2016 termina, sim. O presente é uma porta aberta e o o futuro é o que virá

Quem espera lamúrias, pare logo por aqui a leitura.

Milhares de vezes, neste blog, falamos sobre lutas, derrotas e dores deste 2016.

O que se perdeu, neste ano, se começou a perder antes, bem antes.

Não por conta do que esta gente arrumadinha fala, enchendo a boca de nojo, sobre o tal “presidencialismo de coalizão”. Lembra-me o asco de certa soi-disant esquerda ao falar do “populismo”, uma categoria política que nada contém senão preconceito.

Nunca, em mudanças democráticas, não-revolucionárias, os processos de transformação ocorrem de forma “pura”, própria, aliás, mais de seitas religiosas do que de organizações políticas.

Os olhos não se voltam para trás, senão como referência.

Pela simples razão de que não há um país feito a corrigir, mas um país por se fazer.

Fizeram-nos andar para trás?

Sim, mas não nos cortaram as pernas ou, pior, tiraram-nos a vontade de caminhar.

Aqui, caminhamos e caminharemos: informando, debatendo, tomando posição e defendendo quem nos dá razão para viver.

Agradeço a todos que me honraram com a leitura e que, acessando o site, tornaram possível a sobrevivência de seu autor.

Amanhã. como todo dia, faço o que ensinam os versos do Gonzaguinha:

Amanhã bato a perna no mundo/É que o mundo é que é meu lugar.

Então vamos torna-lo melhor, mais justo, para todos.

Feliz 2017!

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Fernando Brito, obrigada por mostrar, a tantas pessoas como eu, que não estamos sozinhas! Que tenhamos um 2017 melhor e que a justiça se faça presente. Nesses tempos sombrios, seu blog mostra que não podemos perder a esperança.

  2. Felicidades para você, sua família e amigos do blog. Que esta zica trazida por cunha, temer, jucá, delcídio, calheiros et caterva logo passe.

  3. Golpe, moro, temer, fhc, serra, parente, dória, janot, etc, etc… Não dá pra desejar feliz ano novo, porque a gente sabe que não tem como ser bom. O que espero mesmo é que os tais “progressistas” deixem o republicanismo e da conciliação em 2016. Também espero que deixem de ser metidos a bacanas e passem a enxergar que não dá pra tratar este povo burro como se não o fosse; que parem de torcer o nariz para as tais onze regras de Goebbels da propaganda. Os fins justificam os meios, ponto final. A direita escrota, entreguista e submissa aos EUA não tem vergonha de fazer isso, mas para o mal. Tendo a convicção de que o fim desejado trará benefícios para a maioria, tem que se usar todos os meios, sim!
    ah, sim, já estou aguardando ansiosamente manifestações do MPL, em Sampa, com o slogan: “Não é pelos 88 centavos.” Tenho certeza que a globo fará cobertura integral das manifestações.

  4. Em 2017 e em todos os anos: pór um mundo melhor, bem melhor, menos PIG e mais Tijolaços!!!

    Parabéns, FB!!!

    PS – aproveito e incluo, porque esqueci, nas personalidades do ano: a menina Ana Paula, do Paraná, que nos lavou a alma com aquele discurso emocionante

  5. Feliz 2017 pra todos ai FB .pra todos aqui do blog sem destincao de ideologia. afinal somos seres humanos .ne?

  6. Quando os trouxinhas vão saber diferenciar socialismo de comunismo? Como é final de ano, estou calmo, light, vou tentar explicar para essas antas.
    No comunismo, todos os bens – imóveis, terras – pertencem ao Estado. A distribuição de renda é igual para todos e a politica é voltada para o social.
    No socialismo a politica é voltada para a igualdade social, mas os bens pertencem aos cidadãos. Até no comunismo pode existir democracia, com voto direto.
    O problema é que vocês são ignorantes demais para entender coisas básicas. Confundem socialismo e comunismo com ditadura. Eleições indiretas é e sempre será uma ditadura, em qualquer regime político. O mesmo vale para nosso momento político atual. Quer queiram ou não, estamos numa ditadura comandada por um.himem que nãoteve votos, por mais que vocês digam que votamos no Temer e somos responsáveis pela ascenção dele ao poder. Ledo engano. VOCÊS colocaram ele lá, quando bradaram Fora Dilma. O filho é de vocês e a responsabilidade pela crise que estamos vivendo também. Não adianta espernear nem gritar. A CULPA É DE VOCÊS.

    1. Meu caro, mesmo com toda sua paciência e explicação os trouxinhas o mandarão ir pra Cuba ou outra tolice. Não jogue pérolas aos porcos, deixem que se afundem na própria mediocridade e ignorância abissal. Engraçado que, quando alguém argumenta que não há NEHUMA criança de rua em Cuba ou miseráveis como no Brasil e mesmo nos EUA, os bucéfalos fascistas ficam desnorteados.

  7. UM FELIZ 2017 para todos os progressistas do Tijolaço. FB estaremos juntos sempre. Aos coxinhas, DANEM-SE.

  8. Fernando Brito, vamos sim caminhar e lutar em 2017, talvez mais que 2016…2015… Não conseguiram nos calar. Você é sei Tijolaço fazem parte da Resistência. Brizola se orgulharia

  9. Mais um ano pra te agradecer, Fernando.
    Que o próximo nos dê, a todos os progressistas que amam o Brasil, muita força nas “pernas” pra continuar a luta pela construção de uma nação mais justa e igualitária.
    Um melhor 2017 para todos!
    P.S. Nunca desejei tanto que um ano acabasse.

  10. Fernando Brito, agradeço-lhe por nos ajudar a permanecermos firmes no propósito de nunca desistirmos desta luta. Luta eterna; até que a mente tenha o seu descanso natural!
    Feliz 2017 para todos nós!!!

  11. Há muito tempo substituí a velha, cinica e desonesta velha mídia por TIJOLAÇO.
    Tenho uma gratidão infinita a você, sua obstinação com a honestidade é a verdade dos fatos é um maravilhoso oásis nesse deserto pavoroso que é a mídia. Há vida inteligente e honesta no mundo da informação no Brasil.
    Muita saúde e muito amor querido jornalista Brito.
    Não existem palavras pra expressar minha gratidão a sua generosidade
    Angela

  12. Fernando Brito, você “anda aparecendo” muito na TVT (…”Melhor e Mais Justo”, programa indispensável para aqueles que gostam de um excelente programa).
    Parabéns…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *