … Quando o PT e os demais partidos de esquerda irão conclamar os descamisados e famélicos para participarem das manifestações contra o golpe?

  6. … E nestes múltiplos eventos cívicos, organizar aulas públicas informando ao povo quem são nós responsáveis pela tragédia em curso: juízes, procuradores da República, Rede Globo e a maioria das emissoras de televisão, rádio e jornais, banqueiros, grandes empresários…

  7. … Falar diretamente ao povo acerca da perseguição criminosa pela qual o honrado presidente Lula está sendo covardemente submetido…

    1. Arnestinha Pederasta

      Foi armado por sua mãe, aquela puta. Vê se escreve algo com nexo. Não aguenta fumo na bundinha, vagabunda pederasta ? Não aguenta cachaça, toma leite, cadelinha.
      Sua candidata tomou no CU?
      A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
      Xibunguinha !
      Vadia !
      Ordinária !

    2. Arnestinha Pederasta Passiva e Louca
      Tá ficando aluada boneca ? Vai tomar chumbo quente nos cornos, cadelinha!
      Vê se escreve algo com nexo. Não aguenta fumo na bundinha, vagabunda pederasta ? Não aguenta cachaça, toma leite, cadelinha.
      Sua candidata tomou no CU?
      A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
      Xibunguinha !
      Vadia !
      Ordinária

  8. … Falar diretamente ao povo sobre o roubo do pré-sal!
    Explicar, didaticamente: os recursos do pré-sal que iriam para a educação e a saúde publicas, agora estão sendo dados aos exploradores estrangeiros…

  9. … Portanto, mais do que nunca dantes (sic), é hora da união de todos e todas: partidos políticos progressistas, democráticos e nacionalistas; entidades civis organizadas; sindicatos; organizações estudantis; associações de moradores; acadêmicos; artistas; igrejas progressistas…

  10. ernesto, pelamordedeus! O tal de jr guzzo é da veja e tem textos publicados no site instituto millenium! Você é realmente um sem noção. Para de se expor ao ridículo em público! Isto aqui não é antagonista, face do MBL e nem campo de comentários do G1, folha, estadão, veja, etc

    1. Ele escreve o que você quer ler, eles fizeram sua cabeça para aceitarem que o que eles dizem é verdade. É claro que você acha que é tudo a mais pura verdade. Vaza, ernesto!

    2. Arnestinha Pederasta Passiva e Louca
      Tá ficando aluada boneca ? Vai tomar chumbo quente nos cornos, cadelinha!
      Vê se escreve algo com nexo. Não aguenta fumo na bundinha, vagabunda pederasta ? Não aguenta cachaça, toma leite, cadelinha.
      Sua candidata tomou no CU?
      A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
      Xibunguinha !
      Vadia !
      Vagabunda !

  11. O tal de jr guzzo é da veja e tem textos publicados no site instituto millenium! Aí aparece um sujeito, copia e cola uma coluna dele aqui ocupando um enorme espaço no campo de comentários.

  12. Arnestinha Pederasta Passiva e Louca
    Vê se escreve algo com nexo. Não aguenta fumo na bundinha, vagabunda pederasta ? Não aguenta cachaça, toma leite, cadelinha.
    Sua candidata tomou no CU?
    A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
    Xibunguinha !
    Vadia !
    Vagabunda !

    1. Certos comentaristas de direita, como o Ernesto, estão abusando deste espaço, não resta dúvidas. Gostar de mecânica é até louvável, mas daí a pensar que um manual de desmonte de motocicleta tem grande interesse público, é um pouco demais.

  13. O economista Mailson Nobrega está esclarecendo sobre o rombo das contas publicas exercicio de 2017 que o governo golpista está mentindo para a população não publicando a exatidão desse rombo. Como a mídia é comprada, a verdade não é dita claramente. Por obséquio, queiram ler.Igualmente a mentira sobre o desemprego. Etá governo safado este do presidente Temer Bandido.”O anúncio dos resultados do setor público, feito hoje pelo Banco Central, indicou que o déficit público nominal, isto é, a diferença entre receitas e despesas (incluindo os juros da dívida pública), alcançou a expressiva quantia de R$ 562,8 bilhões. O déficit primário (receitas menos despesas, excluindo os juros) foi de R$ 155,8 bilhões”. O pior por apoiar criminosos também se torna criminoso, conforme a teoria do dominio do fato preconizada pelo celebre juiz parcial de Curitiba.Aproveito para aconselhar alguns internautas. Favor deixar esses midiotas trouxinhas falando sozinhos.

    1. Não são apenas midiotas trouxinhas, mas muitos ainda são financiados para tentar desqualificar sites que não se alinham com o que seus Financiadores querem…

      Basta ver que tem alguns pseudônimos (Ernesto, Tissó Kavarinha, etc) que comentam todas as notícias desse site apenas no intuito de buscar a promoção do ódio, desqualificação e propagar as propagandas definidas por Think Tanks que apoiam esse desgoverno (Instituto Millenium, Ilisp, Mises, além da mídia que mastiga isso ou de Grupelhos vendidos tipo MBL)…

      Hoje já há a “profissão” de propandeador em mídias sociais… Kkk

      Uma pena pois a energia negativa que acumula já está deixando doentes esses encitadores de mídias sociais.

  14. Do bico, das boquinhas malditas da midia, das boquinhas famintas do povo que trabalha, dos becos sem saída das condenações injustas, das tentativas de aniquilamento dos direitos fundamentais do povo brasileiro, das perdas na educação, na saúde, na cultura e na tecnologia, dos desmandos e protecionismos governamentais, dos canalhas requintados, da pqp, do raio que os parta, do diabo que os carregue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *